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- Reabilitação do Forte de S. Francisco, Lovelhe, Vila Nova de CerveiraPublication . Lopes, Luís; Viana, David LeiteA região transfronteiriça do Vale do Minho Português e do Baixo Minho Galego corresponde a um espaço marcado pela presença de um património diversificado, o qual teve outrora um papel estratégico de defesa. Tais monumentos são testemunhos do passado que devem ser respeitados pelo valor histórico e cultural que possuem. Alguns acabaram por se transformar em ruínas, outros chegaram até ao presente, votados a utilizações diversas das originais. As fortificações, construídas e/ou reforçadas para defesa no âmbito da Guerra da Restauração, caracterizam de forma particular uma época e o modo de intervir no território. Na pluralidade de tipos manifestam-se diversos condicionalismos – económicos, culturais e sociais, etc. – dos locais e das comunidades que as construíram e usaram. Essas implicações traduziram-se numa diferenciação regional pela adaptação à especificidade local. Erguidas em pontos estratégicos de defesa do território nacional, na raia Minhota, são símbolos de um passado em que assumiam um papel importante, tendo sido fundamentais na consolidação, proteção e delimitação dos limites da nação. Foram perdendo, aos poucos, a sua utilidade desaparecendo o seu valor funcional de proteção e segurança, readaptando-se, em alguns casos, o seu uso para outros fins, em outros relegados ao abandono ou destruição atribuído a um somatório de causas associadas, apresentando problemas de conservação. A Dissertação consiste no Projeto para a Reabilitação do Forte de S. Francisco, classificado como monumento, edificado na freguesia de Lovelhe, em Vila Nova de Cerveira, tendo tido um papel estratégico de defesa da Nação, no âmbito das Guerras Peninsulares e Napoleónicas. No desenvolvimento do Projeto procura-se aferir uma mais correta abordagem de intervenção no Forte, contextualizando-o como elemento ainda útil, sublinhando as relações com o sítio e referenciando-as a um novo entendimento do local onde se insere. Estabelece-se uma estratégia de atuação que prevê a valorização do conjunto no qual o monumento se insere enquanto potencial turístico e/ou cultural, dada a sua reconhecida qualidade enquanto testemunho histórico-arqueológico. Verificou-se as indicações do Plano Diretor das Fortalezas Transfronteiriças do Vale do Minho/ Baixo Minho, documento de divulgação patrimonial, que contribuiu para aprofundar o conhecimento do objeto de estudo, usando-o enquanto alavanca para o desenvolvimento do seu entendimento e demais questões de partida. A reabilitação do Forte permitirá devolver aquela estrutura à população, dado o interesse que envolve, para além do inerente simbolismo e relevância patrimonial.
- La aproximación del hogar a la geriatria : residencia en VigoPublication . Morgade García, Luz Maria; Brochado, Rui; Correia, RuiSe ha producido un cambio en la sociedad y con la incorporación de la mujer a la vida laboral ha dificultado la conciliación de la vida familiar. Los estudios demográficos nos muestran las gráficas piramidales invertidas debido al progresivo envejecimiento de la población y las proyecciones del futuro indican que será una sociedad envejecida por lo que debería de existir una revisión de las actuales políticas y desarrollar otras que permitan definir y crear espacios para las personas mayores con buenas condiciones de vida. El objetivo general de este trabajo es el de realizar el proyecto de una residencia geriátrica en Vigo. Para ello se ha realizado una investigación cuyos objetivos fueron definir las características y necesidades de las personas mayores, definir la estructura y el funcionamiento de las residencias y analizar la situación y el entorno del local donde se va a realizar el proyecto. Para conseguir los objetivos planteados se aplicaron distintos métodos de recolección de datos, se hizo una investigación documental consultando documentos oficiales y publicaciones de autores de referencia, se usaron fichas de caracterización para el análisis de otros centros y la observación directa para el estudio del local. Con el análisis de estos datos nos ha permitido retirar conclusiones para aplicarlas a la parte práctica del trabajo, sobre todo en su ámbito más conceptual. Del estudio de las características de las personas mayores se concluye que la principal que los define es la variabilidad y del estudio de las residencias tienen que garantizar su adaptación y mantener su calidad de vida. En los centros analizados se detecta que la superficie destinada al espacio más privado e íntimo es reducida y en ocasiones carece de un verdadero diseño pensado para las necesidades de las personas mayores. En el proyecto se ha creado el concepto de unidad habitacional y se define como un espacio que contenga, comprenda y proteja a las personas. Estas unidades son independientes y van conformando el edificio creando tres tipologías distintas que permiten cubrir las tres fases o etapas de la vejez. El trabajo se estructura por un lado en las piezas escritas y por otro en las piezas diseñadas. Las piezas escritas se presentan en dos tomos: el primer tomo es la investigación en el ámbito de la disertación del proyecto y el segundo tomo contiene la memoria descriptiva y justificativa, las condiciones técnicas generales y específicas, las mediciones y el presupuesto y el mapa de acabados.
