Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.23 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final contribui para uma melhor compreensão dos processos
subjacentes à utilização das estratégias lúdicas no ensino/aprendizagem da matemática.
Neste sentido, foi feita uma abordagem teórica de aspetos relacionados com a utilização
das estratégias lúdicas na abordagem da matemática e a pertinência do ambiente em sala
de aula para a utilização deste tipo de estratégias.
Este estudo foi complementado com a análise de atividades implementadas numa
sala do 2.º ano do Ensino Básico, na qual realizei a minha prática do ensino
supervisionado (PES). A análise de caráter qualitativo teve por base documentos
recolhidos no decorrer da PES, algumas notas de campo e ainda memórias vivenciadas
e observações que foram registadas nas planificações.
Foi essencial escolher tarefas nas quais tive a oportunidade de utilizar estratégias
lúdicas. A análise da atividade desenvolvida partiu destas tarefas e permitiu constatar
que o grupo aderiu bem a este tipo de atividades. Foi também possível perceber que o
fator ambiente de sala de aula pode influenciar no sucesso das atividades e
consequentemente no sucesso da aquisição de conhecimentos.
Description
Keywords
Ensino Básico Lúdico Aprendizagem Matemática Jogo