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- Consciência Fonológica: Algumas tarefas no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Lúcia; Lacerda, MariaA prática profissional realizada em contexto torna-se um caminho fundamental, uma vez que proporciona a oportunidade de colocar em prática uma sucessão de atividades com o intuito de contribuir para a aprendizagem dos alunos. Percebi, neste trajeto, a importância da procura constante de conhecimentos e estratégias que me permitissem uma construção mais sustentada do saber. O trabalho que se apresenta direciona-se no sentido do Desenvolvimento da Consciência Fonológica, e sustenta-se no trabalho realizado com crianças do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. As atividades desenvolvidas no âmbito deste relatório tiveram em vista a promoção pessoal e criativa das crianças, pretendendo-se também motivar o gosto pela leitura e desenvolver o prazer pela escrita. A escolha recaiu sobre este tema porque constatei a existência de uma evidente dificuldade na generalidade das crianças em compreender os sons da fala e os símbolos da escrita, bem como fazer a correta associação som/letra e a sua articulação na palavra. A metodologia adotada foi de cariz qualitativo pois pretendi interpretar e compreender os comportamentos das crianças relativamente à aquisição da leitura e da escrita. Como método de recolha de dados baseei-me na observação participante, em notas de campo, questionários (aplicados aos encarregados de educação e aos professores do 2º Ano do 1º Ciclo) e na aplicação de baterias de provas fonológicas. Os principais resultados obtidos no estudo foram ao encontro das expectativas iniciais, visto ter-me sido possível compreender que os alunos que demonstraram mais dificuldades na leitura e na escrita revelaram também dificuldades na realização das atividades implementadas e nas provas realizadas. Percebi, também, que a consciência fonológica contribui para o êxito na aprendizagem da leitura e da escrita. Sendo assim, parece essencial desenvolver no 1º Ciclo do Ensino Básico este tipo de exercícios.
- O papel do lúdico na aprendizagem da matemáticaPublication . Bandeira, Andreia; Paiva, AnaO presente relatório final contribui para uma melhor compreensão dos processos subjacentes à utilização das estratégias lúdicas no ensino/aprendizagem da matemática. Neste sentido, foi feita uma abordagem teórica de aspetos relacionados com a utilização das estratégias lúdicas na abordagem da matemática e a pertinência do ambiente em sala de aula para a utilização deste tipo de estratégias. Este estudo foi complementado com a análise de atividades implementadas numa sala do 2.º ano do Ensino Básico, na qual realizei a minha prática do ensino supervisionado (PES). A análise de caráter qualitativo teve por base documentos recolhidos no decorrer da PES, algumas notas de campo e ainda memórias vivenciadas e observações que foram registadas nas planificações. Foi essencial escolher tarefas nas quais tive a oportunidade de utilizar estratégias lúdicas. A análise da atividade desenvolvida partiu destas tarefas e permitiu constatar que o grupo aderiu bem a este tipo de atividades. Foi também possível perceber que o fator ambiente de sala de aula pode influenciar no sucesso das atividades e consequentemente no sucesso da aquisição de conhecimentos.
- A dinâmica da sala de aula: organização da sala de aula do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Paula; Vale, PauloO presente relatório, vem refletir sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 1ºano do 1.º ciclo do Ensino Básico. O tema do mesmo é “A dinâmica da Sala de Aula”, este surgiu através de uma observação realizada no decorrer do estágio. Por se tratar de um tema muito abrangente, o relatório tem como subtema “A organização da sala de aula do 1ºciclo”. Esta escolha prende-se por um factor que despoletou no início do meu estágio grande preocupação, no que diz respeito ao contexto de sala de aula. Esta encontrava-se disposta em filas mas, posteriormente no decorrer do estágio, a professora titular modificou-a ficando assim em grupos. Este relatório consiste em três partes: a primeira onde o tema será fundamentado, a segunda, onde é feita a caraterização da instituição e na terceira encontram-se os relatos das atividades que realizei, baseando-me no meu tema de estudo. A metodologia utilizada no corrente relatório final, foi uma abordagem qualitativa. Esta abordagem permite interpretar e compreender a importância da disposição da sala de aula. Os dados foram recolhidos através da observação direta, participante e questionários realizados aos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos por este estudo, foram ao encontro das minhas expectativas permitindo-me perceber a importância da organização/disposição que a sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico contém.
- Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aulaPublication . Machado, Luísa; Lacerda, MariaEducar, nos dias de hoje, é uma tarefa muito complexa, que exige do educador o conhecimento e a capacidade de transposição do conhecimento aos alunos no nível em que estes estejam dispostos a aprender. Para ajudar os educandos no processo da aprendizagem e torná-los seres produtivos é necessário que o professor conheça “os objetos didáticos e identifique as aprendizagens fundamentais de modo a planificar o seu estudo, avaliar os seus conhecimentos e a identificar as dificuldades,” (Cadima, 1996). O presente relatório é elaborado no âmbito do estágio e aborda a importância das diferentes metodologias utilizadas numa escola que se pretende inclusiva. O foco principal foi dado à diferenciação pedagógica, que visa a utilização de várias estratégias dentro da sala de aula, de modo a proporcionar o sucesso do processo ensino e aprendizagem. A diferenciação pedagógica surge, assim, neste trabalho, com a intencionalidade de integrar mudanças significativas na minha ação educativa. Assim, defini dois objetivos: Analisar as atividades propostas em contexto de estágio e refletir sobre o contributo da diferenciação pedagógica na melhoria das mesmas; Conhecer a opinião das professoras do 2º Ano do 1º CEB sobre a inclusão e, em particular, sobre a diferenciação pedagógica.
