EN - Escola Naval
Permanent URI for this community
A atual Escola Naval foi fundada em 1782 com a denominação de Academia Real dos Guardas Marinhas, instalando-se no Terreiro do Paço, em Lisboa. Esta academia tinha como função, formar os oficiais da Armada Real. Depois de um período no Brasil, entre 1807 e 1825, em 1845, a Academia Real dos Guardas Marinhas de Portugal, passa a denominar-se Escola Naval. A Escola Naval é um Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar que tem por missão principal formar os alunos que a frequentam para o exercício das funções de Oficiais da Armada. Para tal, são ministrados os cursos conferentes do Grau Académico de Mestre nas especialidades de: Marinha; Engenheiro Naval - ramo de Mecânica; Engenheiro Naval - ramo Armas e Eletrónica; Administração Naval; Fuzileiros. Paralelamente, a Escola Naval é parceira de outros organismos universitários em diversos cursos pós-graduados e sede do Centro de Investigação Naval (CINAV). Estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar
Browse
Browsing EN - Escola Naval by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
Results Per Page
Sort Options
- Análise da aplicabilidade das metodologias Kaizen ao processo de distribuição da alimentaçãoPublication . Baltazar, João Tomás Bento; Frias, Armindo Dias da Silva; Menezes, Pedro Ferreira da Silva AzevedoAs metodologias Kaizen têm vindo a ser adotadas por diferentes organizações, em vários países, incluindo Portugal. Neste contexto, os vários aspetos associados aos diversos procedimentos alvos de análise têm como base o pressuposto que carateriza a filosofia Kaizen, ou seja, a melhoria contínua dos processos de uma organização. O presente trabalho de investigação tem como principal intuito avaliar a aplicabilidade das metodologias Kaizen ao processo de distribuição da alimentação na Sala de refeições de uma unidade da Marinha Portuguesa. Este estudo alia os princípios teóricos da filosofia Kaizen aos conhecimentos práticos dos profissionais, permitindo uma bem-sucedida implementação das diversas ferramentas de melhoria contínua ao espaço em estudo. Por meio dos vários fundamentos e ferramentas de melhoria contínua associados à filosofia Kaizen, foi possível efetuar a análise da aplicabilidade destas metodologias. Como por exemplo: o VSM, o Relatório A3, o 5S ou o SIPOC, foram algumas das ferramentas adotadas que contribuíram para a melhoria de vários procedimentos praticados antes da sua aplicação. Estas fizeram-se acompanhar da aplicação de vários princípios e conceitos inerentes às metodologias de melhoria contínua, isto é, os fundamentos Kaizen, como: a gestão visual, a envolvimento de todos os intervenientes no processo, a eliminação dos desperdícios, a criação de valor para o cliente, etc. O presente trabalho contribui com a sistematização das diversas ferramentas associadas à metodologia estudada, fazendo-se uma demonstração da sua aplicação a um estudo de caso concreto. A sua efetiva implementação permitiu conhecer melhor os processos estabelecidos, tendo-se apreendido, com a colaboração dos profissionais intervenientes no processo, um conjunto de conhecimentos essenciais para o exercício das futuras funções com que se poderão deparar na sua carreira.
- Análise dos Critérios de AdjudicaçãoPublication . Santos, Rúben Marques dos; ARMANDO DIAS DA SILVA FRIAS, ARMANDO DIAS DA SILVA FRIAS; Batista, Diocleciano Manuel BrancoA Contratação Pública, constitui-se atualmente como uma ferramenta essencial para o controlo eficiente e rigoroso da despesa pública. Neste sentido, a presente investigação tem por objetivo principal analisar o critério de adjudicação mais eficiente para os processos contratuais realizados pela Marinha, através de um modelo multicritério de avaliação de propostas. Por forma a compreender os fatores com maior relevância para a determinação da proposta contratual ideal e, proceder à definição de um modelo matemático que considere as preferências dos Decisores Finais para a avaliação dos contratos a realizar, foi elaborado um estudo de caso relativo à contratação de serviços de manutenção por parte da Marinha. Para efetuar a avaliação dos fornecedores foi criado um modelo, que tem por base o método Fuzzy Analytic Hierarchy Process, que, através da edificação de uma estrutura hierárquica visa a comparabilidade dos fatores e subfatores. Esta estrutura foi enriquecida com os dados obtidos nos questionários submetidos a peritos da contratação pública. Após esta classificação, foi implementado o método TOPSIS, que permite a formulação da proposta ideal a contratar e através desta a definição da proposta economicamente mais vantajosa. Verificou-se que, no âmbito da contratação de serviços de manutenção, os fatores mais relevantes para a avaliação de propostas contratuais, são o fator custo e o fator serviço e, o critério de adjudicação do preço mais baixo, constitui-se como a escolha mais eficiente para a avaliação de propostas. O modelo proposto e ferramenta informática desenvolvida permitem sustentar a tomada de decisão e apoiar a concretização do processo de contratação pública em distintas fases, desde a avaliação de fornecedores, definição de critérios de contratação e posterior avaliação de propostas, tornando o processo mais transparente e eficiente.
- Aplicação de metodologias LeanPublication . Ribeiral, Ana Catarina de Campos; Ramos, Nuno Miguel Costa Gaspar Duarte; Martins, Tiago Pedro Giestamo O conceito Lean, originalmente desenvolvido pela Toyota Motor Company no meio industrial, está nos dias de hoje em todos os setores da atividade económica. O seu propósito reside na criação de valor e eliminação de desperdício, numa perspetiva de melhoria contínua dos processos. O culminar destes pressupostos traduz-se na atual filosofia Lean Thinking, inovadora tanto na liderança como na gestão. Tendo por base modelos já implementados em várias organizações é possível verificar resultados ao nível do aumento de produtividade e da redução de custos, dos quais resultam um maior envolvimento e motivação dos colaboradores e uma maior satisfação do cliente. Mantendo um foco particular nas Forças Armadas, a nível mundial, é também possível verificar a adaptação e a implementação de melhoria contínua na sua atividade, tendo resultados visíveis ao nível da redução de custos, permitindo poupanças tanto a nível orçamental como de meios. Com o objetivo de sensibilizar a Marinha Portuguesa para as vantagens da melhoria contínua desenvolve-se a investigação “Aplicação de metodologias Lean – Estudo para melhoria contínua de processos na Direção de Abastecimento” na qual se tornou pertinente estudar um elevado grau de rotatividade do material selecionando-se para o estudo a área de impressos e expediente da Secção de Material Geral. A metodologia adotada reúne uma fase documental, baseada na pesquisa qualitativa, culminando na revisão da literatura e uma fase não documental baseada na observação por meio de entrevistas, conversas informais e observação de atividades, resultando no estudo de caso. Por forma a desenvolver esta última fase, foi pertinente a observação de implementação de melhoria contínua nos processos desenvolvidos pela Sonae MC no polo logístico da Maia. O presente estudo culminou com a apresentação de propostas de melhoria baseadas na utilização das ferramentas e metodologias Lean, as quais se demonstraram como um meio capaz de combater os desperdícios existentes no depósito de impressos e expediente, dando lugar a um local de trabalho mais funcional, que obedece a uma padronização de processos e que é capaz de ser aperfeiçoado ao longo do tempo através da melhoria contínua.
- Estudo comparativo de abordagens à gestão de projetos na defesaPublication . Costa, Eduarda Campos; Frias, Armindo Dias da Silva; Água, Pedro Manuel Geada Borda deO dinamismo presente na atividade operacional e gestão dos escassos recursos disponíveis, tem provocado um aumento da exigência na gestão do controlo dos projetos na Defesa. A existência de uma correta capacidade de gestão de projetos constitui o suporte essencial para garantir a execução eficaz e eficiente dos projetos e atividades de maior relevo operacional e financeiro das Forças Armadas. Tendo a Marinha como missão proteger e promover os interesses de Portugal no e através do mar”, torna-se essencial garantir mecanismos que assegurem o cumprimento da sua missão. No entanto, face à conjuntura atual, um dos grandes desafios que enfrenta é a desproporção entre os vastos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional e os recursos disponíveis para os ocupar e controlar. Tendo por isso vindo a desenvolver ações para garantir que é uma Marinha pronta, constituída por uma cultura organizacional, com recursos e estruturas que garantam a sua sustentação e potenciem a sua atuação militar e não militar. Para garantir este desiderato, é necessária uma correta aplicação da gestão de projetos na Marinha, tornando-se essencial a fomentação do contínuo desenvolvimento da CGP na organização. O desenvolvimento destas capacidades irá permitir a realização de uma gestão magra, integrada, flexível, controlada e baseada na evidência. Através do Logical Thinking Process é realizada uma descrição da realidade atual da Marinha para a performance em gestão de projetos, sendo seguidamente realizada a proposta de um modelo de mudança que promova a melhoria dessa mesma performance. Para a proposta de soluções de melhoria recorreu-se a um estudo comparativo da adaptabilidade das abordagens à gestão de projetos às necessidades da Marinha e da sua tipologia de projetos, permitindo identificar mecanismos que contribuam positivamente para o sucesso da gestão de projetos na Defesa. A Current Reality Tree permitiu a identificação dos sete efeitos indesejáveis que impediam o sistema de alcançar uma elevada performance em gestão de projetos. Para promover esta mudança através da Future Reality Tree foram identificadas as seis injeções que permitiram a transformação dos efeitos indesejáveis em efeitos desejáveis, garantindo assim a possibilidade de alcançar o objetivo estabelecido.
