ESEL - E-books
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- I Congresso Internacional gestão da transição seguraPublication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar; Lorenço, Maria José; Santos, Benedita; Munhoz, CarlaSem perder o foco no Objeto dos cuidados de saúde, a equipa de gestão do Hospital Vila Franca de Xira (HVFX), propôs-se, desde o início da parceria publico privada (PPP) em Junho de 2011, estreitar relações com todos os parceiros sociais, pondo especial enfâse nos Cuidados de Saúde Primários (ACES Estuário do Tejo). Sob o mote de “articular para melhor cuidar”, procurámos construir pontes facilitadoras da comunicação, conhecer contextos, ultrapassar diferenças e, desenvolver estratégias promotoras da qualidade e segurança dos cuidados, disponibilizados aos utentes da nossa área de influência. Esta forma de estar e a reciprocidade que a caracterizou, foram essenciais para o desenvolvimento de um clima propício à construção de projetos conjuntos, que se têm revelados inovadores e, dificilmente concretizáveis sem a existência desta parceria efetiva, entre o HVFX e o ACES Estuário do Tejo. Cuidados centrados na Pessoa, com inclusão de todos os parceiros, evidenciou ganhos substanciais em saúde, que atestam os benefícios da mudança de paradigma, numa época de franco envelhecimento populacional, co morbilidades acrescidas, fragilidade financeira das famílias, mas igualmente maior nível de informação e disponibilidade do utente e famílias para se tornarem gestores do processo de cuidar pessoal ou familiar, identificando necessidades e demonstrando disponibilidade para aprender. Neste cenário, torna-se evidente a necessidade de envolver todos os profissionais no processo de capacitação dos cuidadores familiares, como forma de garantir cuidados individualizados, ajustados a cada situação, com resultados muito positivos na satisfação de todos os envolvidos no processo. Foi esta visão, consubstanciada pela missão, que moveram o HVFX, o ACES Estuário do Tejo e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), a celebrar um protocolo onde se propuseram desenvolver o projeto que visa preparar o regresso a casa da pessoa, após um processo que determine o seu internamento hospitalar. A temática foi abordada e desenvolvida com a participação dos profissionais das instituições envolvidas numa perspetivo multidisciplinar. Com a colaboração do corpo pedagógico da ESEL procurámos uniformizar conceitos, definir objetivos, identificar áreas problemáticas, em ambos os contextos e desenvolver estratégias promotoras de uma transição segura, ao longo do ciclo vital. Por considerarmos que a partilha de boas práticas é um dever ético - deontológica, surge o I Congresso sobre “Gestão da Transição Hospital Comunidade “. O Congresso incluiu no primeiro dia workshops pré-Congresso onde contámos com a participação de peritos e profissionais nacionais e estrangeiros (Itália, Espanha e Inglaterra), que nos premiaram com a sua valiosa experiencia na área da preparação do regresso a casa após alta hospitalar, incluindo a “exaustão” do cuidador. Estas apresentações contribuíram para valorizar o que fazemos e abrir horizontes, aprendendo com os melhores, sem esquecer as especificidades características de cada país. Nos dois dias que se seguiram, o programa contou com a apresentação dos projetos desenvolvidos nas áreas identificadas como prioritárias pelas duas unidades, opinião de dois utentes portadores de doença cronica e, visão da sociedade civil, sobre a temática. As Comunicações Livres e Mesas Coordenadas foram de uma qualidade e pertinência incontestável, contribuindo para o enriquecimento do programa e promoção da reflexão. Os trabalhos contaram ainda, ao longo dos 3 dias de congresso, com a intervenção de excelentes comentadores que muito nos honraram com a sua experiencia e visão, sobre a problemática em discussão. Ao encerrarmos este ciclo, estamos convictos que a união de saberes entre os contextos da prática clinica e área académica resultam em ganhos evidentes em saúde. Identificamos como fator decisivo do sucesso, o trabalho em equipa e uma sensibilidade apurado que nos permitiu colocarmo-nos no lugar do “Outro”.
