Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório, vem refletir sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES),
realizada no 1ºano do 1.º ciclo do Ensino Básico.
O tema do mesmo é “A dinâmica da Sala de Aula”, este surgiu através de uma
observação realizada no decorrer do estágio. Por se tratar de um tema muito abrangente, o
relatório tem como subtema “A organização da sala de aula do 1ºciclo”.
Esta escolha prende-se por um factor que despoletou no início do meu estágio grande
preocupação, no que diz respeito ao contexto de sala de aula. Esta encontrava-se disposta em
filas mas, posteriormente no decorrer do estágio, a professora titular modificou-a ficando
assim em grupos.
Este relatório consiste em três partes: a primeira onde o tema será fundamentado, a
segunda, onde é feita a caraterização da instituição e na terceira encontram-se os relatos das
atividades que realizei, baseando-me no meu tema de estudo.
A metodologia utilizada no corrente relatório final, foi uma abordagem qualitativa. Esta
abordagem permite interpretar e compreender a importância da disposição da sala de aula. Os
dados foram recolhidos através da observação direta, participante e questionários realizados
aos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Os resultados obtidos por este estudo, foram ao encontro das minhas expectativas
permitindo-me perceber a importância da organização/disposição que a sala de aula do 1º
Ciclo do Ensino Básico contém.
Description
Keywords
Ensino Básico Sala de aula Disposição do espaço Aprendizagens