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A ascensão da tribo do skateboarding e a sua influência no mercado de moda streetwear

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorRibeiro, Tomás Saraiva de Campos Mendes
dc.date.accessioned2024-01-09T12:01:58Z
dc.date.available2024-01-09T12:01:58Z
dc.date.issued2023-11-03
dc.description.abstractNascido nos anos 60 e tendo aparecido como uma alternativa ao surf, o skateboarding, caraterizado como uma tribo de consumidores pós-moderna, é um estilo de vida e um meio de expressão livre, que, atualmente, com ajuda da sua presença ativa nos meios digitais e, pelo facto de estar fortemente ligado à moda, tem um enorme poder de influência no mercado, principalmente de streetwear. O objetivo da presente investigação passa por estudar profunda e detalhadamente as caraterísticas do skateboarding como comunidade tribal, dando-se especial enfoque à importância do estilo de roupa e da moda streetwear para os skaters. Para alcançar o objetivo proposto, recorreu-se a uma abordagem de pesquisa exploratória baseada numa metodologia qualitativa, sendo que, de forma a compreender esta comunidade da melhor forma, a técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada, tendo sido conduzidas catorze entrevistas, possibilitando uma conversa informal e flexível, onde os skaters se exprimem e partilham histórias de vida e exemplos reais da sua cultura. Os resultados desta pesquisa, confirmam que o skateboarding apresenta, ainda que, com algumas exceções, caraterísticas de uma comunidade tribal, visto que, os seus membros, pertencendo a uma comunidade heterogénea, poderosa e narcisista, unem-se, partilham emoções, experiências e conhecimentos, e, constroem ligações mais íntimas, graças à sua paixão comum. Para além disso, o skater tem uma sensibilidade estética invulgar, sendo muito autocrítico relativamente à forma como se veste e, por isso, é proativo, criando os seus próprios negócios que ajudam a sua comunidade, e, critica e escolhe marcas de roupa específicas que satisfaçam as suas necessidades tanto funcionais, para a prática de skate, como também estéticas, melhorando o seu visual.pt_PT
dc.identifier.tid203436067pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48757
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTribopt_PT
dc.subjectSkateboardingpt_PT
dc.subjectSkaterspt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectModa streetwearpt_PT
dc.titleA ascensão da tribo do skateboarding e a sua influência no mercado de moda streetwearpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado Gestão de Marketingpt_PT

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