- E-Book do Webinar do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica / Adulto e Idoso da ESELPublication . Gomes, Delfina; Sá, Eunice; Sá, FlorindaO Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica / Adulto e Idoso da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) organizou dia 10 de novembro de 2021 o primeiro Webinar intitulado “Formação, Investigação e Exercício Clínico”, que teve como finalidade pensar a Enfermagem Médico-cirúrgica a inovação e o desenvolvimento das práticas de formação e de cuidados aos 3 níveis de formação da ESEL. Este Webinar teve a participação de preletores Internacionais do College of Nursing da Florida Atlantic University, em Boca Raton, Florida (USA) e da Universidade Estatal de Natchez, Mississippi (USA), num painel intitulado Nursing as Caring e preletores nacionais nas mesas subordinadas aos temas: Formar para cuidar da pessoa e família em transição de doença aguda/crónica e situação paliativa; Investigação e prática clínica no cuidado à pessoa e família em situação de doença crónica e paliativa; Investigação e prática clínica nos cuidados à pessoa adulta e idosa e família em situação de doença crítica no contexto da pandemia. Este encontro constituiu-se como um momento único para os estudantes, professores, investigadores e enfermeiros da prática clínica partilharem projetos desenvolvidos na área da Enfermagem Médico-cirúrgica/Adulto e idoso tendo em conta as áreas de intervenção especificas da ESEL. Pretende-se que este Webinar venha a ser um encontro científico anual distinguido como um espaço de reflexão que deverá permitir pensar a Enfermagem Médico cirúrgica/ Adulto e Idoso. Os enfermeiros na área da Enfermagem Médico-cirúrgica têm que se tornar cada vez mais visíveis, mostrando o que já fazem e o que falta fazer, bem como o investimento que é necessário privilegiar para melhorar a saúde das pessoas e famílias em situação critica, situação crónica e em situação paliativa, uma vez que o exercício do cuidado de enfermagem tem que ter reflexos na sociedade e trazer soluções para resolver os seus problemas de saúde/doença. Por conseguinte, a Formação, a Investigação e o Exercício Clínico, têm que estar profundamente articuladas, contribuindo desta forma para a valorização da profissão e da sociedade em geral e para melhorar a saúde das populações e potenciar melhores níveis de bem-estar. Este é o caminho que precisamos continuar a percorrer. Os trabalhos apresentados pelos palestrantes convidados, os resumos aceites para comunicação oral e pósteres foram compilados em suporte digital de modo a puderem ser partilhados. Agradecemos a todos aqueles que com a sua presença neste evento contribuíram para a reflexão em torno da área disciplinar da Enfermagem Médico cirúrgica/Adulto e Idoso e todo o apoio logístico dado pelos profissionais da ESEL
- E-book do 2º Webinar do Departamento de Enfermagem de Reabilitação da ESEL :Publication . Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Departamento de Enfermagem de Reabilitação.O Departamento de Enfermagem de Reabilitação (DER) da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), organizou no passado dia 25 de outubro de 2022 o segundo Webinar, subordinado ao Tema “ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO: DA FORMAÇÃO À PRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA”. Na sessão de abertura, o DER teve a honra de contar com a participação do Presidente da ESEL, Professor João Santos; da Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEL, Professora Doutora Graça Vinagre, do Presidente do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação, Sr. Enfermeiro Luis Gaspar; e do Presidente da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação, Sr. Enfermeiro Belmiro Rocha. Ao longo desta sessão de abertura foram relembradas figuras proeminentes na história da Enfermagem de Reabilitação em Portugal, como a saudosa Professora Margarida Oliveira e Sousa e a Professora Sales Luís. Esta última, precursora no ensino da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação em Portugal, a qual foi abraçada em 57 anos por cerca de 5 mil enfermeiros! O DER neste evento procurou responder pelo desafio de apresentar, discutir e analisar a Enfermagem de Reabilitação, sintonizando a formação e a prática baseada na evidência, promovendo a partilha, em ambiente académico e científico, articulados em várias intervenções. Com enorme respeito pela história da Enfermagem de Reabilitação e enorme entusiasmo pelo presente, com visão e ambição no futuro, deu-se o encerramento, com a participação do Professor Doutor Júlio Belo com apresentação da obra “DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO”, em coautoria com a Professora Doutora Maria do Ceu Sá, evidenciando a importância da investigação e salientando a prática baseada na evidência. O Enfermeiro Belmiro Rocha presidente da APER, deixou mensagens de responsabilidade e desafios no desenvolvimento da enfermagem de reabilitação, ao nível da prática e da necessidade dos enfermeiros EER desenvolverem estudos empíricos que evidenciem a sua intervenção e os ganhos em saúde da pessoa /família com diferentes condições de saúde em diferentes contextos. A Professora Doutora Maria do Céu Sá, Coordenadora do Mestrado de Enfermagem de Reabilitação da ESEL, que fez o balanço deste evento sublinhando a importância do processo formativo e como este poderá sustentar a prática baseada na evidência, que a efetividade da “prehabilitation” e a implementação de Projetos do EEER em diferentes contextos evidenciam resultados com ganhos em saúde da pessoa /família. Por fim, o DER contou com todos e a todos agradece a participação neste evento.