- Estudo sobre a valorização da marca MarinhaPublication . Farias, Luís Filipe Santos; Machado, Fernando Alcides Sobral; Água, Pedro Manuel Geada Borda deCom a crescente importância das marcas no posicionamento das organizações, novos desafios surgem e as instituições públicas vão procurando acompanhar as tendências. A Marinha Portuguesa não é exceção. Assim, o propósito deste estudo é avaliar a marca Marinha, com vista à sua potenciação. Através de modelos de brand equity é possível utilizar indicadores que nos permitem avaliar a Marinha Portuguesa, não sob uma perspetiva financeira, mas sob a perspetiva do consumidor, permitindo questionar, quanto vale a marca Marinha Portuguesa para os cidadãos? Por intermédio da união e adaptação de diferentes modelos, tanto de modelos para empresas como modelos para organizações sem fins lucrativos, sugere-se um conjunto de medidas de citizen-based brand equity para avaliar dimensões como a Honestidade, Modernidade, Conhecimento, Performance, Confiança e Ligação. Tais medidas permitiram identificar dados concretos relativos à perceção que os cidadãos têm da instituição, bem como relacioná-los com ações de apoio à Marinha Portuguesa e sua comunicação. Através de uma comparação com os restantes ramos das Forças Armadas realiza-se algumas sugestões de melhorias no campo da comunicação da marca. Com recurso a análise estatística aos dados resultantes de um inquérito aos cidadãos, resultou a caracterização da Marca Marinha Portuguesa com base em diferentes dimensões, percebendo quais aquelas que apresentam lacunas na instituição bem como a descrição do nível de apoio a ações de apoio realizadas pelos cidadãos. As principais conclusões mostram-nos que a marca Marinha tem uma imagem positiva na consciência dos portugueses, mas com indícios da existência de lacunas, inclusive internas, que devem ser identificadas e mitigadas. O bottleneck da marca Marinha deve-se à perceção de ligação, modernidade e, principalmente, do conhecimento da marca, sendo estas variáveis as que possuem uma margem de melhoria e a capacidade de elevar o valor da marca para outro nível.
- Gestão do medicamento na MarinhaPublication . Cançado, Ana Sofia do Espírito Santo; Frias, Armindo Dias da SilvaEm contexto de austeridade económica, uma adequada gestão de recursos assume um papel fundamental na atuação das organizações e no cumprimento da sua missão. É crucial a utilização de procedimentos que visem obter ganhos de eficácia e eficiência na cadeia logística. Uma adequada gestão do medicamento nas Forças Armadas assume-se como um fator de melhoria da saúde dos seus militares e civis, da eficiente utilização dos recursos financeiros e da existência de uma efetiva capacidade para apoiar as populações em caso de catástrofe, contribuindo de forma relevante para a concretização da missão. Pela sua relevância financeira e operacional, a existência de um processo de gestão logística eficiente e ágil dos medicamentos na Marinha Portuguesa e nas suas unidades navais, assume-se como crítica e relevante. Assim, o presente trabalho tem por objetivo contribuir com medidas que melhorem o processo de gestão do medicamento na Marinha Portuguesa Neste sentido, realizou-se o levantamento do processo logístico implementado e a identificação das tarefas limitativas do mesmo. Recorrendo à metodologia de análise comparativa com os outros Ramos e farmácias hospitalares, identificando procedimentos e metodologias que permitam mitigar ou eliminar as limitações identificadas. Por fim, com recurso aos procedimentos observados e a literatura referente à gestão do medicamento, propõem-se oportunidades de melhoria que visam melhorar a eficiência dos processos de Determinação de Necessidades, Aquisição, Gestão de Stocks e Controlo de Validades na MP. São também identificadas oportunidades de melhoria na organização do armazém, mais concretamente na Receção, Armazenamento, Gestão de Stocks e Dispensa. As melhorias sugeridas objetivam o aumento da eficiência e rastreabilidade dos processos implementados.
