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- O peso relativo da imagem no processo de tomada de compraPublication . Temudo, André; Romão, IsabelNeste trabalho procurou-se explicar de que forma o consumidor Português lida com os novos conceitos de vinhos existentes em Portugal. Percebendo o tipo de consumidor, usando a idade como variável importante de decisão e, por último, através de três tipos de vinhos diferentes detetar qual o impacto das características pertencentes ao mundo dos vinhos no processo de tomada de compra do consumidor. “Quais as principais variáveis que influenciam a compra de vinhos, por parte dos portugueses?“ e “Qual o valor, com base nas características: preço, cor, imagem, região e marca, que o consumidor de vinho atribui aos vinhos da Herdade da Malhadinha, Fitapreta e Adega Mayor?”. O processo de decisão do consumidor está relacionado com os diversos atributos que o vinho e o seu packaging detêm. Desta forma, o estudo revela que o vinho que reúne maior consenso é o Monte Mayor quando comparado com o Monte da Peceguina e o SEXY, pois obteve a nota média mais alta à escala de Likert de 5,1ponto. O estudo foi realizado com base num questionário aplicado a uma amostra de 131 indivíduos (consumidores e não consumidores de vinho em Portugal) e em três entrevistas com responsáveis da área dos vinhos. Para as análises foram considerandos 110 consumidores de vinho e 21 não consumidores de vinho, separados por uma pergunta de exclusão sobre o consumo de vinho. Os resultados obtidos realçam a importância de fazer corresponder a imagem ao preço e ao valor da marca, colocando de lado caraterísticas racionais como fatores de decisão na compra de vinho. Este estudo mostra a qualquer empresa no mercado dos vinhos, os aspetos em que o setor de marketing deve centrar as suas atividades de forma a desencadear maior interesse e confiança no produto, utilizando fatores sensoriais como a visão e ajudando, assim, o consumidor a tomar uma decisão de forma mais assertiva.
- Measurement of the production of neighbouring jets in lead–lead collisions at $\sqrt{s_{\mathrm{NN}}} = 2.76$TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2882 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThis Letter presents measurements of correlated production of nearby jets in Pb+Pb collisions at sNN=2.76 TeV using the ATLAS detector at the Large Hadron Collider. The measurement was performed using 0.14 nb−1 of data recorded in 2011. The production of correlated jet pairs was quantified using the rate, RΔR , of “neighbouring” jets that accompany “test” jets within a given range of angular distance, Δ R , in the pseudorapidity–azimuthal angle plane. The jets were measured in the ATLAS calorimeter and were reconstructed using the anti- kt algorithm with radius parameters d=0.2 , 0.3, and 0.4. RΔR was measured in different Pb+Pb collision centrality bins, characterized by the total transverse energy measured in the forward calorimeters. A centrality dependence of RΔR is observed for all three jet radii with RΔR found to be lower in central collisions than in peripheral collisions. The ratios formed by the RΔR values in different centrality bins and the values in the 40–80% centrality bin are presented.
- A eficácia diferencial dos suplementos na performance desportivaPublication . Correia, Ana Sofia; Romão, IsabelO consumo de suplementos é cada vez mais frequente e usual entre os praticantes de desporto, por tal, e dado que não tem sido alvo de estudos aprofundados, importa conhecer quais são os mais consumidos, a motivação que conduz os desportistas a tomarem certo tipo de suplementos e acima de tudo a perceção da eficácia real que é percepcionada pelos consumidores. Para esta dissertação apoiámo-nos na revisão bibliográfica em estudos científicos sobre suplementos e na área do marketing, baseando-nos em alguns dos “gurus” do marketing tal como Kotler, Solomon ou Malhotra, entre outros autores. Foi ainda aplicado um estudo qualitativo a duas lojas da especialidade e a uma amostra de cerca 126 praticantes de desporto e consumidores de suplementos. Determinámos que os suplementos mais consumidos pelos desportistas são a proteína, ómega 3 e vitaminas, sendo a proteína um dos suplementos de estudo desta dissertação. O perfil dos praticantes de desporto e consumidores de suplementos é maioritariamente do género masculino, na faixa etária dos 26 aos 35 anos e que recorrem a profissionais da área ou fazem pesquisa em revistas ou na internet, antes de começarem a tomar a suplementação. Os motivos que levam um desportista a consumir suplementos prendem-se com o facto de quererem aumentar o peso e/ou o volume muscular, procurando compensar uma alimentação inadequada. Por outro lado, as razões que os levam a não tomar suplementos são maioritariamente por não julgarem necessário o seu consumo, por duvidarem dos seus efeitos reais, ou dos seus componentes. A perceção da eficácia que os consumidores têm relativamente aos suplementos é a de que estes resultam, sendo o principal efeito sentido quando tomam o aumento da resistência ao treino. Contudo verifica-se que ainda existe alguma conotação negativa face à utilização de suplementos. O word of mouth é o processo de publicidade com mais impacto nesta área da suplementação e dos 8Ps do Marketing os mais relevantes para este estudo são o produto, o preço, a promoção, o local, o processo e o programa.
