IUM - Dissertações de Mestrado em Ciências Militares - Segurança e Defesa
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IUM - Dissertações de Mestrado em Ciências Militares - Segurança e Defesa by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- A Segurança da Plataforma Continental : o caso nacionalPublication . Lampreia, Rui Pedro Gomes Fernando da SilvaO presente trabalho de investigação visa caraterizar a segurança da plataforma continental nacional, segundo a dimensão de segurança (safety e security) e a dimensão de conhecimento científico. A justificação do tema é sustentada por argumentos que decorrem das atuais circunstâncias em que o país se encontra: profunda crise financeira com impacto na segurança; uma multiplicidade de entidades e organismos do Estado com atribuições nos espaços marítimos nacionais; quatro entidades com meios para atuar no mar; a falta de articulação; a obsolescência e falta de meios e capacidades; e a limitada capacidade de vigilância marítima. Sendo portanto oportuno efetuar a caraterização das capacidades e meios nacionais e dos fatores determinantes para a segurança da plataforma continental nacional. Em termos metodológicos o design da investigação consiste no “Estudo de Caso”, uma vez que permite efetuar uma análise detalhada e intensiva do objeto de estudo. A estratégia de pesquisa é mista (quantitativa e qualitativa) e o raciocínio de análise hipotético-dedutivo. Foram ainda efetuadas entrevistas diretivas ou semiestruturadas a personalidades com responsabilidades na segurança da plataforma continental pertencentes a entidades e/ou organismos do Estado. Concluímos que, não obstante as capacidades e meios nacionais de vigilância remota possuírem limitação na cobertura espacial dos espaços marítimos, e os meios oceânicos de patrulha e fiscalização e de conhecimento científico se encontrem obsoletos e serem atualmente insuficientes ou inexistentes, Portugal, tem vindo a garantir a soberania e a jurisdição dos espaços marítimos nacionais. No entanto, se não se investir na continuidade destas capacidades, o país corre risco de não garantir autonomamente a segurança e o conhecimento científico da plataforma continental, ficando dependente dos parceiros da UE e/ou da OTAN, transformando-se, nestas circunstâncias, num Estado protegido. Abstract: The aim of this research is to characterize the security in the national continental shelf, according to the security dimension (safety and security) and the dimension of scientific knowledge. The rationale behind this theme is supported by arguments arising from the current circumstances of the country: severe financial crisis with impact on security; a multitude of entities and state agencies with responsibilities in the national maritime areas; four entities with means to act at sea; lack of coordination; obsolescence and lack of resources and capabilities; and the limited maritime surveillance capability. In these circumstances is appropriate to conduct a survey of the capabilities and national means and the factors that determine the national security of the continental shelf. Methodologically the research design is the "Case Study", since it allows detailed and intensive analysis to the observed state entities and organizations. The research strategy is mixed (quantitative and qualitative), and the reasoning analysis hypothetical-deductive. We’re also, carried out, semi-structured interviews to individuals from state entities and/or organizations with responsibilities in the security of the continental shelf. We conclude that, although the national capabilities and means for monitoring the maritime spaces remotely have a limited coverage, and the ocean means for patrol, boarding and scientific surveys are obsolete and currently lacking or insufficient, Portugal has guaranteed the security of the continental shelf. However, for the continuity of these capacities, economic effort should be done. The fail in the security, planning and ordering of the continental shelf, Portugal can become dependent on the EU and / or NATO partners and, under these circumstances, can become a protected state and loses Sovereignty at sea.