- Decidir para cuidarPublication . CARDOSO, MÁRIO; Marques, Maria de Fátima MendesHá muitos anos que a Enfermagem luta pela conquista de um lugar de igualdade no conjunto das profissões da saúde, nomeadamente com aquelas com quem se relaciona e interdepende nas equipas de trabalho. Muitos de nós, cresceram na profissão, acreditando que neste século, a Enfermagem seria reconhecida como uma profissão autónoma com a sua própria base conceptual, identificando os fenómenos e os problemas de saúde em que devia intervir e resolver, evidenciando o que de único e insubstituível os cuidados e a prática de enfermagem trazem às pessoas e comunidades. E que isso seria uma condição fundamental para que se sentissem membros plenos das equipas multidisciplinares a que pertenciam. Isso pressupunha controlo, controlo sobre a sua prática ou, dito de outro modo, os enfermeiros deviam controlar as decisões que os afetam e afetam aqueles de quem cuidam. Cada enfermeiro utiliza, na sua prática clínica a sua bagagem de conhecimentos técnicos e científicos, competências relacionais e éticas e um modelo conceptual orientador da sua ação, que, aliado a uma experiência refletida, lhe permite usar uma metodologia para interpretar informação, formular juízos e, a partir daí, definir uma orientação e um fim a atingir, e agir. O processo de tomada de decisão, emerge assim como um processo com um valor próprio, dinâmico por natureza, fundamental para que o enfermeiro aprecie, integre, avalie e valorize informação objetiva e subjetiva para que os seus juízos sejam os melhores, os mais sensatos, em situações muitas vezes complexas, e em que, muitas vezes, têm que ser rápidos ou apresentam potencial de conflito. Por isso, acredito que o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, o domínio e controlo sobre as decisões que os enfermeiros, no seu quotidiano, assumem, em todas as dimensões da sua prática, é influenciado de forma determinante, pelo domínio do processo de tomada de decisão em enfermagem e, por essa razão, este tem que ser valorizado no processo formativo dos enfermeiros. Quando em 2012, na ESEL, atualizámos o plano de estudos do curso de licenciatura, foi criada a Unidade Curricular “Processo de Tomada de Decisão em Enfermagem” com a finalidade de “Capacitar o estudante para a compreensão do processo de tomada de decisão, dos fatores que o influenciam e das estratégias a utilizar, bem como para a elaboração do processo de cuidados de enfermagem”, fizemo-lo porque quisemos garantir um espaço e um tempo, com nome próprio, para oaprender. Na altura alguns mostraram dúvida, desconfiança, afinal a estrutura curricular apelava a uma transversalidade do conhecimento e a uma articulação mais profunda dos saberes da disciplina, construindo, paulatinamente, um referencial de enfermagem, que contrariava a estrutura curricular tradicional. Mas o testemunho das equipas que têm desenvolvido, desde então, esta unidade curricular e a realização deste webinar, em concreto, demonstram bem a justeza dessa decisão pioneira e a importância do Processo de Tomada de Decisão em Enfermagem na construção desse referencial. Este webinar revela ainda dois aspetos merecedores de realce e satisfação e que terão, certamente, um impacto futuro significativo: - o primeiro é o de a ESEL acolher, no seu centro de investigação, CIDNUR, uma equipa de investigação nesta área, liderada pela Sr.ª Professora Fátima Mendes Marques que, estou certo, ajudará a desenvolver o conhecimento sobre o processo de tomada de decisão em enfermagem; - o segundo, é a participação de centenas de enfermeiros e estudantes de enfermagem neste webinar que nos dão a certeza que estamos no caminho certo para que os atuais e futuros enfermeiros se apropriem e desenvolvam o seu processo de tomada de decisão. A participação e apoio da Professora Doutora Christine Tanner, Professora Emérita da Escola de Enfermagem da Oregon Health & Science University e figura de referência como investigadora e professora na área da tomada de decisão e julgamento clínico em enfermagem e dos modelos de educação para o desenvolvimento de competências nesta dimensão, é um reforço de grande significado e um extraordinário incentivo para prosseguir esse caminho.
