ESEP - Escola Superior de Enfermagem do Porto
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Bem-vindo ao Repositório Científico da ESEP.
A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) é um espaço onde se aprende uma Enfermagem mais significativa para as pessoas e a ser interventivo no processo de cuidar em saúde.
A ESEP é uma instituição de ensino superior politécnico não integrada, dedicada ao ensino da enfermagem pré e pós-graduado. Em funcionamento desde 1 de Janeiro de 2007 surge da fusão de três instituições de ensino superior público de enfermagem no Porto: as Escolas Superiores de Enfermagem de D. Ana Guedes, Cidade do Porto e São João. A origem remota da ESEP ao serviço do ensino de enfermagem, remonta a 15 de Junho de 1896, quando se cria o Curso de Enfermeiros do Hospital Geral de Santo António, uma das primeiras escolas de enfermagem do país. É este o dia oficial da ESEP. Acompanhando a evolução técnica e caritativa de meados do século XX, em 1954 foi criada a primeira escola de enfermagem pública do Porto e, mais recentemente, em 1983, surge nova escola, agora vocacionada para a formação especializada de enfermeiros.
Deste triplo passado nasceu a Escola Superior de Enfermagem do Porto, aproveitando o que de melhor cada uma teve para oferecer possibilitou construir uma escola inovadora, aberta à comunidade, que é hoje uma referência no ensino e investigação em Enfermagem.
Para mais informações sobre a ESEP consulte o nosso site em: www.esenf.pt
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Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP – Nursing School of Porto) is a place where one learns a nursing that is more relevant for people and to be interventive in the processes of caring in health. ESEP is an institution dedicated to the education in nursing at undergraduate, post-graduate and master levels. It exists since January 1, 2007, and is the merging of three institutions of education of nursing in Porto: the Colleges of Nursing D. Ana Guedes, Cidade do Porto and São João. ESEP is one of the first schools of nursing in the country. Its origin dates back to June 15, 1896, when was created the nursing program in the General Hospital of Santo António. This is the official day of ESEP. Following the technical developments in 1954 it was created the first public school of nursing in Porto and most recently, in 1983, a new school has born now dedicated to the specialized education of nurses. From this triple past emerged Nursing School of Porto that, taking the best that each had to offer, allowed the building of a new school open to the community, which is today a reference in teaching and research in nursing. More info about ESEP: www.esenf.pt
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- Adaptação da Família às Perdas em Contexto Paliativo, a Intervenção de Enfermagem Especializada - Projeto de desenvolvimento de competências clínicasPublication . Peixoto, Liliana Fátima Gonçalves; Marques, Paulo AlexandreAs doenças crónicas e ameaçadoras da vida têm um grande impacto na qualidade de vida das pessoas e famílias, constituindo uma importante causa de sofrimento. Os cuidados paliativos constituem uma abordagem centrada na promoção da qualidade de vida das pessoas com doença limitante de vida e das suas famílias, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento. Requerem a identificação precoce, a avaliação e o tratamento eficaz da dor e de outros sintomas físicos, e abrangem resposta aos problemas de natureza física, psicossocial e espiritual da unidade recetora de cuidados constituída pela díade cliente/família, incluindo o apoio no luto. O objetivo da abordagem interventiva dirigida à família deve ter por base a promoção da adaptação emocional, individual e coletiva, à situação de doença terminal; a capacitação para a realização de cuidados ao cliente e o autocuidado da família; a preparação para a perda e a prevenção do luto patológico. O presente relatório enquadra-se no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa da Escola Superior de Enfermagem do Porto, e visa espelhar o processo de aprendizagem desenvolvido durante o estágio de natureza profissional, em dois contextos clínicos hospitalares, na valência de Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos e na valência de Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos, de duas unidades hospitalares distintas da zona norte do país, entre fevereiro e junho de 2023. Refere-se ao desenvolvimento de competências clínicas na área da Enfermagem à pessoa em situação paliativa, e abrange as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, descritas no Regulamento de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista nº 140/2019 e no Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica n.º 429/2018, respetivamente. Compreende uma metodologia descritiva, reflexiva e crítica, suportada por evidência científica. Inserido no contexto de uma equipa multidisciplinar, o enfermeiro de cuidados paliativos desempenha um conjunto de ações autónomas e interdependentes voltadas para a concretização de metas assistenciais previamente discutidas e negociadas com a pessoa doente, a família e com a restante equipa de saúde, visando o alívio do sofrimento e a melhoria da qualidade de vida. É ainda um agente ativo facilitador do processo de adaptação da pessoa doente e da família às mudanças e às perdas geradas pela doença grave e ameaçadora da vida, e no luto. No decorrer do estágio, privilegiámos o treino de competências relacionais e de comunicação, reconhecendo o seu valor terapêutico na resposta às necessidades de educação, apoio emocional, social e espiritual, geradas pela doença grave e avançada, e na promoção da esperança e do conforto durante o processo de adaptação à perda. Salientamos o valor da formação enquanto um dos alicerces imprescindíveis no desenvolvimento da ação profissional de Enfermagem, sobretudo no que diz respeito às respostas humanas associadas à perda, à morte e ao sofrimento.
