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Abstract(s)
A prática profissional realizada em contexto torna-se um caminho fundamental, uma vez que proporciona a oportunidade de colocar em prática uma sucessão de atividades com o intuito de contribuir para a aprendizagem dos alunos. Percebi, neste trajeto, a importância da procura constante de conhecimentos e estratégias que me permitissem uma construção mais sustentada do saber. O trabalho que se apresenta direciona-se no sentido do Desenvolvimento da Consciência Fonológica, e sustenta-se no trabalho realizado com crianças do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.
As atividades desenvolvidas no âmbito deste relatório tiveram em vista a promoção pessoal e criativa das crianças, pretendendo-se também motivar o gosto pela leitura e desenvolver o prazer pela escrita. A escolha recaiu sobre este tema porque constatei a existência de uma
evidente dificuldade na generalidade das crianças em compreender os sons da fala e os símbolos
da escrita, bem como fazer a correta associação som/letra e a sua articulação na palavra.
A metodologia adotada foi de cariz qualitativo pois pretendi interpretar e compreender os
comportamentos das crianças relativamente à aquisição da leitura e da escrita. Como método
de recolha de dados baseei-me na observação participante, em notas de campo, questionários
(aplicados aos encarregados de educação e aos professores do 2º Ano do 1º Ciclo) e na aplicação
de baterias de provas fonológicas.
Os principais resultados obtidos no estudo foram ao encontro das expectativas iniciais,
visto ter-me sido possível compreender que os alunos que demonstraram mais dificuldades na
leitura e na escrita revelaram também dificuldades na realização das atividades implementadas
e nas provas realizadas. Percebi, também, que a consciência fonológica contribui para o êxito na aprendizagem da leitura e da escrita. Sendo assim, parece essencial desenvolver no 1º Ciclo do Ensino Básico este tipo de exercícios.
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Ensino Básico Consciência Fonológica Linguagem Oral Linguagem Escrita