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Abstract(s)
Este estudo tem como finalidade compreender a aplicação do marketing territorial nas localidades escolhidas para ser analisadas, de acordo com ferramentas de marketing adaptadas aos territórios.
No desenvolvimento deste projeto recorreu-se exclusivamente ao uso de fontes secundárias de informação, originadas, principalmente, de revistas científicas, relatórios, trabalhos de mestrado e obras relevantes para o tema, sendo estas usadas para a aplicação de uma metodologia qualitativa, no formato de um estudo de caso.
Os principais resultados deste trabalho revelaram que as localidades estudadas, representativas de territórios com vários níveis de urbanização, em Portugal, investem todas, cada vez mais na área do bem-estar social, combate à pobreza extrema e desigualdades sociais. No entanto, estas vão apresentar objetivos e diferentes no seu investimento do desenvolvimento dos outros aspetos que se refletem no marketing das localidades, como a economia, a imagem da cidade e os eventos locais.
As conclusões mais marcantes deste estudo referem a tendência das localidades a focar o desenvolvimento das suas vantagens naturais e históricas, tanto no marketing, como noutros aspetos do seu progresso. Conjuntamente com os territórios poderem todos ter objetivos de marketing similares, com a atração de investimento, visitantes e população residente, mas recorrerem a meios diferentes para alcançar estes objetivos, adaptando-se às suas vantagens naturais e à situação atual do território no momento de planeamento.
Apesar de a adaptação promover a evolução acelerada do território, também resulta num excesso de dependência destas comunidades de certos setores, podendo em causa a sua prosperidade, caso estes setores apresentem falhas ou fraquezas.
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Arcos de Valdevez Braga Marketing territorial Marketing territorial nos meios digitais