ENIDH - Mestrado em Engenharia de Máquinas Marítimas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ENIDH - Mestrado em Engenharia de Máquinas Marítimas by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Análise da instalação de climatização do navio “M/V Island Dawn”Publication . Pires, Hugo Miguel Lobo; Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesA execução incorreta de projetos navais leva à existência de instalações deficientes com consequências que podem ser impeditivas do cumprimento da funcionalidade para as quais foram desenvolvidas. Atualmente, existem ferramentas informáticas que permitem auxiliar a fase de projeto assim como validar o cumprimento da funcionalidade das instalações existentes. As instalações de climatização são de crucial importância uma vez que a sua principal função é a criação de níveis elevados de conforto térmico e qualidade do ar ambiente interior. O seu dimensionamento incorreto é passível de criar condições de insatisfação e implicações ao nível da saúde dos seus ocupantes. A bordo de um navio, em consequência das suas características e fins operativos, torna-se imprescindível que esta seja dimensionada por forma a cumprir as condições estipuladas quando sujeita às diferentes circunstâncias climáticas a que este possa vir a ser submetido. Adicionalmente, diretrizes internacionais exigem que se verifique um aumento da eficiência energética deste tipo de instalações. A presente dissertação analisa e avalia a instalação de climatização existente a bordo de um navio de apoio à exploração petrolífera, com o objetivo de validar o projeto que serviu de base à sua construção e implementação. A mesma propõe ainda, e justifica, uma solução alternativa àquela existente com recurso à simulação dinâmica através do programa informático EnergyPlus, e da interface gráfica DesignBuilder.
- Análise de Instalações Frigoríficas de um Entreposto utilizando várias espessuras de isolamentoPublication . Mendes, Miquilino Dário Carlos; Nogueira, Manuel Duarte Dias Mendes; Santarém, Jorge Miguel de SousaNo que diz respeito aos alimentos perecíveis que consumimos (carne, peixe, etc.), o certo é que atualmente nos tornamos dependente dos produtos frescos e congelados conservados por sistemas artificiais de conservação de perecíveis (refrigeração), isto é, desde a conservação dos alimentos que consumimos, até ao seu processamento e transporte, assegurando assim, a qualidade desses produtos até ao consumidor final. Os produtos alimentares perecíveis, produzidos pela indústria transformadora têm conforme o produto, um prazo mais ou menos longo para serem consumidos. Assim, pretende-se neste trabalho efetuar o projeto de uma câmara frigorífica de refrigeração e outra de congelação, estudando a espessura de isolamento mais adequada para cada câmara. O projeto inclui o cálculo das cargas térmicas de cada câmara, o dimensionamento dos diversos equipamentos: evaporadores, condensadores, compressores, tubagens e depósitos de líquido. As cargas térmicas globais, incluem as cargas térmicas das paredes, teto e pavimento, devido à renovação do ar, à abertura de portas, ao produto armazenado, à iluminação, ao pessoal de estiva, aos equipamentos nas câmaras, às resistências de descongelação dos evaporadores e aos ventiladores dos evaporadores. Serão também determinadas as cargas térmicas intermédias, potência frigorífica e potência frigorífica previsional. Será efetuado o estudo de viabilidade económica para a otimização da espessura do isolamento, em que para a câmara de refrigerados são consideradas as espessuras de 80, 100 e 120 mm e para a câmara de congelados as espessuras de 150, 200 e 240 mm. A seleção dos evaporadores bem como dos condensadores foi efetuada recorrendo ao catálogo da Centauro. Para a seleção dos compressores das câmaras recorreu-se ao Software da Bitzer. O dimensionamento das tubagens foi executado através do Software Cool Selector da Danfoss. Os dimensionamentos dos depósitos de líquido foram realizados através do ábaco da Bitzer. Os desenhos das câmaras foram executados recorrendo ao programa informático AUTO-CAD 2007. Os custos dos equipamentos bem como os custos dos painéis isotérmicos foram obtidos através dos fabricantes ou representantes dos equipamentos especificados para cada câmara frigorífica. Todo o procedimento deste trabalho teve como finalidade efetuar um projeto real e portanto todos os componentes e processos construtivos prescritos deverão ser rigorosamente obedecidos e considerados imprescindíveis.
