Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-23"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Medicina geral e familiar e atitudes relativas a problemas ligados ao álcool: a importância da formação no âmbito da Escola de Medicina Geral e Familiar (Primavera 2016)Publication . Oliveira, Vânia Maria Novais de; Rosário, Frederico; Ribeiro, CristinaObjetivos: Os cuidados de saúde primários (CSP) são o terreno ideal para rastreio e tratamento de doentes com Problemas Ligados ao Álcool (PLA). Este estudo pretendeu avaliar as atitudes dos participantes da Escola de Medicina Geral e Familiar (Primavera 2016) relativas a PLA e comparar as atitudes dos participantes do curso de Alcoologia com os dos restantes cursos. Métodos: Foram avaliadas as atitudes dos participantes através do Short Alcohol and Alcohol Problems Perception Questionnaire (SAAPPQ). Foram investigadas as associações entre sexo, idade e local de trabalho e ainda com os resultados do SAAPPQ. Resultados: Obtiveram-se 250 questionários elegíveis. A idade média foi de 28,1 ± 2,2 anos; 86,2% eram do sexo feminino. A Administração Regional de Saúde (ARS) mais representada foi a de Lisboa e Vale do Tejo. Pré-curso, as atitudes dos participantes dos dois grupos foram semelhantes, exceto na Adequação e Segurança. Os participantes do curso de Alcoologia sentem-se seguros ao trabalharem com estes doentes. Contudo, apenas 65% destes pontuaram acima do ponto médio no Compromisso Terapêutico. Pós-curso objetivaram-se valores significativamente superiores em todas as subescalas para os participantes do curso de Alcoologia, tendo a totalidade pontuado acima do ponto médio na Segurança e Compromisso Terapêutico. Conclusões: As atitudes dos participantes do curso de Alcoologia perante doentes com PLA melhoraram significativamente após a formação em todas as subescalas. Cursos que tenham em conta não só conhecimento e capacidade técnica, como outras atitudes, poderão melhorar o rastreio e tratamento de doentes com PLA. Poderá ser necessária uma atenção curricular específica nos domínios da Autoestima e Satisfação para melhorar resultados futuros.
- A Patinagem na Escola - Progressão MetodológicaPublication . Saraiva, CarlosCom a realização deste relatório, procuramos elaborar uma retrospetiva descritiva, objetiva e cuidada do nosso percurso académico e profissional e da nossa experiência de ensino supervisionado, realizada durante o estágio. Esta retrospetiva do percurso profissional vai permitir rever, analisar e refletir sobre algumas das vivências ao longo dos anos nas diferentes áreas de ensino. O estágio foi realizado de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Foi concretizado no Ensino Secundário, na Escola Básica e Secundária Padre Américo, em Fiães, Santa Maria da Feira, numa turma do 11.º ano, no ano letivo 2019/20. Foram realizadas e analisadas entrevistas a vários professores de Educação Física, dos 2.º e 3.º ciclos de ensino, a lecionar em diferentes áreas geográficas de Portugal, onde vamos procurar perceber as dificuldades dos docentes no ensino da Patinagem e propor, através da realização de uma progressão metodológica, exercícios específicos para a iniciação à Patinagem na escola.
- Atividades Práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: A(s) VOZ (es) dos AlunosPublication . Libório, Vanessa; Paramés, AnaO presente estudo foi elaborado no âmbito de estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação, de cariz qualitativo, teve como propósito compreender quais as conceções que os alunos possuem acerca das atividades práticas, no âmbito das Ciências, bem como qual o impacto que o trabalho prático poderá ter na mudança dessas conceções e na formação dos alunos. Tendo em conta os objetivos propostos para este estudo foi utilizada uma metodologia de abordagem de investigação-ação. Assim, foi realizado um conjunto de atividades práticas e Tarefas de Inspiração Projetiva, inseridas na área disciplinar de Estudo do Meio, e dinamizadas numa turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, os participantes do presente estudo foram os 27 alunos da turma, a respetiva docente titular e a professora-investigadora. Os resultados obtidos evidenciam que os alunos, em geral, possuem conceções preconcebidas acerca da Ciência que não correspondem à realidade, tendo demonstrado que não estavam familiarizados com a realização de atividades práticas. Após a implementação do plano de intervenção, algumas dessas conceções foram modificadas, tendo os alunos demonstrado nas suas respostas uma maior aproximação às atividades deste cariz. Além disso, a maioria dos alunos demonstrou envolvimento e motivação nas atividades realizadas, o que se refletiu em aprendizagens significativas e na aquisição de conhecimentos científicos. É de salientar que os resultados deste estudo refletem particularidades dos participantes desta investigação específica, o que impede a generalização dos resultados para outros contextos, mas que suporta, ainda assim, a importância atribuída à realização de atividades práticas
- Workaholism, engagement and family interaction: comparative study in portuguese and spanish nursesPublication . Borges, Elisabete; Sequeira, Carlos; Queirós, Cristina Maria Leite; Mosteiro-Díaz, Maria Pilar
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Lopes, NunoO presente relatório constitui o culminar da formação de habilitação profissional para o desempenho de todas as atividades inerentes à função de professor de Educação Física no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O objetivo do mesmo é refletir acerca do percurso formativo, através de uma atitude crítica e ponderada em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado, considerando as dificuldades sentidas, obstáculos ultrapassados e estratégias utilizadas. O documento encontra-se organizado em duas partes fundamentais, as quais relatam reflexivamente o percurso profissional como especialista na área da Educação Física e Desporto. A primeira parte, designada de Dimensão Reflexiva, pretende retratar, através de reflexões teóricas, todo o percurso académico e profissional, assim como o tema da Avaliação em Educação Física. A Dimensão Investigativa, que compõe a segunda parte, centra-se no estudo, face à idade e ao sexo, das regulações motivacionais do comportamento dos alunos no âmbito das aulas de Educação Física, bem como as suas perceções face à prática da natação em contexto escolar. Para tal, operacionalizou-se uma metodologia quantitativa aplicada a uma amostra composta por 16 alunos, 8 rapazes e 8 raparigas, com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Coelho e Castro, em Fiães.