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- Desenvolvimento de Packaging para Amorim Top SeriesPublication . Menezes, Leonor; Oliveira, RaquelO presente documento tem como finalidade descrever as atividades levadas a cabo no âmbito do estágio realizado na Amorim Top Series, S. A. para a conclusão do mestrado em Design, na especialidade de produto. O desenvolvimento do relatório de estágio teve como tema desenvolvimento de packaging para ATS. Tendo como base de trabalho o estágio curricular, a explicação do projeto visa a descrição detalhada do processo de criação de três produtos: desenvolvimento de coleção de packaging primário e secundário com aplicação primordial da cortiça como matéria-prima, utilizando novas técnicas de produção e personalização. Para além do projeto para a tese, também é realizado um projeto para a empresa ATS, que já começou a ser desenvolvido pela equipa do Design Center (DC) mas que irei continuar a desenvolver com base nos meus conhecimentos, esse mesmo projeto tem como tema: REVELEE – Bartop de Espumante. Esta descrição aborda tópicos que vão desde a pesquisa; estudo de bebidas Ready- To-Drink (RTD); bebidas destiladas; tequila; whisky e cosméticos; packaging primário e secundário; diferentes aspetos teóricos e visuais como forma de contextualização e compreensão do projeto, passando pela exploração de ideias e conceitos e, por fim, a conclusão do projeto, que passa pela caracterização e viabilidade dos produtos até à definição dos mesmos. O estágio foi desenvolvido na empresa ATS, que através da sua qualidade, experiência, na criação e desenvolvimento de produtos na área dos espirituosos, me proporcionaram todas as ferramentas essenciais no desenrolar deste projeto.
- “I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentaisPublication . Vieira, Jéssica Alexandra Oliveira; Nogueira, Mafalda; Ramires, AnaObjetivo: Este estudo procura segmentar e caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. Metodologia: Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, testando hipóteses que pretendem caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra de 350 inquiridos e para responder ao objetivo principal desta investigação foi realizado uma análise por clusters. Resultados e principais conclusões: Os resultados identificam claramente três grupos de consumidores: o “Iniciante”, o “Entusiasta” e o “Especialista”. Reconhece-se também que o simbolismo emocional e os atributos intangíveis das plantas/flores são os que mais influenciam o consumidor. Os resultados fornecem informações e conhecimentos relevantes para os profissionais e gestores de Marketing que concebem planos estratégicos e implementam ferramentas para melhorar as estratégias de Marketing das empresas que operam no setor de plantas e flores ornamentais. Limitações: Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução, uma vez que, são direcionados a um setor em particular e ao consumidor português. Originalidade/Valor: Ainda que o consumidor de plantas e flores ornamentais já tenha sido estudado, existem lacunas no estudo do consumidor neste setor. Esta investigação identificou três clusters de consumidores, com características diferentes: iniciantes, entusiastas e especialistas, trazendo implicações úteis para a indústria e empresas no ramo.
- A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver LiningPublication . Ramos, Inês Moreira; Nogueira, MafaldaNuma altura em que as empresas competem para atrair e reter os melhores colaboradores, é importante diferenciar as propostas de valor que estas oferecem, de forma a combater o turnover nas empresas. Este é um desafio cada vez maior para as empresas, uma vez que os colaboradores valorizam vários fatores e não só o salário, quando procuram um trabalho. Neste sentido, é importante avaliar a Employer Value Proposition (EVP), que corresponde às propostas de valor que uma empresa oferece aos seus trabalhadores, de forma a melhorá-la e a diminuir o turnover que corresponde à rotatividade nas empresas. Como tal, o presente estudo procura compreender a relação entre a perceção do cliente interno do Employer Value Proposition (EVP) e o turnover, através de um estudo de caso na empresa Silver Lining. De forma a dar resposta ao problema de investigação, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura focada nas temáticas de Employer Branding (EB), Employer Value Proposition (EVP) e Turnover. Dado que se trata de um estudo de caso, optou-se por usar uma abordagem qualitativa, com recurso às técnicas de análise documental e entrevistas em profundidade semiestruturadas a 12 colaboradores da empresa (6 colaboradores ativos e 6 colaboradores inativos). Por fim, foi possível concluir, com base na triangulação dos dados das entrevistas, que parece observar-se uma relação entre a perceção do EVP do cliente interno e o turnover da empresa, já que os motivos que levam os funcionários a deixarem a empresa estão alinhados com alguns dos aspetos do EVP que são pior percecionados, ou que são extremamente valorizados pelos colaboradores. Como por exemplo, os valores económico, de gestão, de interesse e de desenvolvimento.