- Análise Energética de um forno de reaquecimento de biletesPublication . Garcia, Rui Miguel Alves; Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesA otimização da utilização da energia em processos de consumo intensivo como ocorre numa siderurgia, desempenha um papel importante na eficiência da produção. Os fornos de reaquecimento de biletes são, geralmente, os equipamentos críticos da cadeia de produção numa siderurgia. Numa laminagem moderna os custos de energia associados ao forno de reaquecimento de biletes representam mais de 20% do total dos custos da produção. A correta utilização desta energia representa um fator de competitividade que não pode ser descurado por nenhuma administração empresarial. Para além disso, o combustível utilizado é o gás natural, que apesar de formar menos CO2 que os combustíveis fósseis tradicionais, libertam uma quantidade significativa deste gás que provoca o efeito de estufa. Assim, toda a poupança de GN minimiza a libertação de CO2 e consequentemente o efeito de estufa. O objetivo central deste trabalho foi realizar uma análise energética ao forno de reaquecimento de biletes, determinando as entradas e saídas de energia através do método direto, de forma a avaliar as condições de operação relativamente ao projeto do construtor do equipamento e tentar minimizar as perdas de energia ao longo do processo. Inicialmente foram determinadas as entradas de energia tendo sido considerado o ar de combustão, após o recuperador de calor, e a energia da combustão. De seguida determinámos a utilização dessa energia tendo sido considerado a energia transmitida aos biletes, as perdas pelos gases de evacuação, aquecimento do ar, envolvente, portas e aberturas, e água de refrigeração. Durante a realização deste trabalho foram realizadas duas análises energéticas tendo sido possível encontrar algumas ações de melhoria, bem como validar alguns dos procedimentos internos relativo aos equipamentos de controlo do forno. Foi realizado um estudo prévio, que dará origem a futuros trabalhos, relativamente às vantagens do enriquecimento com oxigénio do ar de combustão no que concerne ao consumo de gás natural
- Classification societies and port state controlPublication . González, Katherine Lisbeth Rodríguez; Fonte, Manuel AfonsoThis thesis deals with Classification Societies and Port State Control. An exhaustive literature review is carried out to emphasize the importance of these certifying entities and the ships inspection. Here is presented the different types of ship surveys, as well as construction and certification monitoring, according to the purpose for which it is intended. Emphasizing on special Survey. Regarding the Port State Control, it shows its important role in the inspection of foreign ships that demand national ports, highlighting the Paris MOU agreements by Europe and the Latin American agreement of Viña del Mar by Latin America. The personal follow-up of the author on the ship docking of a container ship at the shipyard of Lisnave, in Setúbal, in a Special Survey, is also presented for the emission of the respective certificates. An inspection was also carried out by the Port State Control (DGRM) of a foreign container ship that arrived to the Port of Lisbon in Alcântara-mar. A critical and comparative analysis of the activities of a Classification Societies and Port State Control was carried out with those existing in Panama.
