Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.01 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação tem como objetivo primordial compreender a relação
entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a
lealdade à marca nos utilizadores da Vinted.
A metodologia adotada para analisar o estudo de caso proposto foi uma
metodologia mista, recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas. Quanto à
análise quantitativa, esta foi efetuada através de inquérito por questionário, sendo
por fim, estudadas e validadas as hipóteses de investigação propostas, com o
intuito de compreender a experiência do consumidor no processo de compra e
venda e a lealdade do mesmo. A recolha de dados contou com um total de 262
respostas válidas. Em relação à análise qualitativa, foram efetuadas 5 entrevistas a
utilizadores ativos da Vinted, com o propósito de obter uma abordagem mais
detalhada e com opiniões e visões pessoais, nomeadamente no que se refere à
experiência do utilizador nas plataformas digitais da Vinted e à sua satisfação.
Neste sentido, no que diz respeito às principais conclusões retiradas desta
investigação, verificou-se a relevância da preocupação com a sustentabilidade e
o compromisso ambiental como tendo um impacto positivo na experiência do
utilizador, assim como foi comprada a importância da confiança para a lealdade
do utilizador. Ainda, foi evidenciada a significância da satisfação, assim como a
associação entre a experiência e a lealdade dos consumidores da Vinted.
Por fim, relativamente às recomendações, a autora aconselha à Vinted e a outras
plataformas de compra e venda de artigos, a ficarem-se em garantir que o
utilizador usufrua de uma experiência única, impactante e diferenciadora. É
importante ainda que a utilização na plataforma seja marcada por valores como
credibilidade e transparência, de forma a estabelecer e fortalecer, ainda mais,
uma conexão emocional com o utilizador.
Description
Keywords
Experiência do consumidor Satisfação do consumidor Lealdade do consumidor Confiança do consumidor Plataformas digitais Sustentabilidade e compromisso ambiental