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- "Controlo da Qualidade numa empresa certificada IFS Food versão 7"Publication . BORDEN, REMCO VAN DER; Dias, Susana Maria PereiraO estágio foi realizado no âmbito do Mestrado de Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. Foi efetuado nas instalações da Nutriva, em Vila Nova de Poiares, cuja produção é de produtos ultracongelados de pastelaria, padaria, salgados, gelados e, maioritariamente, sobremesas. Foram dadas tarefas relacionadas com o controlo da qualidade, inserido na equipa da Qualidade e Segurança Alimentar.O objetivo principal deste estágio, foi compreender o controlo efetuado naprodução destes alimentos, na zona de produção. Passou pelo controlo de pesos, controlo de Pontos Críticos de Controlo, rastreabilidade, entre outros.Como a Nutriva tem implementada a norma IFS Food versão 7, este relatório será focado nesta norma em particular e como esta entra em ação na fábrica, com base em alguns dos controlos efetuados, no âmbito da qualidade e segurança alimentar
- A mobilidade interna na PSP: A (in)sustentabilidade do atual sistemaPublication . Ferreira, Daniel Bruno Caires; Venes, Nuno Miguel SimõesA Gestão de Recursos Humanos é indubitavelmente uma das áreas fulcrais para a sobrevivência e vitalidade das organizações. Se outrora, o sucesso media-se somente pelo cumprimento dos objetivos, contemporaneamente uma organização bem-sucedida é igualmente aquela capaz de atrair, reter e potencializar o capital humano a seu encargo. A mobilidade interna como instrumento da Gestão de Recursos Humanos, revela-se extremamente útil na procura deste fim, ainda para mais numa organização como a Polícia de Segurança Pública, rotulada pela sua extensa moldura humana, que se socorre desta ferramenta na procura de melhores condições laborais. Assim sendo, pretendemos aferir se a mobilidade interna desta polícia, no âmbito do instrumento específico da colocação por oferecimento, é capaz de abarcar as expectativas pessoais e profissionais dos polícias, numa ótica de criticamente, poder afirmar se esta vertente da área de Recursos Humanos é ou não sustentável. Iniciamos assim por conceptualizar a mobilidade interna teoricamente, situando-a no ordenamento jurídico nacional e afunilando para a realidade da PSP. Paralelamente, abordaremos um conceito algo recente na área da Gestão de Recursos Humanos, a sustentabilidade, de forma que possamos criteriosamente analisar o objeto em investigação. Para consubstanciar o nosso veredicto, analisaremos o atual estado das listas de colocação por oferecimento, aditando a aplicação de um questionário para a carreira de Agente, que nos serviu de base para extrair a informação necessária para efetuar as nossas ilações.
- Perceção às marcas low-cost no mercado online de passagens aéreas: O exemplo RyanairPublication . Leite, Tiago Filipe Basílio; Salomão, MiriamNos últimos anos, as companhias aéreas low-cost têm conquistado cada vez mais espaço no mercado europeu e mundial. Estas empresas oferecem passagens aéreas a preços reduzidos, o que as torna, à partida, mais atraentes para um público cada vez maior. Neste cenário, surge a necessidade de estudar com maior profundidade este fenómeno e analisar a estudar a perceção às marcas que se posicionam como low-cost e a sua influência no comportamento de compra dos consumidores no mercado online de passagens aéreas. Após a revisão de literatura, um estudo empírico foi realizado com foco na Ryanair, uma companhia aérea irlandesa reconhecida, de baixo custo e com uma importância crescente no espaço aéreo europeu onde distribui a quase totalidade dos seus serviços. Foram ainda delineados cinco objetivos específicos que ajudaram o autor a melhor compreender o objetivo geral da investigação, assim como enriquecer o estudo explorando diversos fatores que contribuem para a escolha de uma companhia aérea, como preço, segurança, horários, imagem de marca, serviços oferecidos, benefício percebido ou ainda fator status social, assim como os seus pesos na decisão, sempre em contraste com as companhias aéreas full-service. A metodologia adotada neste estudo foi uma abordagem qualitativa, por meio de sete entrevistas, utilizadores da marca Ryanair e não utilizadores de LCC, e após análise dos dados, foram retiradas conclusões sobre as variáveis em estudo. Embora o preço seja uma das maiores preocupações dos consumidores, foi possível verificar que outros fatores, como a segurança, o número de escalas e horários, também são relevantes para a escolha da companhia aérea. Além disso, embora exista uma conotação negativa em relação às marcas low-cost, foi possível constatar que outros fatores acabam por ser mais relevantes na decisão de compra. Este estudo é importante do ponto de vista científico, uma vez que é uma temática ainda pouco explorada, podendo ainda ser relevante para as empresas de aviação definirem suas estratégias de marketing e comunicação.
- The connection between mindfulness, sustainable consumption and consumer well-beingPublication . Teixeira, Inês Pinheiro; Nogueira, MafaldaGoal- The present investigation aims to explore and understand the connection between mindfulness, sustainable consumption, and consumer well-being in the Portuguese context. Methodology- A qualitative investigation was conducted, consisting of semi-structured interviews with eleven participants. The interviews were subsequently transcribed, translated, and subjected to rigorous analysis. Findings and main conclusions- This study aimed to explore the interplay between mindfulness, sustainable consumption, and consumer well-being, making significant contributions to the literature on this topic. Drawing on Resnik's (2022) conceptual framework, this dissertation sought to replicate and expand upon the model, examining additional dimensions not previously explored. Through a comprehensive investigation of existing research categories and analysis of other authors' works, this study adds valuable insights to the limited body of literature in this field. Limitations- Future research should consider increasing the number of participants of the study. Furthermore, a combination of qualitative and quantitative methods could provide a more comprehensive understanding of the topic. Focusing on a specific generation, such as Generation Z, could also be a fruitful avenue for future investigations. Nevertheless, the present study is limited by the relatively low number of individuals practicing mindfulness in Portugal, where the research was conducted. Originality/ Value- This study adds to a larger body of literature on mindfulness, sustainable consumption, and consumer well-being and can serve as a basis for future research. Moreover, it provides valuable insights for marketing managers to understand the behavior of mindful consumers and develop tailored offerings that align with their values and needs.
- Fatores fundamentais na decisão de compra de caixilharia em fibra de vidro: Um estudo de caso na empresa FWD, S.APublication . Costa, Sérgio Filipe Santos Soares da; Bernardes, João PedroObjetivo: O propósito deste estudo visa compreender os fatores que levam os diferentes decisores de compra do mercado B2B a optar por um determinado sistema de caixilharia. Esta investigação resulta de um estágio realizado na empresa FWD, S.A. que se destaca por ser a primeira empresa europeia a comercializar caixilharia em fibra de vidro. Metodologia: Para o presente estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, sendo a entrevista a técnica de recolha de dados selecionada. Foram realizadas doze entrevistas em profundidade a personalidades de diferentes setores, como a arquitetura e a engenharia. As questões formuladas dizem respeito aos principais fatores que influenciam a compra de caixilharia e procuram compreender as diferentes perspetivas dos entrevistados em relação ao tema. Resultados e principais conclusões: Verificou-se que a performance térmica das janelas e também a sustentabilidade, por intermédio da eficiência energética, durabilidade e capacidade de resistência à corrosão, são os fatores considerados fundamentais por parte dos consumidores na escolha de um sistema de caixilharia. Concluiu-se ainda que o preço, apesar de ser considerado um fator relevante, acaba por ser relegado para um plano secundário quando comparado com fatores capazes de oferecer aos consumidores segurança e conforto. Limitações: A ausência de relacionamento com alguns não clientes impossibilitou a recolha de mais testemunhos por parte deste grupo de decisores. Também a ausência de disponibilidade de alguns Arquitetos, numa altura de um grande volume de trabalho, acabou por se revelar penalizadora, uma vez que enriquecedor obter mais perspetivas deste grupo de decisores. Originalidade/ Valor: Num momento em que a transição climática se apresenta como um dos principais desafios da comunidade mundial, o setor da construção é responsável por cerca de 40% das emissões globais de CO2, o que representa quase metade das emissões de todo o planeta Terra. Desta forma, é urgente que as escolhas relativas às técnicas e materiais utilizados sejam repensadas, sob pena de a situação poder mesmo agravar-se (Rocamora, Guzmán & Marrero, 2018). O presente estudo apresenta conhecimento útil para as empresas, na medida em que permite obter uma visão mais abrangente acerca dos diferentes tipos de consumidores inseridos num mercado tão específico. Marcas e empresas cujo posicionamento é direcionado para a sustentabilidade, poderão ter a capacidade de compreender melhor o mercado e, desta forma, adaptar o serviço e o processo de venda a cada um dos grupos de uma forma personalizada.
