Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-01"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Usability of a telehealth solution based on TV interaction for the elderly: the VITASENIOR-MT case studyPublication . Pires, Gabriel; Lopes, Ana; Correia, Pedro; Almeida, Luis; Oliveira, Luís; Panda, Renato; Jorge, Dario; Mendes, Diogo; Dias, Pedro; Gomes, Nelson; Pereira, TelmoRemote monitoring of biometric data in the elderly population is an important asset for improving the quality of life and level of independence of elderly people living alone. However, the design and implementation of health technological solutions often disregard the elderly physiological and psychological abilities, leading to low adoption of these technologies. We evaluate the usability of a remote patient monitoring solution, VITASENIOR-MT, which is based on the interaction with a television set. Twenty senior participants (over 64 years) and a control group of 20 participants underwent systematic tests with the health platform and assessed its usability through several questionnaires. Elderly participants scored high on the usability of the platform, very close to the evaluation of the control group. Sensory, motor and cognitive limitations were the issues that most contributed to the difference in usability assessment between the elderly group and the control group. The solution showed high usability and acceptance regardless of age, digital literacy, education and impairments (sensory, motor and cognitive), which shows its effective viability for use and implementation as a consumer product in the senior market.
- Terrorismo e espaços públicos: estratégias de prevenção e proteçãoPublication . Santos, Cátia Isabel Lopes dos; Duque, Raquel; Santos, Bruno AmorimDada a impossibilidade de reduzir a zero o risco de ocorrência de atentados terroristas, em particular a ameaça abstrata que impende sobre os espaços públicos, torna-se necessário encontrar respostas para prevenir e mitigar as suas consequências. No que concerne ao exercício dos seus compromissos europeus e internacionais, Portugal participa ativamente nos esforços para combater a ameaça terrorista, de onde resultam contributos para melhorar as capacidades dos Estados para uma resposta coletiva. Porém, será suficiente? Este trabalho reflete sobre a necessidade de reestruturação de políticas e de implementação de mecanismos de natureza preventiva para combater ataques terroristas contra espaços públicos. A presente pesquisa compreende uma análise documental, com vista à verificação da adequação do sistema securitário, na ótica da prevenção, conforme a sua correspondência às exigências de segurança. As medidas não impedem totalmente a ocorrência de ataques, mas dificulta a sua concretização e reduz o risco. Do ponto de vista estratégico, as medidas podem ser suficientes, todavia carecem da sua operacionalização através da implementação de planos de ação, que prossigam e cumpram os objetivos definidos estrategicamente. Sobre a ação das Forças e Serviços de Segurança, é lhes atribuído um papel preponderante na deteção e interceção de suspeitos, no desenvolvimento de intervenções conjuntas e multifacetadas e na relação entre comunidade e autoridades policiais, que fortalece o sentimento de segurança das pessoas.
- A construção do ensino superior policial: O nascimento do CTESP de chefesPublication . Monteiro, Ana Raquel Pereira; Fernandes, José Joaquim Antunes; Borges, Elisa Amélia Granja Gonçalves PinheiroPara que qualquer organização tenha sucesso na sua missão, é fundamental que a mesma se empenhe em potenciar as competências e aptidões intelectuais dos seus trabalhadores. Diferente não seria na Polícia de Segurança Pública, onde cada vez mais urge a necessidade de se estabelecerem meios de capacitação adequados à missão policial. Com o surgimento do Ensino Politécnico Policial cria-se uma janela de oportunidade para se investir efetivamente na formação dos Chefes de Polícia. Assim sendo, procurou-se no presente trabalho entender como deveria ser construído este novo curso, onde tentamos estabelecer uma base para o planeamento do modelo e do plano curricular, através da elaboração de um perfil de competências da função, de um levantamento das necessidades formativas para a carreira de Chefes e de uma avaliação do já existente Curso de Formação de Chefes para estabelecer um item de comparação. Para a concretização destes objetivos optamos por uma abordagem plurimetodológica, onde foram realizadas entrevistas a formadores e polícias com ligações à atual formação de Chefes e foi aplicado um questionário aos Chefes que concluíram os dois últimos cursos. Conclui-se que deverá ser seguido um modelo de aprendizagem adaptado a adultos no novo curso e que se deverá proceder a uma melhor gestão em termos de carga letiva em determinadas disciplinas, sobretudo ligadas à área do Direito e investir-se mais na vertente prática da formação, especialmente na abrangência das valências pelas quais os formandos passam durante o estágio.
