Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
927.69 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Numa altura em que as empresas competem para atrair e reter os melhores colaboradores, é importante diferenciar as propostas de valor que estas oferecem, de forma a combater o turnover nas empresas. Este é um desafio cada vez maior para as empresas, uma vez que os colaboradores valorizam vários fatores e não só o salário, quando procuram um trabalho. Neste sentido, é importante avaliar a Employer Value Proposition (EVP), que corresponde às propostas de valor que uma empresa oferece aos seus trabalhadores, de forma a melhorá-la e a diminuir o turnover que corresponde à rotatividade nas empresas. Como tal, o presente estudo procura compreender a relação entre a perceção do cliente interno do Employer Value Proposition (EVP) e o turnover, através de um estudo de caso na empresa Silver Lining.
De forma a dar resposta ao problema de investigação, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura focada nas temáticas de Employer Branding (EB), Employer Value Proposition (EVP) e Turnover. Dado que se trata de um estudo de caso, optou-se por usar uma abordagem qualitativa, com recurso às técnicas de análise documental e entrevistas em profundidade semiestruturadas a 12 colaboradores da empresa (6 colaboradores ativos e 6 colaboradores inativos).
Por fim, foi possível concluir, com base na triangulação dos dados das entrevistas, que parece observar-se uma relação entre a perceção do EVP do cliente interno e o turnover da empresa, já que os motivos que levam os funcionários a deixarem a empresa estão alinhados com alguns dos aspetos do EVP que são pior percecionados, ou que são extremamente valorizados pelos colaboradores. Como por exemplo, os valores económico, de gestão, de interesse e de desenvolvimento.
Description
Keywords
Employer branding Employer Value Proposition (EVP) Turnover Intenção de turnover Estudo de caso