Browsing by Issue Date, starting with "2012-05-07"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O processo de recrutamento de seleção e de formação na Polícia Nacional de Cabo VerdePublication . Pina, Nelson Nelo Sequeira de; Espírito Santo, Paula doA dissertação que se nos apresenta, sob o tema «o processo de recrutamento, seleção e formação na Polícia Nacional de Cabo Verde», tem como objetivo analisar o referido processo na sua totalidade, com o intuito de agendar linhas de orientação, de atualização bem como o de estabelecer a importância e pertinência, de processos desta natureza, para qualquer organização e nesse caso para a Polícia Nacional de Cabo Verde. Em termos metodológicos este trabalho tem uma componente descritiva e também empírica baseada num inquérito e na observação participante no contexto em análise, assente em consultas bibliográficas, num questionário e o próprio conhecimento empírico acerca do fenómeno em causa. Tentámos trabalhar a temática na sua vertente recursos humanos, e sua importância para a organização policial, no sentido de fomentar melhores e mais adequados métodos utilizados na prossecução dos itens estudados. Os objetivos foram alcançados e as hipóteses encetadas foram de uma importante linha de orientação neste trabalho, o que nos permitiu concluir que os processos em estudo merecem uma profunda revisão em todos os aspetos, desde a adequação aos novos desafios da sociedade, passando por uma atualização dos mesmos no que diz respeito aos métodos e a forma como são aplicados.
- Cooperação policial europeia : Prevenção e combate ao tráfico de seres humanosPublication . Pinheiro, Emanuel Arcanjo Cabral Torres; Brandão, Ana PaulaO tráfico de seres humanos é um dos crimes mais hediondos praticados contra as pessoas. Dada a sua elevada complexidade e dimensão transnacional necessita de uma resposta conjunta, baseada em políticas comuns, transversais, flexíveis e globais. A União Europeia enquanto provedor de segurança tem implementado um conjunto de instrumentos que visam erradicar o tráfico de pessoas. Pretende-se com este estudo demonstrar em que medida a Europol, enquanto agência da União, contribui para a coordenação da cooperação policial entre as forças policiais portuguesas e suas congéneres europeias. Conclui-se que a agência europeia apesar de ser um instrumento criado para promover a segurança interna do espaço europeu encontra uma série de dificuldades e obstáculos, impostos pelos vários Estados-Membros, que a impedem de cumprir com eficácia a missão para o qual foi estabelecida, nomeadamente a coordenação da cooperação policial para a prevenção e combate ao tráfico de seres humanos. O trabalho está estruturado em três capítulos principais: o primeiro, de natureza teórico-conceptual, incide sobre a criminalidade organizada e o tráfico de seres humanos; o segundo capítulo aborda o processo de evolução da União Europeia como actor de segurança e o papel do Estado enquanto tradicional provedor de segurança, face aos novos desafios securitários; o terceiro capítulo aborda o papel central da Europol enquanto instrumento implementado para promover a coordenação da cooperação policial europeia na luta contra o tráfico de seres humanos, e ainda o modo como é articulada a cooperação policial em Portugal para a prevenção e repressão do fenómeno.
