IPS - ESS - DCSH
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESS - DCSH by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 61
Results Per Page
Sort Options
- Um Serviço de Intervenção PrecocePublication . Gronita, Joaquim; Vitorino, P.
- Intervention Précoce et Perpective Écologique: le role de la CommunautéPublication . Gronita, Joaquim
- A masculinidade na cirurgia: resultados preliminaresPublication . Marques, António Manuel; Amâncio, Lígia
- Homens de classe: masculidade e posições sociaisPublication . Marques, António Manuel; Amâncio, LígiaEsta comunicação baseia-se numa parte de um projeto de pesquisa sobre os processos da construção social da masculinidade em contextos de dominância numérica e simbólica masculina e nas especificidades da identidade masculina que emergem nestes contextos. Nesta pesquisa, assumimos que os grupos profissionais com predomínio numérico de homens definem, provavelmente um contexto privilegiado para a observação da construção social da masculinidade e, ao mesmo tempo, evidenciam uma possível coincidência com a construção da feminilidade enquanto "outro". Nesta comunicação, e valorizando o facto de as quatro profissões envolvidas serem detentoras de capitais escolares e prestígio social diferenciados, realizamos uma análise comparativa que questiona a importância das posições de classe nos processos de construção das identidades profissionais e da masculinidade, aprofundando a relação entre os universos profissionais e a masculinidade hegemónica.
- O Processo de construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce.Publication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana Cristina; Marques, Joana; Matos, Cátia
- O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicasPublication . Gronita, JoaquimOs primeiros momentos são cruciais para o estabelecimento da relação harmoniosa e equilibrada da tríade mãe-pai-filho e para o processo de aceitação da deficiência da criança, tornando-se necessário esclarecer quais as condições, os momentos e a comunicação que o favorecem. Inserindo-se na área da comunicação em saúde em contexto clínico e de cuidados de saúde e no domínio da intervenção precoce, este estudo desenvolve uma análise teórico-conceptual e empírica sobre as implicações familiares e psicológicas decorrentes do nascimento e diagnóstico de uma criança com deficiência, muito em particular, sobre as condições do anúncio aos pais da deficiência dos seus filhos pelos profissionais de saúde e impacto e significado desta informação ao nível parental e familiar. Conclui-se da necessidade dos pais serem ouvidos e apoiados, de expressarem os seus sentimentos e dúvidas, de obterem dos médicos mais informação sobre o diagnóstico e prognóstico relativo à deficiência dos seus filhos e mais interesse, empatia e compaixão pelo seu problema, de serem atendidos e acolhidos por médicos mais seguros, disponíveis e implicados, da necessidade de contacto e partilha do problema com outros pais e lamentam a informação imprecisa, incompreensível, insuficiente ou em excesso e a falta de empatia e interesse os profissionais pelos seus sentimentos e problemas. A formação dos médicos, no sentido de melhor corresponderem ao que teoricamente está estipulado é um grande indicador deste estudo.
- O Anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas.Publication . Gronita, Joaquim
- Relações Interpessoais em Famílias com Crianças Pequenas. Práticas em Intervenção PrecocePublication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana Cristina; Marques, Joana; Matos, CátiaAo longo de três anos, este estudo pretende, analisar o trabalho que está a ser implementado num serviço de intervenção precoce, tendo em conta a sua muldimensionalidade, o que implicou a definição de diversos objectivos que incidem nos diferentes participantes (profissionais, famílias e crianças). Face aos diferentes objectivos delineados, importou definir diferentes métodos, instrumentos e participantes. Pretende-se partilhar resultados parciais que têm constituído orientações para a formação em serviço, para a definição de directrizes políticas do Serviço e, consequentemente, para o processo de construção de práticas recomendadas, dando especial relevo às relações interpessoais na famílias e desta com os profissionais. Com estes resultados, proceder-se-á a uma breve caracterização do modelo teórico e organizacional do Serviço e da equipa; à sua análise comparativa com as práticas recomendadas em Intervenção Precoce; à análise da auto-avaliação dos profissionais do serviço, assim como da integração destes resultados na dinâmica e planificação da equipa; à explanação da análise documental efectuada; ao estudo das percepções dos profissionais e dos principais prestadores de cuidados às crianças relativamente aos serviços prestados e a sua confrontação com as práticas recomendadas; à explanação das expectativas face ao serviço, por parte das famílias que iniciaram o atendimento e o grau de satisfação dos serviços recebidos, pelas famílias que deixaram o programa; por último, serão partilhados os resultado da análise dos PIAF. Em suma, pretende-se partilhar os resultados e identificar procedimentos que facilitam as relações interpessoais na construção de um modelo de intervenção precoce, adaptado à realidade Portuguesa.
- Gravidez na adolescência:narrativas da paternidadePublication . Marques, António Manuel