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Authors
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Abstract(s)
Uma das formas de prevenir os acidentes marítimos é conhecendo o que os causa. Sendo
o “elemento humano” a principal causa identificada, como tal, é importante perceber quais os
fatores que influenciam os elementos na ponte de navegação, contribuindo para a ocorrência de
acidentes.
Para tal, neste estudo, foram analisados casos de acidentes de navegação, graves e muito
graves, ocorridos entre 2008 e 2021, um pouco por todo o mundo. Com recurso a um sistema
de classificação HFACS, determinou-se quantitativamente quais os fatores que contribuíram
para os casos estudados. O uso de uma matriz permitiu determinar a relação de alguns dos
fatores, maioritariamente, relacionados com o meio onde os acidentes ocorreram e suas
consequências. De forma a melhor compreender, complementar e comparar os resultados
recorreu-se a vários estudos bibliográficos que permitiram entender os fatores contributivos.
Através da determinação do fator de causa, foi possível obter a percentagem de acidentes com
causa em fatores humanos. Numa última fase desta investigação, com recurso a dados
estatísticos, foi analisada a evolução dos padrões de segurança a bordo assim como a frequência
do número de acidentes ao longo das últimas décadas.
Como resultado, foram apurados os fatores mais significativos que contribuem para os
acidentes marítimos, a percentagem de casos que tiveram como causa fatores humanos e de que
forma a abordagem adotada nas últimas décadas pelas organizações internacionais, mais focada
no “elemento humano” e eliminação dos seus fatores contributivos, tem contribuído para o
aumento dos padrões de segurança e para a tão desejada redução do número de acidentes
marítimos
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Keywords
Acidentes marítimos Erro humano Elemento humano Fatores humanos HFACS