- Ações e estratégias das marcas que influenciam a lealdade do consumidor de design de interiores premiumPublication . Pimenta, João Maurício Martins; Santos, FernandoO Marketing está e deve estar presente em todas as interações entre um consumidor e uma marca, seja de forma mais ou menos constante e profunda. As relações que são estabelecidas entre as duas partes ajuda, não só nas compras efetivas, como também na satisfação das necessidades dos consumidores. Esta investigação permite que se entendam quais as ações e estratégias mais eficazes que as marcas podem corporativamente desenhar, com vista à construção de relações a longo prazo com os consumidores deste setor. A realização de 16 entrevistas semiestruturadas, que foram inseridas numa abordagem metodológica qualitativa, permitiram ir ao encontro da emoções e experiências efetivas que os entrevistados já vivenciaram. A consequente análise aos resultados permite evidenciar que aspetos como a pessoa que faz a ligação entre as marcas e os consumidores, bem como a questão de experiências memoráveis e diferenciadoras, têm um papel fundamental na lealdade.
- Sistemas de informação Geográfica: Avaliação de Risco e sua aplicação às plantas de emergência nos incidentes industriaisPublication . Pereira, Sandro; Rodrigues, Carla
- A ascensão da tribo do skateboarding e a sua influência no mercado de moda streetwearPublication . Ribeiro, Tomás Saraiva de Campos Mendes; Nogueira, MafaldaNascido nos anos 60 e tendo aparecido como uma alternativa ao surf, o skateboarding, caraterizado como uma tribo de consumidores pós-moderna, é um estilo de vida e um meio de expressão livre, que, atualmente, com ajuda da sua presença ativa nos meios digitais e, pelo facto de estar fortemente ligado à moda, tem um enorme poder de influência no mercado, principalmente de streetwear. O objetivo da presente investigação passa por estudar profunda e detalhadamente as caraterísticas do skateboarding como comunidade tribal, dando-se especial enfoque à importância do estilo de roupa e da moda streetwear para os skaters. Para alcançar o objetivo proposto, recorreu-se a uma abordagem de pesquisa exploratória baseada numa metodologia qualitativa, sendo que, de forma a compreender esta comunidade da melhor forma, a técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada, tendo sido conduzidas catorze entrevistas, possibilitando uma conversa informal e flexível, onde os skaters se exprimem e partilham histórias de vida e exemplos reais da sua cultura. Os resultados desta pesquisa, confirmam que o skateboarding apresenta, ainda que, com algumas exceções, caraterísticas de uma comunidade tribal, visto que, os seus membros, pertencendo a uma comunidade heterogénea, poderosa e narcisista, unem-se, partilham emoções, experiências e conhecimentos, e, constroem ligações mais íntimas, graças à sua paixão comum. Para além disso, o skater tem uma sensibilidade estética invulgar, sendo muito autocrítico relativamente à forma como se veste e, por isso, é proativo, criando os seus próprios negócios que ajudam a sua comunidade, e, critica e escolhe marcas de roupa específicas que satisfaçam as suas necessidades tanto funcionais, para a prática de skate, como também estéticas, melhorando o seu visual.
- Experiência do consumidor no ponto de venda: o caso da loja da Universidade do PortoPublication . Curralo, Inês Vieira de Oliveira; Nogueira, MafaldaObjetivo: Este estudo visa compreender a experiência do consumidor na loja da Universidade do Porto Metodologia: Estudo de caso, cruzando técnicas de recolha de dados, de natureza qualitativa e quantitativa. A recolha de dados foi desenvolvida através da observação do consumidor em ponto de loja e por meio de um inquérito por questionário. Foram observados 100 consumidores. O inquérito aplicado na loja foi difundido com a colaboração do departamento de comunicação da Universidade do Porto e obteve um total de 351 respostas. Resultados e principais conclusões: O modelo conceptual elaborado para a investigação, sugere que os fatores que influenciam a experiência do consumidor na loja da Universidade do Porto são a atmosfera e os seus componentes, sendo que os colaboradores é o componente que tem maior influência. Valor: O presente trabalho representa um contributo relevante para a loja da Universidade do Porto podendo dele resultar estratégias mais adequadas com vista a aumentar o número de vendas e a visibilidade da loja. Limitações: Sendo um estudo de caso, estes resultados estão direcionados para a loja da Universidade do Porto e não podem ser generalizados para todas as lojas.
