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- Segurança, sustentabilidade e autonomia energética da EuropaPublication . Rato, Vasco; Sobral, Hugo; Costa, FilipeConferência online realizada no dia 15 de Junho 2022. A sessão de abertura contou com a intervenção da Diretora do IDN, Isabel Ferreira Nunes e pelo Secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba. Foi moderador do evento Carlos Coutinho Rodrigues (Assessor de Estudos do Instituto da Defesa Nacional)
- Investigação criminal em Cabo Verde recolha de imagens enquanto meio de prova em processo penalPublication . Duarte, Jocelina do Rosário; Valente, Manuel GuedesCom o desenvolver das tecnologias, as forças de segurança têm vindo a ter ao seu dispor um leque diversificado de meios de provas, como por exemplo as provas digitais, que nos dias de hoje têm se consubstanciado em um excelente auxílio para o alcance da justiça penal, mesmo obtidos de forma ilícita, constituirão uma possível solução para a investigação. As imagens e gravações podem assumir como provas de singular relevância para a descoberta da verdade, porém são provas excessivamente invasivas, podendo ferir direitos fundamentais, como o direito à imagem, intimidade, liberdade e vida privada. Muitas são as questões levantadas relativamente à utilização de imagens como provas em processo penal. Por um lado, temos direitos fundamentais, por outro lado, temos os fins processuais, contudo esses direitos não podem ser tomados como garantidos e absoluto, podendo ser restringidos em prol de outros direitos, fundamentada no princípio da proporcionalidade, adequação e legalidade. Não havendo uma hierarquização de direitos no ordenamento jurídico cabo verdiano, havendo colisão de direitos, deve-se recorrer ao princípio da proporcionalidade de forma a garantir que a restrição de direitos seja o menos lesivo possível. O fundamento da Investigação criminal está na existência de um processo penal, que é a sua essência e o seu limite. É necessário que ocorra um ilícito criminal, para que haja investigação criminal, com a finalidade de localizar, recolher e preservar as provas de forma a conduzir-nos à descoberta e demostração da verdade material do facto. No âmbito da investigação criminal de crimes de grande envergadura, como a criminalidade organizada e violenta, branqueamento de capital, criminalidade económica e financeira, as autoridades têm-se recorrido cada vez mais a ações de vigilância policial, que tem se revelado de grande eficácia para determinar o circuito envolvido.
- O "elemento humano" como causa de acidentes marítimos: fatores determinantes durante o quarto de navegaçãoPublication . Peixoto, José Daniel Malheiro; Torrão, Emídio; Tomé, SérgioUma das formas de prevenir os acidentes marítimos é conhecendo o que os causa. Sendo o “elemento humano” a principal causa identificada, como tal, é importante perceber quais os fatores que influenciam os elementos na ponte de navegação, contribuindo para a ocorrência de acidentes. Para tal, neste estudo, foram analisados casos de acidentes de navegação, graves e muito graves, ocorridos entre 2008 e 2021, um pouco por todo o mundo. Com recurso a um sistema de classificação HFACS, determinou-se quantitativamente quais os fatores que contribuíram para os casos estudados. O uso de uma matriz permitiu determinar a relação de alguns dos fatores, maioritariamente, relacionados com o meio onde os acidentes ocorreram e suas consequências. De forma a melhor compreender, complementar e comparar os resultados recorreu-se a vários estudos bibliográficos que permitiram entender os fatores contributivos. Através da determinação do fator de causa, foi possível obter a percentagem de acidentes com causa em fatores humanos. Numa última fase desta investigação, com recurso a dados estatísticos, foi analisada a evolução dos padrões de segurança a bordo assim como a frequência do número de acidentes ao longo das últimas décadas. Como resultado, foram apurados os fatores mais significativos que contribuem para os acidentes marítimos, a percentagem de casos que tiveram como causa fatores humanos e de que forma a abordagem adotada nas últimas décadas pelas organizações internacionais, mais focada no “elemento humano” e eliminação dos seus fatores contributivos, tem contribuído para o aumento dos padrões de segurança e para a tão desejada redução do número de acidentes marítimos
- Brand equity: a influência do valor damarca Areal Editores na escolha do ConsumidorPublication . Rego, Paula Cristina Lopes Brandão; Cairrão, ÁlvaroNas últimas décadas, um dos construtos que têm atraído a atenção particular entre os estudiosos que lidam com gestão de marcas é o brand equity. Este é um tema fundamental para o Marketing e um ativo valioso para as empresas (Aaker, 1991). O brand equity é composto por uma combinação de associações positivas referentes à marca e à própria empresa e refletem-se em benefícios intangíveis como a assentimento, satisfação e privilégios, por conseguinte, estes resultados transformam-se em resultados tangíveis, onde é possível verificar o retorno sobre os investimentos e os esforços do marketing. Assim, este trabalho procura analisar os fatores explicativos do brand equity, aplicados a um caso de estudo do mercado editorial de manuais escolares, nomeadamente da empresa Areal Editores. Assim, a pesquisa que se pretende executar, de natureza exploratória, permitirá identificar quais os fatores determinantes do brand equity da marca Areal que influenciam a escolha dos consumidores. Para avaliar a importância das dimensões do modelo proposto por Yoo et al. (2000), optou-se por uma metodologia quantitativa, para isso desenvolveu-se um questionário online. Os resultados conseguidos revelam que o brand equity da marca Areal Editores está suportado pela Lealdade à marca que assume valores significativos na formação de valor da marca. Um brand equity elevado acarreta um comportamento favorável na intenção de compra. Neste contexto, a gestão da marca tem, mais do que nunca, uma grande relevância para as empresas em geral e em particular para o mercado editorial.