- O Programa de Sistemas Aéreos Não Tripulados da Força Aérea Portuguesa como alicerce da Capacidade Aérea Não Tripulada NacionalPublication . Oliveira, JoséO Programa de Unmanned Aircraft Systems (UAS) da Força Aérea Portuguesa (FAP) tem a sua origem nos trabalhos académicos de investigação realizados na Academia da Força Aérea, inicialmente, e no seu Centro de Investigação, após a sua criação. Apesar de algum trabalho realizado anteriormente, o projeto de maior visibilidade foi o Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados (PITVANT), tendo alcançado elevados níveis de sucesso naqueles que foram os objetivos estabelecidos: investigação e desenvolvimento na área dos UAS focados nas necessidades operacionais das Forças Armadas (FFAA). O PITVANT produziu diversos protótipos que foram testados e validados, participaram em exercícios vocacionados para este tipo de meios e constituíram uma rede de conhecimento e partilha entre entidades estrangeiras e o Sistema Científico e Tecnológico Nacional. A FAP, com o intuito de dar seguimento a este projeto, produziu um documento de doutrina estratégica que orienta o modo como os trabalhos devem ser conduzidos, quais as expectativas de operação e requisitos genéricos a alcançar, fundamentando o seu Programa de UAS. As valências alcançadas desde o início do programa vieram a manifestar-se suficientes para uma satisfação alargada das necessidades identificadas pelos ramos das FFAA e pelas Forças e Serviços de Segurança (FFSS), adequando-se assim a satisfazer as de outras entidades cujos requisitos se afiguram menos exigentes. O estabelecimento de uma capacidade operacional sustentada no Programa de UAS da FAP carece de processos de edificação e implementação que resolvemos designar por solução de operacionalização. Para esse efeito abordámos diversas dimensões, nomeadamente a genética, a organizacional e a operacional, sustentadas num modelo de industrialização, em processos de sustentação, na criação de uma estrutura de testes e no acompanhamento constante por parte da Investigação e Tecnologia (I&T). Da análise destas dimensões e com a expectativa de aproveitamento e incremento de valências e potencialidades existentes, identificaram-se ações de caráter estratégico operacional e tático, focadas na materialização e operacionalização da capacidade UAS na FAP, permitindo assim alicerçar essa capacidade nos restantes ramos das FFAA, FFSS e ainda em outras entidades pública e privadas. A edificação e implementação de uma capacidade devem ser orientadas segundo critérios bem definidos e cronologicamente referenciados. Para atingir este objetivo, recorremos aos vetores de desenvolvimento de capacidades estabelecidos pelo acrónimo DOTMPLII-I, segundo o qual identificámos a FAP como a entidade mais capacitada para liderar o processo e, como tal, capaz de potenciar a edificação de uma capacidade nacional alicerçada nas suas valências, know-how e capacidades intrínsecas diretamente relacionadas com a operação aeronáutica. Abstract: The Portuguese Air Force (PoAF) Unmanned Aircraft System (UAS) program has its origin in academic work conducted, initially, by research activities in the Air Force Academy and, later, in its Investigation Centre. Although some previous work, the project with most visibility was the Unmanned Aircraft Vehicles Research and Technology Project (PITVANT)1, which achieved high levels of success in pre-established objectives: research and development in the UAS area focused on operational needs. PITVANT produced several prototypes that have been tested and validated, participating in unmanned vehicles specific exercises and establishing a network of knowledge shared with foreign entities and the National Scientific and Technological System. PoAF, in order to comply with this project, produced a strategic doctrine document that guides the following steps, expectations and general requirements to be achieved, establishing its UAS programme. Capabilities reached since the beginning has been considered adequate to fulfil the needs identified by the other armed forces branches as well as security forces, satisfying their lighter requirements. The establishment of an operational capability sustained on the PoAF’s UAS program, needs a build-up and implementation processes that we designate as operationalization solution. For this purpose, we addressed several dimensions, including genetics, operational and organizational, sustained in a model of industrialization, support processes, creation of a testing framework and research and technology constant monitoring. From the analysis of these dimensions, and with the expectations of use and development of existing potentials and capabilities, some strategic, operational and tactical actions were identified focused on materialization and operationalization of PoAF UAS capability and thus support it in the other armed forces branches, services and security forces and even in other public and private entities. The build-up and implementation of a capability must be guided according to well-defined criteria and chronological references. To achieve this goal, we resort to capabilities development vectors established by the acronym DOTMPLII-I, whereby we have identified PoAF as the most suitable entity to lead the process and, as such, capable of boosting national capability building based on their skills, know-how and intrinsic abilities directly related to aircraft operation.
