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- Percursos para a inclusão social em Portugal - Dois estudos de caso centrados nas políticas locais para as pessoas com necessidades especiaisPublication . Rasteiro, DomingosEm vários documentos internacionais, são reconhecidas as diferentes formas de exclusão que as pessoas com necessidades especiais sofrem nas cidades em que vivem: baixo nível de participação cívica, baixos níveis de integração social, falta de acesso aos meios de informação, baixos níveis de convivência social, dificuldades de acesso aos bens comuns e aos serviços de apoio, problemas de acessibilidade nos espaços públicos e nos edifícios, problemas de mobilidade e de transportes, maiores dificuldades de subsistência. O trabalho de investigação que se apresenta procura identificar as políticas e os projetos socioeducativos que fomentam a inclusão social nas cidades, das pessoas com necessidades especiais. O estudo centrou-se nas cidades portuguesa que fazem parte da Rede Internacional das Cidades Educadoras, cuja Carta de Princípios aponta para uma intervenção das autoridades locais, no sentido do combate à exclusão social, promovendo, através da educação formal, não formal e informal, projetos centrados nas comunidades e que contribuam, pela participação dos cidadãos, das instituições sociais e educativas para que a cidade seja mais inclusiva. Através de um conjunto de instrumentos de recolha de dados e do trabalho de campo de natureza qualitativa far-se-á uma observação das diferentes realidades, utilizando as técnicas da recolha documental, da entrevista a informantes privilegiados, nomeadamente, políticos, técnicos e dirigentes municipais e das organizações representativas das pessoas com necessidades especiais e das instituições educativas e sociais que levam a cabo os projetos. O objetivo final é caracterizar os fundamentos, as práticas socioeducativas e as realidades que fazem das cidades estudo cidades mais inclusivas. Comparando e cruzando os dados procurar-se-á responder à pergunta: Como se promovem nas cidades políticas inclusivas que fomentem a equidade de acesso aos recursos e às oportunidades educativas, culturais e sociais para os cidadãos com necessidades especiais?
- Análise da calendarização dos jogos e das assistências da liga NOSPublication . Baptista, João Pedro Quelhas; Sá, DanielO futebol português está saudável e a crescer. No relvado, na indústria, o futebol português é uma referência. Somos campeões da Europa, temos o melhor jogador do mundo, os melhores treinadores, o agente de jogadores mais lucrativo. Somos exportadores de talento, de futebolistas, treinadores e quadros de gestão. Não será à toa que a nova direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assumiu como posicionamento, o lema “Futebol com talento”. O produto futebolístico português é bom e apetecível, no entanto, ainda está longe do produto de outras ligas e urge potencia-lo. Um dos fatores que urge potenciar, é o das assistências nos estádios de futebol. Um dos fatores que potencia essas assistências é a calendarização. Assim, neste projeto profissional de mestrado é delineado um retrato da atual calendarização da principal competição sob o desígnio da LPFP, a Liga NOS, bem como das respetivas assistências, recorrendo a uma divisão por dia da semana, bloco horário e bloco horário por dia da semana, com o intuito de identificar os principais blocos horários e os que possuem a melhor média de assistência. Esta investigação foi realizada através de uma análise de dados secundários disponibilizados pela LPFP. Observou-se que os blocos horários com mais jogos da Liga NOS não são exatamente os que possuem melhores assistências e que não vão ao encontro da maioria dos autores mencionados na revisão da literatura desta investigação. Este projeto profissional oferece um contributo descritivo para os responsáveis pelo futebol em Portugal, sugerindo algumas recomendações e reflexões, oferecendo-se como ponto de partida para uma convergência entre as preferências dos consumidores de futebol em Portugal e a calendarização da Liga NOS e, porventura, para o desenvolvimento de novos estudos nesta área.