- Criação de valor a partir de um serviço de assistência técnica: o Caso Super BockPublication . Silva, Pedro Miguel Tato; Gonçalves, MárciaO presente trabalho visa compreender o contributo atual e potencial do departamento de assistência técnica da Super Bock no âmbito do marketing relacional. No seguimento da revisão da literatura, desenvolveu-se o referencial teórico e aplicou-se uma metodologia qualitativa, através de um estudo de caso exploratório com recurso a entrevistas semiestruturadas a 9 participantes, identificados como os principais stakeholders internos. Verifica-se que o departamento já trabalha um conjunto de fontes de valor como a qualidade, satisfação, gestão de reclamações, entre outras, ainda que operando num modelo reativo. No entanto, os stakeholders internos reconhecem o potencial de desenvolvimento se nutrir mais ainda as fontes de valor já trabalhadas ou outras. Conclui-se que o departamento atua sob uma orientação muito operacional e menos relacional, tendo margem considerável para desenvolver o seu potencial neste domínio alavancando a criação de valor para todos os stakeholders. O estudo desenvolvido permite compreender as bases de desenvolvimento de uma estratégia de marketing relacional através da interação, encontro de expectativas, objetivos e partilha de informação para operacionalizar o desenvolvimento das fontes de valor que contribuem para a criação de valor e alcance da lealdade dos clientes. Reconhece-se a limitação da metodologia adotada, pelo que se sugere o aprofundamento do estudo alargando a participação aos stakeholders externos, eventualmente através de uma metodologia quantitativa.
- A tecnologia e os serviços enquanto determinantes da lealdade - o caso da marca BoschPublication . Teixeira, Ana Andreia Silva; Gonçalves, MárciaEsta dissertação procurou apurar de que forma a tecnologia presente nos eletrodomésticos comercializados pela marca Bosch, e sobretudo o serviço que a marca presta ao consumidor, influenciam não só na decisão de compra, mas também na manutenção de uma relação com a marca. A digitalização impulsionada pela crise pandémica provocou grandes alterações no setor dos eletrodomésticos e na forma como as marcas se relacionam com os consumidores e tornou mais fácil para o consumidor obter informação sobre os produtos e as marcas, comparar e escolher bens e serviços. Nunca antes os consumidores estiveram numa posição tão forte como agora. Nesta dissertação foi realizada uma revisão da literatura que procurou responder aos requisitos necessários e que são valorizados pelo cliente, de forma a manter-se leal a uma marca, através da identificação dos determinantes de lealdade e a relação de um consumidor com a respetiva marca. Posteriormente, e através de uma abordagem qualitativa foi realizado um estudo de caso, em que se procedeu à recolha de dados através de entrevistas semi-estruturadas, com a respetiva análise. Esta dissertação permitiu identificar os principais determinantes de lealdade do cliente à marca e perceber que os consumidores estão muito recetivos à aproximação da marca, nomeadamente à aquisição direta, sem intermediários.
