IPS - ESS - DCSH - Artigos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESS - DCSH - Artigos científicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Um Serviço de Intervenção PrecocePublication . Gronita, Joaquim; Vitorino, P.
- Intervention Précoce et Perpective Écologique: le role de la CommunautéPublication . Gronita, Joaquim
- O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicasPublication . Gronita, JoaquimOs primeiros momentos são cruciais para o estabelecimento da relação harmoniosa e equilibrada da tríade mãe-pai-filho e para o processo de aceitação da deficiência da criança, tornando-se necessário esclarecer quais as condições, os momentos e a comunicação que o favorecem. Inserindo-se na área da comunicação em saúde em contexto clínico e de cuidados de saúde e no domínio da intervenção precoce, este estudo desenvolve uma análise teórico-conceptual e empírica sobre as implicações familiares e psicológicas decorrentes do nascimento e diagnóstico de uma criança com deficiência, muito em particular, sobre as condições do anúncio aos pais da deficiência dos seus filhos pelos profissionais de saúde e impacto e significado desta informação ao nível parental e familiar. Conclui-se da necessidade dos pais serem ouvidos e apoiados, de expressarem os seus sentimentos e dúvidas, de obterem dos médicos mais informação sobre o diagnóstico e prognóstico relativo à deficiência dos seus filhos e mais interesse, empatia e compaixão pelo seu problema, de serem atendidos e acolhidos por médicos mais seguros, disponíveis e implicados, da necessidade de contacto e partilha do problema com outros pais e lamentam a informação imprecisa, incompreensível, insuficiente ou em excesso e a falta de empatia e interesse os profissionais pelos seus sentimentos e problemas. A formação dos médicos, no sentido de melhor corresponderem ao que teoricamente está estipulado é um grande indicador deste estudo.
- Relações Interpessoais em Famílias com Crianças Pequenas. Práticas em Intervenção PrecocePublication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana Cristina; Marques, Joana; Matos, CátiaAo longo de três anos, este estudo pretende, analisar o trabalho que está a ser implementado num serviço de intervenção precoce, tendo em conta a sua muldimensionalidade, o que implicou a definição de diversos objectivos que incidem nos diferentes participantes (profissionais, famílias e crianças). Face aos diferentes objectivos delineados, importou definir diferentes métodos, instrumentos e participantes. Pretende-se partilhar resultados parciais que têm constituído orientações para a formação em serviço, para a definição de directrizes políticas do Serviço e, consequentemente, para o processo de construção de práticas recomendadas, dando especial relevo às relações interpessoais na famílias e desta com os profissionais. Com estes resultados, proceder-se-á a uma breve caracterização do modelo teórico e organizacional do Serviço e da equipa; à sua análise comparativa com as práticas recomendadas em Intervenção Precoce; à análise da auto-avaliação dos profissionais do serviço, assim como da integração destes resultados na dinâmica e planificação da equipa; à explanação da análise documental efectuada; ao estudo das percepções dos profissionais e dos principais prestadores de cuidados às crianças relativamente aos serviços prestados e a sua confrontação com as práticas recomendadas; à explanação das expectativas face ao serviço, por parte das famílias que iniciaram o atendimento e o grau de satisfação dos serviços recebidos, pelas famílias que deixaram o programa; por último, serão partilhados os resultado da análise dos PIAF. Em suma, pretende-se partilhar os resultados e identificar procedimentos que facilitam as relações interpessoais na construção de um modelo de intervenção precoce, adaptado à realidade Portuguesa.
- Género e mudanças tecnológicas: o caso das indústrias gráficasPublication . Marques, António ManuelEste artigo baseia-se num dos estudos de uma pesquisa sobre os processos da construção social da masculinidade em contextos de dominância numérica e simbólica masculina e nas especificidades da identidade masculina que emergem nestes contextos. A partir do exemplo das transformações tecnológicas ocorridas nos processos de produção e de organização do trabalho da indústria gráfica e da abertura de uma profissão tipicamente masculina às mulheres, são analisados os discursos de 12 homens e mulheres envolvidos nesse contexto. Os elementos de análise permitem salientar a ancoragem do ideal dos profissionais na representação da masculinidade hegemónica, a acentuação, por parte dos homens, das particularidades das mulheres, afastando-as desse ideal, e as estratégias destas para se adaptarem e serem aceites neste universo profissional em mudança.
