EN - Escola Naval
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A atual Escola Naval foi fundada em 1782 com a denominação de Academia Real dos Guardas Marinhas, instalando-se no Terreiro do Paço, em Lisboa. Esta academia tinha como função, formar os oficiais da Armada Real. Depois de um período no Brasil, entre 1807 e 1825, em 1845, a Academia Real dos Guardas Marinhas de Portugal, passa a denominar-se Escola Naval. A Escola Naval é um Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar que tem por missão principal formar os alunos que a frequentam para o exercício das funções de Oficiais da Armada. Para tal, são ministrados os cursos conferentes do Grau Académico de Mestre nas especialidades de: Marinha; Engenheiro Naval - ramo de Mecânica; Engenheiro Naval - ramo Armas e Eletrónica; Administração Naval; Fuzileiros. Paralelamente, a Escola Naval é parceira de outros organismos universitários em diversos cursos pós-graduados e sede do Centro de Investigação Naval (CINAV). Estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar
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Browsing EN - Escola Naval by Field of Science and Technology (FOS) "Assuntos Militares Navais"
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- Análise da cultura organizacional, do comprometimento organizacional e da motivação dos cadetes da Escola NavalPublication . Machado, Diogo Frias Barroso Oliveira; Silva, Nuno Pereira de Matos Machado da; Fragoso, Paulo Jorge dos AnjosTendo em conta o presente modelo organizacional, as forças armadas devem ser capazes de se adaptar a s constantes mudanças internas e externas geradas na sua envolvente, procurando otimizar as estratégias de gesta o de recursos humanos de forma a potenciar o comprometimento, a motivação e a retenção dos seus colaboradores. Neste contexto, o presente estudo teve como principais objetivos a) identificar o perfil da cultura organizacional presente na Escola Naval Portuguesa e caracterizar o grau de comprometimento e de motivação dos seus alunos, b) compreender as relações existentes entre a cultura organizacional, o comprometimento e a motivação, nas suas diferentes dimensões e ainda, c) analisar a capacidade da cultura organizacional e da motivação em predizer o comprometimento organizacional dos alunos da Escola Naval. Visando a prossecução destes objetivos e recorrendo a uma metodologia quantitativa, realiza mos um inquérito, composto por dois questiona rios, numa amostra constituí da por 198 alunos da Escola Naval. O primeiro questiona rio pretende analisar a cultura organizacional tendo como matriz o modelo dos valores contrastantes de Quinn e colaboradores. O segundo questiona rio pretende analisar o comprometimento organizacional e a motivação, incorporando as seguintes escalas: Escala do Comprometimento Organizacional de Meyer e Allen e Work Preference Inventory (Inventa rio de preferências de Trabalho, WPI). Com o intuito de identificar o perfil da amostra investigada, ambos os questiona rios incluíram uma escala das características sociodemográficas. Os resultados obtidos permitiram aferir que os alunos da Escola Naval se encontram comprometidos e motivados, que existem relações significativas entre as várias dimensões dos conceitos estudados, e ainda que, quer a cultura organizacional, quer a motivação, desempenham um papel significativo na determinação da componente afetiva e normativa do comprometimento organizacional.
- Análise de risco de manutenção aplicada aos navios da Marinha PortuguesaPublication . Rodrigues, Manuel Nogueira; Lampreia, Suzana Paula SilvaUma das principais funções do oficial Engenheiro Naval do Ramo de Mecânica é a realização da Gestão da Manutenção dos sistemas e equipamentos de bordo. Estes equipamentos são de extrema importância e devem desempenhar as suas funções com a máxima disponibilidade e performance elevada, para o cumprimento da missão dos navios da Marinha Portuguesa. A manutenção preventiva, e em especial aquela que é baseada na condição, é de extrema importância, para o bom funcionamento dos sistemas. Realizar este tipo de manutenção poderá significar, não só a preservação operacional dos equipamentos e sistemas, mas também limitar os custos de manutenção a médio prazo devido a falhas catastróficas, contribuindo para manter elevados padrões de prontidão dos meios. Tendo em conta a conjetura atual económico-financeira da Marinha Portuguesa e a falta de recursos humanos para cumprir com os planos de manutenção, definidos pelo sistema de manutenção planeada de cada navio e aquilo que os fabricantes preconizam, e de forma a garantir a operacionalidade dos meios navais, é imperativo desenvolver metodologias que avaliem de modo contínuo o risco operacional dos equipamentos perante o eventual não cumprimento dos planos de manutenção. Esta dissertação tem por base o desenvolvimento de uma análise de risco à manutenção dos navios da Marinha, mais precisamente, no caso de manutenção preventiva não ocorrer e os riscos associados. Sendo assim, na presente dissertação, a análise de risco a ser utilizada vão ser: matriz de risco e Failure Modes and Effects Analysis/Failure Modes, Effects and Criticality Analysis de forma a poder realizar comparações entre os dois métodos e poder priorizar quais os tipos de manutenção que deverão ser realizadas. O caso prático apresentado foi sobre os seguintes equipamentos: Motor Diesel Propulsor, Motor Elétrico Propulsor, Caixa Redutora, AC, CPP Compressor de ar, Linha de Veios e Geradores pertencente ao NRP Viana do Castelo da classe Viana do Castelo.