- Consciência fonológica: Possíveis exercícios no Jardim-de-InfânciaPublication . Domingos, Inês; Lacerda, MariaNo seguimento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-Escolar surgiu o interesse em aprofundar a temática do desenvolvimento da consciência fonológica como possível estratégia facilitadora da aquisição da leitura e da escrita. Vários autores referem que existe uma forte relação entre o nível de consciência fonológica e a iniciação à leitura e à escrita (Bradley & Bryant, 1995, Gillon, 2004) e de que algumas dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita estão associadas ao fraco desempenho em tarefas de consciência fonológica (Freitas, Alves & Costa, 2007). Assim, em contexto Pré-Escolar, assume-se que a intervenção precoce e generalizada a todas as crianças, da consciência fonológica, funcionará como medida de prevenção do insucesso na aprendizagem da leitura e da escrita (Freitas et al., 2007). Os objetivos deste trabalho centraram-se nas atividades desenvolvidas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada que tiveram em vista a avaliação e a promoção do desenvolvimento dos níveis de consciência fonológica. Pretendi motivar o gosto pela leitura e estimular o prazer pela escrita na generalidade do grupo e mais especificamente nas crianças de 5 e 6 anos que irão transitar para o 1º Ciclo do Ensino Básico no próximo ano letivo. A metodologia adotada baseou-se no paradigma qualitativo na medida em que pretendi analisar diretamente o problema e responder às questões de investigação ao longo do relatório. Como método de recolha de dados foram utilizados a observação direta através de recolha de notas de campo, a aplicação de bateria de provas de avaliação fonológica (Rios,2011) e também atividades especificas para exercitar a consciência fonológica . Os principais resultados obtidos no estudo foram ao encontro das expectativas iniciais, visto que as crianças conseguiram superar as suas dificuldades. Foi possível constatar também, que a consciência fonológica contribui para o êxito na aprendizagem da leitura e da escrita.
- Como abordar a literacia Emergente através da exploração das profissões de Jardim de InfânciaPublication . Pereira Catarino, Ana Margarida
- Contributos de uma área de ciências para as aprendizagens das ciências de crianças no Jardim de InfânciaPublication . Pinto Ferreirinha, Catarina Sofia
- Exploração de conceitos geométricos na educação pré-escolar através da literatura infantilPublication . Fernandes, Telma Cristina Alves; Mendes, Teresa; Cebola, GraçaO presente Relatório Final de Prática e Intervenção Supervisionada (PIS) apresenta a descrição e reflexão do percurso traçado e experienciado numa sala de jardim de infância da rede pública da cidade de Portalegre. Apesar de a leitura de histórias ser uma atividade usual na Educação Pré-escolar, não era habitual a realização de tarefas matemáticas com elas relacionadas na sala onde implementámos a nossa PIS. Para colmatar esta situação, propusemo-nos conceber e implementar um projeto de investigação-ação, com o objetivo de promover tarefas matemáticas (principalmente, no domínio da Geometria) em Educação Pré-escolar a partir de histórias. Desta forma, este relatório pretende ilustrar as conexões entre a Literatura Infantil e a Matemática, numa perspetiva integradora apresentando-as como uma ferramenta pedagogicamente relevante para a exploração de conceitos geométricos com crianças em idade pré-escolar. Optámos pela metodologia de investigação-ação, o que nos permitiu uma observação diária bem como uma reflexão aprofundada da prática e, consequentemente, a sua melhoria, contribuindo desta forma para a nossa formação profissional enquanto futuras profissionais da Educação Pré-escolar.
- Promover aprendizagens de classificação com crianças de 3 anosPublication . Dias Santos, Joana Alexandra
- Coudelaria Cardoso PiresPublication . Pires, Sandra Maria Felix Cardoso; Fonseca, José Manuel; Portugal, MiguelO presente projeto de negócio tem como missão a criação, divulgação e comercialização do cavalo lusitano, dando-lhe projeção internacional, tal como esta raça merece. Acresce a oferta de serviços de equitação e turismo equestre. Por forma a desenvolver este projeto foi criada a “Coudelaria Cardoso Pires”. Esta coudelaria está situada na “Herdade dos Félix”, na freguesia de Alter do Chão, concelho de Portalegre. Este terreno tem cerca de 25 hectares, é constituído maioritariamente por sobreiros e tem boas pastagens propícias à criação de cavalos. Esta entidade será formada por 2 (dois) sócios, e será constituída em janeiro de 2016 sob a forma jurídica Limitada (Lda.). A principal atividade será a criação de equinos, mais concretamente cavalos lusitanos. Paralelamente à criação do cavalo, este projeto terá também como propósito o ensino na vertente dirigida à equitação para crianças e jovens dando-lhes a oportunidade de um futuro em campeonatos de dressage. Acresce o desenvolvimento do turismo equestre na região, através dos diversos acordos e parcerias com as entidades locais, nacionais e estrangeiras.