- Implementação das Normas Internacionais de Contabilidade no setor Público em MoçambiquePublication . Manjate, Elcidio Manuel; Silva, Carlos Manuel Cardoso da; Ramos, Nuno Miguel Costa Gaspar DuarteA contabilidade pública constitui um dos instrumentos essenciais para a administração, gestão e prestação de contas das entidades públicas de um país. Há mais de 20 anos que a contabilidade pública em Moçambique tem sido alvo de várias alterações, com o objetivo de harmonizar e modernizar os processos da atividade financeira do estado. Porém, atualmente os esforços canalizados estão virados maioritariamente para a execução e controlo orçamental, impostos indiretos e alfândegas, deixando de lado a projeção e o envolvimento das finanças públicas nas redes financeiras internacionais. Com tudo, para que se a chegue a uma harmonização contabilística o país deve adotar uma série de normas e boas práticas aplicadas à contabilidade pública (CP) aceites internacionalmente. Pretende-se com a realização desta Dissertação de Mestrado, traçar linhas estratégicas que possam servir de bases orientadoras para uma possível adoção das International Public Sector Accounting Standards (IPSAS) no setor público Moçambicano. Nos dias que correm, em matérias de reforma administrativa e financeira do estado, as IPSAS constituem uma forte referência para um melhor desempenho dos sistemas contabilísticos. É neste contexto que surge o International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), para dar vazão à diversidade dos sistemas de contabilidade pública entre os países em todo o mundo. Fomentar e fortalecer a boa gestão das finanças públicas globalmente por meio da adoção crescente de normas internacionais de contabilidade do setor público baseadas em acréscimo. Para além de ser a organização responsável por desenvolver as (IPSAS), o IPSASB também promove a convergência e adoção internacional das IPSAS. Constitui um suporte ao facilitar e fortalecer a gestão das finanças públicas dos países, assim como na tomada de decisão na administração pública respetivamente.
- Implementação de Ferramentas e Métodos Lean na Gestão da Manutenção dos Helicópteros da Marinha PortuguesaPublication . Anjo, Beatriz Godinho; Ramos, Nuno Miguel Costa Gaspar Duarte; Martins, Tiago Pedro GiestaA Marinha Portuguesa tem vindo a desenvolver vários processos de inovação abertos e colaborativos, com vista a contornar os desafios que atualmente enfrenta. A presente dissertação de mestrado constitui-se como um contributo para o âmbito da inovação e da melhoria contínua, utilizando as metodologias Kaizen e Lean. O objetivo do trabalho de investigação é a identificação das ferramentas de melhoria contínua que melhor se adequam à gestão da manutenção dos helicópteros da Marinha Portuguesa, identificando para isso o estado atual do processo e os desperdícios do mesmo. O estudo incidiu sobre quatro das oito oficinas do Serviço de Apoio do Departamento de Manutenção da Esquadrilha de Helicópteros. O estado atual do processo encontrava-se com elevados tempo de espera dos materiais necessários à manutenção de segundo escalão dos equipamentos provenientes do Serviço de Aprontamento, o que acarretava impacto financeiro para a organização. Com o foco na resolução deste problema foram ainda encontrados outros desperdícios: o transporte, desperdício do próprio processo, movimentações e stocks de equipamento inoperacional. O estudo resultou num plano para reduzir ou eliminar esses desperdícios. Foram estudadas várias ferramentas de melhoria contínua, sendo as que melhor se adequam ao processo as seguintes: o ciclo PDCA, o Diagrama-de-Causa-Efeito, a Gestão Visual, a ferramenta 5Whys, VSM, 5S, 5W2H, FMEA, SIPOC, 4K´s do Kaizen e o Sistema Pull. Foram ainda recolhidas várias ideias de melhoria de cada encarregado de oficina alvo de estudo, para um posterior estado intermédio entre o estado atual e o estado ideal. Com a presente dissertação de mestrado pretende-se alocar menos recursos ao processo de gestão da manutenção dos helicópteros da Marinha Portuguesa, ao reduzir ou eliminar as etapas que não criam valor, libertando esses mesmos recursos, nomeadamente os recursos humanos, para que os mesmos possam surgir com novas ideias para melhorar o processo.
