IPS - ESCE - DCOGRH - Artigos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESCE - DCOGRH - Artigos científicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 60
Results Per Page
Sort Options
- A formação profissional como instrumento de mudançaPublication . Almeida, António José
- Jogo de espelhos: práticas e imagens recíprocas de (in) diferenciação profissionalPublication . Cordeiro, João Pedro Pina
- Sobre os efeitos perversos da contemporaneidade: subsídios teórico-empíricos para uma leitura do desempregoPublication . Cordeiro, João Pedro PinaPartindo de diferentes abordagens que pretendem classificar a época em que vivemos, o autor reflecte sobre o papel que o trabalho ocupa no processo de maturação das sociedades actuais. O lugar e a importância do trabalho nas sociedades contemporâneas está a sofrer importantes transformações, às quais não é alheia a germinação dos chamados efeitos perversos inerentes ao próprio sistema. Entre esses efeitos, o que nos interessa aqui reter refere-se ao aumento do desemprego. Esboça-se e ensaia-se assim urna reflexão sobre duas das causas normalmente associadas a este fenómeno (a globalização financeira e o progresso tecnológico), e procura-se analisar os seus reflexos no caso português. Não havendo uma solução única para o combate ao desemprego- pois este não se coloca sempre do mesmo modo nem com a mesma intensidade- propõem-se, ainda assim, algumas medidas de rumo para o futuro que, de urna forma ou de outra, parecem ajustar-se à generalidade das situações.
- Perfis de competências dos profissionais da gestão de recursos humanos: da ilusão estratégica à estratégia da desilusãoPublication . Almeida, António JoséOs discursos académicos e empresariais têm vindo a reproduzir o axioma segundo o qual os recursos humanos são o mais importante dos activos de qualquer organização, particularmente no actual quadro competitivo marcado pela mudança e pela globalização. Contudo, nem sempre tais discursos têm as implicações correspondentes quando se trata de passar das intenções à acção, facto que se deve não só às limitações dos sistemas formais de produção de qualificações, os quais são muitas vezes acusados de não produzir os profissionais adequados às necessidades organizacionais, mas também aos factores que estruturam o padrão de competitividade do tecido empresarial português. Tendo em conta o princípio da interacção dinâmica entre oferta e procura, pretendemos com este artigo dar conta de algumas conclusões de um trabalho de investigação que temos vindo a levar a cabo e que visa dois objectivos: i) por um lado, analisar o papel da função recursos humanos no quadro dos novos desafios que se colocam às organizações ii) por outro, analisar as práticas de recrutamento de tais profissionais por parte das empresas bem como os perfis de competências por elas valorizados. Para a prossecução do primeiro objectivo partimos da análise de alguma da literatura disponível nomeadamente de estudos empíricos que têm vindo a ser levados a cabo, enquanto que para o segundo objectivo procedemos à análise sistemática de anúncios publicados no Jornal Expresso ao longo de dois anos consecutivos tendo em vista a caracterização dos perfis de competências requeridos pelas empresas nos actos de recrutamento. Do ponto de vista metodológico procedemos a uma análise de conteúdo dos anúncios recolhidos por forma a constituir uma base de dados que nos permitisse o tratamento estatístico das variáveis passíveis de ser apuradas em cada anúncio. Os dados assim obtidos permitiram-nos proceder a uma caracterização da procura de profissionais de recursos humanos efectuada a partir de tais anúncios, bem como tipificar as empresas que recrutam esses profissionais. Gostaríamos de realçar, no entanto, o facto das conclusões a que chegamos não serem passíveis de qualquer tipo de extrapolação dado que a fonte utilizada não garante a representatividade dos dados para universos que não o dos anúncios publicados no referido Jornal.
- Perfis de competências dos profissionais da gestão de recursos humanos: da ilusão estratégica à estratégia de desilusãoPublication . Almeida, António JoséOs discursos académicos e empresariais têm vindo a reproduzir o axioma segundo o qual os recursos humanos são o mais importante dos activos de qualquer organização, particularmente no actual quadro competitivo marcado pela mudança e pela globalização. Contudo, nem sempre tais discursos têm as implicações correspondentes quando se trata de passar das intenções à acção, facto que se deve não só às limitações dos sistemas formais de produção de qualificações, os quais são muitas vezes acusados de não produzir os profissionais adequados às necessidades organizacionais, mas também aos factores que estruturam o padrão de competitividade do tecido empresarial português. Tendo em conta o princípio da interacção dinâmica entre oferta e procura, pretendemos com este artigo dar conta de algumas conclusões de um trabalho de investigação que temos vindo a levar a cabo e que visa dois objectivos: i) por um lado, analisar o papel da função recursos humanos no quadro dos novos desafios que se colocam às organizações ii) por outro, analisar as práticas de recrutamento de tais profissionais por parte das empresas bem como os perfis de competências por elas valorizados. Para a prossecução do primeiro objectivo partimos da análise de alguma da literatura disponível nomeadamente de estudos empíricos que têm vindo a ser levados a cabo, enquanto que para o segundo objectivo procedemos à análise sistemática de anúncios publicados no Jornal Expresso ao longo de dois anos consecutivos tendo em vista a caracterização dos perfis de competências requeridos pelas empresas nos actos de recrutamento. Do ponto de vista metodológico procedemos a uma análise de conteúdo dos anúncios recolhidos por forma a constituir uma base de dados que nos permitisse o tratamento estatístico das variáveis passíveis de ser apuradas em cada anúncio. Os dados assim obtidos permitiram-nos proceder a uma caracterização da procura de profissionais de recursos humanos efectuada a partir de tais anúncios, bem como tipificar as empresas que recrutam esses profissionais. Gostaríamos de realçar, no entanto, o facto das conclusões a que chegamos não serem passíveis de qualquer tipo de extrapolação dado que a fonte utilizada não garante a representatividade dos dados para universos que não o dos anúncios publicados no referido Jornal.
