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Abstract(s)
Nas últimas décadas, um dos construtos que têm atraído a atenção particular entre os estudiosos que lidam com gestão de marcas é o brand equity. Este é um tema fundamental para o Marketing e um ativo valioso para as empresas (Aaker, 1991).
O brand equity é composto por uma combinação de associações positivas referentes à marca e à própria empresa e refletem-se em benefícios intangíveis como a assentimento, satisfação e privilégios, por conseguinte, estes resultados transformam-se em resultados tangíveis, onde é possível verificar o retorno sobre os investimentos e os esforços do marketing.
Assim, este trabalho procura analisar os fatores explicativos do brand equity, aplicados a um caso de estudo do mercado editorial de manuais escolares, nomeadamente da empresa Areal Editores. Assim, a pesquisa que se pretende executar, de natureza exploratória, permitirá identificar quais os fatores determinantes do brand equity da marca Areal que influenciam a escolha dos consumidores.
Para avaliar a importância das dimensões do modelo proposto por Yoo et al. (2000), optou-se por uma metodologia quantitativa, para isso desenvolveu-se um questionário online. Os resultados conseguidos revelam que o brand equity da marca Areal Editores está suportado pela Lealdade à marca que assume valores significativos na formação de valor da marca. Um brand equity elevado acarreta um comportamento favorável na intenção de compra.
Neste contexto, a gestão da marca tem, mais do que nunca, uma grande relevância para as empresas em geral e em particular para o mercado editorial.
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Keywords
brand equity Marca Areal Editores Lealdade Qualidade percebida Notoriedade e Associações