- Impulsionador da Diversidade e Inclusão OrganizacionalPublication . Cristóvão, Lara; Pinto dos Reis, IsabelA presente investigação centra-se na abordagem da diversidade e inclusão organizacional como elemento fundamental face à implementação do regime de teletrabalho. Estando o sucesso das organizações diretamente associado ao capital humano, torna-se fulcral analisar e valorizar os seus ideais globais perante as constantes mudanças a que estamos sujeitos. Nos dias de hoje, a realidade do multiculturalismo está presente na maioria das organizações, o que as obriga a adotarem estratégias inovadores de integração social. A era digital acarretou diversos benefícios não só a nível económico, mas principalmente social. Variadas organizações decidem apostar no regime de teletrabalho, devido ao leque de oportunidades que este proporciona. Deste modo, o objetivo da presente investigação consta em compreender, usando uma metodologia quantitativa e o SPSS, o impacto dos novos desafios e paradigmas da diversidade e inclusão nas organizações em Portugal face à implementação do teletrabalho, através de um questionário aplicado a uma amostra de conveniência, com o principal intuito de analisar a discrepância a nível nacional. Em suma, constatou-se que face à implementação deste novo método de trabalho, para dar resposta não só questões sociais, como também organizacionais, o Trabalho Híbrido tornou-se uma solução, mantendo um equilíbrio saudável entre ambas as formas do mesmo.
- Happy (You): As medidas de flexibilidade da ZeitreelPublication . Costa, Rita Sousa; Bernardes, João PedroO presente projeto profissional foi desenvolvido na Zeitreel, a marca de retalho de moda do grupo Sonae e tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta atualizada para o projeto Happy You, tendo em consideração o seu impacto nos colaboradores da Zeitreel. O Happy You consiste num conjunto de medidas de flexibilidade e tem como principal objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos seus colaboradores, procurando potenciar o sucesso individual e, também, da organização. O Happy You existe desde o ano de 2019, tendo sofrido até hoje apenas uma atualização, em 2022, sendo, portanto, necessário o desenvolvimento de uma nova proposta capaz de acompanhar os desejos e necessidades dos colaboradores. Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizada a metodologia qualitativa, atendendo ao facto de estarem em causa dados altamente subjetivos como sentimentos, opiniões e perspetivas. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental e focus group. A análise documental foi feita através de dados secundários dos resultados do Happy People Survey, um questionário interno realizado anualmente. E, por outro lado, das diferentes versões do Happy You que serviram de base comparativa e de análise à evolução do projeto. De seguida, foram realizadas 4 sessões de focus group com as diferentes marcas da Zeitreel, onde foi possível conhecer a opinião dos colaboradores sobre o projeto e sugestões de melhoria. Pretende-se com este projeto contribuir para que Zeitreel se mantenha competitiva e atrativa no mercado de trabalho, conseguindo atrair e reter talento diminuindo, consequentemente, a taxa de rotatividade e aumentando o nível de satisfação dos colaboradores. Do mesmo modo, o presente projeto poderá servir de modelo para outras organizações.