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Nos últimos anos, as companhias aéreas low-cost têm conquistado cada vez mais espaço no mercado europeu e mundial. Estas empresas oferecem passagens aéreas a preços reduzidos, o que as torna, à partida, mais atraentes para um público cada vez maior. Neste cenário, surge a necessidade de estudar com maior profundidade este fenómeno e analisar a estudar a perceção às marcas que se posicionam como low-cost e a sua influência no comportamento de compra dos consumidores no mercado online de passagens aéreas. Após a revisão de literatura, um estudo empírico foi realizado com foco na Ryanair, uma companhia aérea irlandesa reconhecida, de baixo custo e com uma importância crescente no espaço aéreo europeu onde distribui a quase totalidade dos seus serviços.
Foram ainda delineados cinco objetivos específicos que ajudaram o autor a melhor compreender o objetivo geral da investigação, assim como enriquecer o estudo explorando diversos fatores que contribuem para a escolha de uma companhia aérea, como preço, segurança, horários, imagem de marca, serviços oferecidos, benefício percebido ou ainda fator status social, assim como os seus pesos na decisão, sempre em contraste com as companhias aéreas full-service.
A metodologia adotada neste estudo foi uma abordagem qualitativa, por meio de sete entrevistas, utilizadores da marca Ryanair e não utilizadores de LCC, e após análise dos dados, foram retiradas conclusões sobre as variáveis em estudo. Embora o preço seja uma das maiores preocupações dos consumidores, foi possível verificar que outros fatores, como a segurança, o número de escalas e horários, também são relevantes para a escolha da companhia aérea. Além disso, embora exista uma conotação negativa em relação às marcas low-cost, foi possível constatar que outros fatores acabam por ser mais relevantes na decisão de compra.
Este estudo é importante do ponto de vista científico, uma vez que é uma temática ainda pouco explorada, podendo ainda ser relevante para as empresas de aviação definirem suas estratégias de marketing e comunicação.
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Keywords
Consumidor de Viagens Mercado da aviação Comércio online na aviação Low-Cost Carriers