Repository logo
 
Publication

A influĂȘncia de uma estratĂ©gia de employer branding na felicidade organizacional dos clientes internos

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Economia e GestĂŁopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorCunha, Diana Catarina Pinto Borges
dc.date.accessioned2023-06-14T14:02:58Z
dc.date.available2023-06-14T14:02:58Z
dc.date.issued2023-06-01
dc.description.abstractO employer branding, essencialmente nas Ășltimas dĂ©cadas, começou a ser privilegiado na liderança pelos gestores de topo, pelo marketing e pelos recursos humanos, e, mais recentemente, tem sido igualmente manifestada grande importĂąncia sobre a felicidade dos clientes internos. Com efeito, os colaboradores valorizam cada vez mais um conjunto de prĂĄticas de marketing que devem ser utilizadas em prol da empresa, para garantir uma maior retenção e atração de talento e felicidade no trabalho, que se destacam numa indĂșstria extremamente competitiva como Ă© o caso da dos eventos. Partindo da premissa de que o capital humano Ă© o principal capital da empresa, a presente investigação visa compreender a influĂȘncia das estratĂ©gias de employer branding na felicidade dos clientes internos, atravĂ©s de um estudo de caso da Instituição AlfĂąndega do Porto. Recorreu-se Ă s tĂ©cnicas de entrevistas semiestruturadas Ă s 5 chefias e a realização de focus group aos 10 clientes internos com mais e menos anos de permanĂȘncia na empresa. AtravĂ©s da aplicação destas tĂ©cnicas, foi possĂ­vel diagnosticar as perceçÔes dos clientes da AlfĂąndega do Porto em relação Ă  estratĂ©gia de employer branding; compreender a perceção dos clientes internos relativamente Ă  empresa, função e felicidade no trabalho; compreender o valor atribuĂ­do pelos clientes internos relativamente Ă s estratĂ©gias de employer branding utilizadas na empresa, percebendo as que mais contribuem para a felicidade organizacional e, por fim, explorar o papel das estratĂ©gias de employer branding na felicidade organizacional, na perspetiva dos colaboradores internos. Tendo em conta a elevadĂ­ssima taxa de retenção de talento na empresa, Ă© possĂ­vel concluir-se que a maioria dos clientes internos se sente feliz e realizado ao trabalhar na AlfĂąndega do Porto, sendo que os principais motores de ligação sĂŁo as relaçÔes humanas duradouras e emocionais com os colegas e o desafiador projeto AlfĂąndega de elevado valor simbĂłlico. No entanto, existe ainda margem de progressĂŁo especialmente na comunicação, na cultura de feedback, no reconhecimento com sistemas de recompensa e na criação de espaços comuns de convĂ­vio e lazer para os colaboradores.Conclui-se, assim, que equipas felizes e unidas, trabalham mais proactivamente e melhor e que sĂŁo, neste caso em concreto, o fator essencial, a goma, que une a atividade, o que resulta numa melhor qualidade de serviço prestado ao cliente final e, subsequentemente, no sucesso organizacional, com baixĂ­ssimas taxas de absentismo e de turnover, transmitindo desta forma uma imagem atraente enquanto entidade empregadora. Finalmente, foram ainda alcançadas conclusĂ”es que permitiram sugerir recomendaçÔes futuras Ă  AlfĂąndega do Porto.pt_PT
dc.identifier.tid203320069pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45183
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmployer brandingpt_PT
dc.subjectFelicidade organizacionalpt_PT
dc.subjectCliente internopt_PT
dc.subjectRetenção de talentopt_PT
dc.subjectCompromisso e estudo de casopt_PT
dc.titleA influĂȘncia de uma estratĂ©gia de employer branding na felicidade organizacional dos clientes internospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto PortuguĂȘs de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em GestĂŁo de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
diana_cunha.pdf
Size:
2.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: