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Abstract(s)
O employer branding, essencialmente nas Ășltimas dĂ©cadas, começou a ser privilegiado na liderança pelos gestores de topo, pelo marketing e pelos recursos humanos, e, mais recentemente, tem sido igualmente manifestada grande importĂąncia sobre a felicidade dos clientes internos. Com efeito, os colaboradores valorizam cada vez mais um conjunto de prĂĄticas de marketing que devem ser utilizadas em prol da empresa, para garantir uma maior retenção e atração de talento e felicidade no trabalho, que se destacam numa indĂșstria extremamente competitiva como Ă© o caso da dos eventos.
Partindo da premissa de que o capital humano Ă© o principal capital da empresa, a presente investigação visa compreender a influĂȘncia das estratĂ©gias de employer branding na felicidade dos clientes internos, atravĂ©s de um estudo de caso da Instituição AlfĂąndega do Porto. Recorreu-se Ă s tĂ©cnicas de entrevistas semiestruturadas Ă s 5 chefias e a realização de focus group aos 10 clientes internos com mais e menos anos de permanĂȘncia na empresa. AtravĂ©s da aplicação destas tĂ©cnicas, foi possĂvel diagnosticar as perceçÔes dos clientes da AlfĂąndega do Porto em relação Ă estratĂ©gia de employer branding; compreender a perceção dos clientes internos relativamente Ă empresa, função e felicidade no trabalho; compreender o valor atribuĂdo pelos clientes internos relativamente Ă s estratĂ©gias de employer branding utilizadas na empresa, percebendo as que mais contribuem para a felicidade organizacional e, por fim, explorar o papel das estratĂ©gias de employer branding na felicidade organizacional, na perspetiva dos colaboradores internos.
Tendo em conta a elevadĂssima taxa de retenção de talento na empresa, Ă© possĂvel concluir-se que a maioria dos clientes internos se sente feliz e realizado ao trabalhar na AlfĂąndega do Porto, sendo que os principais motores de ligação sĂŁo as relaçÔes humanas duradouras e emocionais com os colegas e o desafiador projeto AlfĂąndega de elevado valor simbĂłlico. No entanto, existe ainda margem de progressĂŁo especialmente na comunicação, na cultura de feedback, no reconhecimento com sistemas de recompensa e na criação de espaços comuns de convĂvio e lazer para os colaboradores.Conclui-se, assim, que equipas felizes e unidas, trabalham mais proactivamente e melhor e que sĂŁo, neste caso em concreto, o fator essencial, a goma, que une a atividade, o que resulta numa melhor qualidade de serviço prestado ao cliente final e, subsequentemente, no sucesso organizacional, com baixĂssimas taxas de absentismo e de turnover, transmitindo desta forma uma imagem atraente enquanto entidade empregadora.
Finalmente, foram ainda alcançadas conclusÔes que permitiram sugerir recomendaçÔes futuras à Alfùndega do Porto.
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Keywords
Employer branding Felicidade organizacional Cliente interno Retenção de talento Compromisso e estudo de caso