Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-08"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Prevenção da Contaminação cruzada numa indústria de carne e produtos à base de carnePublication . Abranches, Beatriz Cristina Abreu; Costa, Rosário Plácido Roberto daO presente relatório de estágio profissionalizante do mestrado de Engenharia Alimentar, da Escola Superior Agrária de Coimbra, foi desenvolvido na empresa Fresbeira- Indústria de Carnes Lda. O estágio decorreu no período compreendido entre 12 de abril a 12 de outubro de 2021, com duração de seis meses. O estágio decorreu no departamento de qualidade e segurança, realizando algumas tarefas competentes deste departamento, de modo a segurar o controlo e segurança de todo o processo produtivo. O principal objetivo da realização deste estágio consistiu na avaliação e verificação das possíveis fontes de contaminação cruzada numa indústria de abate e transformação de produtos à base de carne. Sendo este um tema muito abrangente, estão incluídos os diversos perigos, pré-requisitos e os estudos HACCP.No decorrer do estágio foram diversas as atividades realizadas tais como:1. Realização de análises internas para deteção e controlo de Trichinella spiralis;2. Acompanhamento e verificação das operações de abate, na aplicação de boas práticas bem como na monitorização de alguns requisitos;3. Monitorização diária dos níveis de cloro residual livre na água de consumo;4. Apoio na verificação de registos tais como higienização e embalagem, encaminhamento de subprodutos;5. Receção de matérias subsidiárias e verificação dos parâmetros a cumprir;6. Melhoria da metodologia de gestão de alergénios da receção à embalagem de produto acabado;7. Apoio no autocontrolo dos produtos produzidos;8. Análise de devoluções de clientes e encaminhamento de produtos; 9. Apoio nas atividades de controlo analítico, seja pelo acompanhamento dos técnicos de recolha como pela colheita de amostras. As indústrias que produzem e/ou comercialização géneros alimentícios, tem a responsabilidade de assegurar a segurança e qualidade de todo o processo até ao produto final, que irá ser consumido pelo cliente. A obtenção de um produto seguro, inclui a colaboração e cumprimento das boas práticas de higiene e fabrico de todos os intervenientes ao longo da cadeia produtiva.
- Child Sensory Profile 2: adaptação linguístico-cultural para português europeu e contributo para a validação em crianças dos 3 aos 14 anosPublication . Gomes, Inês; Pinto, Élia; Guimarães, IsabelIntrodução: A teoria da integração sensorial é considerada a base de uma intervenção terapêutica cada vez mais procurada pelos terapeutas ocupacionais. E um dos aspetos fundamentais dessa intervenção é a adequada avaliação da criança. Objetivos: O presente estudo pretende realizar a adaptação linguístico-cultural em português europeu e o contributo para a validação em crianças dos 3 anos aos 14 anos e 11 meses, do instrumento “Child Sensory Profile 2 (CSP2)”. Métodos: A adaptação linguístico-cultural foi realizada através da tradução-retrotradução, painel de cinco peritos e pré-teste com três cuidadores de crianças idades dos 3 aos 14 anos de idade. Para a fase de contributo para a validação foi feita a análise das propriedades métricas do instrumento, tendo sido usada uma amostra constituída por 100 cuidadores de crianças na faixa etária referida. Resultados: No total, após análise do painel de peritos, foram adaptados 7 dos 86 itens, para chegar à versão de consenso da tradução para português europeu do CSP2. Após a fase de pré-teste, no total, foram realizadas três sugestões de alteração, contudo, apenas uma foi aceite. Dos 86 itens apenas um sofreu alterações. A versão portuguesa deste instrumento mostrou uma forte consistência interna, uma vez que os valores de alfa de Cronbach se encontram entre 0,78 e 0,93; a consistência temporal teste-reteste considera-se adequada, com valores do coeficiente de correlação intraclasse entre 0,81 e 0,97 nas secções e quadrantes e valores de coeficiente de Kappa iguais ou superiores a 0,80. O erro padrão de medida indica que o teste não é perfeitamente fidedigno, uma vez que apresenta valores superiores a 0. A análise fatorial confirmatória revelou 7 medidas com ajustamento inaceitável. Na validade descriminava não se apresentam diferenças significativas entre crianças dos 3 aos 8 anos e crianças dos 9 aos 14 anos. Tal como, não apresenta diferenças significativas entre crianças de sexos diferentes. Conclusão: Foi desenvolvida a versão portuguesa do PS-2-A criança. Para estudos futuros considera-se essencial a aplicação do PS2-A criança a uma amostra com maiores dimensões, aproximando-se de uma amostra representativa da população a ser estudada. Bem como, analisar a validade discriminativa com populações vulneráveis e a validade convergente com instrumentos que avaliem o mesmo construto.
