Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-17"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Processamento sensorial e autonomia em crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA), com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anosPublication . Medeiro, Ana Catarina; Ferreira, IsabelA Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) faz parte das Perturbações do Neurodesenvolvimento e caracteriza-se por alterações a nível da interação social, das competências comunicacionais, dos padrões comportamentais e da restrição de interesses (APA, 2014). Estas dificuldades podem influenciar a sua funcionalidade e rotinas. O presente estudo tem como objetivo avaliar o processamento sensorial em crianças com perturbação do espetro do autismo, no contexto de casa e de Jardim de infância, bem como comparar como é que o processamento sensorial é influenciado pelos contextos e como este pode influenciar o nível de autonomia destas crianças. A metodologia adotada consistiu na aplicação do instrumento Sensory Processing Measure – Preschool (SPM- P) forma casa e jardim de infância e o Inventário Pediátrico Avaliação Incapacidades (IPAI). Realizou-se um estudo não experimental, transversal, observacional descritivo correlacional, utilizando-se uma amostra de 26 crianças com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo, com faixas etárias compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Identificou-se, segundo a análise de dados, algumas disfunções de processamento sensorial nestas crianças com perturbação do espetro do autismo e as suas variações de acordo com os contextos em que estão inseridas. Além disso, verificou-se uma correlação entre as disfunções de processamento sensorial e a participação em atividades de autocuidado. Assim conclui-se que o processamento sensorial tem uma forte implicação na participação e desempenho ocupacional destas crianças.
- A superproteção parental e modulação sensorial em bebés dos 7 aos 35 mesesPublication . Fialho, Francisca; Reis, HelenaIntrodução: Os comportamentos de superproteção e de extremo cuidado por parte dos pais, podem ser excessivos, estando deste modo, a negar-lhes oportunidades para experienciar novos ambientes e atividades, necessárias para o seu desenvolvimento, afetando o processamento sensorial das crianças. Objetivos: No presente estudo, pretende-se caracterizar as crianças consoante a modulação sensorial, identificar e descrever as características de interação, nomeadamente comportamentos de superproteção, entre mãe e a criança e entre o pai e a criança e por fim, relacionar os comportamentos de superproteção com a modulação sensorial das crianças. Métodos: Referente à metodologia, foram utilizados os instrumentos: Toddler Sensory Profile 2, Parental Overprotection Coding System (POCS) e o Parental Protection Scale (PPS). Trata-se de um estudo não experimental (observacional), descritivo correlacional. Contou com uma amostra de seis crianças entre os 7 meses e os 35 meses, sem patologias associadas e suas mães e/ou pais. Resultados: Identificou-se alterações na modulação sensorial das crianças, a nível do processamento dos estímulos visuais, táteis e orais/gustativos. Revelou-se a existência de um comportamento de superproteção mais frequente nas mães do que nos pais, assim como se verificou a existência de uma correlação negativa significativa, (R= -0,820, p= 0,046) entre a superproteção parental da mãe e o total da modulação sensorial das crianças. Conclusões: Perante os resultados obtidos, averiguou-se que existe relação negativa entre os comportamentos de superproteção parental e a modulação sensorial, presente nas interações entre mãe e criança. Deste modo, identifica-se alterações na modulação sensorial das crianças, aquando da presença de comportamento de superproteção parental, influenciando assim o seu desenvolvimento.
- A obesidade nos animais de companhia e o impacto nas doenças metabólicasPublication . Bouze, Auriane Marie Margaux; Vilhena, Hugo Corte-RealO número de pessoas e animais de companhia que sofrem de excesso de peso ou obesidade tem vindo a aumentar desde há vários anos. É atualmente o distúrbio alimentar mais comum em animais de companhia. A obesidade é a consequência de um balanço energético positivo causando uma acumulação de tecido adiposo visceral e subcutâneo. Os fatores de riscos são numerosos e podem ser ligados entre outros ao ambiente, à alimentação do animal, à raça, à idade ou ao sexo. O tecido adiposo é atualmente considerado como um órgão de armazenamento de gordura na forma de lípidos, mas também como o órgão endócrino mais importante na secreção de adipocinas e citocinas. A hiperplasia e hipertrofia dos adipócitos que ocorrem num organismo obeso desencadeia um desequilíbrio metabólico causando a secreção de adipocinas pro-inflamatórias responsáveis pela resistência à insulina. Um animal obeso encontra-se num estado de inflamação crónica de baixo grau. Todos estes fenómenos favorecem a associação da obesidade com doenças metabólicas como a diabetes mellitus de tipo II, o aparecimento de alguns cancros, hipertensão arterial e doença renal crónica. A obesidade é então uma doença com impacto negativo na saúde dos animais e também afeta o bem-estar e longevidade. O papel do médico veterinário torna-se muito importante na prevenção da obesidade, na conscientização dos tutores e no sucesso dos tratamentos durante os programas de perda de peso.
