ENIDH - Escola Superior Náutica Infante D. Henrique
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A Escola Náutica foi criada em 1924, através da publicação do decreto-lei n.º 10084 de 20 de agosto, na dependência do Ministério da Marinha, com o objetivo de formar oficiais para a marinha mercante. Em outubro de 1972, foi inaugurada a Escola Náutica Infante D. Henrique nas suas atuais instalações, em Paço de Arcos. Em 1989, a Escola passou a incluir-se no ensino superior politécnico, como escola não integrada. Em 2008, passou a designar-se por Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, sendo hoje uma instituição pública de ensino superior, politécnico, com autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, de acordo com os seus Estatutos homologados pelo Despacho Normativo n.º 40/2008, de 07 de agosto de 2008, publicados no Diário da República nº 158 – II Série, de 18 de agosto, com as alterações introduzidas pelo Despacho normativo nº 16/2021, publicado no Diário da República nº 1116, II Série de 17 de junho.
De acordo com os seus Estatutos, são objetivos da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique:
- Formar oficiais da marinha mercante e outros quadros superiores para os setores marítimo-portuário, logística, transportes e áreas afins;
- Ministrar o ensino e promover a investigação nos domínios das atividades marítimas, portuárias, logísticas, de transportes e afins, bem como das tecnologias e das ciências do mar;
- Promover o conhecimento, a investigação e o desenvolvimento tecnológico, nomeadamente nos domínios da segurança ambiental e marítima, bem como das atividades relacionadas com o recreio náutico, tendo em conta as necessidades do País e a política definida pelo Governo para estes setores;
- Contribuir para a atualização de conhecimentos e especialização dos quadros do setor marítimo-portuário, logística, transportes e áreas afins, promovendo a formação ao longo da vida.
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- Description logics, rules and multi‐context systemsPublication . L. Cruz‐Filipe, l.; Henriques, R.; Nunes, I.The combination of rules and ontologies has been a fertile topic of research in the last years, with the proposal of several different systems that achieve this goal. In this paper, we look at two of these formalisms, Mdl-programs and multi-context systems, which address different aspects of this combination, and include different, incomparable programming constructs. Despite this, we show that every Mdl-program can be transformed in a multi-context system, and this transformation relates the different semantics for each paradigm in a natural way. As an application, we show how a set of design patterns for multi-context systems can be obtained from previous work on Mdl-programs.
- A Multi-agent Control Architecture for Supply Chains Using a Predictive Pull-Flow PerspectivePublication . Nabais, J. Lemos; Negenborn, Rudy R.; Benítez, R. B. Carmona; Mendonça, Luís F.; Lourenço, João; Botto, M. AyalaSupply chains are large-scale distribution networks in which multiple types of commodities are present. In this paper, the operations management in supply chains is posed as a tracking control problem. All inventory levels in the network should be kept as close as possible to the desired values over time. The supply chain state is disturbed due to client demand at the end nodes. A multi-agent control architecture to restore all inventory levels over the supply chain is proposed. First the model for the supply chain is broken down into smaller subsystems using a flow decomposition. The operations management for each subsystem will be decided upon by a dedicated control agent. The control agents solve their problems using a pull-flow perspective, starting at the end nodes and then propagating upstream. Adding new components to the supply chain will have as a consequence the inclusion of more control agents. The proposed architecture is easily scalable to large supply chains due to its modular feature. The multi-agent control architecture performance is illustrated using a supply chain composed of four levels (suppliers, consolidation, distribution, end nodes) using different levels of predictions about client demands. With the increase of prediction demand accuracy the proposed control architecture is able to keep the desired inventory level at the end nodes over time, which makes it suitable for use for just in time production strategies.
- Crankshaft failure analysis of a motor vehiclePublication . Fonte, M.; Li, Bin; Reis, L.; Freitas, M.A case study of a crankshaft catastrophic failure of a motor vehicle and its failure analysis is presented. The crankshaft suffered a mechanical seizure on the crankpin no. 2 after 3 years in service. It was repaired and after 30,000 km the vehicle had a damage again, with a catastrophic failure on the same crankpin. A transversal macrograph of the crankpin revealed that the crankpin was rectified and filled with a metal alloy for the same nominal diameter. Two fatigue cracks growing to the center of the crankpin where the final fracture occurred. The symmetric semi-elliptical crack front profile confirms the effect of a pure mode I under alternating bending. The catastrophic failure was a consequence of the inadequate repairing by a non-authorized manufacturer.