- Implementação de repertório Jazz nas aulas de piano do Conservatório Regional de Ponta DelgadaPublication . Ferreira, Cristóvão; Andrade, AlexandreA prática pedagógica deste relatório de estágio, realizada no Conservatório Regional de Ponta Delgada, no ano letivo 2020/2021 e desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e Relatório Final do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, descreve o processo de ensino e de aprendizagem de 4 alunos dos cursos de iniciação e básico, da classe de piano daquela instituição oficial do ensino especializado de música. O trabalho de investigação associado a este relatório incide sobre a implementação de repertório jazzístico no currículo dos alunos de piano no Conservatório Regional de Ponta Delgada como forma de potenciar a sua motivação para a aprendizagem musical, aquisição de novas competências e desenvolvimento de outras linguagens, iniciação à improvisação e contribuir para o decrescimento do abandono escolar no ensino artístico.
- Toddler Sensory Profile 2: adaptação linguístico-cultural para português europeu e contributo para a validação em crianças dos 7 aos 35 mesesPublication . Alves, Joana; Pinto, Élia; Guimarães, Isabel
- O papel da empregabilidade percebida na relação entre a qualidade do estágio e a autoeficácia na transição para o trabalhoPublication . Silva, Telma Sofia Rodrigues dos Santos; Fontes, AndreaO fenómeno da transição entre o mundo académico e o mercado de trabalho constitui um marco importante na vida dos mais jovens. Para que essa fase seja bem-sucedida, as instituições de ensino superior e as empresas auxiliam os jovens na sua inserção no mercado de trabalho, através dos estágios. Com o presente estudo, procurou-se averiguar qual o papel da Empregabilidade Percebida na relação entre a Qualidade do Estágio e da Autoeficácia na Transição para o Trabalho. Num estudo transversal, foi analisada uma amostra de 237 indivíduos, que se encontravam ainda a estudar no ensino superior e/ou que tinham já concluído os seus estudos de ensino superior, com idades até aos 40 anos. Também se procurou averiguar em que medida, a realização ou não de estágio, apresenta diferenças significativas, em relação às variáveis Autoeficácia na Transição para o Trabalho e Empregabilidade Percebida. Os resultados obtidos apontam para a relevância da qualidade da experiência de estágio, e não apenas para o facto de este ter sido realizado, ou seja, não foram encontradas diferenças significativas nas variáveis em estudo, apenas pelo facto de o estágio ter existido. Foram, no entanto, comprovados os efeitos significativos da qualidade do estágio (para aqueles que o fizeram) na Autoeficácia na Transição para o Trabalho e na Empregabilidade Percebida. Foi também possível comprovar que a Empregabilidade Percebida medeia, de forma parcial e significativa, a relação entre a qualidade do estágio e a Autoeficácia na Transição para o Trabalho. Este estudo vem assim evidenciar, o papel dos estágios, particularmente os que oferecem qualidade ao nível de suporte e encorajamento, ligado à supervisão do tutor de estágio, e ainda aspetos psicossociais como a variedade de tarefas e as oportunidades de aprendizagem. A qualidade de estágio evidencia-se assim, como uma variável essencial na construção da autoeficácia dos recém-diplomados, aquando da sua inserção no mercado laboral.