- Os homens e a gravidezPublication . Carteiro, Dora; Marques, António ManuelA transição para a parentalidade implica um conjunto de transformações nos planos individual e conjugal. A gravidez, em particular, constituise como um período de desafios onde se articulam as dimensões física, psicológica e social, com implicações ao nível da interacção e das vivências sexuais. Existe bastante conhecimento acumulado acerca do modo como as mulheres vivenciam a gravidez, incluindo os aspectos de ordem sexual. A comunidade científica, contudo, não tem dedicado especial atenção ao modo como os homens vivenciam este período e, sobretudo, as implicações deste ao nível da sexualidade. A partir do olhar localizado na nossa prática de enfermagem junto de casais e famílias durante a gravidez, propusemo-nos contribuir para o aumento do conhecimento sobre o impacto da gravidez na função sexual masculina e a sua relação com a gestão dos níveis de ansiedade durante esse período.
- Parto e pós-parto: impacto sobre a sexualidade do paiPublication . Menezes, Clarisse Costa; Marques, António ManuelAo longo do exercício como profissional de saúde e com o uso diário do processo de enfermagem na prestação de cuidados à pessoa, sendo esta, o centro deste processo, fomos recolhendo elementos empíricos sobre o tema desta investigação, os quais foram sistematizados com a formação específica em sexologia. Foi a partir destas vivências e das observações não sistemáticas que surgiu a curiosidade em relacionar esta temática, numa perspectiva pouco desenvolvida, com a área em que a primeira autora se encontra a investir, a sexologia, esperando contribuir para o debate e aprofundamento temático acerca do envolvimento dos homens na saúde reprodutiva, especificamente no parto.
- O que é preciso para ser chefe? Representações sociais sobre o poder no contexto escolarPublication . Soares, Célia Cristina Casaca; Jesuíno, Jorge Correia
- Educação sexual na adolescência: meio rural versus meio urbanoPublication . Rosa, Rita Alexandra; Marques, António ManuelO presente estudo teve por objectivo compreender a influência do meio rural e do meio urbano nos conhecimentos dos adolescentes de ambos os sexos, na área da sexualidade. Sob uma óptica quantitativa e transversal, participaram 418 adolescentes a frequentar o 9º ano de escolaridade em escolas públicas inseridas em meios rural e urbano, aos quais foi aplicado um questionário de auto-preenchimento, procurando caracterizar os conhecimentos, as fontes de informação em matéria de sexualidade e as perspectivas acerca da concretização da educação sexual. Os resultados revelaram algumas diferenças nos conhecimentos e interesses dos adolescentes de ambos os contextos em alguns domínios específicos, evidenciando a importância de valorizar as necessidades específicas dos adolescentes e o contexto sócio-cultural e geográfico em que estes se inserem.
- A gravidez e o seu impacto na sexualidade dos futuros paisPublication . Carteiro, Dora; Marques, António ManuelA transição para a parentalidade implica um conjunto de transformações nos planos individual e conjugal, com implicações ao nível da interacção e das vivências sexuais. A comunidade científica, contudo, não tem dedicado especial atenção ao modo como os homens vivenciam este período e, sobretudo, as implicações deste ao nível da sexualidade. Pretendemos contribuir para o aumento do conhecimento sobre o impacto da gravidez na função sexual masculina e a sua relação com a gestão dos níveis de ansiedade durante a gravidez. Trata-se de um estudo de cariz quantitativo, no qual aplicámos questionários de auto-resposta a 62 homens, com questões focalizadas na função sexual masculina e nos níveis de ansiedade/estado no 1º e 3º trimestres de gestação, procedendo à sua comparação posterior. Os resultados obtidos permitem concluir que, genericamente, existe uma diminuição da função sexual masculina e um aumento dos níveis de ansiedade, ao longo da gravidez.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »