Repository logo
 
Publication

A relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vinted

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorDomingos, Catarina
dc.contributor.authorNunes, Diana Patrícia Pereira
dc.date.accessioned2023-06-14T14:20:48Z
dc.date.available2023-06-14T14:20:48Z
dc.date.issued2023-06-01
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo primordial compreender a relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca nos utilizadores da Vinted. A metodologia adotada para analisar o estudo de caso proposto foi uma metodologia mista, recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas. Quanto à análise quantitativa, esta foi efetuada através de inquérito por questionário, sendo por fim, estudadas e validadas as hipóteses de investigação propostas, com o intuito de compreender a experiência do consumidor no processo de compra e venda e a lealdade do mesmo. A recolha de dados contou com um total de 262 respostas válidas. Em relação à análise qualitativa, foram efetuadas 5 entrevistas a utilizadores ativos da Vinted, com o propósito de obter uma abordagem mais detalhada e com opiniões e visões pessoais, nomeadamente no que se refere à experiência do utilizador nas plataformas digitais da Vinted e à sua satisfação. Neste sentido, no que diz respeito às principais conclusões retiradas desta investigação, verificou-se a relevância da preocupação com a sustentabilidade e o compromisso ambiental como tendo um impacto positivo na experiência do utilizador, assim como foi comprada a importância da confiança para a lealdade do utilizador. Ainda, foi evidenciada a significância da satisfação, assim como a associação entre a experiência e a lealdade dos consumidores da Vinted. Por fim, relativamente às recomendações, a autora aconselha à Vinted e a outras plataformas de compra e venda de artigos, a ficarem-se em garantir que o utilizador usufrua de uma experiência única, impactante e diferenciadora. É importante ainda que a utilização na plataforma seja marcada por valores como credibilidade e transparência, de forma a estabelecer e fortalecer, ainda mais, uma conexão emocional com o utilizador.pt_PT
dc.identifier.tid203320034pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45184
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExperiência do consumidorpt_PT
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_PT
dc.subjectLealdade do consumidorpt_PT
dc.subjectConfiança do consumidorpt_PT
dc.subjectPlataformas digitaispt_PT
dc.subjectSustentabilidade e compromisso ambientalpt_PT
dc.titleA relação entre a experiência do consumidor nas plataformas digitais de compra e venda e a lealdade à marca: Estudo de caso Vintedpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
diana_nunes.pdf
Size:
2.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: