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(Un)Happy Game: um jogo aplicado à promoção da felicidade organizacional

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Dissertação de M-GRH - Maria Freire.pdf1.46 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

We play games, games are the things that we play. (Walz & Deterding, 2016, p. 403) Vivemos numa altura complicada, marcada por grandes mudanças e adaptações da nossa vida e no nosso dia-a-dia, quer na nossa esfera privada quer na esfera do trabalho, o Mundo não para de girar e o tempo não para de contar. Estamos em constante mudança. Esta Dissertação de Mestrado começou numa altura em que me perguntei muitas vezes o que realmente me fazia feliz e como o meu trabalho e os meus estudos poderiam ser prejudicados por ter os sentimentos negativos à flor da pele. Foi nessa altura também que o Mestrado me apresentou o conceito de Gamification e quis aproveitar essa oportunidade para aprender mais e tentar criar algo físico que pudesse ajudar as empresas a compreender melhor as suas pessoas. Para isso foi necessário aprofundar o conceito de Gamification na Gestão de Recursos Humanos, analisar as escalas de felicidade aplicadas ao mundo empresarial e ainda a base teórica de programação de aplicação web. Uma vez definida a escala a utilizar – Escala de Felicidade de Lima – foi necessário testá-la e para isso foi aplicado um questionário a uma empresa da área de marketing digital e serviços de outsourcing, que resultou num total de 70 (setenta) respostas num universo de 90 (noventa) colaboradores. Por fim, junto com uma Técnica de Programação Web Front-end, foi possível descrever e mostrar um pouco o que seria a aplicação final em termos de desenvolvimento web. Tudo o resto ficou a cargo da imaginação e ao desafio da aplicação teórica.
We play games, games are the things that we play. (Walz & Deterding, 2016, p. 403) We live in complicated times, marked by great changes and adaptations in our lives and in aur daily bases, both in our private sphere or at work, the world keeps turning and the time keeps ticking. We’re in a constant state of change. This Master’s Thesis started at a time when I often wondered what really made me happy and how my work and my studies could be hindered by having negative feelings. It was also at that time that the master’s introduced me to the concept of Gamification, and I wanted to take that opportunity to learn more and try to create something physical that could help Companies understand their own people better. To do this it was necessary to deepen the concept of Gamification in Human Resource Management, to analyze the happiness scales applied to the business world and the theoretical basis of web application programming. Once the scale to be used in the project – Lima’s Happiness Scale – it was necessary to test it, and for this a questionnaire was applied to a company in digital marketing and outsourcing services area, which resulted in a total of 70 (seventy) answers in a universe of 90 (ninety) employees. Finally, together with a Front-end Web Programming Technician, it was possible to describe and show a little what would be the final application would be in terms of web development. Everything else was left to the imagination and the challenge of theoretical application.

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Felicidade Organizacional Felicidade Organizacional Gestão de Recursos Humanos

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