Repository logo
 
Publication

Marketing territorial: Municípios de Braga e Arcos de Valdevez

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, António Lopes de
dc.contributor.authorTeixeira, Hugo Luís Martinho
dc.date.accessioned2022-08-01T15:37:14Z
dc.date.available2022-08-01T15:37:14Z
dc.date.issued2022-06-15
dc.date.submitted2022-04-07
dc.description.abstractEste estudo tem como finalidade compreender a aplicação do marketing territorial nas localidades escolhidas para ser analisadas, de acordo com ferramentas de marketing adaptadas aos territórios. No desenvolvimento deste projeto recorreu-se exclusivamente ao uso de fontes secundárias de informação, originadas, principalmente, de revistas científicas, relatórios, trabalhos de mestrado e obras relevantes para o tema, sendo estas usadas para a aplicação de uma metodologia qualitativa, no formato de um estudo de caso. Os principais resultados deste trabalho revelaram que as localidades estudadas, representativas de territórios com vários níveis de urbanização, em Portugal, investem todas, cada vez mais na área do bem-estar social, combate à pobreza extrema e desigualdades sociais. No entanto, estas vão apresentar objetivos e diferentes no seu investimento do desenvolvimento dos outros aspetos que se refletem no marketing das localidades, como a economia, a imagem da cidade e os eventos locais. As conclusões mais marcantes deste estudo referem a tendência das localidades a focar o desenvolvimento das suas vantagens naturais e históricas, tanto no marketing, como noutros aspetos do seu progresso. Conjuntamente com os territórios poderem todos ter objetivos de marketing similares, com a atração de investimento, visitantes e população residente, mas recorrerem a meios diferentes para alcançar estes objetivos, adaptando-se às suas vantagens naturais e à situação atual do território no momento de planeamento. Apesar de a adaptação promover a evolução acelerada do território, também resulta num excesso de dependência destas comunidades de certos setores, podendo em causa a sua prosperidade, caso estes setores apresentem falhas ou fraquezas.pt_PT
dc.identifier.tid203046935pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41514
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArcos de Valdevezpt_PT
dc.subjectBragapt_PT
dc.subjectMarketing territorialpt_PT
dc.subjectMarketing territorial nos meios digitaispt_PT
dc.titleMarketing territorial: Municípios de Braga e Arcos de Valdevezpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Hugo Teixeira_30.03 (1).pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: