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Advisor(s)
Abstract(s)
Nascido nos anos 60 e tendo aparecido como uma alternativa ao surf, o skateboarding,
caraterizado como uma tribo de consumidores pós-moderna, é um estilo de vida e um meio de
expressão livre, que, atualmente, com ajuda da sua presença ativa nos meios digitais e, pelo
facto de estar fortemente ligado à moda, tem um enorme poder de influência no mercado,
principalmente de streetwear.
O objetivo da presente investigação passa por estudar profunda e detalhadamente as
caraterísticas do skateboarding como comunidade tribal, dando-se especial enfoque à
importância do estilo de roupa e da moda streetwear para os skaters.
Para alcançar o objetivo proposto, recorreu-se a uma abordagem de pesquisa exploratória
baseada numa metodologia qualitativa, sendo que, de forma a compreender esta comunidade
da melhor forma, a técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada, tendo
sido conduzidas catorze entrevistas, possibilitando uma conversa informal e flexível, onde os
skaters se exprimem e partilham histórias de vida e exemplos reais da sua cultura.
Os resultados desta pesquisa, confirmam que o skateboarding apresenta, ainda que, com
algumas exceções, caraterísticas de uma comunidade tribal, visto que, os seus membros,
pertencendo a uma comunidade heterogénea, poderosa e narcisista, unem-se, partilham
emoções, experiências e conhecimentos, e, constroem ligações mais íntimas, graças à sua
paixão comum. Para além disso, o skater tem uma sensibilidade estética invulgar, sendo muito
autocrítico relativamente à forma como se veste e, por isso, é proativo, criando os seus próprios
negócios que ajudam a sua comunidade, e, critica e escolhe marcas de roupa específicas que
satisfaçam as suas necessidades tanto funcionais, para a prática de skate, como também
estéticas, melhorando o seu visual.
Description
Keywords
Tribo Skateboarding Skaters Comunidade Moda streetwear