- Lumped Model for CMOS Interconnections linesPublication . Assunção, Mário; Santos, Pedro; Freire, João CostaA study on CMOS interconnections lines up to 40GHz is presented. The lines propagation constant γ and impedance characteristic Z0 are obtained from the measured S parameters up to 40 GHz, on test structures with different lengths, with or without metal ground plane. The values of the well-defined transmission line RLGC lumped model elements per unit length for each measured test interconnection lines are obtained. Although, the RLGC elements values are frequency dependent, we show that using constant values in a wideband, from 5 GHz to 40 GHz, the interconnections model is in good agreement with the experimental S parameters, validating the modelling technique. As expected, for shorter lines, one RLGC section is adequate to attain a good agreement with measured values. However, for longer lines, the number of RLGC sections must be increased. For low frequencies the accuracy is better for interconnections lines with metal ground plane. However, for high frequencies (f > 15 GHz) the accuracy is good for both type of interconnection lines.
- Computing Repairs from Active Integrity ConstraintsPublication . Cruz-Filipe, L.; Engrácia, P.; Nunes, I.; Gaspar, G.Repairing an inconsistent knowledge base is a well known problem for which several solutions have been proposed and implemented in the past. In this paper, we start by looking at databases with active integrity constraints - consistency requirements that also indicate how the database should be updated when they are not met - as introduced by Caroprese et al.We show that the different kinds of repairs considered by those authors can be effectively computed by searching for leaves of specific kinds of trees. Although these computations are in general not very efficient (deciding the existence of a repair for a given database with active integrity constraints is NP-complete), on average the algorithms we present make significant reductions on the number of nodes in the search tree. Finally, these algorithms also give an operational characterization of different kinds of repairs that can be used when we extend the concept of active integrity constraints to the more general setting of knowledge bases.
- Gestão de Competências Profissionais no Sector Portuário: A Especial Situação dos Oficiais da Marinha MercantePublication . Ramos, Ana Catarina Norberto Falcão; Frade, João Carlos Gomes; Raposo, Rui CorreiaEste estudo partiu da premissa que as competências que os Oficiais da Marinha Mercante adquiriram através da sua formação marítima e experiência de mar são consideradas essenciais ou necessárias para o desempenho de funções em algumas actividades do sector portuário. Com vista a contribuir para uma gestão optimizada das competências profissionais quer a nível organizacional quer individual, o objectivo principal foi determinar se existe relação entre essas competências adquiridas e a prática destes oficiais no desempenho de certas funções nas actividades do sector portuário em Portugal, pretendendo-se dar a conhecer quais são as relevantes para a actividade profissional neste sector. Para o efeito foi desenvolvida uma pesquisa exploratória-descritiva, através de um inquérito por questionário endereçado aos Oficiais de Pilotagem da Marinha Mercante que exercem a sua actividade profissional no sector portuário em Portugal. Com o questionário recolheu-se a percepção destes oficiais sobre a relevância das competências adquiridas e a sua aplicabilidade na prática profissional actual. Os resultados obtidos demonstram que existe relação entre as competências profissionais adquiridas pelos Oficiais de Pilotagem da Marinha Mercante através da sua formação marítima e experiência de mar e a prática destes oficiais no desempenho das funções que exercem no sector portuário. Comprovando-se que estas competências profissionais continuam a ser importantes e utilizadas por estes oficiais para a continuidade da sua actividade profissional em terra e que na sua generalidade elas são mais importantes para o exercício de funções na área da Pilotagem do que em outras áreas de actividade do sector. Estabeleceu-se que existem algumas competências em que a sua relevância é transversal ao sector independentemente da área de actividade, destacando-se como muito relevante a competência respeitante ao uso das capacidades de liderança e de gestão. No que respeita a cada área de actividade, dependendo da especificidade das funções exercidas, existem umas mais relevantes do que outras. A investigação confirma que ter formação e experiência de mar é uma mais-valia para exercer funções no sector portuário. Ou seja, o sector portuário é uma excelente opção de continuidade de carreira para os Oficiais da Marinha Mercante, onde as competências adquiridas previamente não são desperdiçadas.