- Dimensionamento de câmaras frigoríficas para conservação de atum em MoçambiquePublication . Nhamirre, Dionísio Simão; Nogueira, Manuel Duarte Dias Mendes; Santarém, Jorge Miguel de SousaA presente tese visa dimensionar câmaras frigoríficas para conservação de atum congelado em Moçambique, tendo como caso de estudo o potencial de produção de uma frota pesqueira atuneira de 22 embarcações. O dimensionamento das câmaras frigoríficas é função da quantidade e dimensões das diversas espécies de atum a serem fornecidas pela frota e das cargas térmicas previstas. Importa referir que o dimensionamento consiste em duas partes, uma a nível das dimensões e quantidade das câmaras frigoríficas e outra a nível dos equipamentos da instalação frigorífica. As dimensões das câmaras frigoríficas foram estimadas através do método de cálculo volumétrico, mediante a definição da superfície necessária para o armazenamento e estiva do atum, tal como a definição dos espaços recomendados para a circulação de ar, pessoas e implantação do equipamento frigorifico. Posteriormente fez-se a caracterização do isolamento térmico e descrição dos detalhes construtivos das câmaras frigoríficas e do edifício envolvente. Salienta-se que além das câmaras frigoríficas o edifício inclui cais de recepção e expedição, áreas para carregamento de baterias, sala de máquinas e escritórios. Na vertente dos equipamentos da instalação frigorífica, determinou-se as cargas térmicas das distintas fontes de calor e a potência frigorífica da instalação com base em métodos analíticos e posteriormente com recurso ao programa informático da Centauro. Procedeu-se a selecção dos equipamentos frigoríficos com recurso a catálogos e programas informáticos dos fabricantes dos equipamentos, considerando que a instalação frigorífica se assenta num sistema centralizado de compressão simples à expansão directa dotado de compressores abertos funcionando com R404A. Associado ao dimensionamento dos equipamentos, definiram-se também os sistemas de controlo da central e da temperatura das câmaras.
- Engine Speed ControlPublication . Pardelhas, João Pedro Sousa Dias; Mendonça, Luis Manuel Fernandes; Silva, Miguel Sérgio Amaro PedroThe purpose of this dissertation is to implement and compare speed controllers on the CE 107 pneumatic engine apparatus. The controllers are implemented on a developed hardware that includes a microcontroller and a dedicated motor drive circuit capable to interface with the DC motors. A software was created to plot the data in real time. Firstly, the system static characteristics and transfer functions are identi ed so that controllers can be tuned and simulations can be done. Secondly, feedback, cascade, internal model, feedforward and model free controllers are tuned, simulated and implemented. A change on a tuning rule and a 2DOF control structure that aims to separate the setpoint from the load disturbance responses are proposed, simulated and implemented. Finally, the controllers performances are compared and conclusions are drawn.
- Improving blue economy through industry 4.0: a service science perspectivePublication . Silva, Agostinho Manuel Antunes da; Victor Manuel dos Reis Franco CorreiaDesenvolver a Economia Azul pela Indústria 4.0: Uma Perspetiva Service Science O objetivo desta dissertação é a avaliação do impacto das tecnologias digitais “Indústria 4.0” (I4.0), na competitividade da Economia Azul (BE) na União Europeia (EU). Nos Relatórios de 2018 e 2018 sobre Economia Azul a Comissão Europeia apresentou os desafios e o potencial da BE, propondo diretrizes para políticas e, identificou os facilitadores da competitividade nos diferentes sectores da BE no espaço Europeu. Da revisão sistemática da literatura efetuada, verificou-se que a Service Science (S-S), é uma área científica emergente e interdisciplinar que combina a organização dos sistemas, o conhecimento tecnológico com a Sustentabilidade do Planeta, permitindo suportar cientificamente novas abordagens à criação de valor. Ainda da revisão de literatura, foram identificadas diferentes tecnologias digitais, designadas por tecnologias Indústria 4.0. Orientada pelo paradigma pragmatista e utilizando uma metodologia mista de convergência paralela, nesta investigação foi conceptualizado um modelo empírico. Da aplicação deste modelo a onze casos-de-estudo da BE, conclui-se que o impacto na competitividade setorial da BE Europeia poderá ser de 26,5%. Conclui-se ainda, nesta investigação, que as tecnologias I4.0 poderão representar uma oportunidade as empresas da BE, sendo por isso mesmo, recomendável a sua adoção.