- Marketing territorial: Municípios de Braga e Arcos de ValdevezPublication . Teixeira, Hugo Luís Martinho; Almeida, António Lopes deEste estudo tem como finalidade compreender a aplicação do marketing territorial nas localidades escolhidas para ser analisadas, de acordo com ferramentas de marketing adaptadas aos territórios. No desenvolvimento deste projeto recorreu-se exclusivamente ao uso de fontes secundárias de informação, originadas, principalmente, de revistas científicas, relatórios, trabalhos de mestrado e obras relevantes para o tema, sendo estas usadas para a aplicação de uma metodologia qualitativa, no formato de um estudo de caso. Os principais resultados deste trabalho revelaram que as localidades estudadas, representativas de territórios com vários níveis de urbanização, em Portugal, investem todas, cada vez mais na área do bem-estar social, combate à pobreza extrema e desigualdades sociais. No entanto, estas vão apresentar objetivos e diferentes no seu investimento do desenvolvimento dos outros aspetos que se refletem no marketing das localidades, como a economia, a imagem da cidade e os eventos locais. As conclusões mais marcantes deste estudo referem a tendência das localidades a focar o desenvolvimento das suas vantagens naturais e históricas, tanto no marketing, como noutros aspetos do seu progresso. Conjuntamente com os territórios poderem todos ter objetivos de marketing similares, com a atração de investimento, visitantes e população residente, mas recorrerem a meios diferentes para alcançar estes objetivos, adaptando-se às suas vantagens naturais e à situação atual do território no momento de planeamento. Apesar de a adaptação promover a evolução acelerada do território, também resulta num excesso de dependência destas comunidades de certos setores, podendo em causa a sua prosperidade, caso estes setores apresentem falhas ou fraquezas.
- Implementação de um Sistema de Controlo de Gestão numa Unidade Hoteleira com base no USALIPublication . Silva, Tomás Tadeu Saraiva e; Hemsworth, Kevinpresente trabalho tem como propósito a implementação de um sistema semelhante ao USALI numa unidade hoteleira. Para este efeito, foi realizado um estágio no hotel Casa da Calçada, em Amarante, sendo a base da análise do relatório, especialmente o confronto entre a situação em que se encontra a gestão de controlo da organização e das possíveis alterações a efetuar, com base no USALI. Neste sentido, foi revista a literatura relacionada com a gestão de controlo de modo geral e na indústria hoteleira em específico, partindo desse ponto para a análise da unidade hoteleira. No estágio foram proporcionados o contacto com o departamento financeiro e a forma como as receitas e os custos dos vários departamentos são interpretados, nomeadamente o tipo de informações disponibilizadas, a sua organização e utilização. No fundo, compreendeu-se que o sistema de gestão de controlo nesta entidade possui um potencial que se pode tornar fundamental na eficácia da tomada de decisão, sendo necessária uma alteração em certos procedimentos operacionais e de controlo para a concretização disso mesmo. São propostas mudanças ao nível da utilização do sistema e de rigor na construção da informação, que se podem tornar importantes para a organização. As limitações encontradas foram a própria estrutura do hotel e a resistência à mudança.
- Estratégia fundamental e controlo da qualidade nos Aeroportos de Luanda e CabindaPublication . Manuel, António; Reis, FelipaO presente trabalho tem como objetivo principal a avaliação da qualidade dos serviços prestados a passageiros nos aeroportos. Esta avaliação tem como base de estudo a acção das companhias áreas, nomeadamente as existentes nos Aeroportos de Luanda e Cabinda. Verifica-se que é cada vez mais comum a preocupação por uma melhoria na gestão dos serviços oferecidos, tornando-se um dos principais objetivos dos gestores. O presente trabalho visa analisar a gestão em conjunto xom ao serviço disponíveis no que se refere as competências para o exercício da função, e no desenvolvimento e implemntação, tendo em conta a maximização do capital humano, no contexto organizacional, visando atingir metas traçadas pelas mesmas. O estudo da avaliação da qualidade procurou identificar as dimensões que mais contribuem para o resultado da satisfação global dos passageiros e companhia Aéreas, e quais os aspetos a melhorar. A revisão da literatura serviu de base à investigação apoiando a compreensão dos conceitos e análise dos resultados. Utilizou-se como referência o modelo proposto de Fodness e Murray, para apurar a qualidade e o nível de satisfação em relação à qualidade dos serviços prestados pelos funcionários do aeroporto, mediante procedimentos implementados pelos seus gestores. A investigação foi caracterizada como uma abordagem descritiva e quantitativa com os dados recolhidos através de um questionário online. Através dos resultados apresentados e dos modelos usados pelos gestores dos aeroportos pode-se verificar através da avaliação de seus serviços, a análise do conflito de interesses, integração das perspectivas de passageiros e Companhias Aéreas, e identificação de oportunidades de forma a existir uma melhoria de serviço com finalidade à satisfação global.