Browsing by Author "Silva, Sofia"
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- Adaptação académica, pessoal e social do jovem adulto ao ensino superior : contributos do ambiente familiar e do autoconceitoPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
- Advancement of teaching in higher education : a portuguese projectPublication . Gonçalves, Susana; Soeiro, Dina; Silva, Sofia
- Ambiente institucional: construção e estudo exploratório de um questionário em contexto de ensino superiorPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Ferreira, António Gomes AlvesAliteratura sobre ensino superiortem dado destaque ao estudo do ambiente institucional, indicando que as perceções dosestudantes acerca da qualidade dos ambientes institucionais apresentam impacto no seu ajustamento e desenvolvimento.Com este estudo pretendeu-se desenvolver um questionário para avaliara perceção do estudante sobre o Ambiente Institucional(Questionário doAmbiente Institucional -QAI). Assim, partimosda análise de conteúdo de entrevistas realizadas a 31 estudantes e doseuconfronto com a literatura. A versão final do QAIresultou numa solução de doisfatores,com níveisde consistência interna bastante aceitáveis: Estímulo Intelectual(α=.90),Sentimento de Comunidade (α=.88).Palavras chave: QAI, construção, estudo exploratório.
- An Initial Comparison of the Psychometric Properties of the Dark Triad Dirty Dozen in Spanish and PortuguesePublication . Jonason, Peter K.; Tosi, Michele; Silva, Sofia; Da Silva Antunes, Rui Jorge; Brito-Costa, SóniaWe tested the psychometric properties of the Dark Triad Dirty Dozen measure of psychopathy, narcissism, and Machiavellianism in Portugal (n = 1,034) and Spain (n = 386). Adult (M = 43.40, SD = 14.81, range = 18–88) participants (1,113 women) completed the Dirty Dozen measure of each trait along with ultrabrief measures of extraversion, openness, neuroticism, agreeableness, conscientiousness, and religiousness and a lengthier measure of individual differences in depression, anxiety, and stress. Using confirmatory factor analysis and multigroup confirmatory factor analysis, we found evidence for measurement invariance for a 3-factor model of the Dirty Dozen in the sexes and countries. The Dark Triad traits and disagreeableness were present across the traits and countries. Across depression, anxiety, and stress, correlations with the Dark Triad traits were stronger in men than women. Our results suggest that the scale translations – in each country – are trustworthy paving the way for inter-Iberian and international collaborations.
- Construção e Estudo Exploratório do Questionário de Interação com os Pares em Contexto de Ensino SuperiorPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Amando Gomes; Ferreira, António GomesNeste estudo construímos e testámos o Questionário de Interação com os Pares (QIP). A partir de uma revisão da literatura e apoiados na análise de conteúdo de 31 entrevistas semi-estruturadas realizadas junto de estudantes do ensino superior politécnico, procedemos à construção dos itens do QIP. Sucessivas análises fatoriais exploratórias resultaram numa versão final constituída por duas dimensões: i) Perceção de Suporte (PS) e Participação em Atividades Recreativas (PAR), soluçãocom sentido teórico e com valores de consistência interna aceitáveis para ambos os fatores (PS: α =.92; PAR: α=.73).
- Dinâmica da interação professor-estudante em contexto de ensino superior: construção e estudo exploratório do questionário da interação professor-estudantePublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Ferreira, António Gomes AlvesO presente estudo procurou, a partir da análise das perceções de professores e estudantes do ensino superior sobre o que são para si interações de qualidade, construir o Questionário da Interação Professor-Estudante (QIPE). Para o efeito, partimos da análise de conteúdo de entrevistas realizadas junto de 31 estudantes e de 21 professores e do seu confronto com a literatura. A versão final do QIPE resultou numa solução de três fatores, com um nível de consistência interna bastante aceitável: Gestão da Relação Pedagógica (α=.90), Contacto com os Professores (α=.87) e Perceção de Suporte (α=.84).
- Estratégias não farmacológicas no controle da dor crónica em adolescentesPublication . Cruz, Sofia; Marques, Goreti; Silva, Sofia; Fernandes, Rita; Rocha, MónicaIntrodução: O diagnóstico de uma doença crónica tem um profundo impacto na vida do adolescente e da sua família. A dor está muitas vezes associada à doença e/ou a procedimentos inerentes a toda a sua trajetória. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica deve assumir a dor do adolescente como um foco importante de atenção, adotando todas as estratégias para a sua prevenção e controle. Objetivos: Identificar produção científica relativa às estratégias não farmacológicas no controle da dor crónica em adolescentes. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 364 artigos iniciais foram selecionados 8 artigos, segundo critérios previamente definidos. Constatou-se que, as estratégias do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica são essencialmente dirigidas aos adolescentes e pais, no contexto domiciliário e com recurso a tecnologias. São ainda apresentadas estratégias focadas no adolescente em contexto clínico e reforçada a influência de suporte externo, através de coachonline. Conclusão: É fundamental investir na formação dos profissionais, sensibilizando-os para a implementação de estratégias não farmacológicas no alívio da dor crónica no adolescente, assim como a necessidade de adequação das estratégias às novas tecnologias
- Estratégias para a humanização dos cuidados à criança - Intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátricaPublication . Tomás, Sara; Silva, Sofia; Marques, Goreti; Fernandes, Rita; Barcelos, Olívia; Sousa de Freitas Barcelos, Maria Olívia; Fernandes, Rita; Marques, GoretiIntrodução: A hospitalização confere vulnerabilidade à criança e família, desencadeando sentimentos como medo e insegurança. Ambos são colocados num ambiente desconhecido com novas rotinas. Perante esta problemática, o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica deve procurar intervir humanizando os seus cuidados, minimizando o impacto da hospitalização. Objetivos:Identificar produção científica relativa às estratégias de humanização em Enfermagem em contexto pediátrico. Metodologia:Revisão Integrativa da Literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 240 artigos iniciais foram selecionados 16 artigos, segundo critérios previamente definidos. A maioria dos estudos referem a ludoterapia como uma das intervenções que deve ser utilizada pelo EESIP na humanização dos cuidados. O cuidado centrado na família, e a humanização das estrutura e ambientes organizacionais, são outras das intervenções mencionadas. Conclusão: Esta pesquisa evidencia as intervenções que contribuem para a humanização dos cuidados de forma a melhorar a qualidade dos cuidados e potenciar um crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças. Será importante, para isso, promover a formação dos profissionais, assumir a ludoterapia como fator preponderante, adequar estruturas e ambientes a cada etapa de desenvolvimento, sendo estes cuidados centrados nas famílias.
- Estratégias para a humanização dos cuidados à criança: intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátricaPublication . Tomás, Sara; Silva, Sofia; Marques, Goreti; Fernandes, Rita; Barcelos, OlíviaIntrodução: A hospitalização confere vulnerabilidade à criança e família, desencadeando sentimentos como medo e insegurança. Ambos são colocados num ambiente desconhecido com novas rotinas. Perante esta problemática, o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica deve procurar intervir humanizando os seus cuidados, minimizando o impacto da hospitalização. Objetivos: Identificar produção científica relativa às estratégias de humanização em Enfermagem em contexto pediátrico. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura efetuada nas bases de dados: CINAHL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials e MedicLatina, disponíveis no motor de busca EBSCO, publicados entre 2012 e 2022. A seleção e análise de relevância dos artigos foi efetuada pelos revisores de forma independente. Resultados: Dos 240 artigos iniciais foram selecionados 16 artigos, segundo critérios previamente definidos. A maioria dos estudos referem a ludoterapia como uma das intervenções que deve ser utilizada pelo EESIP na humanização dos cuidados. O cuidado centrado na família, e a humanização das estrutura e ambientes organizacionais, são outras das intervenções mencionadas. Conclusão: Esta pesquisa evidencia as intervenções que contribuem para a humanização dos cuidados de forma a melhorar a qualidade dos cuidados e potenciar um crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças. Será importante, para isso, promover a formação dos profissionais, assumir a ludoterapia como fator preponderante, adequar estruturas e ambientes a cada etapa de desenvolvimento, sendo estes cuidados centrados nas famílias
- Família e ensino superior : que relação entre dois contextos de desenvolvimentoPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando GomesO presente artigo explora, através de uma revisão da literatura, os contributos do contexto familiar para o desenvolvimento psicossocial do indivíduo e o seu ajustamento aos contextos de vida, com especial relevo para o jovem adulto em contexto de ensino superior. A análise dos estudos permite identificar características familiares que se constituem em facilitadores ou entraves aos processos de desenvolvimento psicossocial e aos processos adaptativos dos indivíduos ao contexto do ensino superior.
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