- Correlatos da autoavaliação e avaliação do desempenho: atividade física, qualidade de vida e prontidão dos polícias para a prática do exercícioPublication . Faria, Paula Alexandrina Fernandes; Massuça, Luís Miguel Rosado da CunhaOBJETIVO: Estudar a associação e a significância da atividade física, qualidade de vida relacionada com a saúde e prontidão dos polícias para a prática de exercício com a autoavaliação e avaliação institucional do desempenho profissional. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, em que foram considerados 691 inquéritos online completos/válidos, através de uma amostra probabilística aleatória estratificada, a que corresponde uma margem de erro de 3.66%, para um nível de confiança de 95%. O questionário online foi partilhado a 13/10/2022 e compreendia: (i) identificação/dados biográficos (sexo; classe de idade; altura; peso; categoria profissional; tempo de serviço; comando); (ii) International Physical Activity Questionnaire - short form (IPAQ); (iii) Short Form Health Survey version-2.0 (SF-36v2); (iv) Physical Activity Readiness Questionnaire (PAR-Q); e (v) avaliação do desempenho (autoavaliação e última avaliação institucional). RESULTADOS: Observou-se que: (i) a maioria dos participantes (73.7%) são fisicamente ativos; (ii) 42.8% dos participantes estão prontos para iniciar a prática de exercícios físicos; (iii) na autoavaliação do desempenho, observaram-se diferenças significativas no tempo despendido em atividade vigorosa (dias) e no total (dias), do dispêndio energético semanal a caminhar e em atividade vigorosa, da função física, do desempenho físico, da dor corporal, da saúde em geral, da vitalidade, da função social, do desempenho emocional e da saúde mental; (iv) o dispêndio energético semanal a caminhar, a saúde em geral e a saúde mental são preditores significativos da autoavaliação do desempenho; e (v) a atividade vigorosa (minutos) parece estar associada à avaliação do desempenho, sendo um preditor significativo da mesma. CONCLUSÕES: A prática de atividade física, especialmente a atividade física vigorosa, está associada a uma melhor autoavaliação e avaliação do desempenho profissional dos polícias. Deste modo, parece pertinente que sejam criados incentivos para que os polícias aumentem os seus níveis de atividade física, tendo em conta as inúmeras vantagens da mesma.
- Finalistas de Música de Câmara da ANSOPublication . Reis, Guilherme; Canas, Beatriz; Salazar, Afonso; Reis, Gonçalo Almeida; Tomás, Salomé; Rocha, Sara; Rosado, Bárbara; Branco, Ivan; Lencart, José Kercadio; Semedo, Luísa; Alves, André; Silva, Liliana; Estêvão, Camille; Marto, Luís; Mourato, Tiago; Castro, Beatriz; Martins, Leonardo; Tomás, Beatriz; Correia, Ana CarolinaBrochura de sala do concerto realizado pelos grupos finalistas de Concurso de Música de Câmara da ANSO a 1 de Junho de 2023 no MUSEU NACIONAL DA MÚSICA em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Schostakovich, Dupont, Stravinsky, Arutiunian, Nielsen, De Lorenzo, Sérgio Azevedo e de Wailly. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- O olfato do cão como ferramenta de diagnóstico em doenças humanasPublication . Pujol, Virginie Audrey; Pinheiro, Prof. Dr. Paulo César da SilvaA ligação entre o homem e o cão remonta à Pré-História, onde foi usado para a caça. Hoje, o cão é conhecido pelo seu faro excecional e é usado em muitas áreas, como a busca por explosivos, drogas e armas, e a busca por pessoas desaparecidas. Os cientistas descobriram que os cães também podem ser detetores precoces de certas doenças. Algumas patologias estão associadas a odores especiais que os cães podem detetar, incluindo o cancro, a diabetes, a epilepsia e, mais recentemente, a COVID- 19. A deteção precoce de todas estas doenças é um grande desafio de saúde pública, uma vez que afeta milhares ou mesmo milhões de pessoas por ano. Por exemplo, surgem 355 mil novos casos de cancro por ano e a COVID-19 já causou mais de seis milhões de mortes desde o início da pandemia. A comunidade científica estuda como os cães podem detetar esses odores, especialmente os Compostos Orgânicos Voláteis (COV) através das suas cavidades nasais com uma poderosa capacidade de deteção e discriminação. Este trabalho servirá como uma revisão atual sobre a anatomia do aparelho olfativo, o treino de cães para a deteção de doenças e o estado da arte do uso de cães para a identificação dessas doenças.