- GAPS de perceção entre os clientes e os vendedores de uma empresa b2b: o caso da Dune Bleue, LdaPublication . Fernandes, Carolina Cunha Pereira; Alves, CaetanoA presente investigação decorre num contexto de estágio curricular na empresa Dune Bleue, à qual se dedica à importação e exportação de artigos têxteis técnicos. Sendo uma empresa de pequena dimensão, caracterizada por uma carteira de clientes muito específica, aliada às dificuldades provenientes da pandemia do Covid-19 e da guerra Ucrânia-Rússia, surge a necessidade de explorar e aprofundar o tema da Satisfação e Lealdade no contexto B2B, tendo como objetivo de perceber como melhorar as relações com os compradores, através de contributos provenientes da perceção dos clientes e vendedores desta empresa. Sendo uma investigação baseada no estudo de Sharma (2022), procurou-se perceber a importância de sete atributos ao nível da dimensão da satisfação e se há manifestação de lealdade tendo em conta as duas vertentes dentro dessa dimensão, atitudinal e comportamental. Optou-se por uma abordagem qualitativa de estudo de caso, com recurso a técnicas de recolha de dados tais como: análise de documentos internos da empresa, inquéritos por questionário com o intuito de obter as perceções dos clientes e através de entrevistas com o objetivo de compilar as perspetivas dos entrevistados. Após a análise de resultados, verificaram-se diferenças em alguns dos atributos, nomeadamente os preços, as adaptações/alterações nos processos e a importância da empresa enquanto colaborador técnico.
- Cuidado especializado, em ambiente perioperatório, à pessoa a vivenciar a cirurgia bariátricaPublication . Sousa, Lucília Dulce Freitas; da Cunha, Daniel José Nunes MadureiraO presente relatório de estágio tem como propósito historiar o percurso formativo durante o 5º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Através de uma análise crítico-reflexiva e descritiva das atividades desenvolvidas, pretende-se evidenciar o aperfeiçoamento e a consolidação das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica no “Cuidado especializado, em ambiente perioperatório, à pessoa a vivenciar cirurgia bariátrica”, bem como, a aquisição de competências do segundo ciclo de estudos. O plano de estudos do curso, visa associar a teoria e a prática, fortalecendo a prática baseada na evidência, através do conhecimento integrado proveniente das unidades curriculares e distintas metodologias de ensino e aprendizagem em particular, o projeto de autoformação norteador dos ensinos clínicos, nomeadamente do EC II – Unidade de Ambulatório, que decorreu na unidade de ambulatório do serviço de gastrenterologia e do EC III – Unidade de Cuidados Pós-anestésicos/Bloco Operatório Especialidades, realizado no serviço de Cirurgia EsófagoGástrica. O Enfermeiro Especialista, assume um papel primordial na satisfação, na promoção da saúde, na prevenção de complicações, no bem-estar, no autocuidado, na readaptação funcional, na organização dos cuidados de enfermagem e na segurança da pessoa. Intervém, igualmente, no planeamento dos cuidados, na sua execução e na avaliação dos resultados obtidos, durante os períodos pré, intra e pós-operatório da experiência anestésica/cirúrgica da pessoa e família/pessoa significativa. Torna-se evidente a sua intervenção na promoção da literacia em saúde e do envolvimento da pessoa nos cuidados. No percurso desenvolvido verifica-se por um lado o cuidado à pessoa e família/pessoa significativa, e por outro a atenção ao individuo que vivencia um processo anestésico/cirúrgico, que implica um processo de transição, o qual engloba adoção de hábitos saudáveis, promove o autocuidado e a capacidade de tomar decisões informadas, assumindo a responsabilidade no seu processo de saúde.
- Aconselhamento cosmético na gestão da psoríasePublication . Pedroso, Marisa; Nobre, Joana; Auxtero, Maria Deolinda