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Authors
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Abstract(s)
Os primeiros momentos são cruciais para o estabelecimento da relação harmoniosa e
equilibrada da tríade mãe-pai-filho e para o processo de aceitação da deficiência da criança, tornando-se
necessário esclarecer quais as condições, os momentos e a comunicação que o favorecem.
Inserindo-se na área da comunicação em saúde em contexto clínico e de cuidados de saúde e
no domínio da intervenção precoce, este estudo desenvolve uma análise teórico-conceptual e empírica
sobre as implicações familiares e psicológicas decorrentes do nascimento e diagnóstico de uma criança
com deficiência, muito em particular, sobre as condições do anúncio aos pais da deficiência dos seus
filhos pelos profissionais de saúde e impacto e significado desta informação ao nível parental e familiar.
Conclui-se da necessidade dos pais serem ouvidos e apoiados, de expressarem os seus
sentimentos e dúvidas, de obterem dos médicos mais informação sobre o diagnóstico e prognóstico
relativo à deficiência dos seus filhos e mais interesse, empatia e compaixão pelo seu problema, de
serem atendidos e acolhidos por médicos mais seguros, disponíveis e implicados, da necessidade de
contacto e partilha do problema com outros pais e lamentam a informação imprecisa, incompreensível,
insuficiente ou em excesso e a falta de empatia e interesse os profissionais pelos seus sentimentos e
problemas.
A formação dos médicos, no sentido de melhor corresponderem ao que teoricamente está
estipulado é um grande indicador deste estudo.
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Citation
Gronita, J., (2008). O anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas, INFAD - Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology, Revista de Psicologia, (1), pp. 63-72.