- Plano de marketing para a Federação Portuguesa de HóqueiPublication . Carneiro, Susana Aguiar Teixeira; Sá, DanielAs organizações desportivas têm hoje em dia um papel significativo dentro da economia de um país. A indústria desportiva, embora sendo complexa, tem observado um tremendo crescimento e o papel do marketing desportivo tem-se revelado fundamental neste desenvolvimento positivo. Este facto deve-se em grande parte ao empenho dos responsáveis de marketing que procuram gerir as complexidades da indústria desportiva. O uso de um bom processo de gestão de marketing, que seja coerente e eficiente, leva a uma melhor relação entre organizações desportivas e consumidores e a longo prazo trará maior rentabilidade à organização, sendo por isso fundamental que os marketers desportivos estejam focados neste aspeto. Deste modo, este trabalho tem como intuito auxiliar a Federação Portuguesa de Hóquei, criando-se um Plano de Marketing para a mesma. Esta organização conta atualmente com uma fraca implantação territorial e com uma carência de divulgação a nível nacional, para além disso é evidente a falta de planeamento ao nível do marketing, o que torna essencial a atuação nesta área.
- Search for Low Mass Vector Resonances Decaying to Quark-Antiquark Pairs in Proton-Proton Collisions at $\sqrt{s}=13\text{ }\text{ }\mathrm{TeV}$Publication . CMS collaboration (2231 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Calpas, Betty; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeA search is reported for a narrow vector resonance decaying to quark-antiquark pairs in proton-proton collisions at s=13 TeV, collected with the CMS detector at the LHC. The data sample corresponds to an integrated luminosity of 2.7 fb-1. The vector resonance is produced at large transverse momenta, with its decay products merged into a single jet. The resulting signature is a peak over background in the distribution of the invariant mass of the jet. The results are interpreted in the framework of a leptophobic vector resonance and no evidence is found for such particles in the mass range of 100–300 GeV. Upper limits at 95% confidence level on the production cross section are presented in a region of mass-coupling phase space previously unexplored at the LHC. The region below 140 GeV has not been explored by any previous experiments.
- Imigração e Retorno dos Recursos Humanos: O Papel das Empresas de Shared Services na Captação e Colocação de Recursos Humanos Qualificados em Portugal. Caso de Estudo - Hiscox Underwriting LtdPublication . Alexandrovna Logvinova, Yulia; Costa, SacramentoAs tendências de criação de Serviços Partilhados em Portugal são cada vez mais acentuadas. O número das empresas internacionais com os Shared Services instalados em Portugal cresce cada vez mais. Oferecendo condições laborais atrativas, e em conjunto com as características nacionais e o romantismo do país, as oportunidades de emprego nos Shared Services Centre pode tornar-se um bom incentivo para levar os estrangeiros qualificados a escolher Portugal como o destino da sua Emigração. Neste contexto, partindo da problemática de envelhecimento e da redução da população ativa provocada pela Emigração em Portugal, a ideia principal deste trabalho foi conseguir comprovar que as empresas internacionais com os Centros de Serviços Partilhados localizados em Portugal colaboram de maneira positiva para a diminuição de fluxos emigratórios, tanto no caso dos portugueses, como no caso dos estrangeiros que residem no território português. Teve-se também como objetivo validar as hipóteses de que as condições de trabalho nos Shared Services Centres são posicionadas como experiência positiva, que esta experiência laboral envolve descendentes de portugueses anteriormente emigrados e ainda que os trabalhadores destas empresas são maioritariamente jovens e altamente qualificados. Confirmaram-se as hipóteses tendo como metodologia o estudo de um caso de uma empresa de Shared Services Centre e com a sua população de 189 trabalhadores.
- Estudo de um mapa de experiências para o adepto do Rio Ave F.C. em dias de jogoPublication . Santana, Pedro Manuel Macedo de Queirós; Sá, DanielEste relatório resulta do meu período de estágio no departamento de Marketing do Rio Ave F.C. do qual resultou a criação de um Mapa de Experiências onde se tenta compreender quais os touching points a desenvolver para aumentar a frequência da presença dos adeptos nos jogos ao vivo. Em primeira instância, foram relatadas as ações de Marketing ocorridas na época 2016/2017 e analisadas as diferentes formas de atuar do clube comparando-as posteriormente com outros clubes observados. Deste modo, foi possível apurar quais os touching points que melhor enfatizam a experiência do adepto em dias de jogo, proporcionando a este um melhor serviço.