- Arquitetura vernácula em GuadramilPublication . Azevedo, Tiago Luís Paula Ferro; Correia, MarianaA alteração dos modos de vida e da arquitetura local, o recurso a novas técnicas e materiais, que nem sempre se adaptam ao lugar, gradualmente vai dando espaço, a uma perda de identidade e das características próprias do lugar. O conhecimento e experiência adquiridos durante séculos, vai-se perdendo, à medida que novas construções vão sendo erigidas, alterando assim o vínculo com o passado. É indispensável, uma tomada de consciência imediata, da herança patrimonial legada, para que seja possível a sua valorização. Os objetivos da investigação estabeleceram-se considerando as alterações do edificado vernáculo, e consequente perda de identidade. Deste modo, os objetivos definidos visaram inventariar e classificar o património vernáculo; identificar materiais, técnicas construtivas e tipologias; mas igualmente correlacionar as analogias existentes entre o património inventariado, o meio ambiente, o clima e o conhecimento empírico. Em resposta a estes objetivos, efetuou-se a análise à tipologia da construção vernácula, à sua materialidade e às técnicas de construção utilizadas, de modo a ser possível estabelecer, a interação causal da construção vernácula com o conhecimento empírico e o contexto geográfico. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de estudo de caso, de arquitetura vernácula de Guadramil. A investigação é do tipo descritiva e documental, e é baseada em métodos de análise qualitativa. A dissertação desenvolveu-se em seis partes. A problemática é identificada por meio da justificação e da definição de objetivos, reforçada pela metodologia de investigação justificando o método de trabalho (cap.1). A destacar, os capítulos referentes à fundamentação teórica, na qual se efetua a revisão da literatura, no seguimento da pesquisa documental e do estudo de publicações referenciais (cap.2 e cap.3); a elaboração dos inquéritos, resultantes da recolha e sistematização de dados específicos, por meio do trabalho de campo (cap.4); a análise de conteúdo e a estruturação dos resultados preliminares (cap.5), facultando assim, os dados essenciais para a significação de reflexões e a definição de conclusões finais (cap.6). A investigação contribui para a identificação, levantamento e registo do património vernáculo, edificado em Guadramil, Concelho de Bragança. Contribui em particular, para valorizar o significado da utilização de determinados materiais nas estruturas rurais, assim como para a identificação de métodos e técnicas construtivas, associadas ao saber empírico e ao meio ambiente. A análise das intervenções realizadas nas construções permitiu identificar a unidade base, distinguir e classificar as construções vernáculas de Guadramil, por estrutura e tipo. A reflexão associada aos resultados obtidos, tem um importante contributo para ações de salvaguarda futura, deste património vernáculo em risco.
- O impacto da publicidade televisiva na venda de automóveis: como bem de grande envolvimentoPublication . Peixoto, Rafaela do Nascimento Faria; Lopes, JorgeA publicidade televisiva é, cada vez mais, uma meio de comunicação utilizado por diversas marcas com o objectivo de chamar a atenção do consumidores de forma a persuadi-lo para determinada compra. No sector automovel, sao escassas as referencias sobre o impacto positivo da publicidade televisiva na venda de automoveis, como bem de grande envolvimento, pelo que esta dissertação visa colmatar essa lacuna da literatura de forma a procurar resposta ao seguinte problema de pesquisa: de que forma a publicidade televisiva influencia positivamente o comportamento de compra, o conhecimento e o gosto de determinada marca de automovel. Os principais resultados apontam para o conhecimento da marca e a identificação de um conjunto de variaveis determinantes no comportamento de compra do consumidor de automoveis, terminando esta pesquisa com uma mais valia prática e de gestão para o presente estudo.
- Internet: a venda de automóveis novos no segmento jovem em PortugalPublication . Luciano, Pedro Miguel Almeida; Lopes, JorgeEste trabalho estuda o mercado português de automóveis em Portugal, e qual a influência da internet na compra de automóveis novos no Segmento Jovem, bem como a perceção e motivação de compra associados a estes fatores. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo, no fundo, foi elaborado um questionário para perceber qual a influência da internet relativamente ao sector automóvel em Portugal, e se estes a utilizam apenas como uma fonte de informação e conhecimento perante este mercado e se de alguma forma a internet influencia ou não a perceção do consumidor perante este mercado e se é a internet é um importante fator de motivação, para a aquisição de um automóvel. Também foi possível após feita a pesquisa, em que se baseia o processo tradicional de vendas de automóveis e como é visto o ambiente online nos consumidores.
