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Abstract(s)
O consumo de suplementos é cada vez mais frequente e usual entre os praticantes de desporto, por tal, e dado que não tem sido alvo de estudos aprofundados, importa conhecer quais são os mais consumidos, a motivação que conduz os desportistas a tomarem certo tipo de suplementos e acima de tudo a perceção da eficácia real que é percepcionada pelos consumidores.
Para esta dissertação apoiámo-nos na revisão bibliográfica em estudos científicos sobre suplementos e na área do marketing, baseando-nos em alguns dos “gurus” do marketing tal como Kotler, Solomon ou Malhotra, entre outros autores. Foi ainda aplicado um estudo qualitativo a duas lojas da especialidade e a uma amostra de cerca 126 praticantes de desporto e consumidores de suplementos.
Determinámos que os suplementos mais consumidos pelos desportistas são a proteína, ómega 3 e vitaminas, sendo a proteína um dos suplementos de estudo desta dissertação.
O perfil dos praticantes de desporto e consumidores de suplementos é maioritariamente do género masculino, na faixa etária dos 26 aos 35 anos e que recorrem a profissionais da área ou fazem pesquisa em revistas ou na internet, antes de começarem a tomar a suplementação.
Os motivos que levam um desportista a consumir suplementos prendem-se com o facto de quererem aumentar o peso e/ou o volume muscular, procurando compensar uma alimentação inadequada. Por outro lado, as razões que os levam a não tomar suplementos são maioritariamente por não julgarem necessário o seu consumo, por duvidarem dos seus efeitos reais, ou dos seus componentes.
A perceção da eficácia que os consumidores têm relativamente aos suplementos é a de que estes resultam, sendo o principal efeito sentido quando tomam o aumento da resistência ao treino. Contudo verifica-se que ainda existe alguma conotação negativa face à utilização de suplementos. O word of mouth é o processo de publicidade com mais impacto nesta área da suplementação e dos 8Ps do Marketing os mais relevantes para este estudo são o produto, o preço, a promoção, o local, o processo e o programa.
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Keywords
Marketing Mix Tomada de Decisão Motivação Consumidor Suplementos Alimentares Nutrição Desportiva