- Aprendizagem e Envelhecimento na Gestão de Recursos HumanosPublication . Batista, Duarte José Lima; Dias, Diana; Passos, Ana MargaridaO envelhecimento da população em Portugal e no Mundo tem consequências relevantes para a composição da população activa e na escassez de algumas competências essenciais para o mercado de trabalho . Este estudo visa compreender o significado da aprendizagem em pessoas com idade mais avançada, comparando o significado para aprender, os facilitadores e as barreiras da aprendizagem, por comparação, do envelhecimento e da aprendizagem em três culturas e países bem distintos: Hong Kong, Austrália e Portugal. O presente estudo tem na base o artigo da Professora Doutoura Maureen Tam que explora estas dimensões e compara Hong Kong e a Austrália. Neste estudo, acrescentamos Portugal a esta comparação com uma amostra de 131 participantes que responderam a um questionário semelhante ao utilizado no estudo original. Procurou-se igualmente investigar as diferenças entre homens e mulheres e entre a população mais velha e mais nova nas variáveis de interesse. Por fim, foram realizadas uma série de análises de componentes principais às escalas utilizadas e foram construídos de novos indicadores. Estas análises permitiram analisar a relação entre o significado de aprendizagem, barreiras e facilitadores. Os resultados revelaram que há mais semelhanças entre os países do que diferenças. Numa óptica comparativa entre os três países, é possível aferir que Portugal se encontra mais próximo dos indicadores do estudo australiano. Muito provavelmente por questões culturais de maior proximidade, levando a essa semelhança, traduzida nas respostas recolhidas em ambas as amostras. Os resultados revelam igualmente uma conjunto de diferenças entre homens e mulheres e entre os participantes com mais ou menos 50 anos. No final deste trabalho são mencionadas possíveis estratégias para a Gestão de Recursos Humanos, nomeadamente práticas de RH, de modo a, não só, manter os trabalhadores mais velhos nas organizações, garantindo que não ocorram perdas irreparáveis ao nível do saber fazer, da experiência e da cultura mas, também, fazer com que se sintam valorizados e respeitados. Numa óptica de políticas de GRH de ajustamento à constante evolução da sociedade, aos desafios das necessidades organizacionais e ao mercado de trabalho.
- Liderança intermédia e satisfação no trabalho: uma análise das suas implicações no Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e GásPublication . Aires, Anabela de Jesus; Lourenço, LuísO conceito de liderança está intimamente associado às organizações, uma vez que o líder assume papel determinante na forma como a organização e os seus recursos humanos são geridos. As lideranças têm grande impacto na performance e nas relações humanas que são estabelecidas dentro das empresas. Embora a questão da liderança tenha vindo a ser largamente explorada aos longos dos anos nas várias áreas científicas que se dedicam ao estudo das organizações. Pouca atenção tem sido dada às lideranças intermédias, à sua importância no ceio das organizações e também à sua pluralidade. Este estudo, tem como objetivo contribuir para melhor compreender lideranças intermédias e as suas implicações, no ceio de uma instituição publica angolana, a MIREMPET. O presente estudo está ancorado nas Teorias Neocarismáticas de Liderança (Antonakis, 2012) que prevê a existências de dois tipos de liderança; as lideranças transformacionais e as lideranças transacionais. Para isso foi realizado um inquérito online junto de 93 funcionários, num total de 180, do MIREMPET. Os resultados indicaram, de uma maneira geral, que os funcionários avaliam de forma muito positiva as suas lideranças intermédias. Essa avaliação positiva é acentuada sobretudo entre os funcionários mais velhos, com 51 ou mais anos de idade. O inquérito revelou a necessidade de no futuro aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre este tipo de liderança, uma vez que eles ocupam um lugar estratégico na estrutura das organizações.