- A tecnologia espacial nas Forças Armadas PortuguesasPublication . Costa, PedroA presente investigação visou a identificação e avaliação do tipo de suporte que a tecnologia espacial garante às operações militares da atualidade, com enfoque nas FFAA, tendo também por base a revisão realizada em 2014, aos documentos estruturantes da Defesa. As vantagens proporcionadas pelas valências da tecnologia espacial e a dependência nesta para a pressecução do valor dissimétrico verificado nas operações militares da actualidade, justificam per si a abordagem realizada nesta investigação. Por outro lado a redefinição dos documentos nacionais estruturantes para a Defesa, justificam e motivaram o desafio no que respeita á avaliação do emprego da tecnologia espacial no seio das FFAA, numa perspectiva conjunta, procurando eventual optimização do seu emprego. Nesta investigação foi possível identificar o nível de integração da tecnologia espacial, delimitado ao segmento dos satélites, nas atuais operações militares, onde se constata que assumem um papel relevante face às suas características potenciadoras de sinergias. Identificou-se, com base doutrinária, o tipo de funções em que a tecnologia espacial é empregue em operações militares e buscaram-se exemplos documentados referentes aos recentes conflitos, que permitiram relevar a importância atual da tecnologia espacial nas operações militares. Foram também identificadas as potencialidades e vulnerabilidades do emprego e usufruto da tecnologia espacial em operações militares, tendo sido particularizada a relevância para a consciência situacional, integração de sistemas, e fomento da eficácia e eficiência dos recursos e meios. Da investigação realizada foram apreciadas alternativas aos satélites, sempre com o propósito das valências proporcionadas para as operações militares, com o intuito de identificar níveis de dependência desta tecnologia como instrumento ao serviço das operações militares, focando as dimensões tecnológica e estratégica. Foi possível concluir que será possível identificar alternativas à tecnologia espacial, em algumas valências, mas com limitações ou constrangimentos no empenho em operações militares. Por fim, no âmbito da avaliação realizada do emprego da tecnologia espacial no seio das FFAA, numa perspectiva conjunta, onde a ênfase foi a busca pela eventual optimização do seu emprego, foi possível identificar aplicações e tendências, tendo por base os níveis de ambição e cenários tipificados nos documentos estruturantes da Defesa revistos em 2014. A investigação permitiu identificar uma necessária otimização do emprego da tecnologia espacial pelas FFAA, que participa para os níveis de ambição definidos no CEM, e afirma-se como um meio facilitador para o emprego de meios. Abstract: This research aimed to identify and assess the type of support that space technology ensures the military operations of today, focusing on the Portuguese armed forces, and also based on a review, conducted in 2014, in the structuring documents of defence. The advantages provided by the valences of space technology and dependence in the present military operations justify the approach made in this investigation. On the other hand the redefinition of national structuring documents for the defense, justify and motivate the challenge with focus evaluating the use of space technology within the Portuguese armed forces, looking for possible optimization of their employment. In this investigation it was possible to identify the level of space technology integration, bounded to the segment of the satellites in the current military operations where it can be seen that play a relevant role face to their characteristics potentiate synergies. Is identified, with doctrinal base, the type of functions in that space technology is used in military operations and sought to documented examples related to recent conflicts, which allowed reveal the current importance of that technology. They also identified the strengths and vulnerabilities of employment and enjoyment of space technology in military operations which were individualized relevance for situational awareness, systems integration, and promoting the effectiveness and efficiency of resources and means. The present investigation also were considered alternatives to satellites whenever the purpose of the valences provided for military operations in order to identify levels of dependence of this technology as a tool in the service of military operations, focusing on technological and strategic dimensions. It was concluded that is possible to identify alternatives to space technology in some valences, but with limitations or constraints on the commitment to military operations. Finally in the evaluation carried out of the use of space technology within the Portuguese armed forces, where the emphasis was the search for possible optimization of your job, it was possible to identify trends and applications, based on the levels of ambition and scenarios typified in the structuring documents of defence reviewed in 2014. A research identified a necessary optimization of the use of space technology for the Portuguese armed forces, participating for the levels of ambition, states and to facilitating the use of means.