- Análise deAlgoritmos de Descompressão e Respetiva Adequação aos Perfis de Mergulho Habituais da Marinha PortuguesaPublication . Mateus, Tiago Pereira; Lampreia, Suzana Silva; Madeira, ZambujoA doença descompressiva afigura-se como um dos maiores problemas no mergulho. Com consequências tão graves como a morte ou uma perda da capacidade motora e cognitiva. O correto e atualizado estudo e acompanhamento das formas de prevenção e tratamento deste problema é crucial para qualquer mergulhador, esteja ele num ambiente recreativo, técnico ou militar. A prevenção da Doença Descompressiva começa muito antes do mergulho em si. O correto planeamento do mergulho é também essencial para manter níveis de segurança adequados, especialmente quando se praticam mergulhos com uma complexidade maior e, consequentemente, um risco maior. Este planeamento passa por estabelecer patamares de descompressão, tempos de fundo máximos, profundidades máximas, misturas respiratórias adequadas, entre outras. A ferramenta utilizada para a criação do planeamento é também de extrema relevância. Aqui entram em causa os algoritmos de descompressão e respetivas teorias que os fundamentam. Derivado do método de construção e dos fundamentos que utilizem, diferentes algoritmos sujeitarão mergulhadores a diferentes níveis de risco ou conservadorismo pelo que a escolha do algoritmo mais adequado será importante. O objetivo deste estudo centra-se, portanto, em determinar qual o algoritmo mais adequado para a prática de mergulho dentro do espetro de operações dos mergulhadores da Marinha Portuguesa. O método de estudo baseou-se profundamente na utilização da aplicação “Subsurface” onde são integrados os dados do perfil de mergulho e do perfil de descompressão pretendido e, posteriormente, retirados os resultados. Com o presente estudo, conclui-se que o algoritmo desenvolvido por Bühlmann, com o conservadorismo em estudo, é o mais conservador, mas também o mais lento, o algoritmo da United States Navy tem o menor tempo de descompressão associado e, consequentemente, o maior risco de desenvolvimento de Doença Descompressiva e o algoritmo Defence and Civil Institute of Environmetal Medicine oferece um compromisso entre o conservadorismo de Bühlmann e o tempo de descompressão da United States Navy.
- Balanced Scorecard como sistema de apoio à decisão na Escola Naval : uma proposta de melhoria em direção à eficiência organizacionalPublication . Batista, Pedro Pereira; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda deO ambiente organizacional - complexo e em constante mutação - é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a globalização, avanços tecnológicos, regulamentações em constante mudança e até mesmo com acontecimentos imprevistos, tais como pandemias, conflitos armados ou crises económico-financeiras. Manifesta-se assim a necessidade de possuir métodos de gestão estratégica para as organizações que desejam monitorizar efetivamente as suas estratégias, melhorar o seu desempenho e alcançar os objetivos estratégicos a que se propõem. A Escola Naval (EN) é uma Unidade Orgânica Autónoma do Instituto Universitário Militar (IUM) que desempenha um papel fundamental na formação dos Oficiais dos quadros permanentes da Marinha Portuguesa. A missão desta instituição é abrangente, exigindo não só a oferta de uma educação de alta qualidade, mas também a necessidade de alinhar essa educação com as demandas estratégicas e operacionais da Marinha. Reconhecendo esse desafio, o estudo propõe avaliar a necessidade e viabilidade de implementar o Balanced Scorecard (BSC) como uma ferramenta de gestão estratégica para melhorar a capacidade da EN de integrar as suas estratégias educacionais, operacionais e administrativas com os seus objetivos de longo prazo. Este estudo adota uma abordagem de métodos mistos para explorar a aplicabilidade e a eficácia do BSC no contexto da EN, combinando a recolha de dados quantitativos por meio de questionários distribuídos a uma ampla gama de partes interessadas e métodos qualitativos, especificamente entrevistas semiestruturadas com os principais envolvidos nos processos de planeamento estratégico e na tomada de decisão. Os questionários foram projetados para recolher perceções sobre as práticas de gestão estratégica e o impacto potencial do BSC, enquanto as entrevistas aprofundam os desafios e oportunidades da sua implementação, oferecendo uma compreensão rica e contextualizada das necessidades da gestão estratégica na instituição.