- Uma análise netnográfica à comunicação do partido Chega durante as eleições presidenciais de 2021Publication . Barata, Guilherme Reis; Leal, Maria do CarmoCom o ascender das redes sociais surgiu uma oportunidade para os partidos de poderem ter um contacto mais próximo e assíduo com os seus eleitores e potenciais eleitores, ou por outras palavras, ocorreu o surgimento do Marketing Político. Os utilizadores sentem-se mais “à vontade” para partilhar as suas opiniões, muitas das vezes “polémicas” ou ideologicamente mais “radicais”. Em Portugal, após as eleições legislativas de 2019, três novos partidos emergiram: o Iniciativa Liberal, o Livre e o Chega. Atualmente o Partido Chega e o seu líder André Ventura estão no centro do debate político português. O principal objetivo deste projeto é analisar a comunicação utilizada pelo partido Chega e pelo seu líder, André Ventura, no Facebook, de modo a identificar características que possam estar associadas ao seu sucesso perante os seus seguidores. Além disso, ocorre uma análise ao tipo e tom das mensagens de comunicação nas publicações de ambas as páginas, identificam-se quais são as que causam mais engagement (envolvimento) por parte dos seguidores das redes sociais do partido e verificam-se as semelhanças e diferenças entre a comunicação e as publicações de ambas as páginas. A análise e recolha de dados teve como base as publicações que ocorreram em volta das Eleições Presidenciais de 2021. Após a análise pôde-se verificar que existem diferenças entre a comunicação da página oficial do partido e a do líder; que maioritariamente são utilizados tons de mensagem pessimistas e “negativos”, como críticas ao sistema, ataques a candidatos eleitorais ou posicionamento como a opção a ser escolhida para mudar o rumo da nação, sendo este tipo de publicações as que atraem mais engagement, como também solidificam a sua relação com o seu eleitorado.
- O papel dos influenciadores digitais na atratividade de marcaPublication . Badurally, Soraya Firoz Nunes; Rosa, Carlos AlvesA presente investigação tem como principal objetivo perceber a atratividade de marca que os influenciadores digitais causam nas suas comunidades através do modelo Brands’ Magnetic Fields onde assentam os três pilares: identificação, prestígio e confiança. Aqui foi estudado o impacto que a credibilidade dos influenciadores digitais no seu público afetando o processo de decisão de compra dos produtos por estes apresentados. Após formalização da questão de investigação, a pesquisa foi realizada através de métodos mistos. Primeiro, foram realizadas 7 entrevistas exploratórias assentes na Técnica de Laddering. Em segundo lugar um inquérito confirmatório realizado por um questionário estruturado em que foram obtidas 176 respostas válidas. Os resultados deste estudo indicam que a credibilidade do influenciador, explicam uma maior atratividade de marca por parte dos consumidores. Foi possível concluir que existe uma maior atratividade de marca quando existe um influenciador intermediário com quem os consumidores se identificam, confiam e são veículo de interação e facilitação das relações sociais.
- (Un)Happy Game: um jogo aplicado à promoção da felicidade organizacionalPublication . Freire, Maria Pedro Morais; Costa, Carla Gomes daWe play games, games are the things that we play. (Walz & Deterding, 2016, p. 403) Vivemos numa altura complicada, marcada por grandes mudanças e adaptações da nossa vida e no nosso dia-a-dia, quer na nossa esfera privada quer na esfera do trabalho, o Mundo não para de girar e o tempo não para de contar. Estamos em constante mudança. Esta Dissertação de Mestrado começou numa altura em que me perguntei muitas vezes o que realmente me fazia feliz e como o meu trabalho e os meus estudos poderiam ser prejudicados por ter os sentimentos negativos à flor da pele. Foi nessa altura também que o Mestrado me apresentou o conceito de Gamification e quis aproveitar essa oportunidade para aprender mais e tentar criar algo físico que pudesse ajudar as empresas a compreender melhor as suas pessoas. Para isso foi necessário aprofundar o conceito de Gamification na Gestão de Recursos Humanos, analisar as escalas de felicidade aplicadas ao mundo empresarial e ainda a base teórica de programação de aplicação web. Uma vez definida a escala a utilizar – Escala de Felicidade de Lima – foi necessário testá-la e para isso foi aplicado um questionário a uma empresa da área de marketing digital e serviços de outsourcing, que resultou num total de 70 (setenta) respostas num universo de 90 (noventa) colaboradores. Por fim, junto com uma Técnica de Programação Web Front-end, foi possível descrever e mostrar um pouco o que seria a aplicação final em termos de desenvolvimento web. Tudo o resto ficou a cargo da imaginação e ao desafio da aplicação teórica.