- E-Book do 2º Webinar do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica / Adulto e Idoso da ESEL :Publication . Gomes, Delfina; Sá, Eunice; Sá, Florinda; Neves, Sandra Cristina da Silva
- E-book do 3º Webinar do Departamento de Enfermagem de Reabilitação da ESELPublication . Departamento de Enfermagem de Reabilitação; Serra, Miguel; Alexandre, Bruno Venâncio; Cardoso, Tiago São Pedro; Mertens, JoannaO Departamento de Enfermagem de Reabilitação (DER) da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), organizou no passado dia 25 de outubro de 2023 o terceiro Webinar, subordinado ao Tema “TRANSIÇÃO ENTRE AMBIENTES DE PRÁTICA CLÍNICA: O ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO COMO DECISOR, INTERVENIENTE E FORMADOR”. A atual discussão em torno da integração de cuidados desvela um problema, amplamente reconhecido pelos Profissionais de saúde, da dificuldade de garantir a continuidade de cuidados entre ambientes de prática clínica. A OMS (2018), no documento “CONTINUITY AND COORDINATION OF CARE: A PRACTICE BRIEF TO SUPPORT IMPLEMENTATION OF THE WHO FRAMEWORK ON INTEGRATED PEOPLE-CENTRED HEALTH SERVICES”, alerta para a necessidade de adequar a resposta dos Sistemas de Saúde de forma a combater a possível fragmentação de cuidados, que impedem a continuidade dos mesmos e concomitantemente pode resultar em orientações dispares dadas por Profissionais diferentes e que são vistas pelas Pessoas como ambíguas, confusas, com uma forte probabilidade de erros e duplicações. Esta é uma discussão à qual os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação se devem juntar para garantir o desenvolvimento de Programas de reabilitação que promovam o autocuidado e a funcionalidade no internamento, colocando as Pessoas na melhor condição funcional possível, no momento da alta, mas também no planeamento de cuidados de transição entre níveis de cuidados e na garantia da continuidade de cuidados de reabilitação no regresso a casa. Assim, o DER orgulhoso do passado e do presente, mas sobretudo reconhecendo metas por atingir, pretendeu neste encontro promover um futuro à altura das exigências que se vão marcando no dia a dia de cada um e de todos, através da partilha refletida, em ambiente académico e científico, articulados entre as diferentes competências da enfermagem de reabilitação e os demais digníssimos contextos que aqui nos honram com a sua participação neste Webinar. Porque, tal como Dan Zahavi afirma “Os bons Enfermeiros estão sintonizados com as experiências vividas”, neste Webinar contámos com Preletores, colegas Especialistas em Enfermagem de Reabilitação, que por se destacarem nas áreas temáticas do Programa, nos honram com a sua disponibilidade e experiência vivida, e que com certeza nos ajudaram cientificamente a conhecer e analisar diferentes dimensões de intervenção na transição entre ambientes de prática clínica, tais como: O Enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação como Decisor; O Enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação como Interveniente; O Enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação como Formador. O DER aproveitou também para homenagear o Prof. João Carlos Barreiros dos Santos, que foi, até há poucos meses atrás, Presidente da ESEL. Nesta homenagem procuráramos numa herança de inventario de memorias, uma pequena viagem com algum pozinho de Aristóteles, todos conhecemos que grande parte da sua vida profissional foi e fica marcada pela área da Gestão, de qualquer modo o nosso propósito é homenagear a “Pessoa” João Santos marcada enquanto Professor do DER. Neste Webinar contámos ainda com a participação Colegas e/ou Estudantes do Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação (CMER) que nos honram com apresentação já ocorrida no Programa e sob a forma de Posteres, em diferentes áreas temáticas da especialidade de enfermagem de reabilitação. É certo que esta “árvore” de 58 anos, já com “raízes profundas”, teve de olhar para dentro de si mesma, estar atenta nesta Era conceptual - a era dos CRIADORES dos EMPATIZADORES (designação no olhar do mundo atual algo estranha) e responder com mudanças, muitas mudanças! Por fim, o DER, onde os mais importantes …fomos e somos todos, até porque o sucesso não é um acaso, e não passa de um estado, pelo que Enfermagem de Reabilitação com enorme respeito pela nossa história e enorme entusiasmo pelo presente, com visão e ambição no futuro, agradece a participação, de todos.
