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Abstract(s)
Educar, nos dias de hoje, é uma tarefa muito complexa, que exige do educador o
conhecimento e a capacidade de transposição do conhecimento aos alunos no nível em
que estes estejam dispostos a aprender.
Para ajudar os educandos no processo da aprendizagem e torná-los seres
produtivos é necessário que o professor conheça “os objetos didáticos e identifique as
aprendizagens fundamentais de modo a planificar o seu estudo, avaliar os seus
conhecimentos e a identificar as dificuldades,” (Cadima, 1996).
O presente relatório é elaborado no âmbito do estágio e aborda a importância das
diferentes metodologias utilizadas numa escola que se pretende inclusiva.
O foco principal foi dado à diferenciação pedagógica, que visa a utilização de
várias estratégias dentro da sala de aula, de modo a proporcionar o sucesso do processo
ensino e aprendizagem.
A diferenciação pedagógica surge, assim, neste trabalho, com a intencionalidade
de integrar mudanças significativas na minha ação educativa. Assim, defini dois
objetivos: Analisar as atividades propostas em contexto de estágio e refletir sobre o
contributo da diferenciação pedagógica na melhoria das mesmas; Conhecer a opinião
das professoras do 2º Ano do 1º CEB sobre a inclusão e, em particular, sobre a
diferenciação pedagógica.
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Keywords
Ensino Básico Diferenciação Pedagógica Aprendizagem Cooperativa Inclusão