- Competitividade e Racionalização no Hospital das Forças ArmadasPublication . Nunes, JorgeO atual ambiente estratégico das Forças Armadas carateriza-se por uma mutação acelerada e permanente que provoca um elevado grau de incerteza e de imprevisibilidade, a que acresce uma conjuntura de grave crise financeira e económica. Este ambiente apela à necessidade de se efetuarem intensas e rápidas transformações, que se têm vindo a refletir na reforma do Sistema de Saúde Militar, com particular impacto na componente hospitalar. O Hospital das Forças Armadas pela sua natureza assistencial está exposto a um ambiente marcadamente competitivo, próprio das organizações prestadoras de cuidados de saúde, ficando a sua viabilidade a longo prazo dependente da capacidade de criação de valor para os utentes, de adaptação às mudanças que ocorrem do lado da oferta, da procura, das parcerias com outras instituições e às mudanças políticas e sociais. A investigação pretendeu identificar o papel do diretor do Hospital das Forças Armadas que melhor contribuirá para o conduzir futuramente a níveis superiores de competitividade e de racionalização. A metodologia utilizada foi a hipotético-dedutiva, tendo a recolha da informação recorrido à técnica de Delphi, com a aplicação dum questionário, em que se pretendia a ordenação pela importância relativa das dimensões do papel do gestor/diretor segundo o modelo de Mintzberg. Da investigação realizada conclui-se que o papel do diretor que melhor contribuirá para conduzir futuramente o hospital a níveis superiores de competitividade e de racionalização é aquele que integrar por ordem decrescente de importância as dimensões da área interpessoal, da decisão e da informação. O painel foi concordante na ordenação das três dimensões mais importantes (líder, agente de mudança organizacional e primeira figura) mas não o foi nas três últimas (monitor, disseminador e porta-voz, todas da área informação). Também se concluiu que o diretor para exercer o seu papel de gestor estratégico do Hospital das Forças Armadas necessita de ter uma perceção abrangente, constante e atualizada que integre o ambiente externo e o interno, devendo o seu papel ser complementado com os princípios da competitive intelligence. Abstract: The actual Armed Forces strategic environment is characterized by a rapid and permanent mutation that causes a high degree of uncertainty and unpredictability, which it is even more due to the severe financial and economic crisis. These aspects point out to the necessity to introduce intense and quick transformations, with the natural consequences in the Military Health System reform, and with particular relevance on hospital sector. The Armed Forces Hospital should pay attention to the competitive market forces, related with the health care organizations, and thereby its long term feasibility it will depend on the capacity of creating value for users, on the level of adaptation to the changes of the providers, on the patient expectations and behavior, on the partnerships with other institutions and on the political and social changes. The research identifies the role of the Director of the Armed Forces Hospital, in order to improve its competitiveness and rationalization. The methodology used was the hypothetical-deductive and the collection of information resorted to the Delphi method, by applying a questionnaire to identify the relevance of each dimension of the manager/director's role, using the Mintzberg´s management roles. The research point out that the most important dimensions for improve its competitiveness and efficiency are leader, entrepreneur and figure head. In the opposite site, the less relevant dimensions are monitor, disseminator and spokesman. It was also concluded that in order to exercise his role as a strategic manager of the Armed Forces Hospital, the director needs to have a comprehensive, constant and updated perception, which integrates the internal and external environment and his role should be complemented with competitive intelligence.
- O RI 14 nas Campanhas do Sul de Angola da I GMPublication . Borges, VítorO presente trabalho de investigação pretende caraterizar a participação do 3.º Batalhão Expedicionário do Regimento de Infantaria 14, que participou nas Campanhas do Sul de Angola da I Guerra Mundial, em 1914 e 1915. Esta participação enquadra-se no envolvimento de Portugal no conflito, em três teatros de operações terrestres distintos: Angola, Moçambique e França. Em particular, a colónia de Angola estava ameaçada a Sul pelos colonos bóeres e alemães que tentavam revoltar as populações locais contra o domínio português e por forças militares junto à fronteira. Neste cenário, debaixo do comando do Tenente Coronel Alves Roçadas é formada uma expedição, com destino ao Sul de Angola, constituída por subunidades de combate de Infantaria, Metralhadoras, Artilharia de Montanha e Cavalaria. Começamos por apresentar o estado da arte, abordando as obras que foram escritas sobre a história do RI 14, bem como sobre as suas campanhas. O RI 14 criado em 1806, fruto da reorganização do Exército Português de então, veio, em 1914, a mobilizar o 3.º Batalhão Expedicionário, unidade estudada, e que integrou a expedição comandada inicialmente por Alves Roçadas. Segue-se o procedimento metodológico, definindo o modelo de análise, passando à apresentação da análise da campanha de per se. Como síntese, conclui-se do estudo, que o Batalhão partiu para África sem qualquer doutrina enquadrante, que definisse o seu emprego, tipologia de operações a executar e como se proceder à preparação para o terreno e inimigo que se iria encontrar. A organização do Batalhão era a normal na época e não teve influência negativa direta nos empenhamentos táticos e desfecho da campanha. O Batalhão praticamente não se preparou para a missão, que resultou no fraco entrosamento e grande heterogeneidade dos militares, tornado evidente no desempenho em combate demonstrado em Naulila. Inicialmente não se verificaram limitações de material mas, a partir de finais de dezembro de 1914, toda a ação foi fortemente influenciada pelas grandes dificuldades de material. A liderança superior do Batalhão consistia em oficiais veteranos das campanhas africanas em Angola, Moçambique e em comandantes de pelotão, com apenas duas exceções, que exerceram a sua ação de comando de forma eficaz e reconhecida. Não preparados para operar na dureza do clima africano, a participação do Batalhão foi marcada por pesadas baixas e grandes dificuldades. As condições de vida dos militares eram precárias e a diminuta organização do terreno teve grandes implicações no desenrolar da campanha. Abstract: This research paper aims to characterize the employment of the 3rd Expeditionary Battalion of the 14th Infantry Regiment that participated in the campaigns of southern Angola in World War I, in 1914 and 1915. The Portuguese contribution in the three Theatres of War, Flanders, Angola and Mozambique, frames this expedition. Angola was threatened in its southern border by the Boers colons, as