- Gerir o risco de queda:Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Marques-Vieira, Cristina; Agostinho, Inês; NASCIMENTO, TIAGO
- E-Book do 3º Webinar Nacional e 1º Webinar Internacional do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica / Adulto e Idoso da ESELPublication . Gomes, Idalina Delfina; Sá, Eunice Maria Casimiro dos Santos; Sá, Florinda Laura Ferreira Rodrigues Galinha; Neves, Sandra Cristina da Silva; ESELO Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica / Adulto e Idoso da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) organizou no passado dia 7 de fevereiro de 2024 o seu terceiro Webinar intitulado “Inovação em Enfermagem: Produção do Conhecimento e Exercício Clínico”, que teve como finalidade pensar a Enfermagem Médico-cirúrgica no âmbito da inovação e do desenvolvimento das práticas de formação e de cuidados nos vários níveis de formação da ESEL. O DEMC/AI é constituído por um corpo docente qualificado que desenvolve atividade de ensino, investigação ou clínica na área científica de Enfermagem Médico-Cirúrgica/Adulto e Idoso, ao nível dos 1º, 2º e 3º ciclos de estudos. A realização deste evento científico enquadra-se nos objetivos do departamento de promover a produção, difusão e translação de conhecimento no âmbito da sua área científica e de promover atividades de ligação à comunidade no âmbito da sua área de intervenção. Este Webinar teve a participação de diversos preletores nacionais e internacionais que participaram ativamente nas mesas subordinadas à temática da Inovação na área da Tecnologia em Enfermagem, Inovação na área da Segurança em Enfermagem e Inovação na área da Literacia em Enfermagem. De ressalvar ainda a participação crescente da comunidade académica da ESEL e de externos nas sessões de Comunicações Orais e Pósteres, onde estudantes, professores, investigadores e enfermeiros da prática clínica partilharam projetos desenvolvidos na área da Enfermagem Médico-cirúrgica/Adulto e Idoso tendo em conta as áreas de intervenção específicas da ESEL. Este Webinar proporcionou um encontro científico sustentado na reflexão, que deverá permitir o estabelecimento de parcerias institucionais ao mesmo tempo que dá visibilidade à dedicação e investimento dos enfermeiros desta área específica no contributo para a saúde da sociedade e gestão dos seus processos de saúde doença. A inovação em Enfermagem está estreitamente ligada à Tecnologia, Segurança e Literacia para que possa dar contributos efetivos para a mudança de paradigma na prática clínica, formação, investigação e gestão do exercício clínico em Enfermagem. Alcançar esta articulação profunda requer continuidade na organização destes eventos científicos, mas também assenta numa responsabilidade de divulgar e partilhar a evidência produzida, que se alcança através da consecução do presente E-book com os resumos dos trabalhos apresentados neste evento e cujo registo suporta a memória futura. Importa agradecer a todos os que contribuíram para o sucesso deste evento científico e aguardar com grande expetativa o próximo webinar anual do DEMC-AI.
- Reflexão para a construção do plano pós-partoPublication . Pena, Berta; Ferreira Dos Santos, Maria Anabela; Cardoso, ClaudiaEm 2019 o direito ao plano de parto foi regulamentado para que a grávida/casal pudesse expressar as suas intenções para o dia do parto (1). No plano de parto, para além das intenções do momento do parto é possível acrescentar as intenções para o pós-parto que muitos casais desconhecem. O objetivo do plano pós-parto é criar um conjunto de intenções do casal para o período que se segue ao nascimento do seu bebé ou puerpério. O puerpério é o período de recuperação física e psicológica da mãe que começa imediatamente a seguir ao nascimento do(s) recém-nascido(s) e se prolonga por 6 semanas pós-parto (42 dias) (2), dividindo-se em puerpério imediato (primeiras 24 horas), puerpério precoce (do 2º ao 7º dia) e puerpério tardio (até ao final da 6ª semana) (3). Alguns autores ainda consideram o puerpério remoto do 43º dia até um ano pós-parto (4). O período que se segue ao nascimento de um bebé é desafiante para a mulher, casal e família. A mãe e o pai passam por três fases de adaptação: a primeira dura cerca de um a dois dias em que a mãe tem ênfase em si mesma e na satisfação das necessidades básicas, sente-se entusiasmada e comunicativa (fase de incorporação) e o pai encontra- se na fase de expetativas, com ideias pré-concebidas. A segunda