- Cálculo da Posição pelo Método de SumnerPublication . Trigo, João Tomás Ramalho Pires; Canas, António CostaA navegação astronómica ao longo dos séculos apresentou sempre desafios no que toca à determinação precisa da posição de um navio em alto-mar. Em 1837, Thomas Sumner, um capitão de um navio americano, desenvolveu um método inovador para determinar a posição de um navio através de técnicas no âmbito da navegação astronómica nunca antes utilizadas. O seu método ficou conhecido como método de Sumner. Este método revolucionou a navegação na época ao introduzir novos conceitos astronómicos que futuramente viriam a ser úteis para a descoberta de novos métodos. Um desses conceitos foi a descoberta de uma nova linha de posição, a reta altura, que irá ser abordada com detalhe neste estudo. Esta dissertação explora processos históricos e teóricos que conduziram ao desenvolvimento do método e posteriormente analisa-se a componente prática do método. Esta componente é composta pela aplicação prática do método de Sumner com valores retirados de observações reais através do sextante, aquando de duas navegações efetuadas. Este estudo tem como objetivo aferir a viabilidade do método comparando os valores calculados com as posições GPS (Global Positioning System) obtidas no momento das observações.
- Cibersegurança – Ciberrange da Escola NavalPublication . Gonçalves, Frederico Nunes de Oliveira Correia; Lobo, Victor José de Almeida e Sousa; Correia, Anacleto Cortez e; Pequeno, Valéria MagalhãesO aumento crescente de ciberataques tem se tornado um problema cada vez mais grave num mundo cada vez mais digital e dependente de dispositivos conectados e vulneráveis. Os ciberataques estão a tornar-se cada vez mais sofisticados e frequentes, representando uma ameaça significativa para governos, empresas e indivíduos. A proteção contra estes ataques é crucial para a integridade dos sistemas e a privacidade das informações. A utilização de técnicas avançadas, como a aprendizagem de máquina, desempenha um papel fundamental na deteção e prevenção de ciberataques, permitindo uma resposta mais eficiente e proativa diante das ameaças digitais. Portanto, a pesquisa realizada nesta dissertação contribui para o avanço da cibersegurança, oferecendo soluções para a proteção contra ciberataques no contexto da Marinha Portuguesa. A presente dissertação faz parte do projeto Ciberrange da Escola Naval, e que tem como foco o estudo de bases de dados e a construção de classificadores para deteção de ciberataques. Além disso, enquadra o presente trabalho na literatura existente nas temáticas de ataques e ameaças, técnicas de aprendizagem de máquina e métodos de avaliação da solução. Também é realizado um estudo das bases de dados open-source disponíveis na área da cibersegurança. O trabalho é enquadrado no contexto da segurança organizacional, mais especificamente na Marinha Portuguesa. Destacam-se os pontos-chave fundamentais que um ciberrange deve ter, de acordo com os interesses de uma organização que visa proteger-se a si mesma e aos seus membros. Por fim, a dissertação desenvolve, analisa e compara classificadores baseados em redes neurais com o objetivo de detetar ciberataques, utilizando como suporte a base de dados UNSW-NB15. Os resultados obtidos mostram uma precisão de 0.9301 na classificação binária, 0.8211 na classificação multi-classe e 0.8358 na classificação multi-classe com redução de ataques minoritários.
- O Conceito Light and Fast: um caso de estudo à Marinha PortuguesaPublication . Brito, Gonçalo Rocha de; Alves, Ernesto António de Jesus; Almeida Gabriel, AlmeidaA proliferação de novas ameaças no contexto internacional e o aumento das tensões mundiais entre países implica uma adaptabilidade por parte das Forças Armadas em se manterem na vanguarda da “arte de fazer a guerra”. Neste sentido, os Fuzileiros portugueses alinharam a sua organização, de acordo com a nova extensão da abordagem manobrista, as Operações Distribuídas, ao longo de uma vasta e dispersa área de operações, privilegiando forças especialmente treinadas, a rapidez e a surpresa na execução, associação genética com a componente naval e auxiliados por tecnologias emergentes. Assim sendo, o objetivo de estudo da investigação centra-se na abordagem do Conceito Light and Fast e as necessidades de Comando e Controlo que este conceito exige, no sentido de propor melhorias no Sistema de Comando e Controlo. Para tal, utilizou-se o Pensamento Crítico, enquadrado numa estratégia de análise qualitativa e uma pesquisa interpretativa, seguido da análise documental e dados recolhidos através de entrevistas a especialistas na área do Comando e Controlo. Desta investigação conclui-se que, em conformidade com o atual contexto tecnológico e militar, o sistema de Comando e Controlo dos Fuzileiros expõe, por um lado, diversas lacunas nos equipamentos utilizados e, por outro, possui duas interfaces bastante adequadas. Além disto, propôs-se os requisitos operacionais em paralelo com o Conceito Light and Fast e uma nova arquitetura de Comando e Controlo para fazer face a este novo conceito de emprego.