- Administração de medicação por via de cateter venoso periférico: prática clínica em uso e a perspetiva dos enfermeirosPublication . Moreira, Iolanda Maria Costa; Almeida, Maria Celeste BastosO cateter venoso periférico é um dos dispositivos invasivos mais utilizado pelos enfermeiros, possibilitando a administração de medicação intravenosa. A evidência aponta práticas clínicas díspares e pouco padronizadas, que comprometem a segurança dos procedimentos relativos ao cateter venoso periférico. Dada a escassez de estudos em Portugal neste âmbito, justifica-se uma investigação com o objetivo de conhecer a prática clínica dos enfermeiros na administração de medicação por via do cateter venoso periférico e compreender as razões que os enfermeiros apontam para explicar a prática em uso, bem como as estratégias de melhoria. Realizou-se um estudo transversal, descritivo e correlacional, de natureza mista, em duas fases. Na fase 1 foi aplicado um questionário de autopreenchimento, via online, a 200 enfermeiros, tendo sido adaptado de um instrumento prévio. Na fase 2 foi realizada uma entrevista semiestruturada a 10 enfermeiros, partindo dos itens do questionário e dos resultados da fase 1 do estudo. Durante a investigação foram salvaguardados os princípios éticos e deontológicos. As respostas ao questionário refletem uma adesão satisfatória às práticas seguras de administração de medicação por via do cateter venoso periférico. Os itens menos pontuados foram a desinfeção do portal de acesso ao cateter e torneira de três vias, previamente à administração de medicação; a troca da tampa prévia por uma tampa estéril na torneira de três vias e o transporte da medicação no tabuleiro após a sua preparação. No estudo da associação das variáveis os resultados foram pouco significativos. Da análise das entrevistas emergiram sete temas: i) conhecimento, ii) risco, iii) organização do trabalho, iv) recursos materiais, v) tempo de exercício profissional, vi) política institucional; vii) responsabilidade. Cada tema dividiu-se em diversas categorias, que traduzem as razões apontadas pelos enfermeiros para explicar as práticas, incluindo fatores de processo e estrutura, políticas institucionais e ainda razões que colocam em causa a responsabilidade profissional, ética e legal dos enfermeiros. Os enfermeiros identificaram diferentes estratégias que podem promover a adesão às práticas seguras. Este estudo aponta desvios da prática clínica dos enfermeiros em relação às recomendações seguras para administração de medicação intravenosa e a necessidade de intervenção para garantir a melhoria dos cuidados de enfermagem. No futuro seria útil complementar a informação apurada com observação das práticas, para que seja possível planear uma intervenção multimodal, crucial para a qualidade e segurança dos cuidados de saúde.
