ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Teixeira, Patrícia Maria Fernandes Barbosa; Silveira-Botelho, Ana Teresa daEste relatório de Estágio Profissional foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O estágio, ao longo de dois anos, foi vivenciado nos Jardins- Escolas João de Deus, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa Escola Pública de Lisboa, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo destes dois anos pude observar as vivências/práticas diárias destas escolas onde estive, nomeadamente do 1.º ao 4.º ano de escolaridade e, no 5.º e 6.º anos de escolaridade. A elaboração deste relatório torna-se essencial para mim pois permite-me, enquanto futura docente, refletir sobre todas as experiências educativas em que intervim e observei, aprendendo diversas estratégias e metodologias de trabalho. Este trabalho de investigação é necessário para completar este ciclo de estudos pelo que o mesmo se torna um elemento fundamental e determinante. Este trabalho segue uma abordagem metodológica qualitativa cuja pesquisa se baseia nas observações realizadas em contexto de estágio e na análise documental. Assim, é através do Estágio Profissional que é possível enriquecer as nossas aprendizagens, estabelecer uma ligação entre a teoria e a prática e, ao mesmo tempo, desenvolver e ir construindo a nossa identidade enquanto futuros docentes.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Rodrigues, Renata Isabel Aguiar; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos quatro semestres de estágio, observei e realizei atividades em todos os anos de escolaridade, desde o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino básico. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Capítulo 1- Relatos de Estágio: composto por 10 relatos de estágio, dos quais três de aulas realizadas e conduzidas por mim e sete escritos com base em aulas/atividades observadas. Capítulo 2 – Planificações: apresentação de oito planificações de aulas/atividades. Uma para cada ano escolar do 1.º Ciclo, duas para o 5.º ano e outras duas para o 6.º ano. Capítulo 3 – Dispositivos de avaliação: apresenta quatro dispositivos de avaliação: um da disciplina de Português para o 2.º ano; um de Matemática para o 4.º ano; um de Ciências Naturais para o 5.º ano; e por fim, um de Matemática para o 6.º ano. Capítulo 4 – Proposta de uma Atividade através de Trabalho de Projeto: apresentação de uma proposta de atividade assente na construção de uma casa e jardim, recorrendo à utilização de materiais reciclados, onde possa habitar um animal de estimação. Tem como finalidade aplicar os conteúdos aprendidos ao longo do ano letivo em contexto prático do dia-a-dia, a atividade proposta visa também promover o trabalho em equipa e desenvolver o sentido de responsabilidade e de organização dos alunos. Por fim, apresento uma reflexão sobre todo o percurso realizado durante este período de estágio, referindo algumas aprendizagens, limitações, dificuldades e possíveis projetos futuros.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Martins, Patrícia Maria Serapicos; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional alberga algumas das aprendizagens e experiências, pelas quais passei no decorrer do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.° Ciclo do Ensino Básico. O relatório está dividido em quatro partes distintas: Capítulo 1 – Relatos de Estágio; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de Avaliação e Capítulo 4 – Projeto Final. No capítulo 1, são relatadas 10 aulas ou atividades, em que 7 foram observadas e 3 realizadas por mim. Em todos estes relatos haverá fundamentação teórica e inferências, mostrando o que diz a investigação acerca de cada um dos temas. No capítulo 2, apresento 8 planificações de aulas lecionadas por mim e devidamente fundamentadas e inferidas acerca das estratégias adotadas. No capítulo 3, são apresentados 4 dispositivos de avaliação com os respetivos objetivos, critérios de avaliação, resultados e classificações. No capítulo 4, apresento uma proposta de projeto com o nome “Em caso de emergência: Ajudar!”. O projeto tem como principais objetivos, preparar as escolas para algum acidente e incentivar e preparar os alunos a ajudar os outros, em caso de necessidade. Por último, o relatório conta com uma reflexão final, onde exponho as minhas dificuldades e desafios, e os objetivos educacionais que tenho para o futuro.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Calau, Ana Carolina Rolim; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório tem como principais objetivos os relatos, as planificações, a avaliação de algumas das etapas realizadas ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV que realizei na Escola Superior de Educação João de Deus. Estas etapas decorreram ao longo do Mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2019. O relatório esta dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação do trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão presentes dez relatos devidamente fundamentados, onde são descritas todas as estratégias observadas/realizadas. Os primeiros três são relativos a aulas dadas por mim em diferentes momentos de estágio. Os últimos sete relatos são de aulas que observei dadas por professoras e colegas de estágio. O segundo capítulo apresenta oito planificações de aulas aplicadas por mim, onde apresento uma reflexão acerca das estratégias adotadas. Destas oito planificações, quatro são dirigidas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo destina-se aos dispositivos de avaliação e apresentam-se quatro, relativos a três disciplinas (Matemática, Ciências Naturais e Estudo do Meio). Estes dispositivos são compostos por uma contextualização da atividade, uma descrição dos parâmetros e critérios de avaliação e uma apresentação e análise dos resultados obtidos através da exploração das grelhas e gráficos. No último capítulo proponho um trabalho de projeto, com o título “Um por todos e todos pela Natureza.” para ser aplicado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho de projeto pretendo que a educação ambiental seja implementada nos primeiros anos de escolaridade tendo o objetivo de integrar as crianças como cidadãos, na temática da reciclagem de materiais, de modo a ajudar a preservar o nosso planeta. O relatório termina com uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo dos dois anos de mestrado e sobre as perspetivas que tenho para o futuro.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Branco, Mariana Loureiro Pinto de Castelo; Boaventura, DianaO presente Relatório de Estágio descreve vários momentos vivenciados ao longo do curso de mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório está dividido em quatro partes distintas denominadas de capítulos. Cada capítulo descreve diferentes observações e vivências relativas ao estágio que teve a duração de 4 semestres. O primeiro capítulo apresenta 10 relatos de estágio, destes 10 relatos 3 abordam aulas lecionadas por mim os outros 7 relatam aulas que observei durante este percurso. Após cada relato é apresentada uma breve fundamentação teórica sobre os momentos/assuntos mais relevantes de cada um. Nessas fundamentações pretendo argumentar sobre estratégias e métodos de ensino adotados nessas aulas e sustentar esses argumentos com autores especialistas nesses temas. O segundo capítulo apresenta 8 planificações de aulas lecionadas por mim nas diferentes disciplinas. Tal como no primeiro capítulo apresento também, após cada planificação, a devida fundamentação à cerca das estratégias utilizadas nas aulas apresentadas. No terceiro capítulo são apresentados 4 dispositivos de avaliação, com os respetivos objetivos, critérios de avaliação, resultados e classificações, bem como uma breve fundamentação sobre os tipos, importância e aplicação da avaliação. No quarto e último capítulo apresento um projeto a que dei o nome “Apadrinho um colega”, que tem como principal objetivo desenvolver a solidariedade, a autonomia a consciência social e a atenção para com o outro. É um projeto orientado para a cidadania a desenvolver de uma forma interdisciplinar. Por último, o relatório conta com uma reflexão final, onde exponho as dificuldades e desafios que me deparei durante este percurso, e os projetos e estudos que quero desenvolver no futuro, para melhor poder exercer a profissão de docente.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Ramalho, Mariana Pereira Alho da Silva; Almeida, José Maria deEste Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reúne uma série de experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2019, na Escola Superior de Educação João de Deus, em Lisboa. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma proposta de Projeto. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos de aulas/ atividades realizadas em contexto de estágio profissional, nos diferentes grupos etários, com a respetiva fundamentação que a investigação defende. No segundo capítulo, denominado Planificações, são apresentadas oito planificações de atividades/aulas realizadas. Quatro planificações direcionadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes quatro para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. As diferentes estratégias utilizadas são justificadas com literatura de diferentes autores. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, apresenta quatro dispositivos de avaliação, dois aplicados a grupos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e outros dois aplicados a grupos do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. São definidos parâmetros e critérios e, por fim, os resultados são analisados e discutidos. O quarto capítulo versa sobre uma proposta de projeto, denominado “Passo a passo, desenhamos o futuro!”, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a prática da cidadania, envolvendo todas as disciplinas do currículo de forma interdisciplinar. O relatório termina com uma reflexão sobre o meu percurso ao longo destes dois anos de mestrado e quais as limitações e perspetivas de futuro.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Gaivão, Maria Carlota Albuquerque Mouzinho de Albuquerque; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional (I, II, III e IV), que surge no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, compila uma série de vivências e aprendizagens vividas ao longo de quatro semestres, entre 2017 e 2019. Para além da Introdução (na qual identifico e contextualizo o estágio) e das Considerações Finais (onde reflito sobre a experiência de estagiária), este Relatório está organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, Relatos de Estágio, são descritos dez momentos do meu percurso enquanto estagiária, que, por motivos diversos, considerei relevantes para a minha formação pessoal e profissional; no final de cada relato, faço as respetivas inferências, baseando-me em autores que fui estudando no decorrer do meu percurso académico. No segundo capítulo, Planificações, apresento oito das planificações que fui concebendo ao longo do meu estágio, abrangendo os dois ciclos de ensino e diversas disciplinas; justificarei as opções tomadas, sustentando-as com autores. No terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, apresento quatro dispositivos de avaliação aplicados a diferentes anos de escolaridade, do 1.º e 2.º ciclos, e faço a respetiva análise dos resultados obtidos. Por último, no quarto capítulo, apresento o projeto No centenário de Sidónio Muralha, que tem como principal objetivo pôr alunos de 1.º Ciclo a fazer a leitura literária da obra que o autor escreveu para a infância e, celebrando o centenário do nascimento do escritor (em 2020), em conjunto com algumas entidades culturais, envolvê-las em atividades de divulgação e promoção desta obra.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Castanheira, Clotilde Lopes; Reis, Maria Paula Colares Pereira dosEste relatório tem como base os estágios realizados ao longo dos quatro semestres do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo. Nele está contida a calendarização bem como tudo o que está relacionado com os mesmos, nomeadamente as reuniões e as tutorias. O relatório é composto por quatro capítulos: Capítulo 1 – Relatos de Estágio; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de avaliação; Capítulo 4 – Apresentação de um trabalho de projeto. No final contém uma reflexão e algumas considerações finais de todo o percurso até aqui. O Capítulo 1 é composto por dez relatos de estágio, cinco relatos correspondentes ao 1.º Ciclo e os restantes cinco relatos referentes ao 2.º Ciclo. O Capítulo 2 contém oito planificações de atividades e aulas lecionadas por mim, com a respetiva fundamentação teórica de algumas das estratégias utilizadas. No Capítulo 3 apresentam-se duas avaliações para cada valência escolar deste mestrado, acompanhadas pelos parâmetros de avaliação e comentários aos resultados obtidos com fundamentação teórica. O Capítulo 4 consiste num trabalho de projeto, denominado Experimentar, que consiste num projeto, com o objetivo de alunos do 3.º e 4.º Anos do 1.º ciclo do Ensino Básico e ainda alunos do 5.º e 6.º Anos do 2.º Ciclo, através da realização de várias atividades, ao longo do ano letivo, desenvolverem os conteúdos abordados nas disciplinas de Estudo do Meio e de Ciências Naturais de uma forma mais prática. Pretende-se com este projeto que os alunos realizem atividades experimentais mais frequentemente e que sejam mais participativos nas mesmas, ajudando em todas as etapas até à realização da atividade experimental. As atividades experimentais trabalhadas ao longo do ano letivo serão realizadas numa Feira da Ciência, em que os alunos estarão responsáveis por uma atividade que terão de realizar e explicar as conclusões que se podem retirar com a realização da mesma.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Dinis, Bruno Miguel da Costa; Boaventura, Diana MendesO presente relatório de estágio de qualificação profissional para obtenção do grau de mestre em Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como intuito refletir sobre o percurso realizado, demonstrando todo o processo da prática pedagógica que se iniciou no dia 12 de outubro de 2020 e terminou em 15 de julho de 2022, na instituição de ensino Escola Superior de Educação João de Deus, localizada em Lisboa. Este documento evidencia toda a prática profissional no 1.º ciclo do ensino básico e 2.º ciclo de Matemática e Ciências Naturais, onde está inserido toda a contextualização, fundamentação e cronologia do Estágio Profissional. O relatório está dividido em quatro capítulos diferenciados. O capítulo 1 apresenta relatos de estágio, o capítulo 2 apresenta planificações, o capítulo 3 dispõe os dispositivos de avaliação e o capítulo 4 apresenta uma proposta de projeto. O primeiro capítulo é composto por um total de 10 relatos de estágio, sendo que 3 relatos são relativos a aulas planeadas e subsequentemente realizadas e um total de 7 relatos resultam do processo de observação de aulas assistidas. Neste mesmo capítulo encontra-se uma análise detalhada relativa aos relatos onde e fundamentam as inferências realizadas. O segundo capítulo contém quatro planificações realizadas no âmbito do 1º ciclo do ensino básico e 4 planificações concretizadas no 2º ciclo do ensino básico, com um total de 8 planificações. O terceiro capítulo dispõe um total de quatro dispositivos de avaliação que são resultado de uma apreciação detalhada realizada nas duas valências a que me proponho neste mestrado. O capítulo conta também com toda a discussão e análise vital na compreensão destes dispositivos. O quarto capítulo propõe um projeto por mim desenvolvido com o título “Sensibilização para Extinção de Espécies Marinhas”. O intuito da realização deste projeto será construir a base teórica e prática para melhorar e desenvolver em qualquer turma do 1º ao 2º ciclo do ensino básico trabalhos de projeto no exercício da docência. Finda-se o presente relatório com um breve exercício de reflexão e considerações sobre os principais aspetos a melhorar, bem como sobre os aspetos mais positivos do meu percurso.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Silva, Raquel da Conceição; Boaventura, Diana MendesEste Relatório de Estágio Profissional tem como intuito refletir sobre vários temas relacionados com a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos vividos no Estágio Profissional I, II, III e IV, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve início em outubro de 2022 e terminou em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo descrevo dez relatos que considerei significativos para o meu processo de formação enquanto futura profissional. No decorrer dos relatos refleti sobre estes e fundamentei-os de forma a suportar a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. No segundo capítulo apresento oito planificações realizadas por mim, justificando as diferentes estratégias e recursos utilizados. Das oito planificações, quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as quatro restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação, realizados nas duas valências de ensino. Para cada dispositivo é feita uma análise e interpretação dos resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, designado “Vem fazer desporto, quero ver-te a mexer!”. O objetivo do mesmo é alertar para a prática da atividade física nas crianças do 2.º Ciclo porque estas cada vez estão mais dependentes das tecnologias. Por fim, termino com a apresentação das considerações finais, enaltecendo as aprendizagens e as limitações que tive no decorrer deste percurso.