- Implementação da nova marca "Barata Design"Publication . Barata, Marta; Farinha, NunoA evolução que o marketing tem conhecido ao longo do tempo deu origem a grandes mudanças nas relações entre os produtos/marcas e os consumidores, que hoje participam de foema ativa na estratégia seguida pelas empresas para a promoção de uma determinada marca, produto e/ou serviço. O avanço tecnológico teve um papel crucial nesta evolução uma vez que possibilitou ao consumidor ter diversos meios de conhecer melhor as diversas marcas existentes no mercado, tornando-se assim mais exigente, o que obriga as marcas a enfrentarem cada vez mais desafios para superar a concorrência. Este projeto profissional procura demonstrar, os passos dados na criação de uma marca - "Barata Design" -, que neste caso é uma marca ligada à área do mobiliário e decoração. Neste negócio, procura-se reutilizar materiais e objetos, ao mesmo tempo que se propõe criar peças novas e apresentar projetos de organização/decoração de espaços. Assim, a "Barata Design" aposta em produtos/espaços personalizados de modo a responder às necessidades de cada cliente, na criação dos ambientes e peças que o mesmo procura. Procura-se também analisar as várias etapas necessárias para se estabelecer uma marca, fazer o seu registo e a sua implementação, comunicação e planificação de modo a garantir o seu sucesso comercial. No trabalho apresenta-se ainda a marca que se pretende registar e que pretende ser uma marca jovem, atual e defensora de ecodesign, que responda aos interesses de vários grupos de possíveis consumidores.
- Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Associados da APEIPublication . Monteiro, Mário Jorge Cardoso; Sequeira, ManuelTer um sistema de informação que responda às necessidades, é hoje um fator determinante, estratégico e diferenciador para qualquer organização, mesmo para pequenas organizações. Este estudo de caso tem como objetivo compreender como uma pequena organização profissional, com poucos recursos financeiros e humanos, pode desenvolver uma solução informática eficiente, eficaz e assente em tecnologia aberta para gerir os seus associados. Pretende-se ainda medir a produção de software aquando o desenvolvimento da solução informática segundo três vetores: tempo efetivo e estimado de codificação, produtividade de codificação e erros encontrados. De modo a alcançar os objetivos traçados, foi desenvolvida uma solução informática que consistiu na criação de um sistema de gestão de associados para uma associação profissional, nomeadamente, a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). No desenrolar da criação deste software, durante a fase de codificação, foi aplicado o Personal Software Process. De acordo com este processo de desenvolvimento de software, foram registadas diversas métricas, tais como o tempo estimado e efetivo de codificação, o número de linhas de código criadas e o número de erros encontrados. Este estudo de caso pode também ser útil para os engenheiros de software definirem e adotarem procedimentos de medição do software que produzem, e também para as organizações associativas que necessitem de criar uma solução informática de gestão de associados assente em tecnologia aberta. Apesar de se ter seguido um processo de desenvolvimento de software para criar a solução informática da APEI, verificou-se que aplicar todo este processo não é simples levando a que surjam diversas dificuldades.