- Projeto de Climatização de um HotelPublication . Martins, António Miguel Bernardo; Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesAs instalações de condicionamento de ar são cada vez mais utilizadas em espaços públicos, nomeadamente em Hotéis, por razões de conforto e qualidade do ar ambiente. Este trabalho tem como objetivo a elaboração dum projeto de climatização de um hotel, respeitando os regulamentos em vigor e procurando obter uma instalação de elevada eficiência energética, com custos de exploração e manutenção reduzidos. Assim, pretende-se fornecer nas páginas seguintes os elementos reguladores do projeto, tanto ao nível da conceção da instalação e da qualidade dos equipamentos bem como da sua montagem. O cálculo das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento do edifício foi efetuado recorrendo ao programa informático HAP da Carrier. O dimensionamento da UTAN foi efetuado recorrendo ao programa informático da Sandometal. As peças desenhadas do projeto foram executadas recorrendo ao programa informático AUTO-CAD 2007. A solução adotada, no essencial, é composta por uma unidade produtora de água fria (Chiller), uma unidade produtora de água quente (Caldeira), uma unidade de tratamento de ar novo (UTAN) e 36 unidades terminais do tipo ventiloconvector. A gestão técnica centralizada (GTC) permite otimizar a instalação, visualizar os dados de funcionamento e atuar sobre cada uma das suas unidades.
- Actividade de um terminal especializado de contentores.Caso de Estudo: Terminal XXI - Porto de Sines, com a hipotética perspectiva de aplicação do Modelo de Gestão das Operações a um porto AngolanoPublication . José, Domingos Romualdo; Duarte, Orlando MotaO presente trabalho é a descrição baseada nas observações e práticas no terreno de toda a actividade praticada num terminal especializado de contentores, durante o período de estágio em duas grandes empresas de cariz global ligadas ao sector marítimo e portuário. Procurou-se fazer uma abordagem tendo como principais referências os aspectos chave ligados à actividade em si, principalmente a nível da organização e gestão operacional, e à prática das mesmas. Por outro lado, procurou-se estudar de uma forma resumida, por falta de indicadores mais precisos, à aplicação do modelo de gestão organizacional e operacional a um terminal portuário similar Angolano, pelo que constatou-se, que tal seria possível a um porto de águas profundas que ajudasse à revolucionar todo o sistema portuário a nível nacional, devido a alguns constrangimentos ainda presentes actualmente no mesmo sistema portuário. Contudo, deixou-se este último aspecto como sugestão para futuros trabalhos a desenvolver. Por fim, apresenta-se em anexo um breve relatório das actividades laborais praticadas durante o período de estágios nas duas empresas.
- Procedimentos para segurança e inspeção a bordo de naviosPublication . Ferreira, Mário; Silva, João Emílio do Carmo,A indústria dos transportes marítimos é uma das atividades mais importantes de qualquer país, não apenas para o seu desenvolvimento económico, mas também como garante da sua soberania e independência constituindo a segurança marítima uma componente fundamental desta atividade. Tendo como princípios orientadores a segurança e o ambiente marinho, a comunidade marítima internacional adotou, ao longo dos anos, vários tratados tendo como principais objetivos fornecer instrumentos para uma melhor cooperação entre governos no campo da regulamentação e das práticas relacionadas com assuntos técnicos de qualquer género aplicáveis aos navios operando no tráfego internacional. Outro dos objetivos desses instrumentos, foi o de estimular e facilitar a adoção de padrões elevados no que respeita à segurança, eficiência da navegação e à prevenção e controlo da poluição pelos navios. Apesar do esforço das diversas entidades envolvidas, as normas, regulamentos e diretrizes aplicáveis à atividade marítima não se mostram totalmente eficazes quando o assunto é acidente de trabalho a bordo, pois não preveem, salvo em alguns casos, a recolha e o tratamento sistemático dos incidentes e acidentes a bordo, o que poderia servir como base de estudo para aperfeiçoamento das regras para segurança dos navios e do trabalho a bordo.
- Modified binary PSO for feature selection using SVM applied to mortality prediction of septic patientsPublication . Vieira, Susana M.; Mendonça, Luís F. Mendonça; Farinha, Gonçalo J.; Sousa, João Miguel da CostaThis paper proposes a modified binary particle swarm optimization (MBPSO) method for feature election with the simultaneous optimization of SVM kernel parameter setting, applied to mortality prediction in septic patients. An enhanced version of binary particle swarm optimization, designed to cope with premature convergence of the BPSO algorithm is proposed. MBPSO control the swarm variability using the velocity and the similarity between best swarm solutions. This paper uses support vector machines in a wrapper approach, where the kernel parameters are optimized at the same time. The approach is applied to predict the outcome (survived or deceased) of patients with septic shock. Further, MBPSO is tested in several benchmark datasets and is compared with other PSO based algorithms and genetic algorithms (GA). The experimental results showed that the proposed approach can correctly select the discriminating input features and also achieve high classification accuracy, specially when compared to other PSO based algorithms. When compared to GA, MBPSO is similar in terms of accuracy, but the subset solutions have less selected features.