- Ambientes da prática profissional de enfermagem nos serviços prisionais portuguesesPublication . Valente, Vítor da Silva; Ribeiro, Olga MariaO ambiente prisional é um contexto de prática profissional em que as questões de humanização, ética, segurança e qualidade se entrecruzam, requerendo condições que garantam a prestação de cuidados ajustados às necessidades dos reclusos. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as características dos ambientes da prática profissional de enfermagem nos serviços prisionais portugueses. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, quanti-qualitativo concretizado em 49 estabelecimentos prisionais portugueses. A população alvo foi constituída por todos os enfermeiros do quadro da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, destes a amostra resultou em 77 enfermeiros e enfermeiros especialistas, o que corresponde a 39,38% da população de profissionais de enfermagem do quadro da instituição, que atualmente possui 196 enfermeiros. A técnica de amostragem foi não probabilística por conveniência. Como instrumento de colheita de dados foi aplicado um questionário online de autopreenchimento composto por três partes, elaborado no Google Forms e enviado para os mails institucionais dos participantes, a colheita de dados foi efetuada nos meses de junho e julho de 2022. Como estratégia de análise de dados, os dados quantitativos foram analisados através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 27.0), através da estatística descritiva. Os dados qualitativos foram analisados por meio da Análise Temática de Bardin (2011), alicerçada no referencial teórico de Donabedian. No que se refere aos resultados quantitativos do estudo nenhuma dimensão foi considerada como pouco favorável à qualidade dos cuidados. Todavia, algumas dimensões apresentaram-se apenas moderadamente favoráveis à qualidade dos cuidados, entre elas, no componente estrutura a “Participação e envolvimento dos enfermeiros nas políticas, estratégias e funcionamento da instituição” (Média 2,41) e a “Política institucional para qualificação profissional” (Média 2,44).No componente processo destacou-se a dimensão “Práticas autónomas no exercício profissional” (Média 2,50) e do componente resultado a dimensão “Avaliação sistemática do desempenho e supervisão dos enfermeiros” (Média 2,55). As dimensões pontuadas como favoráveis à qualidade dos cuidados foram no componente estrutura “Gestão de pessoas e liderança no serviço” (Média 3,44), no componente processo “Práticas autónomas no exercício profissional” (Média 3,75) e do componente resultado “Avaliação sistemática da assistência de enfermagem e indicadores” (Média 2,78). Por último a única dimensão que apresentou média >3,75 correspondente a um ambiente de prática muito favorável à qualidade de cuidados foi a dimensão do componente processo, “Sustentação teórica e legal do exercício profissional” (Média 3,81). No que se refere à perceção dos participantes sobre as estratégias de melhoria dos ambientes da prática do componente estrutura, é emergente investir em recursos humanos; no desenvolvimento de um sistema de informação informatizado; de melhores equipamentos e infraestruturas dos serviços clínicos; No que se refere ao componente processo urge reflexão entre enfermeiros e restante equipa multidisciplinar sobre os cuidados de saúde prestados aos reclusos e criação e monitorização de procedimento de avaliação de desempenho justo aos enfermeiros nos serviços prisionais. Em relação ao componente resultado, é fundamental investir na criação de sistemas de garantia de qualidade e segurança dos cuidados. Na área do exercício profissional, assegurar vínculos profissionais efetivos ao invés dos vínculos precários em regimes de avença existentes e garantir consequentemente uma renumeração justa e adequada à função e de acordo com o previsto na carreira de enfermagem existente foram outros dos resultados. Por outro lado, a valorização, o reconhecimento social e profissional dos enfermeiros dos serviços prisionais são ainda outra das conclusões importantes do estudo.