- Manutenção condicionada de equipamentos industriaisPublication . Faria, Joaquim Miranda de; Mendonça, Luis Manuel FernandesEsta tese vai incidir na implementação de manutenção condicionada em alguns equipamentos novos e noutros já implantados na linha de produção de gelados de uma unidade industrial. A unidade fabril é composta por várias linhas de produção que fazem diferentes tipos de gelados. Cada uma das linhas tem várias máquinas que executam as diferentes tarefas de produção de gelados, começando pelo enchimento e passando sucessivamente pelo fecho, congelamento, embalamento e seguindo depois para a paletização onde os produtos são colocados em paletes para serem transportados para as câmaras frigoríficas de armazenagem. A tese começa por fazer uma breve introdução da história da manutenção, dos vários tipos existentes e das várias formas de implementação e execução. Considerando que a unidade fabril onde será implementada a manutenção condicionada é a Fábrica Olá foca a evolução da manutenção nesta unidade fabril e finalmente debruça-se na linha dos cornetos na qual estão a ser montados uma série de equipamentos para automatização da linha de embalagem. Esta montagem é feita em duas etapas e terá a duração total de 4 meses. Durante a sua execução vai ser feita a identificação e codificação de todos os equipamentos a instalar. Para cada um deles será feito um estudo para definir qual o tipo de manutenção mais adequado. Em função deste estudo serão criadas as tarefas de manutenção, endereçadas às pessoas responsáveis pela sua execução.
- Manutenção Preventiva Condicionada de Equipamentos MarítimosPublication . Morais, João Paulo Serpa; Mendonça, Luis Manuel FernandesO mar revela-se um dos melhores meios para transporte de cargas entre os vários pontos do planeta. O comércio marítimo de mercadorias tem vindo a evoluir positivamente neste último século. Devido à elevada concorrência, as empresas que operam neste setor são obrigadas a gerir eficaz e eficientemente os seus recursos, reduzindo o tempo de paragem dos navios tanto em porto, como nas intervenções técnicas, diminuindo os custos de operação. Existe assim, uma permanente necessidade em aumentar a disponibilidade dos equipamentos e controlar mais eficazmente os stock’s dos navios. Em ambas as situações, a manutenção preventiva condicionada poderá ter um papel determinante na salvaguarda de equipamentos e gestão de stock’s. A utilização de técnicas de controlo de condição, como a análise de vibrações, análise de óleo lubrificante, inspecção visual ou termografia, garantirão resposta aos objectivos e exigências das empresas nos tempos de hoje. Na presente tese será apresentada uma revisão sobre os principais conceitos de manutenção, com particular ênfase na manutenção preventiva condicionada. Complementando o sistema de manutenção preventiva sistemática, existente a bordo, foi utilizada/implementado um sistema de manutenção condicionada na instalação do N/M Corvo, sobre sete equipamentos muito importantes para que o navio possa funcionar sem falhas durante longos períodos de tempo. As técnicas de manutenção condicionada utilizadas foram a análise de vibrações e a termografia. Será também apresentada uma breve introdução sobre conceitos da termografia e feita a análise termográfica a sistemas mecânicos e elétricos existentes a bordo. No final será apresentada a importância deste tipo de manutenção na gestão de stock’s, redução de custos e aumento da disponibilidade dos equipamentos.
- Projeto de Climatização de um HotelPublication . Martins, António Miguel Bernardo; Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesAs instalações de condicionamento de ar são cada vez mais utilizadas em espaços públicos, nomeadamente em Hotéis, por razões de conforto e qualidade do ar ambiente. Este trabalho tem como objetivo a elaboração dum projeto de climatização de um hotel, respeitando os regulamentos em vigor e procurando obter uma instalação de elevada eficiência energética, com custos de exploração e manutenção reduzidos. Assim, pretende-se fornecer nas páginas seguintes os elementos reguladores do projeto, tanto ao nível da conceção da instalação e da qualidade dos equipamentos bem como da sua montagem. O cálculo das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento do edifício foi efetuado recorrendo ao programa informático HAP da Carrier. O dimensionamento da UTAN foi efetuado recorrendo ao programa informático da Sandometal. As peças desenhadas do projeto foram executadas recorrendo ao programa informático AUTO-CAD 2007. A solução adotada, no essencial, é composta por uma unidade produtora de água fria (Chiller), uma unidade produtora de água quente (Caldeira), uma unidade de tratamento de ar novo (UTAN) e 36 unidades terminais do tipo ventiloconvector. A gestão técnica centralizada (GTC) permite otimizar a instalação, visualizar os dados de funcionamento e atuar sobre cada uma das suas unidades.