- As tecnologias self-service e sua relevância na avaliação da qualidade de serviçoPublication . Ferreira, Susana; Freire, JoãoNos últimos anos temos assistido a um novo paradigma tecnológico que tem revolucionado a natureza do sector dos serviços. As tecnologias self-service (TSS), em particular, têm revolucionado a forma como os consumidores se relacionam com os prestadores de serviço. Com a sua utilização os consumidores produzem o seu próprio serviço independentemente do envolvimento direto do prestador de serviço, fazendo assim parte da cocriação de valor. O objetivo desta dissertação é analisar a perceção dos prestadores de serviço e consumidores acerca da implementação das TSS nos hóteis de luxo, caracterizados pelo elevado nível de personalização de serviço. Pretende-se igualmente avaliar a influência que a motivação para a viagem - negócios ou lazer - pode ter na predisposição dos consumidores para utilizarem as TSS. Nesse sentido, comecou-se por rever alguns conceitos associados aos serviços e à utilização das TSS nos hóteis de luxo, e por analisar as consequências resultantes da sua implementação. Posteriormente, foram realizadas entrevistas a prestadores de serviço e consumidores identificando realidades presentes no mercado, bem como a perceção dos intervenientes sobre a influência da TSS na avaliação da qualidade de serviço. Por fim, e tendo por base a literatura revista e os resultados obtidos confrontaram-se as diferentes perceções dos intervenientes, verificando-se pontos em comum e possíveis disparidades. O estudo demonstrou que a utilização das TSS pode ser um importante fator de diferenciação e que, atualmente, os hotéis de luxo ainda não dão a devida importância à sua implementação como complemento do serviço. Foi possível perceber que neste sector, e ao contrário do que sucede em outros sectores, as TSS ainda não são encaradas como alternativas exclusivas ao método de prestação de serviços convencional. Verificou-se ainda que os consumidores que viajam em negócios estão mais predispostos a utilizar as TSS por valorizarem a rapidez, controlo e prazer percebido que advêm da sua utilização.
- O Scrum como Alternativa ao Modelo em Cascata Aplicado à Zurich PortugalPublication . Monteiro, Carla Sofia Pólvora Ramalho Cardoso; Sequeira, ManuelA emergência de novas metodologias de desenvolvimento de software levam à ponde-ração sobre quais as melhores metodologias a utilizar, sabendo-se que um projeto de software decidido hoje pode em pouco tempo tornar-se obsoleto, porque não só os seus requisitos podem sofrer alterações, como a questão a que o projeto de software pretende responder pode já não existir. É necessário que as empresas sejam capazes de responder à constante mudança e que tenham ferramentas que permitam, em tempo útil, desenvolver software que corresponda às necessidades do utilizador final, entregando-o o mais rapidamente possível. É neste contexto que se apresentam como solução os modelos ágeis, nomeadamente o Scrum, uma alternativa às metodologias de desenvolvimento tradicionais que, apesar de ainda serem amplamente utilizadas, se caracterizam pela rigidez. Onde antes o importante era desenvolver o produto final e entregá-lo, agora a colaboração contínua com o cliente é o foco principal. Desenvolver software já não é uma questão de seguir um plano anteriormente definido, mas sim de entregar sucessivamente incrementos do produto que o vão tornando gradualmente mais valioso. Este estudo resulta de uma investigação efetuada no Departamento de Informação e Tecnologia da Zurich Portugal sobre a viabilidade da aplicação do Scrum como alternativa ao modelo em cascata e baseia-se em recolha de dados por observação direta, por análise documental e através de uma entrevista com o objetivo de obter uma resposta individual a um conjunto de questões retiradas de um inquérito sobre o estado do Scrum. Argumenta-se também pela aplicabilidade, a curto prazo, da metodologia Scrum aos small projects na Zurich Portugal com benefícios financeiros.
- Pseudorapidity distribution of charged hadrons in proton-proton collisions at $\sqrt{s}$ = 13 TeVPublication . CMS collaboration (2306 authors); Hollar, Jonathan; Calpas, Betty; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, Pasquale; Pela, JoaoThe pseudorapidity distribution of charged hadrons in pp collisions at s=13 TeV is measured using a data sample obtained with the CMS detector, operated at zero magnetic field, at the CERN LHC. The yield of primary charged long-lived hadrons produced in inelastic pp collisions is determined in the central region of the CMS pixel detector ( |η|<2 ) using both hit pairs and reconstructed tracks. For central pseudorapidities ( |η|<0.5 ), the charged-hadron multiplicity density is dNch/dη||η|<0.5=5.49±0.01(stat)±0.17(syst) , a value obtained by combining the two methods. The result is compared to predictions from Monte Carlo event generators and to similar measurements made at lower collision energies.