fase dura entre dez dias a várias semanas e é uma das fases mais sensíveis, a mãe passa pela fase de posse, com ênfase nos cuidados ao bebé e nas competências maternas, desejo de assumir responsabilidades, necessidade de orientação e aceitação, tratamento dos desconfortos físicos e alterações emocionais, altura em que frequentemente ocorre o Blues, por outro lado o pai pode ter sentimentos de tristeza, ambivalência, ciúme, frustração e desejo dominante de se envolver mais (fase realidade). Na terceira fase (fase de desprendimento) a mãe preocupa-se com o relacionamento conjugal, a sexualidade, a resolução de papeis individuais e o pai (transição para o comando) toma decisões conscientes para assumir o controlo e envolver-se de forma mais ativa com o bebé (5). O pós-parto é um período diferente para cada mulher e/ou casal, pois representa a adaptação a uma nova realidade ao nível físico, psicológico e social. As necessidades sentidas ao longo do puerpério, devem ser antecipadas e refletidas durante a gravidez, assumindo especial importância começar nessa fase o planeamento do pós-parto. Este documento destina-se à grávida/puérpera/casal que deseja refletir sobre o plano pós-parto, durante a gravidez e/ou no pós-parto. Tem como objetivo sistematizar a informação e promover a reflexão sobre o plano pós-parto. Está organizado em oito capítulos que pretendem dotar a grávida/casal da informação necessária à tomada de decisão e antecipação de necessidades e desafios no pós-parto, relatados em vários estudos e as respetivas perguntas como ponto de partida para a reflexão. As perguntas para reflexão são apenas sugestões, podendo ser criadas outras, que façam mais sentido para o casal.
- E-book do 4º Webinar do Departamento de Enfermagem de Reabilitação da ESELPublication . Saraiva, Cristina Maria da Silva; Magalhães, José Carlos dos Santos Pinto de; Reis, Neuza Cristina MouraO DER responde por um desafio em forma de Webinar em abordar “A Enfermagem de Reabilitação na Promoção da Sustentabilidade Social em áreas Emergentes”. Em contextualização, “A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas, define as prioridades e aspirações e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. A enfermagem de reabilitação revê-se nos objetivos desta agenda, nomeadamente naquilo que diz respeito a garantir o acesso à saúde de qualidade e à promoção do bem-estar em todas as idades, como essência da sua prática, para uma saúde sustentável na e para a pessoa, garantindo um mundo melhor e com qualidade para as gerações futuras. Desta ambição, nasceu o Webinar “Enfermagem de Reabilitação na Promoção da Sustentabilidade Social em áreas Emergentes”, recordando que a saúde não pode ser vista de forma isolada, mas como parte integrante das várias dimensões da vida de cada pessoa e trazendo para a discussão neste âmbito a questão da sustentabilidade. Assim, o DER orgulhoso do passado e do presente, mas sobretudo identificando novas metas, pretende neste encontro, promover um futuro à altura das exigências que se vão marcando no dia a dia de cada um e de todos, através da partilha refletida, em ambiente académico e científico, articulados entre as diferentes competências da enfermagem de reabilitação e os demais digníssimos contextos que aqui nos honram com a sua participação neste Webinar. Neste evento contamos ainda com a participação colegas e/ou estudantes do CMER, que nos honram com apresentação sob a forma de poster, em diferentes áreas temáticas da especialidade de enfermagem de reabilitação. É certo que esta arvore de 59 anos, já com de raízes profundas, teve de olhar para os seus troncos, mas como antes referimos …sempre sob a essência … que a saúde não pode ser vista de forma isolada, mas como parte integrante das várias dimensões da vida de cada pessoa. Porque o sucesso não é um acaso, com enorme respeito pela nossa história e enorme entusiasmo pelo presente, com visão e ambição no futuro contamos e agradecemos a participação, de todos. Que este encontro científico nos una e nos permita fortificar raízes ao sentimento de pertença à Enfermagem de Reabilitação. Sabe-se que sociedades com ausência de sentimento de pertença, tendencialmente geram maior segregação, desapego e mesmo violência. Ser agente mobilizador para o sentimento de pertença passa com certeza pela nossa responsabilidade na sociedade, para uma saúde sustentável, na e para a pessoa, garantindo um mundo melhor e com qualidade para as gerações futuras.