- Ansiedade e somatização em pessoas em isolamento social e profilático devido ao COVID-19: Um estudo qualitativoPublication . Garlet, Juliana Manuela Simão; Abreu, WilsonEm dezembro de 2019, proveniente de Wuhan, China, surge o novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, que se pode manifestar por um Síndrome Respiratório Agudo Grave. Num contexto de emergência em saúde pública, em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde declara a existência de uma pandemia, devido a um crescente número de infeções. Este cenário, caraterizado por uma doença facilmente transmissível e progressiva, vem assolar os alicerces das populações, com questões preocupantes sobre o impacto económico, social e em saúde, e pela merecida atenção que as problemáticas em saúde mental têm suscitado. O presente estudo tem como finalidade descrever os fenómenos desencadeadores de ansiedade e de processos de somatização ao longo do período de distanciamento social. Esta investigação apresenta como objetivos: avaliar a presença de sintomas de ansiedade e sintomas de somatização nas pessoas em isolamento social ou profilático devido ao COVID-19; identificar fatores de risco para a ansiedade e processos e somatização nas pessoas em isolamento social ou profilático devido a COVID-19; analisar a forma como as pessoas vivenciam os períodos de isolamento social e profilático e as problemáticas de saúde mental associadas; identificar estratégias pessoais que as pessoas desenvolvem para lidar com o isolamento e/ou sinais e sintomas; identificar focos de atenção em enfermagem de saúde mental e psiquiatria que permitam definir uma estratégia de ajuda às pessoas em isolamento social ou profilático devido ao COVID-19 e que vivenciem processos de ansiedade e de somatização. Optou-se por uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, na qual participaram doze indivíduos que vivenciaram períodos de isolamento social devido à infeção diagnosticada por SARS-CoV-2 ou à suspeita de doença, em regime domiciliário, num período mínimo de dez dias. A recolha de dados foi efetuada através de entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos permitiram verificar que existe um impacto negativo significativo nos participantes que vivenciaram períodos de privação social
- Artroscopia do ombro - Especificação de dados, diagnósticos e intervenções de enfermagemPublication . Negrão, Miguel Ângelo de Morais; Ribeiro, Ana Leonor AlvesO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Mvidédico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória (MEMCPSPE), pretende documentar o percurso e as atividades desenvolvidas no estágio de natureza profissional com relatório do Módulo II, com vista à aquisição e desenvolvimento de competências avançadas, de cariz predominantemente clínico, com enfoque nas respostas humanas aos problemas de saúde e aos processos de vida, associados à situação de perioperatório, com vista a tornar evidente o contributo dos cuidados de enfermagem para os ganhos em saúde da população nesta matéria. O percurso aqui analisado, teve como finalidade o desenvolvimento de competências relativas às intervenções especializadas de enfermagem na prestação de cuidados ao cliente cirúrgico, e numa vertente mais especifica, na pessoa submetida a artroscopia do ombro (AO). Tem por base a análise das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica, na área da enfermagem à pessoa em situação perioperatória e assenta na descrição de experiências, atividades e intervenções especializadas em enfermagem desenvolvidas em prol dos clientes. São também descritos dois estudos de caso, referentes aos momentos distintos do estágio, abrangendo o pre, intra e pós operatório, elaborados na plataforma E4nursing, e que traduzem uma reflexão particular e minuciosa acerca da dos cuidados de enfermagem para cada um desses procedimentos. Foi identificado um défice de representação de enfermagem nos dados do Sistema de Informação e Documentação de Enfermagem (SIDE) para a recolha sistematizada de informação, que permita a definição dos aspetos de saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem perioperatória, que evidencie o seu contributo para os ganhos em saúde da população. Assim, a conceção de cuidados para o cliente perioperatório, afirma-se como um desafio para todos os enfermeiros que pretendem desenvolver competências no âmbito da enfermagem perioperatória. A solução encontrada passou por delinear uma estratégia que permitisse obter respostas da literatura existente, da pratica clinica e da análise do SIDE. No sentido de contribuir para um melhor conhecimento sobre esta área, foi utilizada uma metodologia cientifica, neste caso a Scoping Review (SR), onde foram mapeados os estudos existentes, enfatizando os aspetos mais relevantes do procedimento cirúrgico, atendendo às suas particularidades sistematizando a informação numa base sólida de conhecimento. Optou-se ainda por realizar uma análise à forma como os enfermeiros do bloco operatório central (BOC) documentam as necessidades em cuidados e intervenções de enfermagem através da imersão no contexto de estágio e análise do sistema de informação e documentação. Diagnosticada a situação, elaborou-se uma proposta de dados, diagnósticos e intervenções de enfermagem para o cliente submetido a AO, que esperase, irá beneficiar o exercício profissional de enfermagem na obtenção de uma descrição mais rigorosa e representativa da decisão autónoma, estimulando a produção de cada vez mais conhecimento associado ao perioperatório, conhecimento que possa dar suporte ao seu espaço dentro da profissão. Este é um documento que pretende descrever e analisar um percurso formativo, analisando os momentos de aprendizagem, onde através das estratégias delineadas, quer de âmbito teóricoprático, mas também imersivo nos contextos de estágio, foram atingidos os resultados propostos, desenvolveram-se competências, nomeadamente na conceção de cuidados para a pessoa submetida a AO, mas também nas áreas da instrumentação, circulante, apoio à anestesia e unidades de cuidados pós operatórios (UCPA), que vão de encontro ao preconizado para a unidade curricular de Estágio de Natureza Profissional com relatório - Módulo II.