- Argamassas de auto-limpeza : da formulação às aplicaçõesPublication . Ferreira, Sofia Amélia Alencastre Tello e; Pereira, Cristiana Nadir GonilhoAtualmente assiste-se a um grave problema de salubridade visual das cidades, designadamente no espaço edificado/ construído. A sujidade é uma ameaça que, junto com os graffitis, tem contribuído para a degradação precoce dos espaços urbanos. A fim de se enfrentar este problema, que tem vindo a proliferar nas cidades, um pouco por todo o mundo, a presente dissertação de mestrado ambiciona contribuir para a sistematização da informação existente sobre a produção e caracterização de argamassas de auto-limpeza. As argamassas de auto-limpeza são produzidas por uma de duas formas: com a adição de nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2) na sua matriz ou com a aplicação de um filme fino à base de TiO2 na sua superfície. Esta segunda é apontada como a técnica mais eficaz e económica. Salienta-se o facto do TiO2 ser um dos nanomateriais mais utilizados na construção pelas suas propriedades fotocatalíticas que o capacitam como um dos mais exímios fotocatalisadores, aquando da fotocatálise heterogénea. É graças ao processo de fotodegradação química da fotocatálise, que na presença de luz solar e da ação da água, que o TiO2 é ativado, desencadeando reações químicas que aumentam a eficácia e eficiência fotocatalítica. Analisou-se um conjunto de trabalhos de investigação recentes que comprovam que o uso das argamassas de auto-limpeza é adequado e benéfico em intervenções em edifícios novos como em obras de conservação e reabilitação de edifícios antigos. Além de reduzirem os investimentos em obras de limpeza, manutenção/conservação e reabilitação, prolongam a conservação das fachadas e melhoram os níveis da qualidade do ar. Apesar do crescente número de patentes pedidas e concedidas nesta área, as normas aplicáveis ainda não se encontram uniformizadas. Nesse sentido, a experiência do Japão deve ser tida como exemplo para que os restantes países desenvolvam de forma consensual as suas próprias normas e patentes, permitindo, futuramente, conferir maior credibilidade, segurança no uso dos nanomateriais e uma maior permeabilidade no setor da construção. Elencam-se alguns nano-produtos à base de nano TiO2 comercializados que têm vindo a ser aplicados sobretudo na China, Japão e na Alemanha.
- Measurement of the branching ratio $\Gamma(\Lambda_b^0 \rightarrow \psi(2S)\Lambda^0)/\Gamma(\Lambda_b^0 \rightarrow J/\psi\Lambda^0)$ with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2856 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutAn observation of the $\Lambda_b^0 \rightarrow \psi(2S) \Lambda^0$ decay and a comparison of its branching fraction with that of the $\Lambda_b^0 \rightarrow J/\psi \Lambda^0$ decay has been made with the ATLAS detector in proton--proton collisions at $\sqrt{s}=8\,$TeV at the LHC using an integrated luminosity of $20.6\,$fb$^{-1}$. The $J/\psi$ and $\psi(2S)$ mesons are reconstructed in their decays to a muon pair, while the $\Lambda^0\rightarrow p\pi^-$ decay is exploited for the $\Lambda^0$ baryon reconstruction. The $\Lambda_b^0$ baryons are reconstructed with transverse momentum $p_{\rm T}>10\,$GeV and pseudorapidity $|\eta|<2.1$. The measured branching ratio of the $\Lambda_b^0 \rightarrow \psi(2S) \Lambda^0$ and $\Lambda_b^0 \rightarrow J/\psi \Lambda^0$ decays is $\Gamma(\Lambda_b^0 \rightarrow \psi(2S)\Lambda^0)/\Gamma(\Lambda_b^0 \rightarrow J/\psi\Lambda^0) = 0.501\pm 0.033 ({\rm stat})\pm 0.019({\rm syst})$, lower than the expectation from the covariant quark model.