well as by the Germans, who were uprising the indigenous population against the Portuguese rule. The regular German forces in the region also presented a serious challenge. In this scenario, under the command of Lieutenant Colonel Alves Roçadas, an expeditionary force is mobilized, composed of Infantry, Machine-guns, Mountain Artillery and Cavalry units. The paper starts presenting the state of the art, addressing the different studies published about the 14th Infantry Regiment history, as well as about its campaigns. The Regiment, founded in 1806, product of the undergoing army’s reorganization, mobilized, in 1914, the 3rd Battalion Expeditionary. This Battalion joined the expedition initially commanded by Lieutenant Colonel Alves Roçadas. It follows the methodological procedure, defining the analysis model, followed by the presentation of the campaign analysis. As a summary, the study concludes that the Battalion left for Africa without any framing doctrine, to define their employment, type of operations to be performed and how to prepare for the terrain and enemy encountered. The organization of the Battalion was normal at the time and had no negative influence on tactical commitments and outcome of the campaign. The Battalion hardly prepared for the mission, which resulted in poor rapport and great heterogeneity of the force, become evident in the combat performance demonstrated in Naulila. Initially there were no limitations of material but from the end of December 1914, all the action was strongly influenced by the great difficulty of material. The top leadership of the Battalion consisted of veteran officers of the African campaigns in Angola and Mozambique. The platoon leaders, with only two exceptions, exercised their command action effectively. Not prepared to operate in the hardness of African climate, the Battalion was marked by heavy casualties and great difficulties. Living conditions were harsh and the poor terrain preparation had major implications in the conduct of the campaign.
- Da edificação de capacidades militaresPublication . Batalha, CarlosFindo o bloco soviético e, com ele, desvanecido o inimigo dos Estados ocidentais e a ameaça militar que dele advinha, o conceito de segurança alarga-se no seu espetro, abrangendo outros setores como a política, a identidade societal, o ambiente e a economia. Consequência deste alargamento dá-se igualmente um aprofundamento do quadro de ameaças com caráter subestatal e com fortes conexões com a criminalidade organizada. Face à alteração do quadro de ameaças e dos riscos securitários, consideramos que a sua mitigação deve envolver uma alteração de paradigma, levando-nos a afastar de uma conceção industrial, centrada no inimigo, para uma conceção pós-industrial, onde a inexistência (ou desconhecimento) dos atores geradores das ameaças obrigam a uma nova centralização da edificação de capacidades, nomeadamente nos alvos das mesmas. A mitigação do risco é assim obtida por via de estratégias coercivas de negação as quais incidirão diretamente nas operações dos atores geradores das ameaças e no seu cálculo custo/benefício, com consequente diminuição da probabilidade de ocorrência de ataques aos potenciais alvos (ativos) relevantes para o Estado. Tal capacidade deve ser edificada tendo como principio a construção teórica dos sistemas complexos, gerando uma rede de agentes sensoriais e intercetores interligados entre si por via de uma info-estrutura capaz de potenciar as suas interligações, originando comportamentos emergentes ao nível sistémico. Tal sistema de sistemas, ao permitir maior diversidade ao nível dos agentes, aumenta a adaptabilidade do conjunto, característica fundamental para contrariar os atores subestatais, também eles flexíveis e adaptáveis do ponto de vista operacional. Neste contexto securitário, onde a dissuasão de cariz retaliatório deixou de poder ser materializável pela indefinição dos threateners, a mitigação dos riscos securitários deve ser orientada pela edificação de capacidades interministeriais geradoras de valor no âmbito da proteção dos ativos pertinentes ao Estado. Tendo em consideração o caráter extensivo dos riscos, o custo da capacidade será eventualmente a dimensão mais pertinente na definição do valor, pelo que a sua redução deverá ser uma prioridade. Abstract: Vanished the Soviet bloc and with it, the enemy of the Western States and the military threat that stemmed from it, the concept of security widens in its spectrum, covering other sectors than the military one such as politics, societal identity, environment and the economy. Consequence of this enlargement occurs also a deepening in the spectrum of sub-state threats, with close connections to organized crime. Given the change in the threats scopes and security risks, we consider that its mitigation should involve a paradigm shift, taking us away from an industrial framework, centered on the enemy, to a post-industrial one, where the nonexistence of threats generators requires a new centralization of capability planning, centered in the threats targets. Risk mitigation is thus obtained by means of coercive strategies of denial which will focus directly on the operations of the threats generators, namely in theirs cost/benefit calculus, decreasing the likelihood of attacks on State critical assets and interests. This capability must be erected having as principle the theoretical construction of complex systems, creating a network of agents (sensors and interceptors) interconnected via an info-structure capable of enhancing their interconnections, leading to emerging systemic level behavior. Such a system of systems, capable of diversity generation within the agents, increases the adaptability of the whole, a key feature to counteract the sub-state actors. In this context where deterrence of retaliatory nature is no longer effective, mitigation of security risks should be guided by building up inter-ministerial capabilities able to generate value in State security terms. Considering the extensive nature of the risks, the cost of building the capability will eventually be the most relevant dimension in the definition of value.
