Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Análise da calendarização dos jogos e das assistências da liga NOS

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
joao_baptista.pdf1.54 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O futebol português está saudável e a crescer. No relvado, na indústria, o futebol português é uma referência. Somos campeões da Europa, temos o melhor jogador do mundo, os melhores treinadores, o agente de jogadores mais lucrativo. Somos exportadores de talento, de futebolistas, treinadores e quadros de gestão. Não será à toa que a nova direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assumiu como posicionamento, o lema “Futebol com talento”. O produto futebolístico português é bom e apetecível, no entanto, ainda está longe do produto de outras ligas e urge potencia-lo. Um dos fatores que urge potenciar, é o das assistências nos estádios de futebol. Um dos fatores que potencia essas assistências é a calendarização. Assim, neste projeto profissional de mestrado é delineado um retrato da atual calendarização da principal competição sob o desígnio da LPFP, a Liga NOS, bem como das respetivas assistências, recorrendo a uma divisão por dia da semana, bloco horário e bloco horário por dia da semana, com o intuito de identificar os principais blocos horários e os que possuem a melhor média de assistência. Esta investigação foi realizada através de uma análise de dados secundários disponibilizados pela LPFP. Observou-se que os blocos horários com mais jogos da Liga NOS não são exatamente os que possuem melhores assistências e que não vão ao encontro da maioria dos autores mencionados na revisão da literatura desta investigação. Este projeto profissional oferece um contributo descritivo para os responsáveis pelo futebol em Portugal, sugerindo algumas recomendações e reflexões, oferecendo-se como ponto de partida para uma convergência entre as preferências dos consumidores de futebol em Portugal e a calendarização da Liga NOS e, porventura, para o desenvolvimento de novos estudos nesta área.

Description

Keywords

Marketing Marketing desportivo Gestão de eventos Futebol

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License