- Construção da Climatologia da Agitação Marítima nas Áreas de Interesse NacionalPublication . Sousa, Miguel Serrão Bon de; Santos, Luís Quaresma dos; Lemos, Carlos Miguel Reis Silva de Oliveira eA agitação marítima tem um grande impacto nas operações navais. O Centro Geospacial Meteorológico e Oceanográfico Marítimo (CGEOMETOC) tem por missão dar apoio ambiental necessário ao planeamento, comando e controlo das operações navais na Marinha. Neste âmbito, o CGEOMETOC corre diariamente modelos de agitação marítima, de escala global às escalas das operações, cujas soluções são utilizadas para construir os produtos de apoio GEOMETOC. Estas soluções são também guardadas em base de dados para análises futuras, permitindo a caracterização da agitação marítima nos espaços de interesse nacional. Neste trabalho foi efetuado um tratamento e validação desses dados, guardados desde 2012, de forma a calcular uma climatologia da agitação marítima para os espaços marítimos de responsabilidade nacional. A validação foi feita através da comparação das soluções numéricas com as observações contemporâneas, registadas pelo Instituto Hidrográfico na sua rede MONIZEE, e revelou que as soluções do modelo traduzem com bastante exatidão as características da agitação marítima ocorrida em Portugal nos últimos 8 anos. A climatologia foi construída a partir da caracterização mensal dos parâmetros da altura significativa, período e direção da agitação marítima ao longo de 8 anos numa área compreendida entre os paralelos dos 30°N e 45°N e os merídianos dos 5°W e os 35°W. Este trabalho permitiu assim caracterizar a agitação marítima nas áreas de jurisdição nacional, assim como avaliar o desempenho do modelo usado operacionalmente nos locais onde estão colocadas 4 boias ondógrafo oceânicas (da rede MONIZEE), nomeadamente em, Leixões, Nazaré, Sines e Faro.
- Descarbonização da NavegaçãoPublication . Caixinha, Joana Vaz; Santos, Miguel CaviqueNo mundo atual, as alterações climáticas impõem metas restritivas para as emissões, sendo marcos os anos de 2030 e 2050. O setor marítimo representa cerca de 2,89% das emissões totais de CO2, resultante das atividades antropogénicas. O presente estudo avalia as opções de combustíveis alternativos para navios militares da Marinha Portuguesa, de tipologia NPO, com capacidade de combate, num horizonte temporal de aplicação de 10 a 20 anos. Foram avaliadas sete opções de combustíveis alternativos com potencial aplicação para o setor naval, cada uma com vantagens, limitações e considerações técnicas específicas. A metodologia adotada inicia com a definição de constrangimentos de segurança, que excluem fluidos criogénicos ou armazenados a pressões superiores a 50 bar, seguido de uma análise energética das opções, comparando massa e volume associado ao seu armazenamento. Uma análise de risco foi realizada, com recurso à conjugação do método FMEA, um processo sistemático de avaliação de risco para modos de falha específicos, com a técnica AHP, aplicada para a quantificação dos parâmetros ocorrência, severidade e detetabilidade, por comparação das alternativas par a par. A Teoria de Dempster-Shafer é uma teoria para o tratamento da incerteza em ambientes de informação incompleta, considerando dois limites, a crença e a plausibilidade. Quatro experts na área, avaliaram os elementos focais propostos, atribuindo massas de probabilidade a cada um dos conjuntos. Os resultados apontam que o conjunto constituído pelos hidrocarbonetos verdes conjuntamente com o metanol, bem como, uma frota diversificada com soluções de hidrocarbonetos verdes, hidrogénio, metanol e outras opções futuras, constituem as opções com maior viabilidade e potencial de aplicação.
- Desenvolvimento de um simulador radar para auxílio na monitorização da Zona Económica Exclusiva de Cabo VerdePublication . Moniz, Bruno Miguel Monteiro; Felício, João MonteiroA Guarda Costeira de Cabo Verde, apesar de ter um sistema com diversos meios que auxiliam na monitorização do mar de Cabo Verde, a falta de um sistema radar é uma grande limitação nesse sistema. Partindo da premissa de que existe essa necessidade de ter um sistema radar, surgiu a necessidade de criar uma ferramenta que auxilie no planeamento da instalação desse sistema radar. O simulador desenvolvido se baseia nos princípios teóricos do radar, nas técnicas de simulação, nos conceitos que envolvem a propagação de RF e usando as ferramentas que o MatLab disponibiliza. O simulador está destinado a ser utilizado pela guarda costeira de Cabo Verde, permitindo avaliar efetivamente as necessidades de cobertura radar e planear a implantação de um sistema radar de acordo. Desta forma, este trabalho contribui para a melhoria dos esforços de vigilância marítima e segurança costeira em Cabo Verde.