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Consciência fonológica: Possíveis exercícios no Jardim-de-Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lacerda, Maria | |
dc.contributor.author | Domingos, Inês | |
dc.date.accessioned | 2016-03-14T20:23:09Z | |
dc.date.available | 2016-03-14T20:23:09Z | |
dc.date.issued | 2015-07-13 | |
dc.description.abstract | No seguimento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-Escolar surgiu o interesse em aprofundar a temática do desenvolvimento da consciência fonológica como possível estratégia facilitadora da aquisição da leitura e da escrita. Vários autores referem que existe uma forte relação entre o nível de consciência fonológica e a iniciação à leitura e à escrita (Bradley & Bryant, 1995, Gillon, 2004) e de que algumas dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita estão associadas ao fraco desempenho em tarefas de consciência fonológica (Freitas, Alves & Costa, 2007). Assim, em contexto Pré-Escolar, assume-se que a intervenção precoce e generalizada a todas as crianças, da consciência fonológica, funcionará como medida de prevenção do insucesso na aprendizagem da leitura e da escrita (Freitas et al., 2007). Os objetivos deste trabalho centraram-se nas atividades desenvolvidas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada que tiveram em vista a avaliação e a promoção do desenvolvimento dos níveis de consciência fonológica. Pretendi motivar o gosto pela leitura e estimular o prazer pela escrita na generalidade do grupo e mais especificamente nas crianças de 5 e 6 anos que irão transitar para o 1º Ciclo do Ensino Básico no próximo ano letivo. A metodologia adotada baseou-se no paradigma qualitativo na medida em que pretendi analisar diretamente o problema e responder às questões de investigação ao longo do relatório. Como método de recolha de dados foram utilizados a observação direta através de recolha de notas de campo, a aplicação de bateria de provas de avaliação fonológica (Rios,2011) e também atividades especificas para exercitar a consciência fonológica . Os principais resultados obtidos no estudo foram ao encontro das expectativas iniciais, visto que as crianças conseguiram superar as suas dificuldades. Foi possível constatar também, que a consciência fonológica contribui para o êxito na aprendizagem da leitura e da escrita. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201067226 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12310 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
dc.subject | Linguagem | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.title | Consciência fonológica: Possíveis exercícios no Jardim-de-Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Prática de Ensino Supervisionado | pt_PT |