- O Autoestigma na população com doença mentalPublication . Soares, Ana Salomé Pereira; Marques, Maria Júlia CostaEste relatório, pretende transmitir uma descrição e reflexão sobre o percurso ao longo do estágio realizado, onde foi implementado um projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, com o objetivo de diminuir o autoestigma na população com doença mental. Ao longo do relatório, está também espelhado o desenvolvimento das competências do EESMP. A metodologia utilizada é descritiva tendo por base o processo reflexivo, com recurso a pesquisa bibliográfica que sustenta a nossa intervenção e, ainda a análise e observação direta das experiências proporcionadas. O desenvolvimento deste projeto permitiu confirmar que as intervenções que incluem a psicoeducação são as que demonstram mais eficácia, assim como as que são trabalhadas entre uma equipa multidisciplinar. Estas passam pela criação e operacionalização de programas de empoderamento das pessoas que sofrem de estigma, assim como, das suas famílias, de modo a permitir o desenvolvimento de competências que lhes permitam gerir de uma forma mais eficaz as consequências do estigma e autoestigma no seu dia-a-dia. Deste modo, é possível verificar a necessidade de investir na identificação dos fatores causadores de estigma e autoestigma e de promover este tipo de intervenções, com o objetivo de diminuir o autoestigma.
- Autogestão do regime do exercício: Proposta de um modelo clínico de dadosPublication . Oliveira, André Ventura; Bastos, FernandaIntrodução: A evolução da prevalência de doenças crónicas tem induzido um aumento exponencial das pessoas que vivenciam condições crónicas de saúde. Tais condições desafiam as pessoas no autocuidado, nomeadamente, através da incorporação de regimes terapêuticos complexos, incluindo-se a vertente do regime de exercício. Nessa perspetiva, importa que os enfermeiros saibam identificar e agir face às necessidades de cuidados no domínio da autogestão do regime de exercício. Objetivos: Com este estudo pretendemos identificar o conjunto de dados, enunciados de diagnóstico e de intervenções de enfermagem no domínio da autogestão do regime de exercício. Também é objetivo agregar a informação identificada através da construção de uma proposta de Modelo Clínico de Dados (MCD) neste domínio. Metodologia: Este estudo seguiu a metodologia de Scoping Review. Após a construção da frase booleana a pesquisa foi efetuada no agregador de conteúdos científicos EBSCOHost web (CINAHL with Full Text, MEDLINE with Full Text, SPORTDiscus with Full Text, Mediclatina) e nas bases de dados Scopus e Web of Science. Foram incluídos estudos publicados até abril de 2022, em que os participantes fossem pessoas adultas com condições de saúde crónicas, que descrevessem os dados, diagnósticos e intervenções dos enfermeiros no domínio da autogestão do regime de exercício. Resultados: Com base nos critérios de inclusão definidos foram incluídos no corpus de análise, após a análise do conteúdo integral, 10% (63/625) dos estudos. Os resultados obtidos permitem inferir que devem fazer parte do MCD dados sobre: a caracterização do exercício por tipo, intensidade, duração e frequência; a caracterização da autogestão do regime de exercício; os processos adaptativos da pessoa ao regime; e os fatores que influenciam o regime. Partindo das informações recolhidas são disponibilizados os enunciados diagnósticos e de intervenções de enfermagem que respondem às necessidades identificadas. Concretizamos o mapeamento com a proposta de MCD no âmbito da autogestão do regime de exercício. Conclusões: Os resultados obtidos permitiram agregar um conjunto de dados, diagnósticos e intervenções de enfermagem, no domínio da autogestão do regime de exercício, que podem incorporar a conceção de cuidados dos enfermeiros e a representação do exercício profissional. Implicações para a prática: Este estudo identifica os principais itens de informação que os enfermeiros podem usar na representação desta área de atenção. A representação deste foco no MCD proposto nos sistemas de informação pode apoiar a tomada de decisão dos enfermeiros nesta dimensão, acrescentando especificidade ao sugerido pela NursingOntos. Implicações para a investigação: Com este estudo tomamos consciência da necessidade de mais investigações no domínio da autogestão do regime de exercício, por forma a validar os resultados obtidos. Numa perspetiva de continuidade, sugerimos a descrição dos conteúdos clínicos identificados ou testados pelas futuras investigações, de forma a melhorar a efetividade da representação do exercício profissional dos enfermeiros com recurso a uma linguagem classificada.