- O espaço e as pequenas potênciasPublication . Marado, BrunoNeste trabalho de investigação procurou-se determinar quais as motivações que levam as pequenas potências a investir no espaço, de que forma e em que medida o têm feito e quais os contributos do poder espacial para a consecução dos desideratos nacionais. A investigação foi delimitada ao estudo de oito pequenas potências asiáticas e europeias: Coreia do Norte, Malásia, Tailândia, Vietname, Bélgica, Dinamarca, Irlanda e Portugal, tendo a observação da amostra contemplado quatro dimensões: investimento, capacidades espaciais, motivações e contributos para a consecução dos desideratos nacionais. Depois de analisados vários indicadores, concluiu-se que as pequenas potências asiáticas em análise conseguem, com investimentos governamentais inferiores (metade das europeias), uma maior presença no espaço tendo colocado até ao presente 20 satélites próprios, contra apenas sete dos europeus (apesar destes garantirem acesso a mais produtos e de melhor qualidade por via cooperativa). Adicionalmente, enquanto na Europa se assiste a um ténue aumento do investimento no espaço (8% entre 2009-2012), na Ásia assiste-se a uma “corrida espacial” com um aumento acentuado (105% no mesmo período). Quanto às motivações, concluiu-se que as pequenas potências asiáticas são movidas principalmente por motivos políticos, enquanto as europeias são movidas por motivos económicos. Apesar das diferentes abordagens, todas estas pequenas potências retiram do espaço contributos para a consecução dos desideratos nacionais. Foi por fim possível responder à questão “Num contexto de crescente presença no espaço das pequenas potências asiáticas e europeias, quais as motivações, caminhos percorridos e quais os contributos do poder espacial para a consecução dos desideratos nacionais, nas vertentes política, económica e de segurança?”, afirmando-se que “Embora as pequenas potências asiáticas e europeias desenvolvam o seu poder espacial a fim de retirar contributos para a consecução dos desideratos nacionais, nas vertentes política, económica e de segurança - as asiáticas conseguem com investimentos governamentais inferiores obter mais capacidades autónomas e uma afirmação pela presença no espaço superior, pelo fato de as europeias optarem pela via cooperativa de forma assimétrica e colocarem a tónica na vertente económica, especializando-se em subsistemas, ficando com capacidades autónomas residuais, apesar de garantirem acesso a mais produtos espaciais e de melhor qualidade numa ótica de utilizador. Esta distinção deve-se principalmente às motivações, maioritariamente políticas na Ásia, enquanto na Europa são económicas”. Abstract: This research work aimed to determine the motivations that lead small powers to invest in space, how and in which extend they are doing it, as well as which is the contribute to the achievement of national desideratum. Eight asian and european small powers were chosen as observation field: North Korea, Malaysia, Thailand, Vietnam, Belgium, Denmark, Ireland and Portugal. The analysis was conducted considering four dimensions of the space power: investment, capabilities, motivations and contribution to the achievement of national desideratum. After analyzing several indicators, it was observed that asian small powers with smaller investments in space sector (half than the europeans), were able to launch 20 satellites up to today, facing only seven from the europeans. Additionally, while in Europe we assist to a small increase on the space budgets (8% increase from 2009 to 2012), in Asia we assist to a “space race” with a marked increase (105% on the same period). Regarding their motivations, the small asian powers are driven mainly by political reasons, while their european counterparts are driven mainly by economic reasons. Although they follow different approaches, all this small powers take advantage from space to the achievement of their national desideratum. Finally, it was possible to answer the central question “In a context of increasing space presence of asian and european small powers, which motivations, ways and how does space power contributes to the achievement of their national desideratum, in the political, economic and security fields?”, referring that “Although both asians and europeans develop their space power aiming to get contributions to the achievement of their national desideratum – in the politic, economic and security fields – asians are able to get more autonomous capabilities with smaller government investment, and a higher affirmation due to their wider space presence. This is because the europeans choose an asymmetric cooperative way, emphasizing the economic aspect, specializing themselves in subsystems, remaining only residual autonomous capabilities, although ensuring access to more space products, and with higher quality. This differences arise because the motivations in Asia are mainly political, while in Europe are economic.