- A perceção da comunicação social acerca da atividade policial em grandes eventos de cariz políticoPublication . Figueiredo, Hugo Alexandre Pina; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes GouveiaA influência dos conteúdos produzidos pelos órgãos de comunicação social sobre o comportamento humano tem gerado intenso debate. Os OCS criam realidades e levam à partilha de códigos e representações sobre temas tidos como socialmente relevantes, podendo interferir na legitimidade percebida do poder instituído ao fazer eco dos significados de ordem e desordem social. Importa, pois, considerar a influência que os OCS exercem na formação da perceção das pessoas relativamente às instituições do sistema social, também elas estratégicas na sociedade, como é o caso da Polícia. Através duma abordagem qualitativa procura-se, analisando o conteúdo de notícias emitidas através dos meios radiofónicos sobre o policiamento de grandes eventos, aceder a uma expressão de como esta realidade se constitui no seio de um discurso específico que é, para muitos, a única maneira de contactarem com estes temas e acontecimentos; e, destacar os esquemas interpretativos que são emitidos para toda a sociedade fornecendo grelhas de compreensibilidade
- Cibersegurança : Um paradigma internacional de eminente cooperação policialPublication . Silva, Nelson Tiago Carvalho; Brandão, Ana PaulaO frenesim que gira em torno da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação levou as atuais sociedades a migrar para o espaço imaterial designado por Ciberespaço. A internet catapultou decisivamente, do mundo real para o mundo virtual, uma sociedade global que cada vez mais se afirma digital. Em pleno séc. XXI, onde os Estados vêm a sua autoridade questionada por uma miríade de ameaças transnacionais, surge a Tecnologia que introduz novas variáveis à equação dessas mesmas ameaças. Os crimes tradicionais, inerentes à condição humana, também estes tendem cada vez mais a utilizar as ferramentas que as tecnologias apresentam, migrando desta feita a par e passo com o ser Humano Homem para o Ciberespaço. Perante este quadro, o Estado por si só vê dos seus esforços resultarem incapacidades de travar este fenómeno onde se afirmam as Ciberameaças. A solução afirma-se na cooperação global entre Estados com vista a uma posição comum face ao mais transnacional de todos os crimes, o Cibercrime. Vários organismos Internacionais; como a Organização das Nações Unidas, a União Europeia e o Conselho da Europa; têm enveredado esforços nesse sentido. Cabe às polícias, enquanto monopólio legítimo do uso da força do Estado, prevenir, combater, perseguir e investigar quem colocar em causa o estado de Cibersegurança. A presente dissertação incide sobre o papel da Europol e Interpol, pois estas detêm as ferramentas de cooperação policial entre Estados, na prevenção e o combate da Cibercriminalidade. O primeiro capítulo traça a evolução da sociedade a par da necessidade de governação do Ciberespaço, contemplando a definição e caracterização das Ciberameaças. No segundo capítulo são identificadas as principais ferramentas que têm vindo a ser desenvolvidas pelas Organizações Internacionais em geral, e pela União Europeia em particular. O último capítulo; analisa a atividade da Europol e da Interpol na prevenção e combate à cibercriminalidade, problematizando-se os setores que carecem de cooperação policial. Da investigação surge uma avaliação do contributo destas estruturas cooperativas internacionais para a prevenção e combate da ameaça.
- A satisfação profissional dos oficiais de políciaPublication . Branco, Fábio Alexandre Pereira; Espírito Santo, PaulaO bem mais valioso dentro de qualquer organização são as pessoas e neste sentido a satisfação profissional assume-se como sendo uma questão incontornável e imprescindível para garantir o sucesso da organização. A Polícia de Segurança Pública (PSP) não se apresenta como uma exceção, e a satisfação profissional dos seus elementos, quer sejam Agentes, Chefes ou Oficiais, torna-se fundamental para garantir a realização da sua missão com o sucesso desejado. O presente estudo, baseado em entrevistas e na aplicação de questionários por correspondência, teve como objetivos avaliar o nível de comprometimento organizacional, o nível de motivação profissional e o nível de satisfação profissional dos Subcomissários, com o intuito de detetar quais as principais adversidades que se colocam aos Subcomissários e que acabam por afetar o seu desempenho funcional e por consequência o sucesso da missão da PSP. Com esse intuito foram realizadas entrevistas a um conjunto de Oficiais de Polícia, informadores qualificados, com vasta experiencia na área e no objeto de estudo. No que refere ao inquérito participou uma amostra significativa de Oficiais de Polícia formados no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) que pela primeira vez ofereceram um retrato geracional e longitudinal (ao longo de 23 anos de formação) acerca da satisfação profissional após a conclusão da sua formação superior na instituição presente. No plano dos resultados esperados procurar-se-á identificar os aspectos centrais no plano da satisfação e da motivação profissionais, ao longo de um tempo longo de 23 anos de formação ministrada pelo ISCPSI.