- Modalidades de inserção profissional dos quadros superiores nas empresasPublication . Cordeiro, João Pedro PinaO presente artigo versa sobre as práticas de gestão de recursos humanos pelas empresas, e mais especificamente sobre as modalidades de inserção profissional dos quadros superiores em empresas com diferentes capacidades de inovação. Tentámos identificar até que ponto a inserção profissional dos quadros superiores é influenciada pelos diversos contextos empresariais onde se processa. Procurámos ainda determinar se, entre os factores que geram essas desiguais possibilidades, se encontra a sua diferenciada capacidade de inovação. Na conjugação das diferentes dimensões definidoras da gestão dos quadros superiores destacaram-se modalidades que revelam estratégias específicas, as quais estão na origem de dois modelos de inserção profissional muito contrastantes: o da “inserção profissional qualificante”e o da “inserção profissional não qualificante”.
- Estresores de puesto, de rol y de carrera y bienestar psicológico: el papel del afrontamiento de acción directa y paliativoPublication . Fortes-Ferreira, Lina; González-Morales, M. Glória; Martín, IsabelEl presente estudio pretende analizar el papel del afrontamiento de acción directa y paliativo en la relación entre estresores laborales (estresor de puesto , de rol y de carrera) y bienestar psicológico, asi como las posibles interacciones entre estos dos tipos de afrontamiento, en una muestra de 464 empleados de empleados de organizaciones financieras españolas. Los análisis de regresiones jerárquicas muestran que el afrontamiento de acción directa predice el bienestar. Las interacciones entre los estresores de puesto y de rol, y el afrontamiento de acción directa predice la satisfacción laboral. Las interacciones entre los estresores y el afrontamiento paliativo predicen las quejas psicosomaticas. Por último, la interacción de los dos tipos de afrontamiento predice las quejas psicosomáticas y sin embargo no predice la satisfaccion laboral. Se discuten las implicaciones teóricas y prácticas de los resultados para las estrategias de intervención en el control del estres laboral.
- El estado del contrato psicológico y su relación con la salud psicológica de los empleadosPublication . Gracia, Francisco Javier; Silla, Inmaculada; Peiró, José Maria; Fortes-Ferreira, LinaEl presente trabajo estudia el papel del estado del contrato psicológico para predecir resultados de salud psicológica en una muestra de 385 empleados de distintas empresas españolas. Los resultados indican que el estado del contrato psicológico predice la satisfacción con la vida, el conflicto trabajo-familia y el bienestar psicológico más allá de la predicción alcanzada por el propio contenido del contrato psicológico, y que la confianza y la justicia, dos de las dimensiones del estado del contrato psicológico, consideradas conjuntamente contribuyen a explicar dichas variables añadiendo valor al rol que como predictor desempeña el cumplimiento del contrato. Estos resultados suponen un apoyo a los planteamientos de Guest y colaboradores.
- Work related stress and well-being: the roles of direct action coping and palliative copingPublication . Fortes-Ferreira, Lina; Peiró, José Maria; González-Morales, M. Glória; Martín, IsabelThe purpose of the present study is to analyze the roles of direct action coping and palliative coping in the relationship between work stressors and psychological well-being, as well as their possible interactions, in a sample of 464 bank employees. Hierarchical regression analyses showed main effects of direct action coping on well-being. Palliative coping predicts higher levels of psychological distress. Contrary to what was expected, the interactions between work stressors and direct action coping were not significant. Palliative coping interacted with work stressors when predicting psychosomatic complaints. The interaction between the two types of coping was significant on psychosomatic complaints and psychological distress, but not on job satisfaction. The paper discusses theoretical and practical implications of these results, in order to design intervention strategies to prevent and manage job stress.
- The state of the psychological contract and its relation to employees' psychological healthPublication . Gracia, Francisco Javier; Silla, Inmaculada; Peiró, José Maria; Fortes-Ferreira, LinaThe present paper explores the role of the state of the psychological contract in predicting psychological health outcomes in a sample of 385 employees from different Spanish companies. Results indicate that the state of the psychological contract significantly predicts life satisfaction, work-family conflict and well-being beyond the predictive capacity of the content of the psychological contract. In addition, trust and fairness, two of the dimensions of the state of the psychological contract, jointly contribute to explaining these psychological health variables, adding value to the predictive role of fulfilment of the psychological contract. These results lend support to the approach proposed by Guest and colleagues.