- A implementação do Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública na Marinha PortuguesaPublication . Lourenço, Catarina Isabel Galante Corgas Pereira; Frias, Armindo Dias da Silva; Gonçalves, Paulo MartinsA partir dos anos 90 deu-se uma evolução proeminente da Contabilidade Pública em Portugal, que advém de um conjunto de reformas alicerçadas pelos princípios da Nova Gestão Pública e pela adesão de Portugal da União Europeia. Perante esta realidade, o Estado Português viu-se confrontado com a necessidade de alterar um conjunto de reformas do Sistema Contabilístico Público, sendo a última, a implementação o Sistema de Normalização Contabilístico para as Administrações Públicas, materializado pelo Decreto-Lei n.º 192/2015, de 11 de setembro. O Sistema de Normalização Contabilístico para as Administrações Públicas impõe a aplicação de três subsistemas de contabilidade, por forma a garantir uma gestão eficiente, eficaz e económica dos dinheiros públicos. Deste modo, a Norma Contabilística Publica 27 define um conjunto de requisitos e linhas orientadoras para o desenvolvimento da Contabilidade de Gestão nas Administrações Públicas. A informação oriunda da Contabilidade de Gestão é imprescindível para apoiar os gestores e os decisores públicos nos processos internos de gestão pública e, por outro lado, permite a responsabilização pela prestação de contas. A presente dissertação de mestrado aplica a metodologia de investigação em Ciências Sociais, com vista à edificação de um modelo de Contabilidade de Gestão para o subsetor de saúde, nomeadamente, o Centro de Medicina Naval, unidade pertencente à Marinha. O modelo desenvolvido tem por base o Sistema de Custeio Total e Sistema de Custeio Racional e, para a repartição dos gastos indiretos, utilizou-se o Método das Secções Homogéneas, com o apuramento dos custos das atividades sob a influência do método do Activity-Based Costing. Deste modo, apurou-se os custos dos serviços prestados, das atividades intermédias e finais desenvolvidas por esta entidade. Este estudo visa constituir-se como mais um contributo para a compreensão da complexidade subjacente à implementação da Contabilidade de Gestão nas entidades públicas e, obter uma análise útil para o controlo de gestão, tomada de decisão e otimização dos recursos disponíveis da entidade.
- Impressão 3D na Direção de AbastecimentoPublication . Gonçalves, Marta Isabel Martins; Ramos, Nuno Miguel Costa Gaspar Duarte; Filipe, VilarinhoA impressão 3D, também conhecida como manufatura aditiva, tem verificado um crescimento exponencial, e como tal, várias indústrias o têm aplicado em diversas áreas nos seus processos de produção, permitindo-lhes obter diferentes tipos de peças com rapidez e a baixo custo. Assim, o principal objetivo do presente trabalho consiste em analisar a viabilidade da introdução da produção aditiva na produção de sobressalentes, de modo que seja possível alcançar um ciclo logístico mais eficiente, mais concretamente na fase de aquisição, uma vez que se estaria a adotar a produção Just-in-Time. Permitiria uma redução lead time dos artigos, e, consequentemente, no tempo de espera das Unidades Navais, não colocando em causa a sua prontidão. Por forma a alcançar este objetivo, num primeiro momento esta dissertação explica o conceito de impressão 3D, o seu surgimento e desenvolvimento, as suas diferentes tecnologias e materiais utilizados, e por fim as suas áreas de aplicação e respetivas vantagens e desvantagens. De seguida, partindo de uma base de dados de todos os sobressalentes da área de material G – sobressalentes eletromecânicos – adquiridos diretamente ao mercado e requisitados através de emergency requirement, foram selecionados, tendo em consideração critérios previamente estabelecidos e as limitações referentes à disponibilidade da informação e à existência dos sobressalentes em depósito, aqueles considerados como viáveis para a manufatura aditiva. Por fim, com recurso a softwares de modulação direcionados para a impressão 3D, serão realizadas estimativas do tempo e custo de impressão para as peças anteriormente selecionadas, e, posteriormente, comparadas ao lead-time e custo de aquisição ao fornecedor, de modo a reunir evidências que permitam demonstrar se que a impressão 3D é uma opção viável para a produção de alguns sobressalentes na Marinha.