- Controlo de nematodes parasitas gastrointestinais de ruminantesPublication . Tomaz, Johan Mathis; Frouco, Gonçalo Daniel dos SantosOs principais ruminantes domésticos, bovinos, ovinos e caprinos, representam uma fonte essencial de proteínas na alimentação humana através da sua carne e leite. Exceto na Antártica e no Ártico, todos os continentes possuem uma agro-pecuária intensiva e desenvolvida em que parasitismo representa um dos obstáculos mais importantes. Os nematodes gastrointestinais estão presentes em todos os climas onde os ruminantes vivem e provocam perdas económicas importantes através da diminuição de produção de carne e de leite a nível mundial. Os anti-helmínticos aplicados aos animais há oito décadas permitiram controlar as infeções por nematodes gastrointestinais, mas o uso repetido e descontrolado favoreceu o desenvolvimento de resistências nas populações parasitárias. De tal maneira, os nematodes resistentes diminuem a saúde e o bem-estar dos animais e aumentam as perdas financeiras para os produtores. Portanto, encontrar alternativas aos anti-helmínticos e soluções para reduzir tanto o desenvolvimento como o impacto das resistências foi e será o objetivo dos parasitologistas e médicos veterinários. Tendo isto em consideração e perante um tema tão atual e desafiante, o objetivo do presente estudo é realizar uma revisão bibliográfica dos efeitos dos principais nematodes gastrointestinais em ruminantes, dos métodos de controlo e das resistências atualmente reportadas.
- As atitudes dos alunos no ensino técnico profissional face à disciplina da educação físicaPublication . Oliveira, Miguel; Kramer, DeborahO presente relatório é um documento único e valioso apresentando uma síntese de todo o percurso realizado pelo estudante estagiário durante o estágio pedagógico. De uma forma reflexiva e crítica são referidos todos os processos inerentes à Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente estratégias de planeamento, condução de ensino, avaliações, direção de turma e desporto escolar. A estrutura deste documento é composta essencialmente por quatro fases. Numa primeira fase são descritos os objetivos e expetativas do estagiário para esta prática de ensino, bem como, todo o contexto e caraterização da instituição de acolhimento. Na fase seguinte são caraterizadas as turmas acompanhadas durante o ano letivo e detalhados todos os processos de planeamento, ensino e avaliação. A terceira fase é dedicada para análise dos documentos orientadores da escola e relato sobre as experiências vivenciadas através do desporto escolar, direção de turma e projetos desenvolvidos. Na quarta e última fase, é explanado um estudo de investigação desenvolvido no CED de Pina Manique que se intitula “As atitudes dos Alunos no Ensino Técnico Profissional Face à Disciplina da Educação Física”. Esta investigação teve como principal objetivo analisar as atitudes dos alunos em relação à disciplina de Educação Física, particularmente: o gosto pela disciplina e a importância que lhe atribuem na sua formação geral. Mais especificamente, com este estudo pretendeu-se identificar se existem diferenças nas atitudes dos alunos segundo as variáveis sociodemográficas, designadamente: o sexo, idade, ano de escolaridade e curso técnico profissional. Considerando a importância desta disciplina na vida dos jovens, é relevante avaliar as atitudes dos alunos em relação à mesma. Este relatório é o resultado de um trabalho árduo e dedicado, que teve como objetivo aprimorar as habilidades pedagógicas e desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a prática de ensino.
- Oportunidades de estimulação motora em crianças em idade escolar em PortugalPublication . Gomes, Mariana; Flôres, FábioO Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado representa um papel fundamental na nossa formação pessoal e profissional, permitindo-nos evoluir como docentes na área da Educação Física por meio de experiências vivenciadas, conhecimentos e competências adquiridas. O Estágio Pedagógico ocorreu no Colégio de São Tomás, na Quinta das Conchas, durante o ano letivo de 2022/2023, onde foi lecionada a disciplina de Educação Física ao 6º e 12º ano de escolaridade. Este relatório tem como objetivo descrever e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas ao longo do estágio, face às expetativas iniciais. Este distingue-se em quatro áreas principais. A primeira área é descritiva e aborda os principais objetivos do estágio, a caracterização da instituição e o processo que lá decorreu. A segunda área descreve o tipo de ensino, planeamento e avaliação que ocorre no colégio. A terceira área descreve a nossa participação enquanto professores estagiários na escola e relacionamento com toda a comunidade educativa. Por fim, a quarta área é destinada à investigação, abordando um tema à nossa escolha que se encontre interligado com o processo de estágio.
- Listening effort, an overview of App validation and testing by the audiology 4 all ProjectPublication . Passadouro, Luísa; Silva, Carla Matos; Reis, Cláudia; Nazaré, Cristina; Paulo, Sergio; Serrano, Margarida; July 17, 2023Objective: To describe an application’s development and validation process that aims to track hearing difficulties in adverse environments (a listening effort application). Design: 71 subjects were evaluated, divided into two groups: 30 subjects aged between 18 and 30, and 41 subjects aged between 40 and 65. All subjects had European Portuguese as their native language; the Montreal Cognitive Assessment (MOCA) scored above 24, and all could read and write. All subjects performed the intelligibility test in noise and the test of listening effort. The two tests were randomly applied in the free field in the audiometric cabin and the application. Results: There were no statistically significant differences between the results of the two methods (p>0.05). For the group aged between 40 and 65 years old, the ROC curve showed that intelligibility inferior to 68.5% and the number of correct answers lower than 1,5 in the listening effort test are the optimal cut-off for referral to further management. Both tests showed low sensitivity and specificity regarding individuals between 18 and 30 years old, indicating that the application is inappropriate for this age group. Conclusions: The application is valid and can contribute to the screening and self-awareness of listening difficulties in middle age, with a reduction in the prevalence of dementia soon.
