Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As atitudes dos alunos no ensino técnico profissional face à disciplina da educação física

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Miguel Alexandre Oliveira.pdf1.26 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório é um documento único e valioso apresentando uma síntese de todo o percurso realizado pelo estudante estagiário durante o estágio pedagógico. De uma forma reflexiva e crítica são referidos todos os processos inerentes à Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente estratégias de planeamento, condução de ensino, avaliações, direção de turma e desporto escolar. A estrutura deste documento é composta essencialmente por quatro fases. Numa primeira fase são descritos os objetivos e expetativas do estagiário para esta prática de ensino, bem como, todo o contexto e caraterização da instituição de acolhimento. Na fase seguinte são caraterizadas as turmas acompanhadas durante o ano letivo e detalhados todos os processos de planeamento, ensino e avaliação. A terceira fase é dedicada para análise dos documentos orientadores da escola e relato sobre as experiências vivenciadas através do desporto escolar, direção de turma e projetos desenvolvidos. Na quarta e última fase, é explanado um estudo de investigação desenvolvido no CED de Pina Manique que se intitula “As atitudes dos Alunos no Ensino Técnico Profissional Face à Disciplina da Educação Física”. Esta investigação teve como principal objetivo analisar as atitudes dos alunos em relação à disciplina de Educação Física, particularmente: o gosto pela disciplina e a importância que lhe atribuem na sua formação geral. Mais especificamente, com este estudo pretendeu-se identificar se existem diferenças nas atitudes dos alunos segundo as variáveis sociodemográficas, designadamente: o sexo, idade, ano de escolaridade e curso técnico profissional. Considerando a importância desta disciplina na vida dos jovens, é relevante avaliar as atitudes dos alunos em relação à mesma. Este relatório é o resultado de um trabalho árduo e dedicado, que teve como objetivo aprimorar as habilidades pedagógicas e desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a prática de ensino.

Description

Keywords

Educação física Estágio pedagógico Atitudes Professores Investigação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License