- Avaliação e intervenção do enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no comportamentoPublication . Ribeiro, Tânia Patrícia Ferreira; Ribeiro, Isilda MariaA Organização Mundial de Saúde define comportamento de saúde como qualquer atividade empreendida por uma pessoa, independentemente do seu estado de saúde, com o propósito de promover, proteger ou manter a sua saúde. A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no domínio do comportamento permite às pessoas terem um maior controlo sobre os seus determinantes. A intervenção no comportamento visa contribuir para a adequação das respostas da pessoa, tendo como objetivo evitar o agravamento do problema identificado. O objetivo com a realização deste relatório foi demonstrar a aquisição de competências inerentes ao papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Deste percurso fez parte o estágio clínico que foi realizado em três contextos clínicos: internamento de pessoas em situação de descompensação clínica aguda; respostas diferenciadas; e comunitário. No contexto de internamento de pessoas em situação de descompensação clínica aguda e no de respostas diferenciadas, na presença do diagnóstico de abuso de álcool e abuso de drogas, respetivamente, foi realizada intervenção através da entrevista motivacional em pessoas que se encontravam no estádio de pré contemplação ou contemplação de acordo com o modelo transteórico de mudança. O instrumento de avaliação utilizado foi a escala de Stages of Change Readiness and Treatment Eagerness Scale. O mesmo instrumento foi aplicado antes e após intervenção com o objetivo de avaliar a eficácia. No contexto clínico comunitário foi realizada a intervenção de modificação do comportamento, na presença do diagnóstico de desempenho do papel de cuidador comprometido. O instrumento de avaliação utilizado foi o indicador Nursing Outcomes Classification desempenho do cuidador: cuidados diretos. Os resultados obtidos nos dois primeiros contextos demonstram que a intervenção foi eficaz. A intervenção no contexto comunitário não terminou. As condicionantes dos contextos, das pessoas, do enfermeiro, da intervenção, ou seja, um todo em relação é determinante para a eficácia da intervenção. Refletindo sobre a intervenção que não foi concluída, talvez para isso tenha contribuído o facto de não ter sido realizado um diagnóstico de situação abrangente o suficiente. Sem uma adequada avaliação, não é possível a eficácia da intervenção. Como contributo na área da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, foi transversal em todos os contextos, o interesse que a intervenção despertou. Foi promovida a reflexão acerca da importância da prática clínica baseada na evidência, assim como a incorporação do conhecimento novo no contexto da prática de cuidados, visando ganhos em saúde das pessoas
- Avaliação e intervenção em famílias com membro idoso portador de doenças crónicas: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde FamiliarPublication . Silva, Maria João Ferreira da; Peixoto, Maria JoséO presente relatório reporta o desenvolvimento de competências em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar (ECESF). A sua elaboração promoveu a reflexão crítica sobre o percurso realizado no estágio de natureza profissional Módulo I e II, desenvolvido numa Unidade de Saúde Familiar no ano letivo 2022/2023, num total de 510 horas realizadas num período de 7 meses. Como objetivos foram estipulados: desenvolver competências para cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção; desenvolver competências para liderar e colaborar nos processos de intervenção no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar. O recurso à evidência científica, ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) como referencial teórico e operativo, e à Teoria das Transições, permitiu identificar as forças, os recursos e as necessidades das famílias sensíveis ao exercício do Enfermeiro Especialista em ECESF, bem como compreender as propriedades da experiência de transição individual em situação de saúde ou de doença. Foram utilizados instrumentos para a avaliação familiar e dos seus membros, permitindo elaborar um