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Abstract(s)
O mar revela-se um dos melhores meios para transporte de cargas entre os vários pontos do planeta. O comércio marítimo de mercadorias tem vindo a evoluir positivamente neste último século.
Devido à elevada concorrência, as empresas que operam neste setor são obrigadas a gerir eficaz e eficientemente os seus recursos, reduzindo o tempo de paragem dos navios tanto em porto, como nas intervenções técnicas, diminuindo os custos de operação.
Existe assim, uma permanente necessidade em aumentar a disponibilidade dos equipamentos e controlar mais eficazmente os stock’s dos navios.
Em ambas as situações, a manutenção preventiva condicionada poderá ter um papel determinante na salvaguarda de equipamentos e gestão de stock’s.
A utilização de técnicas de controlo de condição, como a análise de vibrações, análise de óleo lubrificante, inspecção visual ou termografia, garantirão resposta aos objectivos e exigências das empresas nos tempos de hoje.
Na presente tese será apresentada uma revisão sobre os principais conceitos de manutenção, com particular ênfase na manutenção preventiva condicionada. Complementando o sistema de manutenção preventiva sistemática, existente a bordo, foi utilizada/implementado um sistema de manutenção condicionada na instalação do N/M Corvo, sobre sete equipamentos muito importantes para que o navio possa funcionar sem falhas durante longos períodos de tempo. As técnicas de manutenção condicionada utilizadas foram a análise de vibrações e a termografia.
Será também apresentada uma breve introdução sobre conceitos da termografia e feita a análise termográfica a sistemas mecânicos e elétricos existentes a bordo.
No final será apresentada a importância deste tipo de manutenção na gestão de stock’s, redução de custos e aumento da disponibilidade dos equipamentos.