- Determinantes do consumo de alimentos de agricultura biológica: Comportamentos, atitudes, motivações e barreiras dos consumidoresPublication . Ferreira, Carla Maria Fernandes; Domingos, CatarinaObjetivo: O presente estudo tem como objetivo compreender e caraterizar o comportamento do consumidor de alimentos biológicos, tendo em conta a importância que representa, quer para os responsáveis de marketing verde, quer para os produtores e vendedores do segmento. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia quantitativa cuja ferramenta de recolha dados selecionada foi o inquérito por questionário. Foram formuladas questões relativas aos fatores de compra de alimentos biológicos, assim como às respetivas barreiras de consumo. No total, foram reunidas 276 respostas válidas, exclusivamente, provenientes de consumidores de alimentos biológicos, através do processo probabilístico de amostragem por conveniência. Resultados e principais conclusões: Percebeu-se que os fatores determinantes de compra de alimentos biológicos são a frescura, as garantias de proteção para a saúde e o sabor. A principal motivação para a aquisição destes produtos deve-se a razões associadas às vantagens de proporcionarem mais benefícios para a saúde, à diminuição dos riscos de contraírem doenças, à segurança na ingestão de alimentos sem aditivos e ao alto valor nutritivo que apresentam. Relativamente às atitudes, estas são segmentadas em três dimensões: cognitiva, afetiva e comportamental. Em termos gerais, o preço é o principal impedimento à compra destes bens de consumo. Além disso, a maioria dos compradores concorda que o marketing verde produz um efeito positivo na perceção daqueles que os consomem, assim como reforça a identidade dos alimentos e revela os seus benefícios. Limitações: A carência de conteúdo científico disponibilizado no contexto do comportamento do consumidor de alimentos biológicos em Portugal evidenciou-se um fator condicionante à abordagem teórica do respetivo tema. Além disso, o grau de generalização dos resultados devido ao tipo de amostra (não probabilística), assim como à dimensão da mesma, face à incapacidade de se estender, homogeneamente, desde a zona norte à sul de Portugal, impediu resultados mais representativos. Originalidade/ Valor: A lacuna constatada face ao estudo do comportamento do consumidor de alimentos biológicos no âmbito português, junto de consumidores do setor, exortou ao desenvolvimento desta dissertação. A concretização desta investigação viabilizou a obtenção de importantes contributos para a criação de estratégias quer para os responsáveis de marketing verde, quer para os produtores e vendedores do segmento, enquanto reuniu esforços para intensificar o valor da literatura existente relativamente à área do marketing verde, inserida no setor da indústria alimentar.
- A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso VintedPublication . Nunes, Diana Patrícia Pereira; Domingos, CatarinaA presente investigação tem como objetivo primordial compreender a relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca nos utilizadores da Vinted. A metodologia adotada para analisar o estudo de caso proposto foi uma metodologia mista, recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas. Quanto à análise quantitativa, esta foi efetuada através de inquérito por questionário, sendo por fim, estudadas e validadas as hipóteses de investigação propostas, com o intuito de compreender a experiência do consumidor no processo de compra e venda e a lealdade do mesmo. A recolha de dados contou com um total de 262 respostas válidas. Em relação à análise qualitativa, foram efetuadas 5 entrevistas a utilizadores ativos da Vinted, com o propósito de obter uma abordagem mais detalhada e com opiniões e visões pessoais, nomeadamente no que se refere à experiência do utilizador nas plataformas digitais da Vinted e à sua satisfação. Neste sentido, no que diz respeito às principais conclusões retiradas desta investigação, verificou-se a relevância da preocupação com a sustentabilidade e o compromisso ambiental como tendo um impacto positivo na experiência do utilizador, assim como foi comprada a importância da confiança para a lealdade do utilizador. Ainda, foi evidenciada a significância da satisfação, assim como a associação entre a experiência e a lealdade dos consumidores da Vinted. Por fim, relativamente às recomendações, a autora aconselha à Vinted e a outras plataformas de compra e venda de artigos, a ficarem-se em garantir que o utilizador usufrua de uma experiência única, impactante e diferenciadora. É importante ainda que a utilização na plataforma seja marcada por valores como credibilidade e transparência, de forma a estabelecer e fortalecer, ainda mais, uma conexão emocional com o utilizador.
- A influência de uma estratégia de employer branding na felicidade organizacional dos clientes internosPublication . Cunha, Diana Catarina Pinto Borges; Nogueira, MafaldaO employer branding, essencialmente nas últimas décadas, começou a ser privilegiado na liderança pelos gestores de topo, pelo marketing e pelos recursos humanos, e, mais recentemente, tem sido igualmente manifestada grande importância sobre a felicidade dos clientes internos. Com efeito, os colaboradores valorizam cada vez mais um conjunto de práticas de marketing que devem ser utilizadas em prol da empresa, para garantir uma maior retenção e atração de talento e felicidade no trabalho, que se destacam numa indústria extremamente competitiva como é o caso da dos eventos. Partindo da premissa de que o capital humano é o principal capital da empresa, a presente investigação visa compreender a influência das estratégias de employer branding na felicidade dos clientes internos, através de um estudo de caso da Instituição Alfândega do Porto. Recorreu-se às técnicas de entrevistas semiestruturadas às 5 chefias e a realização de focus group aos 10 clientes internos com mais e menos anos de permanência na empresa. Através da aplicação destas técnicas, foi possível diagnosticar as perceções dos clientes da Alfândega do Porto em relação à estratégia de employer branding; compreender a perceção dos clientes internos relativamente à empresa, função e felicidade no trabalho; compreender o valor atribuído pelos clientes internos relativamente às estratégias de employer branding utilizadas na empresa, percebendo as que mais contribuem para a felicidade organizacional e, por fim, explorar o papel das estratégias de employer branding na felicidade organizacional, na perspetiva dos colaboradores internos. Tendo em conta a elevadíssima taxa de retenção de talento na empresa, é possível concluir-se que a maioria dos clientes internos se sente feliz e realizado ao trabalhar na Alfândega do Porto, sendo que os principais motores de ligação são as relações humanas duradouras e emocionais com os colegas e o desafiador projeto Alfândega de elevado valor simbólico. No entanto, existe ainda margem de progressão especialmente na comunicação, na cultura de feedback, no reconhecimento com sistemas de recompensa e na criação de espaços comuns de convívio e lazer para os colaboradores.Conclui-se, assim, que equipas felizes e unidas, trabalham mais proactivamente e melhor e que são, neste caso em concreto, o fator essencial, a goma, que une a atividade, o que resulta numa melhor qualidade de serviço prestado ao cliente final e, subsequentemente, no sucesso organizacional, com baixíssimas taxas de absentismo e de turnover, transmitindo desta forma uma imagem atraente enquanto entidade empregadora. Finalmente, foram ainda alcançadas conclusões que permitiram sugerir recomendações futuras à Alfândega do Porto.
- A perceção das organizações sobre a inovação das ferramentas de marketing internoPublication . Silva, Bruna Rafaela Antunes da; Domingos, CatarinaPortugal posiciona-se em primeiro lugar, no ranking de avaliação de risco de burnout, face aos 26 países da União Europeia. A desmotivação, insatisfação e insegurança no trabalho, são alguns indicadores que mostram que é necessário reunir ferramentas que sejam eficazes contra esta problemática. Assim, com esta dissertação, pretende-se compreender a perceção das organizações sobre o impacto do Marketing Interno na motivação e satisfação do cliente interno, e aceitação de práticas inovadoras neste âmbito. Pretende-se chegar a estas informações, através da metodologia qualitativa, que permitirá, obter respostas de várias organizações, a fim de compreender o nível de implementação das suas estratégias de Marketing interno, as principais ferramentas de Marketing Interno usadas relativamente à motivação e satisfação do cliente interno e a recetividade à inovação de uma nova ferramenta, o Mindfulness.