processo de cuidados individualizado conducente à modificação positiva dos diagnósticos de enfermagem. A avaliação e intervenção à família e aos seus membros, bem como à análise formalizada dos resultados refletidos em ganhos em saúde, permitiu desenvolver competências para cuidar da família constituída por membros idosos portadores de doença crónica. A identificação da ausência de documentação no programa saúde da família incentivou a exploração e o reconhecimento da carência de conhecimento e competência dos enfermeiros para o fazer. Neste seguimento, foi elaborada uma formação em serviço sobre a documentação no programa saúde da família, com recurso ao sistema informático Sclinico e à Matriz Operativa do MDAIF para orientação da documentação. O envolvimento em eventos científicos proporcionou o desenvolvimento da competência para gerir e participar ativamente em intervenções relacionadas com a Enfermagem Saúde Familiar. Cuidar da família foi identificado como um processo complexo devido à importância de conhecer a individualidade da família, bem como dos seus membros. A utilização do MDAIF e da Teoria das Transições foi essencial para elaborar o processo de cuidados e refletir-se nos ganhos em saúde. O contexto de estágio proporcionou a oportunidade para a criar e sustentar uma visão partilhada sobre Enfermagem de Saúde Familiar.
- Avaliação e Intervenção em Famílias Nucleares com um dos Elementos do Subsistema Conjugal Portador de Diabetes Mellitus Tipo 2 - Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde FamiliarPublication . Carvalho, Dayane Alessandra Cardoso; Vilar, Ana IsabelPretendeu-se retratar neste relatório a expansão e consolidação da consciência profissional sobre o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, assim como as competências adquiridas durante o processo de aprendizagem, com vista ao exercício profissional especializado, durante a frequência dos estágios do Curso de Mestrado na área referida, numa Unidade de Saúde Familiar. Em consonância com estas competências, definidas em regulamento próprio, foram estabelecidos dois objetivos gerais para o desenvolvimento da componente clínica: Cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção e Liderar e colaborar nos processos de intervenção no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar. No estágio Módulo I analisou-se uma amostra de utentes do ficheiro enfermeira tutora, que evidenciou características comuns: famílias nucleares com 2 membros pertencentes ao subsistema conjugal, em que um deles tinha Diabetes Mellitus tipo 2. Identificaram-se 7 famílias a que se prestaram cuidados no Módulo II. A Teoria das Transições subsidiou a avaliação e intervenção individual. Na avaliação e intervenção familiar foi utilizado o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar. A família figurou como unidade de avaliação, intervenção e obtiveram-se ganhos em saúde no sistema familiar como um todo, destacando-se a Gestão do Regime Terapêutico na Diabetes Mellitus tipo 2 no subsistema individual. Após a realização das intervenções, verificou-se uma modificação positiva em todos os 30 diagnósticos definidos, representando uma variação de 100% no total dos estados dos diagnósticos. Foi ainda realizado um processo formativo aos enfermeiros da unidade do local de estágio, com a realização da ação de formação “Documentação dos Cuidados, no âmbito da dimensão estrutural, no Programa de Saúde da Família do SClinico®” e com acompanhamento individualizado na documentação dos cuidados, através da supervisão clínica de pares a cada enfermeiro da equipa, durante 4 semanas. Constatou-se que os enfermeiros aumentaram os seus conhecimentos, melhoraram a perceção de competência neste âmbito e mudaram as suas práticas na documentação dos cuidados. Com as atividades desenvolvidas ocorreu aquisição de competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar: na colheita de dados através da entrevista familiar sistémica e de instrumentos validados, de juízo crítico e tomada de decisão, de planeamento dos cuidados em negociação com os membros das famílias, de intervenção com recurso a técnicas de intervenção sistémica e de avaliação dos cuidados.