- Plano de marketing: para empresa municipal Esposende2000 - atividades desportivas e recreativas, E.E.MPublication . Pereira, Rui André Lopes; Conde, RosaFoi no âmbito da cadeira Projeto Profissional que o Instituto Português de Administração de Marketing, em parceria com a empresa Esposende 2000 – Atividades Desportivas e Recreativas, E.E.M, propôs a realização de um Plano de Marketing, para a empresa referida anteriormente. A Esposende 2000 – Atividades Desportivas e Recreativas, E.E.M. é uma empresa que se dedica à gestão de quatro infraestruturas, todas elas presentes e situadas no município de Esposende, com o objectivo de contribuir para o bem estar da população. Com isto, é importante salientar que este projeto será divido em 7 fases, sendo elas as seguintes: Diagnóstico de Situação; Objectivos; Estratégias de Marketing; Politicas do Marketing-‐Mix; Programas de Ação Operacionais; Orçamentação e por fim a fase de Controlo e Avaliação. Seguidamente, cada uma das fases será tratada de uma forma individualizada, sendo explicadas de uma forma clara e breve. No Diagnóstico de Situação vamos poder encontrar dois tipos de análise, uma interna, ou seja, à empresa em estudo e ao seu ambiente interno, forma como atua no mercado, e outra externa, direcionada para a analise do mercado das “Atividades artísticas, de espetáculos, desportivas e recreativas”, bem como à concorrência mais direta da Esposende 2000 e o perfil do consumidor que está presente no mercado em que a empresa está inserida. Numa fase posterior, são conhecidos os objectivos estratégicos a atingir, fazendo de seguida uma previsão de vendas. Os objectivos definidos pela empresa, e para atingir durante os próximos três meses, são os seguintes: divulgação dos serviços da empresa aos atuais utilizadores; captação de novos clientes; fidelização dos atuais utilizadores; sensibilização da população para o tema “A Importância da Pratica Desportiva”. O próximo passo deste plano será a escolhas das estratégias de marketing a utilizar de forma a atingir tais objectivos. Essas estratégias têm como base o Marketing Digital, o Marketing Relacional, através de estratégias de fidelização de clientes e CRM (Costumer Relationship Management), e apostar na diferenciação, através da implementação de novos serviços. Na etapa seguinte será apresentada a analise ao Marketing-‐Mix, ou seja, analisar o produto, preço, comunicação e promoção/distribuição da empresa Esposende 2000, tendo em conta os objetivos e estratégias delineadas anteriormente. Com isto, a etapa seguinte consiste na apresentação de todas as ações a serem desenvolvidas pela empresa, apresentando a sua descrição e os objectivo a ser alcançado, bem como os meios, suportes, duração e custos associados a cada uma das ações. O Orçamento de Marketing constitui a sétima etapa do plano, tendo em vista a analise e apresentação dos custos associados às ações, bem como as previsões de vendas. Com isto, cada ação precisa de ser controlada e avaliada, de maneira a observar o retorno de cada uma, constituído a etapa Controlo e Avaliação. A ultima etapa deste plano de marketing consiste na elaboração de um plano de contingência, onde se partilha soluções a serem utilizadas para colmatar possíveis fracassos das ações.
- Análise de risco do patrocínio desportivo em Angola com foco no clube Primeiro de AgostoPublication . Ferreira, Miguel Santos; Lopes, JorgeO presente documento tem como objetivo analisar as capacidades dos clubes angolanos, com maior incidência no caso do Clube Primeiro de Agosto, em conseguir patrocínios desportivos. O País em análise vive uma situação económica bastante favorável. No entanto, o mercado do patrocínio desportivo está praticamente no seu início. Este estudo pretende analisar a capacidade dos clubes Angolanos em acompanhar o crescente investimento, dada a relativa novidade de profissionalização por parte do patrocínio desportivo nesta realidade ainda tão pouco madura. Para a realização da presente dissertação, foi selecionado um painel de entrevistados que, com as suas vivências e qualidades, funcionaram como “pilar” na investigação qualitativa, contribuindo com uma entrevista individualizada. Os resultados obtidos evidenciaram que o País alvo de análise encontra-‐se num crescimento bastante atrativo para o investimento no patrocínio desportivo. Porém, é necessária uma profissionalização, por parte dos clubes, na área do marketing desportivo. Verifica‐se, ainda, que os clubes angolanos caminham para um nível satisfatório, tendo como modelo os clubes europeus.
- Avaliação da qualidade do atendimento administrativo numa USF, tendo como pressuposto a satisfação dos utentes/clientes: estudo de caso - USF RamaldePublication . Pinto, Inês Marques Barata; Conde, RosaO modelo SERPERF, criado para avaliar as perceções da qualidade do serviço prestado por parte dos clientes, é utilizado numa panóplia de setores ligados à prestação de serviços. Estando as Unidades de Saúde Familiares (USF’s) inseridas na prestação de serviços ligados à saúde, a urgência da criação de indicadores de qualidade nestas organizações torna-se primordial. Este estudo vem de encontro às necessidades do mercado, adaptando assim o modelo SERVPERF a este contexto, de forma a percecionar qual a parametrização adequada bem como quais os fatores que potenciam uma melhor qualidade nesta área, nomeadamente o serviço administrativo da USFRamalde. A população deste estudo foi constituída por utentes inscritos na USFRamalde de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 99 anos que se disponibilizaram para responder a um questionário. Conclui-se que as dimensões Profissionalismo, Capacidade de resposta e Tangibilidade, são consideradas fulcrais no âmbito da representação da avaliação da qualidade dos serviços prestados pelo serviço administrativo da USF Ramalde, encontrando-se os utentes, aquando a aplicação do questionário, bastante satisfeitos.