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Advisor(s)
Abstract(s)
Ao longo de três anos, este estudo pretende, analisar o trabalho que está a ser implementado
num serviço de intervenção precoce, tendo em conta a sua muldimensionalidade, o que implicou a
definição de diversos objectivos que incidem nos diferentes participantes (profissionais, famílias e
crianças).
Face aos diferentes objectivos delineados, importou definir diferentes métodos, instrumentos e
participantes.
Pretende-se partilhar resultados parciais que têm constituído orientações para a formação em
serviço, para a definição de directrizes políticas do Serviço e, consequentemente, para o processo de
construção de práticas recomendadas, dando especial relevo às relações interpessoais na famílias e
desta com os profissionais.
Com estes resultados, proceder-se-á a uma breve caracterização do modelo teórico e
organizacional do Serviço e da equipa; à sua análise comparativa com as práticas recomendadas em
Intervenção Precoce; à análise da auto-avaliação dos profissionais do serviço, assim como da integração
destes resultados na dinâmica e planificação da equipa; à explanação da análise documental efectuada;
ao estudo das percepções dos profissionais e dos principais prestadores de cuidados às crianças
relativamente aos serviços prestados e a sua confrontação com as práticas recomendadas; à explanação
das expectativas face ao serviço, por parte das famílias que iniciaram o atendimento e o grau de
satisfação dos serviços recebidos, pelas famílias que deixaram o programa; por último, serão
partilhados os resultado da análise dos PIAF.
Em suma, pretende-se partilhar os resultados e identificar procedimentos que facilitam as
relações interpessoais na construção de um modelo de intervenção precoce, adaptado à realidade
Portuguesa.
Description
Keywords
Intervenção Precoce Avaliação de Programas Qualidade
Citation
Gronita, J., Bernardo, A., Marques, J. e Matos, C. (2008). Relações Interpessoais em Famílias com Crianças Pequenas. Práticas em Intervenção Precoce, INFAD - Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology, (1), pp. 43- 54.