Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.24 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No seguimento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-Escolar
surgiu o interesse em aprofundar a temática do desenvolvimento da consciência fonológica
como possível estratégia facilitadora da aquisição da leitura e da escrita. Vários autores
referem que existe uma forte relação entre o nível de consciência fonológica e a iniciação à
leitura e à escrita (Bradley & Bryant, 1995, Gillon, 2004) e de que algumas dificuldades na
aprendizagem da leitura e da escrita estão associadas ao fraco desempenho em tarefas de
consciência fonológica (Freitas, Alves & Costa, 2007). Assim, em contexto Pré-Escolar,
assume-se que a intervenção precoce e generalizada a todas as crianças, da consciência
fonológica, funcionará como medida de prevenção do insucesso na aprendizagem da leitura e
da escrita (Freitas et al., 2007).
Os objetivos deste trabalho centraram-se nas atividades desenvolvidas no decorrer da
Prática de Ensino Supervisionada que tiveram em vista a avaliação e a promoção do
desenvolvimento dos níveis de consciência fonológica. Pretendi motivar o gosto pela leitura e
estimular o prazer pela escrita na generalidade do grupo e mais especificamente nas crianças
de 5 e 6 anos que irão transitar para o 1º Ciclo do Ensino Básico no próximo ano letivo.
A metodologia adotada baseou-se no paradigma qualitativo na medida em que
pretendi analisar diretamente o problema e responder às questões de investigação ao longo do
relatório. Como método de recolha de dados foram utilizados a observação direta através de
recolha de notas de campo, a aplicação de bateria de provas de avaliação fonológica
(Rios,2011) e também atividades especificas para exercitar a consciência fonológica .
Os principais resultados obtidos no estudo foram ao encontro das expectativas
iniciais, visto que as crianças conseguiram superar as suas dificuldades. Foi possível
constatar também, que a consciência fonológica contribui para o êxito na aprendizagem da
leitura e da escrita.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Consciência fonológica Linguagem Escrita Leitura