- A Estrutura de Comando de Nível Operacional nacional e o PPOPublication . Faria, RibeiroA atual doutrina militar conjunta nacional prevê estruturas de comando operacional e um processo de planeamento que seguem os princípios aplicados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que, por sua vez, prevê, para além do nível político, três níveis das operações: Estratégico, Operacional e Tático. A doutrina nacional implementa de igual forma estes três níveis, prevendo interações entre eles durante o processo de planeamento. Contudo, a reduzida dimensão que apresentam os fatores dimensão, espaço e tempo nas operações normalmente conduzidas por forças conjuntas portuguesas, suscitam dúvidas quanto à adequabilidade de uma organização e de um processo de planeamento desenvolvidos para operações cuja envergadura é muito díspar da nacional. Assim, a presente investigação visou verificar se a estrutura de comando de nível operacional nacional, nomeadamente no que respeita às suas relações de comando e processo de planeamento com os níveis estratégico e tático, está adequada à natureza das forças conjuntas nacionais e às missões previstas para as mesmas. O percurso metodológico iniciou-se com a revisão da literatura sobre o tema, através da consulta de obras sobre o nível operacional e de publicações doutrinárias OTAN, permitindo uma visão abrangente e completa da problemática dos níveis da guerra e dos processos de planeamento na Aliança. Após a recolha da informação e da sua análise inicial passou-se à construção de um modelo de análise, baseado na doutrina de referência (OTAN), tendo sido identificadas as dimensões e respetivos indicadores a analisar de forma a atingir os objetivos da investigação. Tal permitiu iniciar a observação da realidade nacional, inicialmente através da análise dos documentos doutrinários e legais e, posteriormente, através de entrevistas a militares que desempenham ou desempenharam funções em estruturas de comando nacionais ou internacionais (OTAN), para analisar a implementação prática dos modelos teóricos identificados na primeira parte da investigação, a fim de se confirmar a hipótese de trabalho formulada. As conclusões da investigação apontam para uma inadequação da estrutura de comando de nível operacional à natureza das forças conjuntas nacionais e às missões previstas para as mesmas, porquanto apresenta uma definição dúbia no que respeita à entidade responsável por essa estrutura, depende de processos de delegação de autoridade pouco claros e ambíguos, tem uma organização permanente deficiente em termos de áreas de Estado-Maior (EM), um efetivo reduzido que não lhe permite uma reposta adequada e rápida e possui um órgão de execução que apoia simultaneamente o nível estratégico-militar. Abstract: The current national joint doctrine stipulates operational command structures and a planning process based on the principles applied by the North Atlantic Treaty Organization (NATO). Besides the political level, NATO stipulates three levels for the conduct of military operations: Strategic, Operational and Tactical. The national doctrine implements these same three levels, stipulating continuous interaction between them during the planning process. Nevertheless, the reduced scale of the forces, space and time factors of the operations conducted by the Portuguese joint forces raises some questions concerning the suitability of an organization and planning process originally developed for operations in a much bigger scale. This investigation tries to verify if the national operational level command structure, in terms of its command relationship and planning process interaction with the strategic and tactical levels, suits the nature of the national joint forces and their assigned missions. The investigation started with the revision of publications on the subject of the levels of war, particularly the operational level, and NATO doctrinal publications, which contributed to an overarching vision on the levels of war and the Alliance planning processes. This revision resulted in the construction of a conceptual analysis model, based on our doctrine of reference (NATO), with the dimensions and indicators to focus the analysis in order to attain the objective of this investigation. This analysis model allowed the observation of the national reality, initially through the study of legal and doctrinal documents and, in a subsequent phase, through interviews of selected officers who serve or have served in national or NATO command structures, to analyze the positive implementation of the theoretical models identified on the previous phase of the investigation, in order to confirm the formulated work hypothesis. The investigation concludes that the current operational level command structure is unsuitable for the nature of the national joint forces and their missions, because there is a dubious definition of the entity responsible for the operational level, it depends on unclear and ambiguous authority delegation processes, it presents a deficient permanent organization in terms of staff areas, a reduced manning which prevents an adequate rapid response and possesses an execution structure which simultaneously supports the strategic –military level.
- Portugal, a arquitetura de segurança da África Austral e a Guerra Fria (1945-1975)Publication . Correia, JoãoEsta investigação tem como objetivo sintetizar o estado do conhecimento e gerar novas perspetivas orientadas para o papel de Portugal na arquitetura de segurança da África Austral no período compreendido entre 1945 e 1975, no qual acreditamos que, ao resistir à descolonização e ao adotar uma estratégia de aproximação à África do Sul e à Rodésia no início da década de 1960, Portugal foi determinante para a globalização da Guerra Fria. Recorrendo a uma abordagem dedutiva, concluímos que existiu uma arquitetura de segurança na forma de complexo, com dois períodos distintos (1945-1960 e 1960-1975), e que a estratégia portuguesa uniu o Atlântico-Norte ao Atlântico-Sul ao cooptar os EUA para a defesa do “reduto branco”. A investigação gerou novas questões centradas nas consequências securitárias resultantes do fim da presença portuguesa na África Austral, e também na clarificação do papel securitário de outros atores no período 1945-1975. Abstract: This research aims to synthesize the state of knowledge and generate new perspectives towards the role of Portugal in the Southern African security architecture between 1945 and 1975, in which we believe that, by resisting to decolonization and adopting an approaching strategy to South Africa and Rhodesia at the beginning of 1960 decade, Portugal was decisive for the globalization of the Cold War. By using a deductive approach one concludes that there was a security architecture in the form of complex with two distinguished periods (1945-1960 and 1960-1975), and that portuguese strategy joined the South and North-Atlantic by co-opting the USA to the defense of the "white redoubt". The research generated new questions centered on the security consequences resulting from the portuguese exit from Southern Africa, and also on clarification of other actors’ security role on 1945-1975 period.
- Defesa europeia comum: possibilidades e probabilidade de implementaçãoPublication . Tschakert, Andreas FlorianA cooperação militar já existe há muito tempo na Europa e funciona. De algum modo. No entanto, e por oposição ao seu peso económico no mundo, a União Europeia ainda está longe (e para sua própria insatisfação) de apresentar uma capacidade de ação europeia, que se esconde por detrás da ideia original e do conceito sonante "Exército Europeu". A atual situação política mundial com os novos cenários de ameaça mesmo às portas da Europa alerta especialmente para a necessidade de refletir sobre as possibilidades de uma defesa europeia comum. Perante este cenário, são analisados os problemas atuais a caminho de uma defesa europeia comum, esboçados e avaliados quatro cenários futuros possíveis e nos quais estão alicerçadas as ações propostas no sentido da constituição de uma defesa europeia comum. A análise evidencia que: (1) considerando a situação especial da UE enquanto união de estados não é forçoso que uma defesa comum se assemelhe a uma defesa nacional, (2) existem inúmeros problemas cuja resolução a médio prazo é bastante improvável devido à falta de disponibilidade dos vários estados em abdicar da sua soberania em matéria de política de defesa, (3) nem todos os cenários possíveis da futura constelação da defesa europeia podem ser considerados razoáveis ou passíveis de serem implementados, (4) existem inúmeras medidas a implementar que poderiam aproximar a UE de uma defesa europeia comum, independentemente da sua constelação final, (5) para avançar, deveriam ser dados passos no sentido da harmonização das diversas Forças Armadas nacionais, representando, assim, um passo intermédio no sentido de um exército europeu "tipo ideal", bem como o estado final de uma defesa comum, caso não fosse possível alcançar um maior entendimento entre os parceiros europeus. O objetivo de uma defesa europeia comum não pode, apesar de todos os muitos outros problemas com as quais a UE se vê confrontada atualmente, ser perdido de vista. Abstract: Military cooperation has existed in Europe for a long time and it works. To some extent. However, and as opposed to its economic weight in the world, the European Union is far from presenting (to its great dissatisfaction) the capacity for European action, which hides behind the original idea and the fine-sounding concept of a "European army". The global political status quo, featuring new threat scenarios in Europe's own backyard, raises awareness particularly to the need to reflect on the likelihood of a common European defence. Against this background, the current problems arising on the way to a common European defence are analysed, four possible future scenarios are traced and assessed, on which the actions proposed for the development of a common European defence are founded. This analysis highlights the following: (1) Given the EU's special status as a union of States, a common defence does not have to necessarily resemble national defence; (2) The are several problems the resolution of which is unlikely to happen in the medium term due to the fact that several States are unwilling to waive their sovereign rights regarding defence policy; (3) Not all possible scenarios of the future constellation of European defence can be found reasonable or implementable; (4) There are a number of implementable measures that could bring the EU closer to a common European defence, irrespective of the final constellation; (5) To progress steps should be taken to standardise the different national Armed Forces, thus representing an intermediate step along the way of an "ideal type" of European army and the final state of a common defence, if a consensus cannot be reached between the European partners. In spite of many other problems that the EU currently faces, the goal of a common European defence must not disappear from sight.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »