ISEC Lisboa – Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica
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- Reabilitação e regeneração urbana na óptica da preservação do ambiente: Medidas a tomar para a recuperação do edificadoPublication . Guedes, Augusto Ferreira; Nunes, Fernando Manuel Duarte Oliveira; Almeida, Luís Filipe Rocha deA preservação do ambiente nos dias de hoje assume abordagens bem diversas das que tinha no final do século XX. O tema que neste trabalho final de mestrado nos propomos abordar é uma matéria que a muitos tem preocupado nos últimos anos, pois tem-se constatado que a resposta a uma necessidade básica, a da habitação, tem vindo a ser dada pelo aparecimento de novas construções, muitas vezes ocupando de uma forma irreversível e desnecessária, solos agrícolas, ou não, mas sempre virgens. A preocupação da preservação do edificado com a sua recuperação, reconstrução e devolução à sociedade, não tem acontecido, e muitos que a defendem afirmam, de uma forma peremptória, a necessidade de atribuir subsídios para a reabilitação urbana. A abordagem, e concomitantemente, as propostas que são feitas neste trabalho são a tentativa de trazer à discussão a real importância desta matéria nas suas múltiplas vertentes. O ambiente é uma delas e, seguramente, uma das mais importantes. A pergunta, relativamente à qual vamos procurar respostas é: vale a pena preservar e reabilitar ou é preferível demolir e fazer novo? A resposta centrar-se-á, fundamentalmente, ao nível ambiental e da qualidade.
- Empilhadores - Avaliação de riscos e da fiabilidade humana na sua utilizaçãoPublication . Sousa, Carlos Manuel Prada de; Pedro, João Luís Monteiro RuivoO presente trabalho tem por base a aplicação da Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA) e da Análise de Fiabilidade Humana (HRA), na utilização de empilhadores. A Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA) incidiu na deteção das falhas potenciais que se reportam ao equipamento, de forma a identificar os perigos, avaliar a probabilidade de ocorrência de um acidente, devido a esse perigo, e detetar as suas possíveis consequências, e com base nos níveis de risco obtidos, foram propostas medidas que permitam maximizar a redução dos riscos na utilização de empilhadores. A Análise de Fiabilidade Humana (HRA) versou na determinação da probabilidade da falha humana acontecer na utilização da máquina, no cumprimento de uma tarefa, em condições ambientais apropriadas e com recursos disponíveis para executá-la, sendo estas falhas classificadas, quantificadas e analisadas, com base em árvores de eventos e em estimativas de probabilidade de erro humano. O Estudo de Caso desenvolveu-se na Empresa CMPS - Sociedade de Revestimentos, S.A., com base na FMEA e na metodologia THERP da HRA, aferidas "in situ", de forma a avaliar e detetar os fatores e deficiências favorecedoras da sinistralidade, sua distribuição setorial e tipo de medidas de prevenção e segurança mais adequadas a implementar para minimizar a ocorrência de novos acidentes. Considerações finais, em que se releva a inclusão destas ferramentas ou de ferramentas similares nas várias indústrias para determinação da fiabilidade geral dos sistemas, em prol da segurança e da eficiência.
- Fadiga e aviação: Os Horários Irregulares da Tripulação de CabinePublication . Castro, Marta Mira de; Carvalhais, José Domingos de JesusNuma sociedade activa 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias por ano, a fadiga, os riscos associados e sua gestão, são cada vez mais uma preocupação actual. O presente trabalho centra-se na irregularidade de horários como factor desencadeante de sintomas de fadiga no estudo de tripulações de cabine de uma companhia aérea portuguesa. Este estudo pretendeu verificar: (1) os requisitos físicos, psicológicos, sociais e emocionais do trabalho da tripulação de cabine; (2) se os horários em vigor e tempos limite de descanso efectivo são factores desencadeantes de fadiga; (3) a existência de sintomas de fadiga na tripulação de cabine. Foi desenvolvido um questionário adaptado às especificidades da profissão a uma amostra de 73 tripulantes, dos quais 39 do sexo feminino e 34 são do sexo masculino, sendo a média de idade de 27,68 anos. Os resultados mostram que os factores que mais contribuem para a fadiga são: o tipo de voo, a falta de humidade e a oscilação da temperatura da cabine, bem como os voos nocturnos, o jet lag e em menor percentagem a irregularidade de horários e a falta de descanso. As principais queixas físicas são a nível das pernas, pés e coluna lombar. Os principais sintomas/sinais de fadiga são as pernas cansadas, pele seca e olhos cansados. Existiram ainda queixas de problemas digestivos, sendo as mulheres as principais lesadas. Foram encontradas diferenças significativas entre o género e o sono, sendo que os homens avaliam o seu sono como mais repousante comparativamente com as mulheres. Foram ainda encontradas diferenças significativas na senioridade: a falta de humidade na cabine, falta de descanso e problemas de estômago afectam mais as pessoas com maior antiguidade e a qualidade do sono é melhor nas pessoas com menor antiguidade. Pode-se considerar que os principais objectivos foram atingidos. Recomenda-se o uso de outras metodologias e/ou companhias do mesmo género, no sentido de se verificar a replicação destes resultados.
- Integração de sistemas de gestão em PortugalPublication . Linhares, Maria Virgínia N. S. Garcia; Saraiva, Pedro ManuelDurante a primeira década deste milénio assistiu-se à proliferação de referenciais de sistemas de gestão à escala mundial. Esta diversidade de referenciais normativos acompanhou a evolução das necessidades das organizações na sistematização e optimização dos seus subsistemas de gestão – por imperativos de mercado, regulamentações legais/estatutárias, preocupações de eficiência e controlo operacionais - determinando uma adesão crescente das organizações à certificação de sistemas de gestão, com incidência para a qualidade, ambiente e segurança e saúde do trabalho. Perante esta tendência, os organismos de normalização optaram por fazer evoluir os vários referenciais no sentido da respectiva harmonização e alinhamento, a nível da estrutura e requisitos. Tal sistematização constituiu um contributo orientativo importante para as organizações, na integração dos sistemas de gestão, tendo sido reconhecido um balanço positivo entre vantagens/desvantagens na adopção deste tipo de abordagem. Os resultados de vários trabalhos publicados neste âmbito evidenciaram que uma das dificuldades das organizações em integrar os seus sistemas de gestão resulta da compreensão dos referenciais normativos e de uma utilização, que se impõe, harmonizada entre eles. Esta necessidade justificou iniciativas tomadas por organismos de normalização de alguns países, que desenvolveram documentos normativos com linhas de orientação neste domínio. No que diz respeito à realidade nacional, não existe qualquer referencial ou guia de orientação para a integração de sistemas de gestão. Nas organizações portuguesas, decorrida mais de uma década de coexistência de vários subsistemas de gestão, a sua efectiva integração ainda não é uma realidade corrente. Revelou-se pertinente o desenvolvimento deste trabalho, com o intuito de melhor conhecer a integração de sistemas de gestão, tendo por base a formulação de um conjunto de questões com o intuito de obter respostas sobre: contributo dos normativos; evolução da integração de sistemas de gestão, designadamente em Portugal; modelos e metodologias a adoptar para a integração de sistemas de gestão; em que medida são integráveis os sistemas de gestão e como se estabelecem e caracterizam os níveis de integração; quais os principais contributos para permitir maiores níveis de integração e quais os benefícios decorrentes; de que modo a integração dos sistemas de gestão pode potenciar a inovação e excelência nas organizações. O conjunto de questões formuladas encontraram resposta, de forma directa e correlacionada, através dos resultados do tratamento e análise dos dados (primários) recolhidos neste estudo, em Portugal – entrevistas a auditores, entidades/personalidades e organizações casos de estudo - triangulados com a análise de dados (secundários) provenientes de resultados e conclusões de estudos teóricos e empíricos com abrangência internacional, recolhidos na revisão bibliográfica efectuada. Foi ainda elaborada uma abordagem orientadora para implementação e manutenção de sistemas de gestão integrados – particularmente focada na qualidade, ambiente e segurança, mas facilmente adaptável a outros subsistemas de gestão – de suporte às organizações portuguesas na condução dos seus sistemas de gestão pela via da integração.
- Demonstração da viabilidade do uso da técnica de análise dos modos de falha e feitos na redução de riscos na actividade de armazenista de produtos fitofarmacêuticosPublication . Costa, Carlos Alberto Barreira; Amaral, Ana Sofia Fernandes Lino deEste trabalho tem como tema central a aplicação da ferramenta de Análise dos Modos de Falha e Efeitos (FMEA) para avaliar e melhorar a eficiência da gestão dos armazéns de distribuição e venda de Produtos Fitofarmacêuticos (PF) ao abrigo do actual quadro jurídico, imposto através do Decreto-Lei 173/2005, decreto este que veio colmatar a grave lacuna que existia em relação ao licenciamento dessa actividade. Para melhor enquadrar o tema, definiu-se o conceito de PF. Os PF são produtos químicos, que acarretam riscos inerentes à sua natureza, identificaram-se esses riscos e as medias de prevenção/protecção a utilizar. A armazenagem de PF, como parte inseparável da venda destes produtos, é abordada, não só do ponto de vista dos riscos e como os minimizar, mas também, do ponto de vista da gestão de armazém, sendo esta, uma medida organizacional que visa minimizar o risco na manipulação dos PF. Da mesma maneira, definiu-se o conceito da FMEA, possíveis campos de aplicação, os elementos básicos que a compõem e as etapas de implementação. Concluiu-se que é viável a utilização do uso da FMEA na determinação das medidas correctivas para a maximização da redução dos riscos na actividade de armazenista e venda de PF.
- Driver’s perceptions about the effects of speed regulation systems in the driving taskPublication . Ferreira, Ana Luísa Barradas Vicente; Simões, Anabela dos Santos Aleixo; Marques, Carlos; Ferreira, PedroSpeed regulation systems like the cruise control (CC) and the speed limiter (SL) are becoming a standard feature in vehicles nowadays. However, these systems add a certain level of automation to the driving task and so they have the potential to change the way people drive. In order to understand the potential that these systems have in terms of road safety, it is crucial to understand how drivers percept the effects of the systems during the driving task. Then, the aim of the present research was to identify driver’s perceptions about the effects of speed regulation systems, more specifically the cruise control and the speed limiter, in the driving task and, to accomplish this goal, a questionnaire was applied. The main findings were that females are more prone to keep speeds equal to the road speed limit, and that when using both, cruise control and speed limiter, drivers are more available to comply with road speed limits. It was also found that the CC has a bigger impact than the SL when it comes to engaging into secondary tasks while driving.
- Uso de indicadores chave de desempenho para avaliar sistemas de gestãoPublication . Neves, Andreia; Sampaio, Paulo Alexandre da Costa AraújoCom este projecto de investigação pretendeu-se criar conhecimento na área da integração de sistemas de gestão, quer na sua implementação, quer a nível da manutenção de sistemas de gestão integrados - qualidade, ambiente e segurança (QAS). O objectivo principal foi o de averiguar até que ponto os indicadores chave de desempenho são úteis e usados para avaliar a eficiência dos sistemas de gestão das organizações certificadas bem como na definição de linhas de orientação para o estabelecimento de sistemas de indicadores de desempenho que suportem e conduzam as organizações no sentido da eficácia e eficiência dos seus sistemas de gestão. O projecto teve como metodologia de investigação a recolha de opinião de diversos intervenientes que operam no mercado da certificação de sistemas integrados QAS em Portugal. Em colaboração com a entidade certificadora com maior quota de mercado em Portugal, a Associação Portuguesa de Certificação (APCER) foram efectuadas vinte entrevistas semi-estruturadas aos auditores coordenadores com maior número de auditorias combinadas realizadas no triénio (2008-2010), assim como nove entrevistas semi-estruturadas a personalidades e entidades com um papel activo e relevante no domínio da integração de sistemas QAS. O trabalho de campo terminou com um conjunto de entrevistas semi-estruturas a organizações casos de estudo, com sistemas de gestão integrados qualidade, ambiente e segurança certificados. As principais conclusões deste trabalho, apontam para a necessidade da criação de metodologias e boas práticas transversais e sectoriais, capazes de apoiar as organizações na implementação e avaliação de resultados da integração dos seus sistemas de gestão, de forma a agilizar este tipo de projectos e a maximizar os resultados em favor de melhores e mais sustentados desempenhos organizacionais. O resultado da integração de sistemas depende das motivações e do envolvimento da gestão, sendo este o segredo para o seu sucesso.
- A influência da pressão do ar nos pneus das viaturas nas empresas de transportesPublication . Rocha, Fernando Manuel Conceição; Vizinha, JoãoO presente trabalho visa desenvolver e aprofundar o conhecimento geral sobre pneus para viaturas de carga e analisar os factores mais importantes para a sua correcta utilização. Os pneus nas empresas de transportes são de grande importância, por se relacionarem com a Qualidade, o Ambiente, a Segurança e o Custo. Assim, a implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança deve ser uma meta empresarial, no sentido de garantir a qualidade dos seus produtos e serviços, a preservação do meio ambiente e a segurança e saúde dos seus colaboradores. A influência dos pneus nos custos de exploração vai muito além da diminuição do consumo de combustível, da maior durabilidade dos mesmos, é basilar para a imagem e produtividade da empresa. As variáveis das quais o desempenho ideal dos pneus depende são várias e nem sempre totalmente conhecidas pelos gestores, passando pelo tipo de piso num determinado eixo até a pressão de enchimento e a auto-pressurização, impedindo a sua correcta utilização. Se analisados em pormenor, estes factores são fulcrais, pois é no somatório final de pequenas economias de energia (combustível) e de consumíveis (pneus) que se pode encontrar, na maioria dos casos, a diferença entre uma empresa económica e ambientalmente saudável e outra sempre à beira da falência e sem futuro. Alargar o Saber sobre as falhas mais comuns dos pneus e suas causas é outro dos propósitos deste trabalho. Concluímos com a apresentação de propostas de minimização da problemática em causa e o estudo económico na vertente do retorno do investimento.
- Contributo para a aplicação da norma NP EN ISO 9001:2008 numa microempresa de prestação de seviços externos de segurança e saúde no trabalho como um pilar do planeamento estratégicoPublication . Silva, Dora Manuela da Silva Ferreira do Rosário Agostinho; Tomé, João BoléoA Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade deve ser encarada como uma ferramenta que apoia o Planeamento Estratégico, discutido hoje em dia, por todos os gestores que tenham em suas mãos organizações cujo objetivo seja a capacidade de criar valor e trabalho para a sociedade em geral. A firme convicção de que o Planeamento Estratégico deve ser formulado por todas as empresas é expresso em todos os manuais de gestão e defendido por todos os gestores que pretendam que as suas organizações sejam organizações criadoras de valor. Este valor pode e poderá ser efetivamente acrescentado se, juntamente com a formulação de estratégias feita no planeamento estratégico, estas se possam apoiar num um sistema de gestão da qualidade, já que os objetivos estratégicos integram claramente os objetivos da qualidade.
- A tangibilidade de um serviço de manutenção de elevadoresPublication . Gomes, Carlos Fernando Lopes; Tomé, João BoléoO conceito de excelência num serviço pressupõe uma atitude e um comportamento que estão muito para além do empenhamento e focalização no cliente, que tradicionalmente tem vindo a ser praticado por muitas empresas nas últimas décadas. De facto, actualmente existe uma orientação mais abrangente e alargada, acerca daquilo que é e como deve ser prestado um serviço. Um serviço, particularmente um serviço de manutenção de elevadores, pode e deve ser mais diferenciado, mais tangível, mais parametrizado, para que se possa avaliar e medir com mais assertividade a sua execução. São poucos, para não dizer que não existem, os estudos e trabalhos dedicados a este tema, pelo que o desafio deste trabalho foi precisamente esse, o de abordar um tema muito específico, mas de grande importância para o universo empresarial. A maior parte das abordagens a este tema tendem a enfatizar a qualificação dos técnicos e o cumprimento dos procedimentos de qualidade, esquecendo a importância das relações interpessoais entre esses técnicos e os seus clientes, em complemento com as suas características pessoais e situacionais, bem como a importância da planificação da manutenção. Tendo como caso de estudo uma empresa que exerce a sua actividade na área da elevação, procurou-se identificar os vários aspectos que carecem de melhoria, no serviço de manutenção prestado, por forma a tornar esse mesmo serviço mais percepcionado e apreciado pelos clientes. Por essa razão, foram feitos vários inquéritos à satisfação dos clientes, cujos resultados serviram para definir novas estratégias e orientações, sendo de destacar que a principal medida a implementar é o da certificação do serviço, nomeadamente o de certificar a sua principal dimensão que é a execução do plano de manutenção preventiva, que os técnicos realizam diariamente nas várias instalações que possuem espalhadas pela sua rota de manutenção.